Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Blog João Paulo Messer

PARQUE DO IMIGRANTE

 personJoão Paulo Messer
access_time07/01/2019 - 00:22

Um ano depois de reinaugurar a prefeitura – 6 de janeiro de 2018 – ontem o governo municipal inaugurou o Parque dos Imigrantes no distrito do Rio Maina. Com festa durante todo o dia e a presença de muita gente, a estrutura que é bem mais completa que a do Parque das Nações foi construída em uma área que era de rejeito de perita. Durante seu discurso o prefeito Clésio Salvaro anunciou que no aniversário do ano que vem pretende inaugurar o Parque Centenário revitalizado. A área da prefeitura, do Teatro Elias Angeloni, do Ginásio de Esportes, Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, do Monumento às Etnias e em breve da Câmara de Vereadores deve transformar aquela área no bairro Santa Bárbara.

DOS COLOMBO
O ex-governador Raimundo Colombo compareceu à inauguração do Parque do Rio Maina, ontem à noite em Criciúma. Esta foi o primeiro ato deste tipo do qual participou depois de sofrer derrota nas eleições para o Senado. O seu governo teve direta influência na execução da obra. Outro fato é que no distrito do Rio Maina há várias famílias Colombo e ele tem pesquisado as relações de parentesco mantendo contato com alguns.

PRIMEIRA CRISE
A primeira crise no novo governo se dá no turismo. A indicação do técnico professor Tiago Savi Mondo aconteceu apenas na quinta-feira. Dois depois (sábado) o indicado “pediu para sair”. A razão é que na campanha eleitoral o professor do IFSC fez publicações apoiando o presidenciável Fernando Haddad. O apelo por sua saída veio de declarados “bolsonaristas”, entre eles assessores de políticos e até ex-dirigentes do setor de turismo.

XÔ PETISTA
Ao anunciar que estava saindo, Tiago Savi Mondo classificou o bombardeio que lhe derrubou do cargo como “politicagem”. Numa carta renúncia explica que as pessoas que usaram o facebook levaram em conta apenas o fato dele ter se manifestado a favor do governo federal do PT.

DE TRÊS, UMA
Ainda não está claro como o novo governador administrou a primeira crise, se com habilidade, abstenção ou suscetível à pressão. Isso porque foi Savi Mondo quem pediu para sair. Se foi o governador que pediu para ele tomar tal atitude, pode ter sido com estratégia. Se ele não bancou a nomeação do nome que ele escolheu por ser técnico, então cedeu à pressão. Se apenas deixou as coisas acontecerem, foi por abstenção.

ORIGEM DO NOME
Tiago Savi Mondo foi indicado porque seu nome constava de uma lista tríplice entregue ao governador pelo Conselho Estadual de Turismo, ainda nomeado por Raimundo Colombo. Nasce ai o questionamento: com qual autoridade e interesse um conselho que oficialmente não existe mais indica um nome.

CABEÇA E CORPO
O episódio do presidente da Santur, nomeado num dia e demitido dois dias depois, pode ser a ponta de um iceberg. Pode revelar que o governador tem um enorme problema pela frente. Trocou a cabeça (ele e a cúpula do seu governo), mas mantém o corpo que está cheio de ex-petista, ex-emedebista, etc. Bolsonaro fez diferente, entrou e promoveu a tal “despetização”.

NOVO PRESIDENTE DA FCC (???)
É forte o indicativo de que o prefeito Clésio Salvaro anuncie o nome do novo presidente da Fundação Cultural de Criciúma. Júlio Lopes, que já ocupou o cargo tem estado frequentemente com o prefeito. A primeira conversa aconteceu num no dia 15 de dezembro, um dia após a inauguração do Centro Cultural Jorge Zanatta. Na época o prefeito usou s estratégia indireta. Pediu para Júlio sugerir um nome com o seu perfil para presidir a FCC. Júlio retrucou pedindo a indicação de alguém com o perfil dele para ser candidato a prefeito”. Isso porque Júlio é coordenador regional do PSL. A conversa parecia ter terminado ai. Os dois voltaram a falar. Júlio deve aceitar com uma condição: ser convidado sem que o prefeito considere que ele é presidente do PSL e pai do deputado Jessé Lopes (PSL).

NO ESTADO Ainda no fim de semana alguns membros do PSL do Sul do Estado iniciaram campanha pela indicação de Júlio Lopes à presidência da Santur, que passa ser o principal órgão de turismo do Estado. Isso dificilmente deve prosperar já que Júlio é pai do deputado estadual Jessé Lopes, fato que poderia gerar desconforto ao governo.

PAI DA TAFONA O empresário Estevan Pierini, conhecido por sua briga pelo distrito do Rio Maina tem digital também no Parque dos Imigrantes inaugurado ontem. Primeiro porque ele foi o primeiro a chamar atenção do prefeito para a área abandonada que virou o parque. Nele articulou e liderou a instalação um equipamento para moagem de milho para a farinha ingrediente principal para a polenta.

REPRESENTAÇÃO O deputado estadual diplomado Jessé Lopes (PSL) foi quem oficialmente representou o governador Carlos Moisés da Silva. Era esperada a presença do Secretário de Estado de Educação, o cidadão riomainense Natalino Uggione.

PRESTIGIADO Tem chamado atenção o carinho do prefeito Clésio Salvaro com o vereador Marcos Meller, o mais jovem da bancada do PSDB. Ele foi com o prefeito à posse do novo governador e ontem foi a figura que mais apareceu ao lado do prefeito na inauguração do parque dos Imigrantes.

PONTE CEDEU Quase na hora da inauguração um dos cabos de sustentação da pista da ponte pencil que liga ao fundo do Parque do Imigrante cedeu. O equipamento teve que ser interditado. Nem todos notaram o fato.

EX-PREFEITOS Entre as autoridades presentes à inauguração do Parque dos Imigrantes no Rio Maina, ontem, estavam os ex-prefeitos Márcio Búrigo e Décio Góes.

FRASE DO DIA
“Não sou petista, mas contra o ódio sou Haddad.”
Frase escrita pelo araranguaense e professor do IFSC, Tiago Savi Mondo, publicada em seu facebook durante a campanha presidencial e que agora, nomeado na quinta-feira presidente da Santur, teve que sair dois dias devido a reação dos eleitores do governador.

ACÉLIO GANHA CARGO FORTE

 personJoão Paulo Messer
access_time05/01/2019 - 00:22

Confirmou-se o que foi antecipado aqui na coluna do dia 27 de dezembro. O prefeito Clésio Salvaro convidou Acélio Casagrande para um cargo estratégico na Associação dos Municípios da Região Carbonífera. Os dois falaram sobre isso nos bastidores de um entrevista que ambos me concederam no dia 26 de dezembro. Na reunião com os demais prefeitos, quinta-feira, o prefeito de Criciúma, que será o próximo presidente da AMREC anunciou aos colegas que pretende ver Acélio como Secretário Executivo da entidade. Convite feito, convite aceito. O gesto é mais estratégico do que generoso. Acélio saiu em alta do governo do Estado e conhece os atalhos que os municípios precisam mais do que nunca após o fechamento das ADRs.

DO PARQUE
Para comemorar os 139 anos de emancipação de Criciúma, neste domingo, a prefeitura entrega o Parque dos Imigrantes. A obra deve ter o mesmo impacto do Parque das Nações, guardadas as proporções pois o mais antigo, apesar de ter menos atrativos, é melhor localizado. O novo parque é um equipamento que deve ficar restrito ao uso da comunidade vizinha. O Parque das Nações virou referência regional.

FOI CONVIDADO
O novo governador do Estado recebeu das mãos do prefeito Clésio Salvaro convite para prestigiar, neste domingo, a inauguração do Parque dos Imigrantes em Criciúma, mas não vai comparecer. Este tipo de agenda deve começar a sair da prática do novo governo. É provável que o governador seja representado pelo Secretário de Estado da Educação, Natalino Ugione.

MAIS CONVIDADO
A rigor, a população do Rio Maina inverte a importância de presença de autoridades na inauguração do Parque dos Imigrantes. Para os riomaninenses a presença de Natalino Ugione é mais significativa do que a do próprio governador. O distrito ainda está em festa com a nomeação do seu filho à pasta de Educação.

PATROCINIO
A maior parte da despesa com a festa de inauguração do Parque dos Imigrantes, neste domingo no Rio Maina, será bancada pela Caixa Econômica Federal. A exemplo do que ocorreu no ano passado, em 2019 uma verba de R$ 150 mil foi liberada para o evento.

A MANOBRA
Contribuintes de Criciúma começaram a receber nesta semana suas contas de água e esgoto. Nela está acrescida outra conta, a da taxa de lixo. Antes ela era cobrada com o IPTU. Um convênio entre o governo e a Casan bastou para mudar isso. Assim, a conta do IPTU vai parecer mais baixa, enquanto a inadimplência deve cair muito, pois quem não pagar a taxa de lixo junto com a da água terá o serviço da Casan cortado.

CHAMUSCOU
O bem avaliado ex-Ministro do Turismo e hoje Secretário de Estado de Turismo de São Paulo, o catarinense Vinicius Lummertz sofreu um golpe na sua imagem pelo fato do novo governo federal anunciar que foram assinados contratos generoso por algumas pastas. A de turismo é uma delas. Os Estados de Santa Catarina e de São Paulo os beneficiados.

PRIMEIRA LEVA
O primeiro Diário Oficial do Estado trouxe 537 exonerações e 125 nomeações. O sai e entra tem um cálculo com enorme diferença. Esta proporcionalidade de ocupação de um de cada quatro cargos deve ser a média mantida.

ATRAÇÃO DA VEZ
Para quem gosta de um enredo político digno de filme ganhador de Oscar, a preparação à eleição da Cooper Aliança é tela cheia. A cada dia uma nova atração. As peças vão se encaixando e apesar de um final previsível, constitui-se na atração de momento. Inicialmente seriam quatro chapas na disputa. Pelo menos uma caiu e outra foi fragilizada. Se houver uma terceira, virá no vácuo da esperança ou até mesmo da estratégia. Primeiro a chapa de situação, dirigida pelo atual presidente JR e o prefeito Murialdo Gastaldon, enfraqueceu a chapa que nasceu sob a estratégia “a la PSL”. Nesta sexta-feira uma nova operação anulou a chapa que seria liderada por Júlio De Lucca.

ESTADUAL O prefeito de Tubarão, Joarez Ponticelli (PP) deve ser eleito presidente da Federação Catarinense dos Municípios, cargo que significa uma espécie de prefeito dos prefeitos. A chapa foi inscrita durante reunião nesta semana.

NO GABINETE Considerado um fiel escudeiro, amigo e parceiro político do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, nos tempos em que este era deputado, Laércio Menegaz Júnior, que recentemente atuou no gabinete do deputado Jorge Boeira, vai ser o chefe de gabinete do deputado Daniel Freitas.

NO ESTADO Para comandar o gabinete regional o deputado Daniel Freitas escolheu o progressista Gabriel Locks, que foi chefe de gabinete do ex-prefeito Márcio Búrigo. A sede do gabinete ficará em Criciúma.

NA CENA O ainda senador catarinense Paulo Bauer (PSDB), que deixa o cargo no final do mês e que perdeu a eleição para governador, foi convidado por Onix Lorenzoni para estar na equipe da Casa Civil do Palácio do Planalto. É onde são feitas as articulações políticas.

AGRADO Para entender melhor porque o prefeito Clésio Salvaro tem tanto apoio assim da bancada de oposição, melhor do que na sua bancada, melhor olhar a lista dos cargos que alguns vereadores de oposição têm no governo. Tem tucano jurando que a oposição tem mais cargos que a própria base.

OUÇA O MOISÉS Maduros da política sugerem em manifestação muda que os integrantes do novo governo federal deveriam copiar o governador Carlos Moisés da Silva, ou seja, falar quase nada, nem que isso lhe custe alguma crítica. O governo federal está falando demais e fazendo de menos.

BICOLOR A expressão usada nada menos do que por uma Ministra do time de Bolsonaro, como se dividisse a população entre Homens e Mulheres ou então simbolizados nas cores Azul e Rosa, foi a gota d’água de uma polêmica que conseguiu desagradar até bolsonaristas.

FALA MUITO O próprio presidente Jair Bolsonaro falou de um aumento (IOF) que não estaria nos planos do governo, segundo o desmentido que se seguiu. Quer dizer, Moisés fez melhor quando calou. Até agora, falar demais tem sido o principal erro do novo governo.

A TESE DO GOVERNO

 personJoão Paulo Messer
access_time03/01/2019 - 00:22

Na sua primeira entrevista coletiva o governador Carlos Moisés da Silva apresentou, ontem, o que se pode caracterizar como proposta quase perfeita para a gestão pública. Daqui por diante tem o desafio de colocar em prática o que um grupo teorizou sobre a gestão. Nela estão medidas já anunciadas como a da extinção das ADRs à revisão dos incentivos fiscais praticados pelo Estado, passando por ajustes finos que criam uma espécie de Uber público para substituir parte da frota de carros do governo por um aplicativo que coloque veículos à disposição do servidor quando ele precisar.

PRIMEIRO ATO
“O último a sair apaga a luz”. É mais ou menos assim que vai ser feita a extinção das ADRs. Elas ficam abertas reduzindo ao mínimo de estrutura funcional e no tempo necessário para que sejam finalizados contratos a serem pagos com governos dos municípios e outros credores do Estado. Em Criciúma este fechamento começa imediatamente, mas pode ter gente na sala até março.

FIM DOS INCENTIVOS
Das medidas anunciadas pelo governador uma das mais impactantes na economia geral do Estado deve ser a da revisão de todos os tipos de incentivos fiscais oferecidos. Um conselho em entendimento com representantes dos setores vai revisar um a um dos programas. Moisés não quis antecipar quais segmentos serão os primeiros. Disse que há empresas que não pagam tributos há mais de duas décadas.

NÚMEROS
A coletiva do governador teve uma chuva de números, revelando a priorização da frieza da matemática na gestão. O orçamento deste ano terá um contingencionamento de R$ 2,5 bilhões para alcançar o pagamento de despesas obrigatórias – entre os quais as aposentadorias -, salários e sistema de previdência. A herança das contas a pagar do governo passado segue sendo calculada em R$ 700 milhões.

SEU BANQUINHO
Ainda repercute, especialmente no meio jornalístico, o descuido da Assembleia Legislativa com detalhes na solenidade de posse do novo governador, terça-feira. Entre outras, a caricata cena do “banquinho” para Eduardo Moreira. Ele recebeu uma cadeira bem mais baixa que a dos demais.

FOI ASSIM
Moreira chegou quando a coletiva do governador Carlos Moises da Silva e do presidente da Assembleia, deputado Silvio Dreveck, já havia começado. Alguém lhe empurrou uma cadeira e pediu para sentar onde melhor não estivesse.

NA AMREC
Hoje, às 17h, na prefeitura em Criciúma o prefeito Clésio Salvaro, futuro presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera receberá os demais colegas para falar sobre ações conjuntas. O fechamento das ADRs deve devolver às associações de municípios maior força de barganha. No encontro deve ser anunciado oficialmente Acélio Casagrande como futuro secretário executivo da Amrec.

NA AMESC
Se na Amrec a posse de Clésio Salvaro em substituição a Helio Cesa Alemão ainda não tem data definida, na Associação dos Municípios da Região Extremo Sul Catarinense, Amesc, Arlindo Rocha, atual prefeito de Maracajá, assume dia 25 deste mês.

A ÚLTIMA DÍVIDA
Num ato que acontece às 15h, hoje, na prefeitura, o governo atual vai pagar a última conta do governo passado. São R$ 6,3 milhões para com o Hospital São José. O ajuste feito prevê pagamento a vista de R$ 5 milhões e permuta de um terreno no valor de R$ 1,3 milhões. Durante o dia ainda deve ser feito um ajuste para que o hospital preste serviços na ordem de R$ 400 mil para zerar a fila de procedimentos agendados.

O TERRENO O terreno que entra na negociação de pagamento da dívida da prefeitura de Criciúma com o Hospital São José é aquele adquirido para abrir uma rua por dentro do bairro Pio Correa, o que não aconteceu porque a população reagiu contrária.

FICOU BOM O negócio feito pelo governo com o terreno que hoje está sendo repassado ao Hospital São José transformou-se em mais uma manobra administrativa com vantagens para a prefeitura. Tanto é que no governo há quem entenda que aquela reação da população foi o que de melhor poderia ter acontecido para a prefeitura.

NA POSSE Chamou atenção na posse do novo governo em Santa Catarina a presença de toda a bancada do PSDB. Enquanto outros partidos ignoraram a solenidade, os tucanos chamaram atenção no ambiente.

FIOS O Parque dos Imigrantes que será inaugurado no próximo domingo registrou ontem o furto de vários metros de cabo de energia que estava pronto para ser ligado. O material é especial e teve que ser buscada reposição em Florianópolis.

COMANDO O professor Alceu de Oliveira Pinto Júnior nem bem saiu do cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública e já vai assumir novo desafio. Será empossado secretário da mesma pasta, mas na prefeitura de Florianópolis.

CONFIRMOU A informação antecipada pela coluna, ontem, de que os ajustes à eleição da Cooperativa Aliança de Içara tornam a chapa de situação cada vez mais forte, com indícios de que pode estar sendo iniciado um processo que culmine com a eleição municipal de Içara, se confirmou em novos atos ontem.

OPOSIÇÃO Apesar de perder muita força, com a articulação da chapa de situação, a chapa de oposição do candidato Josimar da Silva e Rogério José Cardoso, de vice, segue com reuniões para enfrentar a disputa.

FRASE DO DIA
“Hoje o governo não tem controle nem sobres os seus bens imóveis, muito menos sobre outros bens e este controle tem que ser feito logo. Há casos em que o Estado paga aluguel, enquanto faz a cessão de imóveis sem nenhum custo”.
Carlos Moisés da Silva, governador de Santa Catarina, ontem, durante entrevista coletiva, exemplificando o que considera de ausência de controle do Estado sobre os seus bens.

SC SOB NOVA DIREÇÃO

 personJoão Paulo Messer
access_time02/01/2019 - 00:22

O novo governador de Santa Catarina promete para hoje às 14h revelar mais detalhes do seu governo. E o fará numa entrevista com a imprensa, que reclama a falta de contato. Carlos Moisés da Silva foi empossado ontem revelando preocupações de dois aspectos: o tamanho do Estado e o dedo enriste da população na rua. No rápido contato que teve com a imprensa, ontem, antes da posse disse textualmente que impressiona como o Estado é grande. Mais tarde, no discurso, disse que tem saído pouco às ruas, mas sempre que encontra alguém este lhe diz que votou nele e que interpreta aquela manifestação como uma cobrança da esperança do eleitor.

RETRATO DO VOTO
O novo governador transmite o que o eleitor retratou no seu voto: honestidade e pureza. No meio acostumado a conviver com a política e gestão do Estado, Moisés da Silva desperta preocupação e até temor, mas a simples percepção do homem é da honestidade, simplicidade e compreensão do tamanho da responsabilidade. A ausência de expressão não permite identificar a sua capacidade de audácia necessária para gerir um Estado como Santa Catarina.

O DISCURSO
Na posse do novo governador o que marcou foi o discurso do ex-governador Eduardo Moreira. De improviso, com algumas anotações pontuais, fez do dom da palavra que o notabilizou na política a marca de quem deixa o governo de cabeça erguida. Mostrou afinidade com o recado das urnas traduzindo e jogando sob os ombros do sucessor a responsabilidade que ocupa a cadeira que ele deixou vaga pela segunda vez.

ESTADO MELHOR
Eduardo Moreira transferiu o resultado com o recado de transparência ao dizer que o Estado que transmite é bem melhor do que aquele que recebeu em fevereiro, repetindo o que mais um comentário de preservação da sua gestão do que propriamente uma crítica ao seu antecessor. Acentuou alto e em bom tom que a expectativa quer era de um déficit de R$ 700 milhões reduziu para menos de R$ 500 milhões e que desde maio nenhuma nova dívida foi assumida para ajustar as contas.

POSSE DIFERENTE
A posse não foi de longe comparada às posses que estamos acostumados a cobrir. Baixa representatividade e nenhuma animação partidária. Não havia sequer uma dezena de peesselistas identificados com bandeira ou camiseta, como de praxe. Na mesa de honra o olhar desanimado do presidente da Assembleia Legislativa, Sílvio Dreveck, que não se reelegeu e de Moreira em despedida. O novo governador é conhecido por seu estilo de quase nenhuma emoção aparente.

SOBRARAM CADEIRAS
O cerimonial foi criterioso na organização do ato e parecia esperar pelo menos o triplo de pessoas. No hall de acesso cerca de 80 das 380 cadeiras foram ocupadas. No ambiente interno não havia cadeira vazia, mas não havia gente sem espaço, como acontece na maioria de eventos deste tipo.

O BANHO
A cena que mais chamou atenção foi após a posse do novo governador. Tradição no Corpo de Bombeiros, o “batismo” de quem é promovido de posto ou entra na corporação é um banho de mangueira. Já governador, Moisés tirou o sapato, casaco e gravata e encarou a homenagem. Viralizou como imagem do Brasil.

CHAPA ÚNICA EM IÇARA ???
As articulações que acontecem em Içara indicam para um caminho de alta tensão. Está na cabeça de um grupo a articulação para “casar” as eleições da Cooperativa Aliança e da prefeitura em 2020. Nesta primeira etapa as forças – inclusive oficialmente o PSL – apoiaria o candidato da atual direção (continuidade). Na segunda etapa (eleição municipal) este apoio reverteria à eleição do empresário Anselmo Freitas, que é um dos maiores apoiadores do deputado federal Daniel Freitas (PSL). A composição de agora e de 2020 seria uma espécie de construção da convergência dos interesses dos setores produtivos da cidade. Por enquanto o assunto é possibilidade (especulação).

NOME SÓ O empresário Anselmo Freitas não é figura comum na política, mas sim no setor empresarial. Tem forte trânsito em vários segmentos, não só em Içara. Não há muito foi citado pela reitoria da Unesc como nome fundamental em ações de recuperação financeira da instituição.

CRICIÚMA O novo Secretário de Estado da Educação só foi escolhido sexta-feira da semana passada no final do dia. É o riomainenses (criciumense) Natalino Ugione. Sua escolha tem o dedo do ex-presidente da FIESC, Glauco Corte. O que lhe credenciou foi o excelente trabalho de mais de década e meia no Instituto Euvaldo Lodi, um braço profissionalizante do Senai.

DO GIACCA Natalino Ugione estou na SATC, mas antes fez o ensino fundamental na Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca, do Rio Maina, que é uma das melhores escolas da rede estadual. Sua equipe diretiva é muito elogiada e tem o que se defende para qualquer escola, perfeito entrosamento com a comunidade. Além de Ugione, na lista de ex-alunos estão várias personalidades. A maioria mantém-se ligada à instituição.

FRASE DO DIA
“Eu tenho saído pouco à rua, mas cada vez que saio encontro pessoas que dizem eu votei em ti. Aquela afirmação vem com aquele dedinho que me diz, estou esperando que você faça o governo que esperamos”
Carlos Moisés da Silva, governador do Estado, ontem, durante a solenidade de posse.

O ANO QUE SE FOI

 personJoão Paulo Messer
access_time29/12/2018 - 00:22

O ano político de 2018 vai para a história como o mais importante desde a redemocratização do país. Esta frase “surrada” virou clichê de análise para o período que estamos superando. O ambiente por onde andamos na atividade jornalística de cobertura dos fatos políticos foi o mais estranho possível. Não devíamos, por experiências anteriores registradas na memória ou literatura, nos surpreender. Na política as coisas também são cíclicas. O povo cansou de ouvir que se soubesse a força que tinha daria uma sacudida com força de terremoto. Foi o que aconteceu. Mesmo assim poucos acreditam que tenha havido uma guinada capaz de mudar costumes. Para 2020 os ensaios que começam agora não são nada diferentes do que havia até então. Quase unanimidade dos líderes políticos acredita que este raio de votos não cai duas vezes no mesmo lugar.

PRONTIDÃO
O fato é que nos partidos tradicionais ninguém baixou a guarda e a prontidão segue até 2022. Para alguns que estão no páreo há décadas, quanto anos passa ainda mais rápido. Neste caso é uma nítida aposta de que o PSL em Santa Catarina pode ser uma onda.

NOTADO
Durante um ato que aconteceu nesta sexta-feira (dia 28) no gabinete do prefeito Gean Loureiro (MDB), na capital, o senador Dário Berger (MDB) discursou em tom nostálgico, lembrando a sua carreira que começou como prefeito em São José e depois na capital. Ele nunca perdeu eleição e arrematou dizendo que não será mais candidato. No mesmo ambiente fez referência à velha guarda da política catarinense que segundo ele pode ser “chamada”, se o modelo escolhido em 2018 não der certo.

CANDIDATO
Dário Berger é considerado pelos emedebistas como nome mais provável para disputar a eleição de governador em 2022. Isso foi dito em entrevista pelo governador Eduardo Moreira, recentemente. Dário rechaça esta ideia preferindo dizer que pretende ser presidente do partido.

OPS...
O governador Eduardo Moreira se despediu do cargo anunciando que após quatro meses de descanso volta para buscar a presidência do MDB estadual e trabalhar pela candidatura de Dário Berger candidato a governador e ele candidato ao Senado.

NO “RETRATO”
No último dia de expediente no Estado, sexta-feira, dia 28, o governador Eduardo Moreira inaugurou a sua foto na galeria de ex-presidentes. Ele aparece duas vezes.

SE OUVE
O novo governador, figura mais resistente às práticas tradicionais da política já está envergando sutilmente alertado de que se não for flexível quebra. O Comandante Moisés passou os últimos dias da semana abrindo agenda, aceitando orientações e palpites. Por enquanto está resistente apenas à pressão.

A FORÇA
Do Oeste à capital, do Sul ao Norte, há um quase consenso de que se o novo governador rechaçar a realidade política, como parece fazer, quem vai governar será o parlamento que será liderado pelo deputado estadual do Sul, Júlio Garcia. Forçosamente há quem diga que as circunstâncias podem investir Júlio de tanta responsabilidade que o Legislativo se compare ao Executivo.

FICA E SAI
Parece evidente que o futuro governador mantém no cargo vários chefes de departamento para manter o funcionamento dos órgãos, mas que tão logo a máquina ajustar ao modelo que pretende implantar estes agentes sobram. Há quem entenda que ele só vai “usar” a expertise dos chefes atuais para dispensá-los em breve.

ARLINDO... INDO... INDO
Ecoam fortes os últimos movimentos e declarações do prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha. No dia 18 de dezembro, sabendo que não tinha votos suficientes para aprovar um projeto para financiamento de R$ 7 milhões do Finisa, destinado à pavimentação de ruas, decidiu convocar a população para pressionar os vereadores. Lotou a Câmara e na frente dela deu discurso acalorado. Entre os apoiadores estava o padra da cidade, um aliado em outros confrontos do prefeito com a bancada de oposição. Na última semana os ruídos ecoaram em Criciúma. Primeiro quando Arlindo Rocha confirmou participação na direção do Criciúma Esporte Clube. Para aumentar o tom da repercussão regional admitiu que se as circunstâncias forem favoráveis em 2020 pode ser candidato a prefeito em Criciúma.

NÃO FOI Entre as revelações que Arlindo Rocha fez está a de que em 2018 ele só não foi candidato a deputado estadual porque não obteve o aval das lideranças locais do PSDB, leia-se prefeito Clésio Salvaro.

AVAL Para tornar real a possibilidade de disputar a prefeitura de Criciúma em 2020, Arlindo Rocha diz que seria necessário o aval e apoio de Clésio Salvaro, que é virtual candidato à reeleição. Quer dizer, Rocha vai se Salvaro não for.

DESPEDIDA Ao inaugurar a galeria de fotos que homenageia ex-governadores, Eduardo Pinho Moreira fez uma autoavaliação revelando que se considera um bom gestor, especialmente, na avaliação da atual gestão. Ele repetiu o que vem dizendo nas últimas entrevistas, de que encerra o mandato com “o sentimento de dever cumprido”.

O QUE DEIXA Moreira considera as principais conquistas a redução no número de homicídios; o pagamento de dívidas, incluindo R$ 500 milhões na área da saúde, referentes a 2017 e a regularização de repasses aos hospitais filantrópicos do Estado; além das medidas de gestão que permitiram o controle das contas e a diminuição do tamanho da máquina pública.

A VELHA PROMESSA

 personJoão Paulo Messer
access_time28/12/2018 - 00:22

O novo presidente da Câmara de Vereadores em Criciúma assume com o discurso repetido por todos os presidentes desde o ano 2000, agora com a possibilidade de cumpri-lo. Trata-se da construção da nova sede do Poder Legislativo. Miri Dagostin (PP) deve reafirmar o compromisso no discurso de posse, dia 1º de janeiro, atribuindo boa parte do encaminhamento ao seu antecessor Júlio Colombo (PSB). O novo provável futuro endereço será onde funcionava o Ministério Público Federal contíguo à sede do Executivo no Parque Centenário. O prédio que ainda pertence à União deve ser ampliado, mas antes doado ao município. A constatação é que o local sofre com depredação e está emperrado na burocracia.

LEI DOS FOGOS
Já é certo que o novo presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma deve promulgar a apresentada pela vereadora Ângela Melo (MDB) e aprovada por unanimidade, proibindo fogos de artifício que provoquem ruído. A aprovação ocorreu sem “grande barulho” pelos vereadores, mas não deve ser sancionada pelo prefeito Clésio Salvaro.

SEM RUÍDO
Sobre a lei proibindo foguetes em Criciúma o prefeito Clésio Salvaro não deve fazer qualquer barulho. Como ele vai silenciar, sem sancionar, nem vetar, a matéria voltará à Câmara cabendo ao presidente Miri Dagostin torna-la lei. Ele disse que fará isso com sala cheia. Quer os 17 vereadores na sala, ou seja, quer fazer barulho ao criar a lei.

FAÇA BARULHO
A lei proibindo o uso de fogos de artifícios que provoquem ruídos foi aprovada, está na prefeitura e deve demorar mais um mês para retornar à Câmara. Só em fevereiro deve ser sancionada. Como ela prevê entrada em vigor 60 dias após a sua sanção ou promulgação, os foguetes serão permitidos pelo menos até o final de março.

VEM PRÁ FESTA
Pelo segundo ano consecutivo a Caixa Econômica vai patrocinar a festa de aniversário de Criciúma, dia 6 de janeiro de 2019. O novo contrato repete os R$ 150 mil de 2018 e foi assinado ontem. Na edição passada as festividades aconteceram com a inauguração do Paço Municipal. A próxima edição ocorre com a inauguração do Parque do Imigrante.

CAÇADOR
O suplente de vereador Edson Luiz do Nascimento (PP), que tentou entrar na Câmara de Vereadores de Criciúma acionando a Justiça quando o vereador Daniel Freitas saiu do PP, voltou a usar o mesmo expediente depois que a vereadora Ângela Melo assumiu. Até então ainda não conseguiu. Como ele frequenta a Câmara com frequência, já ganhou o apelido de “caçador”.

NOVO SALÁRIO
O governador Eduardo Moreira vai sancionar hoje a lei que dá aumento aos deputados estaduais a partir do ano que vem. Dos atuais R$ 25,3 mil eles passarão a receber R$ 29,4 mil.

A REUNIÃO DE ÁGUAS MORNAS
O PSL, partido do governador Comandante Moisés tem focos de indignação como qualquer outra sigla. É o que se começa ouvir nos bastidores da formação da nova estrutura de governo. E os métodos da reclamação também são semelhantes à práticas dos tradicionais, reclamar à boca pequena através da imprensa. As referências são feitas ao que teriam sido dois momentos, um antes e outro após a eleição. Num deles, a chamada reunião ocorrida no município de Águas Mornas teria sido vendida a esperança de que os suplentes do partido seriam aproveitados. É destas fontes que surgem as principais reclamações. Por enquanto o bombeiro Moisés tem o “incêndio” sobre controle.

SEM FORÇA Em Criciúma, cidade acostumada a ocupar cargos importantes no governo do Estado a inquietação se espalha entre as lideranças de vários partidos e segmentos da sociedade civil organizada. Apesar do potencial econômico e histórico o PSL local não conseguiu emplacar um só nome.

SEM ECO Tanto o deputado federal Daniel Freitas quanto o deputado estadual Jessé Lopes não conseguiram ser ouvidos no partido. Por enquanto os olhos do novo governo alcançaram no máximo até Tubarão, onde está a relação de amizade do governador eleito e do presidente do partido.

TÔ LONGE O deputado federal Daniel Freitas tem dado luzes ao trabalho político com agendas em Brasília, enquanto em Santa Catarina o máximo que conseguiu foi recepcionar os companheiros de partido, entre eles o próprio governador, para uma confraternização em sua residência.

DESCONHECIDO O deputado estadual Jessé Lopes tem buscado por sua articulação alguma visibilidade, mas é outro personagem que sofre com a distância do governo do Estado. No dia da entrevista coletiva Jessé era apenas mais um dos muitos peesselistas que nitidamente estavam descolados num ambiente estranho.

DANDO TEMPO O setor empresarial de Criciúma já ensaia movimentos para começar a cobrar do novo governo algumas ações que sinalizam o olhar do comandante do Estado à região Sul. O fato do partido do sul ter sido ignorado na composição do governo pode servir de alerta para o tipo de reação que o setor deve ter em relação ao governo.

PELO JÚLIO É notada a expectativa da região Sul no fato de ter assegurado desde já que a presidência do Poder Legislativo será do deputado estadual Júlio Garcia, que é do Sul. Se não for por ele o extremo sul está fora do mapa do governo, pelo menos no que diz respeito à representatividade na administração.

CHAPA NÃO É DO PSL

 personJoão Paulo Messer
access_time26/12/2018 - 00:22

Embora os integrantes de um movimento que criou uma chapa para disputar a eleição da Cooperativa Aliança de Içara sejam praticamente todos filiados ao PSL, a chapa não é considerada como do partido. O coordenador regional, Júlio César Lopes, explica que o partido não se envolve em eleição de cooperativa, mas as pessoas sim. Ele próprio, Júlio Lopes, apoia a chapa, assim como o presidente do PSL em Içara. O grupo está se articulando e já tem candidato a presidente: Josimar da Silva, que é corretor de imóveis em Içara. A eleição não tem data definida e deve ter de três a quatro chapas.

ACT COM PROBLEMA
A área de Educação do município de Criciúma termina o ano em clima de tensão por conta do concurso dos ACTs. As provas foram realizadas pela primeira vez pela Unesc e apresentaram problemas. O resultado e classificação teve que ser republicado com direito a nota de esclarecimento. A prova de ACT na Educação do município de Criciúma tem características de concurso público e chegar a quase 4 mil inscritos.

JÁ PAGOU
Os professores municipais de Criciúma receberam a indenização de férias junto como salário de dezembro e de forma antecipada. Pagamento saiu antes do Natal. Assim, o governo municipal liquidou a folha injetando dinheiro que circula preferencialmente no comércio local. Entre os pagamentos antecipados para 2018 estão as indenizações dos professores ACTs da rede municipal.

DIFERENTE
Servidores do Estado, que normalmente recebiam salários de dezembro antes do Natal, desta vez só irão receber depois de amanhã – dia 28. A medida foi adotada pelo governo estadual por falta de dinheiro. Outro fato que tornou o fim de semana dos servidores estaduais diferente é que não houve o recesso que ia desde antes do Natal até o início da segunda semana de janeiro. Desta vez ponto facultativo só dias 24 e 31 de dezembro.

GABINETES
Os deputados federais do Sul de Santa Catarina já sabem em quais gabinetes ficarão na Câmara dos Deputados. A deputado Geovânia de Sá (PSDB) seguirá no gabinete 606 – Anexo IV. O deputado Ricardo Guidi (PSD) ficou com o gabinete 407 Anexo IV e o deputado Daniel Freitas (PSL) gabinete 273 Anexo III. Os dois últimos por sorteio.

ASSESSORES
A posse dos deputados federais é só no dia 1º de fevereiro e só a partir do dia 7 de janeiro funciona o plantão da Câmara para tirar dúvidas e fazer encaminhamentos. A partir deste dia é que os parlamentares começam a indicar os seus assessores. Estes só serão empossados após a posse dos deputados em fevereiro.

NO RINCÃO
Depois da visita de um grupo de empreendedores chineses, no início da semana passada, quinta-feira o prefeito do Balneário Rincão recebeu detalhes do empreendimento imobiliário vertical a ser construído com base no novo Plano Diretor. O empresário Olvacir Bez Fontana visitou Jairo Celoy Custódio - um dia após ele sancionar o novo Plano Diretor - para levar detalhes do empreendimento.

O NOVO
O novo empreendimento será na área central, na beira mar, com 14 pavimentos com apartamentos de 270 metros quadrados, sendo dois por andar – como permite o novo Plano Diretor. O PD tem dois fatores de forte influência na urbanização do município, um com a verticalização no centro e outra com a delimitação de área para condomínio horizontal na zona sul.

DIPLOMA GARANTE GUIDI
O fato de ter sido diplomado deputado federal no último dia 18 de dezembro pela Justiça Eleitoral, abre credencial que torna muito mais segura a condição do deputado federal Ricardo Guidi (PSD). O entendimento dos advogados com atuação no campo eleitoral consultados pela coluna tem raciocínio de que a reversão da diplomação é um fato muito mais difícil – para o entendimento do leigo – do que antes, pois a recuperação da “elegibilidade” do deputado João Rodrigues ocorreu só após a eleição e após a diplomação, limites discutidos como prazos pela legislação eleitoral. Por isso, mesmo que Rodrigues reverta a pena de condenação, a validação dos seus 67 mil votos é processo pouco provável.

LIBEROU Em meio ao feriadão de Natal aconteceu – no sábado – a concessão de uma liminar pelo Superior Tribunal de Justiça liberando o deputado João Rodrigues do cumprimento de pena e devolvendo a sua elegibilidade. É o que está valento.

RECORREU No domingo a procuradora geral da república, Raquel Dofge, ingressou com recurso ao STF pedindo a imediata reversão do habeas corpus ao deputado João Rodrigues. Deste recurso ainda não há despacho.

DESPEDIDA Faleceu no domingo o pai da ex-vereadora de Criciúma, Solange BARP. Juventino Barp, mais conhecido como “Seu Nene” estava com 91 anos.

RECESSO A prefeitura de Criciúma criou um recesso diferenciado a valer nesta semana, com um funcionário por setor. A Câmara de Vereadores tem recesso.

MUNDO ZOO No sábado mais uma vez a Famcri, PM e Corpo de Bombeiros foram mobilizados para uma ocorrência pouco comum. A captura para devolução ao seu habitat de uma capivara de grande porte. Desta vez foi na rua Major Acácio Moreira, no centro.

TEM MAIS Recentemente outra capivara foi capturada, desta vez na galeria Lúcio Cavaller, também no centro. O fiscal da Fundação de Meio Ambiente, Valmir Gomes justifica: “o habitat dos animais está sendo invadido e eles fogem chegando à via pública.

NA MÍDIA O deputado federal Daniel Freitas (PSL) deve fazer um roteiro para entrevistas nos veículos de comunicação de Criciúma hoje. Começa às 7h30min pela rádio Eldorado.

MOISÉS FECHA A SEGURANÇA

 personJoão Paulo Messer
access_time21/12/2018 - 00:22

A manutenção de mais três nomes da equipe de Eduardo Moreira foi anunciada pelo futuro governador Comandante Moisés, ontem. Trata-se do coronel Araújo Gomes, que segue no comando geral da Polícia Militar. O atual comandante do Corpo de Bombeiros, coronel João Valério Borges também fica na função. O diretor do Instituto Geral de Perícias, Giovani Eduardo Adriano, também fica no cargo. A eles se soma o já anunciado delegado Paulo Koerich, que será o chefe da Polícia Civil. Os quatro divisdirão, um por cada ano, a função de Secretário de Estado da Segurança Pública.

OPINIÃO DO ANTIGO
Apesar de três dos quatro nomes da Segurança Pública serem da atual equipe do governo Eduardo Moreira, o atual governador acha difícil dar certo a tese de que a divisão do cargo de secretário seja uma estratégia apropriada. Moreira comentou o assunto quarta-feira, durante conversa com a imprensa. Na mesma ocasião antecipou que a manutenção de Araújo Gomes no cargo seria um acerto.

CARINHO ESPECIAL
Antes de se despedir do mandato o governador Eduardo Moreira fez questão de comparecer ao Balneário Rincão afim de prestigiar o seu fiel escudeiro Jairo Celoy Custódio. De quebra o gesto tem uma gratidão a um silencioso mas fundamental consultor do prefeito, o emedebista de estratégia Eraldo Peruchi.

MÉDICOS
Tomou posse ontem a nova diretoria do Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul). O médico Licínio Argeu Alcântara foi reeleito e comandará o sindicato por mais dois anos. O primeiro mandato ficou marcado pela regularização da carga horária dos médicos e a liberação das rescisões contratuais pela prefeitura. Além da diretoria de assuntos acadêmicos, foram nomeados diretores específicos para as áreas de medicina especializada e de urgência e emergência.

MIRI QUER POSSE
O novo presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Miri Dagostin (PP) fará sua posse com pompa e circunstância e direito a jantar com os familiares. A transmissão do cargo nem sempre é feita com ato solene. Não se trata de um ato de muitos convidados, mas pelo menos 60 pessoas devem comparecer à própria Câmara n dia 1º de janeiro.

PACHECO DE VOLTA
Sérgio Pacheco teve uma passagem de um mandato apenas, mas muito marcante na Câmara de Vereadores de Criciúma. Eleito como “surpresa”, o então edil da chamada região agrícola era apoiado pelo atual futuro presidente Miri Dagostin. E por ele foi convidado para ser diretor da Câmara, o cargo mais importante no Legislativo.

FOI PREFEITO
Quando foi eleito vereador Sérgio Pacheco não imaginava que dias após a cassação do então reeleito prefeito Décio Góes (PT) criasse um cenário turbulento na cidade a ponto dele, Sérgio, ser chamado como “apaziguador”. Foi eleito presidente do Legislativo sem mover um dedo. As duas bancadas, PT e MDB brigavam nos tribunais, mas concordavam que ele era o indicado para ser presidente e como tal prefeito interino por quatro meses.

DEIXOU MARCA
Apesar de curta, a gestão de Sérgio Pacheco deixou marcas importantes. A principal delas quem sabe seja o início do movimento mais tarde concluído pelo seu sucessor Anderlei Antonelli, que é a instalação da UTI Neonatal. Naquela ocasião a morte de uma criança, por falta deste equipamento, e a intervenção do Ministério Público foi decisivo.

FIM DO REGIME ESPECIAL

 personJoão Paulo Messer
access_time19/12/2018 - 00:22

Ontem de novo a Câmara de Vereadores aprovou um parcelamento de dívidas da administração municipal com o sistema de previdência dos servidores, o chamado regime próprio. Desde que foi criado, na gestão do prefeito Décio Góes, em 2005, o CriciúmaPrev parece nunca ter sido “levado a sério” pelos prefeitos. Todos, inclusive o criador do sistema, atrasaram repasses. Na contramão do que segue o discurso, os atrasos vêm aumentando. A mensagem subliminar deste descaso com a contribuição pode ser o indicativo de que o governo do município aguarda por uma reforma que facilite a unificação dos sistemas de previdência próprios ao geral. Afora isso, as regras de parcelamento repetidas ontem mostram que atrasar o repasse vira um bom negócio para as administrações.

APROVAÇÃO
A aprovação do parcelamento da dívida com o CriciúmaPrev foi de 11 votos a 5. O governo contava mais votos, mas a rejeição de algumas emendas apresentadas na última hora criou pelo menos dois dissidentes mais. A verdade é que se o cálculo ameaçasse o governo, estes também teriam sido favoráveis.

NOVA VENEZA
Alguns dias depois de ser criticado pela bancada de oposição (MDB e PP) que o acusou de “patrolar” a autonomia da Câmara, o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo (PSDB) entrou de sola nos vereadores. Usou o mesmo espaço, programa da rádio Eldorado, para devolver as críticas. Resumiu a fala da oposição como sendo “choradeira da incompetência”.

É DA VENEZA
Provocado sobre o ambiente da política na cidade de Nova Veneza o prefeito Rogério Frigo admitiu que o ambiente de polos é comum na Câmara, quer dizer, quem está no governo articula para ter o mínimo necessário da maioria (cinco vereadores) e resta à oposição “espernear”. É assim com a atual composição em que o PSDB é governo, como foi assim quando o PSDB era oposição.

TEM APOIO
Ontem o presidente da ACIC. Moacir Dagostin, recebeu o Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande para uma audiência oficial. Ao término da conversa o dirigente empresarial fez manifestação pública de apoio para que ele siga na área pública de saúde. É uma espécie de aval antecipado para o provável futuro Secretário Municipal de Saúde de Içara e presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde.

DIPLOMAÇÃO
Entre os diplomados pela Justiça Eleitoral, ontem, está o deputado federal Ricardo Guidi (PSD). Seu nome, que havia saído da lista das diplomações há duas semanas retornou na semana passada. Com a diplomação consolidada altera-se o processo administrativo que ameaça a sua posse no dia 1º de fevereiro do ano que vem.

NO PROCON
O ato oficial do governo municipal de Criciúma, anunciado para hoje às 14h no Procon, com o lançamento de mais um serviço que facilita a vida do contribuinte – o telefone de atendimento 151 – deve ser mérito creditado na conta do vice-prefeito Ricardo Fabris. É dele a tutela no trabalho do Procon que tem tido um acerto seguido do outro.

TESTE DE FIDELIDADE
Os bastidores indicam que o gabinete do prefeito Clésio Salvaro tinha conta pronta para a aprovação do projeto de parcelamento da dívida do CriciúmaPrev. Eram 12 votos, O presidente não precisou votar e o placar foi de 11 a 5, quer dizer, fechou a conta. Caso saísse do controle a líder do governo vereadora Giovana de Sá faria a retirada da matéria e o prefeito encaminharia o parcelamento com base num decreto do Ministério da Previdência que permite tal manobra. Assim a votação de ontem está sendo chamada no governo de “teste de fidelidade”.

NA AMREC O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, será o futuro presidente da Amrec. O entendimento entre os prefeitos do PSDB saiu nesta semana. A posse deve ser só em fevereiro, depois que inaugurar uma obra de acessibilidade que está sendo realizada no mandato do atual presidente Helio Cesa Alemão (MDB), de Siderópolis.

MAIS IMPORTANTE Os prefeitos acreditam que as associações de prefeitos passem a ganhar maior importância. As entidades ficaram relegadas a partir da criação das Secretarias Regionais do Governo do Estado.

PREFEITOS Os prefeitos da Amrec aprovaram a indicação de Ademir Magagnim (Cocal do Sul) e Jaimir Comin (Treviso) para compor a chapa da FECAM para 2019. Os nomes devem compor o Conselho Executivo ou fiscal. O presidente da Amrec, automaticamente, faz parte do conselho deliberativo da entidade.

ALIANÇA Articulações para as eleições da Cooperativa Aliança de Içara ganharam o mesmo discurso das últimas eleições gerais, o do afastamento do modelo político tradicional. Há um grupo denominado “Aliança da Mudança” que entoa o canto do “Brasil acima de Tudo, Deus acima de todos”, que entrou na disputa.

NÃO VAI Fato que beira o inusitado está ocorrendo em Balneário Camboriú onde o prefeito Fabrício de Oliveira (PSB) enviou ofício ao gabinete da presidência da república e ao governador Eduardo Moreira informando que não irá comparecer à solenidade de inauguração do maior Centro de Eventos do Estado. A razão é que o local não tem "habite-se”

MATERNIDADE ABRE HOJE

 personJoão Paulo Messer
access_time17/12/2018 - 00:22

A partir das 14h de hoje boa parcela dos criciumenses nascerão no agora sim Hospital Materno Infantil Santa Catarina. Inaugurado há duas semanas, agora pronto para operação o hospital cuja “gestação administrativa” demorou 20 anos finalmente é realidade. Trata-se de um equipamento gerido pelo Governo do Estado e sem por cento destinado aos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. O principal autor da obra é o Secretário de Estado, Acélio Casagrande, que era Secretário Municipal quando a obra foi idealizada com a compra da área. De lá até o dia hoje foram desperdiçados milhares de reais e muito tempo. O fato de Eduardo Moreira (prefeito em Criciúma na época da compra do terreno) ser governador agora e Acélio a principal autoridade da saúde associado a mobilização puxada pelo prefeito Clésio Salvaro fizeram “o parto” da maternidade.

ENXOVAIS
O prefeito Clésio Salvro e a primeira dama Adriana irão presentear as primeiras crianças a nascerem no HMISC. Compraram vários enxovais nas cores “azul” e “rosa”.

ELOGIOS
Ao entregar o Centro Cultural Jorge Zanatta, o prefeito Clésio Salvaro marcou pontos com a chamada classe formadora de opinião. Estavam presentes à solenidade de reinauguração representantes dos mais importantes segmentos da cidade, entre eles três ex-prefeitos: Décio Góes, Anderlei Antonelli e Sérgio Pacheco. São elogios carregados de adjetivos criteriosos, quer dizer, não tem elogio vago.

DA GESTÃO
O próximo passo do governo em relação ao Centro Cultural Jorge Zanatta será a tentativa de terceirar a gestão. O projeto pedindo autorização já está na Câmara de Vereadores desde sexta-feira.

PASSO SEGUINTE
A intenção da terceirização da gestão é que alguma instituição do setor carbonífero assuma o local, preferencialmente o Sindicato da Indústria do Carvão ou a SATC. Isso viabilizaria com maior agilidade a construção do projeto de um Memorial do Carvão no local.

INAUGURAÇÕES
Em 6 de janeiro deste ano o governo municipal inaugurou a reforma da sede administrativa. A prefeitura teve mantida sua estrutura original, mas teve que ser totalmente reconstruída em virtude de dois incêndios e um longo período fechada. No próximo dia 6 de janeiro será inaugurado o Parque dos Imigrantes no Rio Maina. Em 6 de janeiro de 2020 deve ser inaugurado o Mirante, localizado no Morro Cecchinel.

NOVA VENEZA
O vereador César Pazetto (PSDB) será eleito presidente da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira. A eleição faz parte de um acordo que divide o mandato de dois anos pela metade. A segunda metade será do vereador Aroldo Frigo Júnior (PSDB). Para garantir a presidência o partido do prefeito Rogério Frigo (PSDB) usa a mesma estratégia usada para aprovar todas as matérias: conta com o voto de “desiquilíbrio” do vereador Eloir Minatto (PSD).

É DO JOGO
Apesar de toda reclamação da bancada de oposição, que tem dois vereadores do MDB e dois do PP, é da democracia o que ocorre em Nova Veneza. A base aliada tem quatro vereadores do partido do prefeito (PSDB) e um do partido do vice-prefeito (PSD).

GRITO DA OPOSIÇÃO
O que pode ser questionado – e é isso que a oposição questiona – é o que garantem ser a submissão dos vereadores da base aliada. A oposição diz que com a oferta de cargos de confiança ao vereador Eloir Minatto e outros “afagos” aos aliados o prefeito consegue aprovar tudo o que quer e como quer. A oposição considera desnecessária a Câmara com este cenário.

ENTREVISTA DO BARULHO
A entrevista que o novo presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Miri Dagostin (PP), concedeu à colega Karina Manarin, aqui do DN, foi o assunto do fim de semana. Um dos recados diretos é que ele se coloca como possível candidato a vice-prefeito em uma chapa com o atual prefeito. Como o PSD do partido do atual vice-prefeito Ricardo Fabris não tem sido fiel ao governo, a tendência é que o partido do ex-prefeito Márcio Búrigo comece a ser especulado como parceiro da eleição do ano que vem.

SERVIDORES Uma pergunta tem inquietado aliados do governador Eduardo Moreira: “porque ele não exonera todos os servidores de confiança no dia 31 de dezembro?”. A explicação é financeira. Se o fizer terá que indenizá-los e isso só faria aumentar o saldo negativo que ficará.

FICAM Os servidores que ocupam cargos de confiança permanecerão nas suas funções na virada de governo. Quer dizer, o novo governador irá governar sim com os servidores indicados por Eduardo Moreira. Moisés terá que ir demitindo assim que assumir.

NO GOVERNO Assim, ao entendimento público, fica a dúvida se o novo governador quer manter alguns cargos do MDB ou não. Por certo, muitos ficarão sem que se diga que foi o novo governador que os nomeou.

ESQUENTA O CLIMA NA ELEIÇÃO DA COOPER ALIANÇA

 personJoão Paulo Messer
access_time15/12/2018 - 00:22

Até março do ano que vem a Cooperativa Aliança com sede em Içara deve fazer eleições. Situada numa região politicamente agitada e num cenário de forte divisão entre tradicionais líderes já esquenta o clima desta disputa. Os fatos inclusive se estendem sobre os interesses nas eleições municipais de 2020. Há notícias de quatro chapas, sendo que líderes do MDB estão em duas delas. Uma apoiada pela atual gestão, tendo como candidato o atual gerente e braço direito do atual presidente Dedê e a outra liderada pelo ex-prefeito Gentil da Luz. As outras duas chapas ficam por conta de um grupo de empresários capitaneados por Júlio De Lucca e Marcelo Giassi e a quarta que deve ser composta por um grupo do PSL do Balneário Rincão e Içara. Este grupo parece ter percebido a importância das cooperativas na viabilização de uma candidatura a prefeito. Na disputa da eleição na Cooper Aliança resta a dúvida sobre quais chapas entram no jogo apenas como balão de ensaio.

JURÍDICO
O ex-prefeito Gentil da Luz vem articulando a sua eleição há um bom tempo, mas nesta semana sofreu um revés com a ampla divulgação da decisão judicial que torna seus bens indisponíveis por problemas administrativos que ele enfrentou quando na prefeitura.

GUIDI VOLTA
Nesta semana Ricardo Guidi recuperou de forma liminar sua inclusão na lista dos deputados federais eleitos por Santa Catarina. A interpretação no caso liminar reverte a vitória que o PT havia obtido na semana anterior, quando ganhou esta vaga para a deputada Ana Paula Lima. Assim Guidi garante a sua diplomação. O ato acontece terça-feira da semana que vem. Uma vez diplomado, mesmo que por decisão liminar, altera-se todo o processo. O PT terá outro e mais difícil caminho jurídico.

LISTA PRONTA
Nesta sexta-feira o Tribunal Regional Eleitoral fez o reprocessamento dos resultados das eleições aprontando a lista dos políticos que serão diplomados. Nesta lista está o deputado Ricardo Guidi (PSD). Seu colega de partido, João Rodrigues está fora desta lista. Isso significa que ante a Justiça Eleitoral, Guidi está muito mais dentro que Rodrigues, mas isso ainda não é fato consumado.

ÂNGELA VEREADORA
A vereadora Ângela Melo (MDB), de Criciúma, segue no cargo apesar de decisão pela perda do mandato tomada pelo TRE a mais de um mês. A manutenção na cadeira do Legislativo se dá em virtude de um expediente jurídico apresentado por seu advogado Alexandre Barcelos João. Trata-se de “embargos de declaração com pedido infringente”. Ele argui o direito dela recorrer no cargo.

MUITOS ELOGIOS
A entrega da reestruturação do Centro Cultural Jorge Zanatta, na noite desta sexta-feira, rendeu muitos elogios ao prefeito Clésio Salvaro. O ato foi feito sob forte chuva e muita gente importante da cidade, entre elas a esposa do homenageado, falecido empresário Jorge Zanatta. A dona Adelinda Zanatta, aos 93 anos, fez questão de comparecer.

PELA CULTURA
O empenho do prefeito na recuperação do prédio do Centro Cultural Jorge Zanatta foi registrado por todas os que tiveram oportunidade de fazê-lo. Isso porque ficou bem caracterizado o esforço que ele fez na busca dos recursos. Foram mais de dez viagens à Brasília e Florianópolis com pelo menos duas dezenas de audiências para vencer a burocracia.

DIFICULDADES DA OPOSIÇÃO
Uma cena chama atenção da política de Nova Veneza. É o “berro” dos vereadores de oposição. “Patrolados” pela estratégia do prefeito Rogério Frigo (PSDB), que tem cinco votos na Câmara contando o do vereador Eloir Minatto (PSD) – partido do vice-prefeito – decidiram reclamar onde dá mais eco que a tribuna da Câmara. Denunciam que a bancada governista e a presidência conduz as atividades legislativas como se fosse “um departamento” da prefeitura. A reação veio através do microfone da rádio Eldorado, nesta sexta-feira. O argumento é que a base aliada não abre a menor possibilidade da oposição de participar das discussões. O fato ganhou maior repercussão ante o projeto que vai elevar a taxa de iluminação pública em 30 por cento. A aprovação dada como certa deve ocorrer na semana que vem.

DE OLHO Eleito senador a partir do ano que vem o atual deputado federal Esperidião Amin (PP) tem sido presença frequente nas audiências que tratam da divisão dos royalties do petróleo entre os Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A atenção com o assunto é total, muito diferente de todos os demais políticos catarinenses.

EM FAMÍLIA Tem chamado atenção que ao cumprir agenda de deputado federal em Brasília, Esperidião Amin está sempre acompanhado da esposa a deputada federal eleita Ângela Amin.

NO VERSO Uma anotação de colega jornalista na capital é de que o novo governador tem tanto cuidado em descolar de políticos tradicionais, mas tantos cargos para preencher que terá que apelar a mais do que a sua corporação militar. Vai buscar assessores na relação construída na sua igreja.

FRASE DO DIA
“Pelo que veio e que foi votado até agora, não tem porque manter a Câmara aberta, porque não existe autonomia do Legislativo. É de se perguntar porque o custo de R$ 1,2 milhão deste ano se o Legislativo só serviu para fazer o que o governo pediu.”
Claiton Zanzi, vereador do MDB de Nova Veneza ao resumir uma crítica à forma como considera que o Executivo trata o Legislativo do município.

JULIO GARCIA JÁ TEM 27 VOTOS

 personJoão Paulo Messer
access_time14/12/2018 - 00:22

Logo após a sua eleição o deputado Júlio Garcia (PSD) figurou como favorito à presidência da Assembleia Legislativa. A rigor este favoritismo era aposta de antes da eleição. Confirmada a eleição o ensaio natural e inicial teve um recuo estratégico, pois o interesse poderia descarregar sobre seus ombros peso desnecessário. Experiente, o deputado viajou para fora do país, enquanto aqui as coisas foram se ajustando. Retornou e retomou as rédeas sem alarde. Ontem ele somava 27 votos. A tendência é que some outros sete do MDB chegando a 34 votos até conversar com o governador na semana que vem. Neste caso ficariam faltando apenas os seis votos da banda do PSL. Estes são votos desnecessários, mas à história de Garcia importantes, pois de novo chegaria à presidência por unanimidade. A votação ocorre apenas em 1º de fevereiro, mas os ajustes estão feitos.

A SOMA DE 27
Além dos 5 votos do seu PSD, Júlio Garcia conta 4 votos do PT, 3 votos do PP, 3 do PR, 3 do PSB, 2 do PDT, 2 do PSDB, 1 do PRB, 1 do PSC e 1 do PV, além de 2 da bancada de 9 do MDB.

O MDB
O MDB fez a escolha de Mauro de Nadal candidato a presidente, mas já com a sua bancada dividida. Dois dos nove deputados não votaram. Essa divisão e a atuação do governador Eduardo Moreira, que há muito é alinhado com Júlio Garcia, devem fazer com que o MDB faça adesão por “gravidade”.

LUZ NO GENTIL
No momento em que começam os ensaios à eleição da Cooperativa Aliança, em que o ex-prefeito Gentil da Luz é pré-candidato à presidência, estoura mais uma bomba conta ele. Trata-se da divulgação da notícia de decisão adota no final de outubro. O juiz Fernando Dal Bó Martins condenou Gentil e outras três pessoas por improbidade administrativa. É resultado, ainda, da Operação Moralidade, que fez varredura na prefeitura no último ano de manto de Gentil.

ARRASTÃO
A Operação Moralidade foi a maior já realizada no município de Içara e chegou a prender nove pessoas, começando pela chefia de gabinete do prefeito Gentil da Luz e a Secretária de Fazenda do Municípios. O prefeito nunca chegou a ser preso.

A DENÚNCIA
A denúncia do Ministério Público indica que para pagar R$ 300 mil de um empréstimo para a campanha, a equipe do então prefeito alterou a medição de fornecimento de saibro, num esquema com uma empresa. Até a execução do pagamento a dívida já havia dobrado.

SESSÃO EXTRA
Na terça-feira da semana que vem a Câmara de Vereadores de Criciúma fará sessão extraordinária para votar 12 projetos de lei, entre eles autorização para o governo municipal parcelar os seus débitos com o sistema de previdência dos servidores municipais.

CENTRO CULTURAL
O governo de Criciúma entrega hoje a recuperação do Centro Cultural Jorge Zanatta. Prédio com uma das mais importantes histórias no memorial da cidade, que foi depredado pela falta de manutenção por parte do governo federal e que chegou a sofrer um incêndio. A recuperação tem forte mão do prefeito Clésio Salvaro. A entrega acontece com cerimonial às 19h de hoje.

JORGE ZANATTA
O Centro Cultural Jorge Zanatta leva o nome do empresário, pois foi ele quem aportou recursos necessários para sua manutenção em determinado momento do passado. Da mesma forma se constitui em uma das mais justas homenagens a um dos maiores empreendedores e animadores de projetos com a genética criciumense.

MAIS UM MANDATO SEM SEDE
Desde o ano 2000, quando o então presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Marcelino, anunciava a necessidade e urgência para transferência da sede do Poder Legislativo, todos os presidentes falaram nisso, mas nenhum fez. Houve até ensaios como a transferência para outros locais e a elaboração de um projeto arquitetônico feito pelo mesmo arquiteto que elaborou o Parque Centenário onde estão as sedes da prefeitura, o Teatro Municipal e o Ginásio Municipal de Esportes Irmão Walmir Orsi. Em 2008 chegou a ser criada uma lei que gerou um fundo específico para a construção da sede, mas estas economias também acabaram sendo devolvidas ao Executivo. O atual presidente, Júlio Colombo, vai encerrar o seu mandato sem entregar o que havia planejado, embora tenha feito em dois anos economia o suficiente para construir o prédio.

O QUE FALTA? A nova sede da Câmara de Vereadores só sairá do papel no dia em que um presidente não se submeter aos apelos – para não dizer chantagens – dos prefeitos, que recebem de volta dinheiro das economias da Câmara.

OPÇÃO Os presidentes de Câmaras de Vereadores preferem devolver as sobras do repasse à Câmara, sempre com o aval publicitário correspondente. Bastam dois anos de economia sem devolução para pagar a nova sede. Há de se considerar que além de estar em local inapropriado, tem manutenção mais cara.

NA VENEZA O vereador César Augusto Pazetto (PSDB) será eleito presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, segunda-feira da semana que vem. Por acordo selado agora em 2020 a presidência ficará com Aroldo Frigo Júnior (PSDB).

PESO PESADO Para assegurar vitória nas votações regulares e na escolha da Mesa Diretora do Poder Legislativo o PSDB de Nova Veneza faz acordo com o vereador Eloir Minatto, o Biro Biro (PSD). Ele é quem desequilibra a votação.

DE GESTÃO Durante o ato de inauguração da Sala do Advogado na Penitenciária Feminina em Criciúma, ontem, nos bastidores o comentário sobre a diferença de conservação entre aquela unidade e a Penitenciária Sul (masculina). A feminina é bem mais nova e descuidada que a primeira. É questão de gestão.

ABRE MÃO O vereador Toninho da Imbralit (MDB), atual segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Criciúma e que chegou a ser cogitado como futuro candidato a presidente – em 2020 – antecipou que não é. Pelo acordo do chamado Grupo dos Nove a presidência em 2020 é do MDB. Toninho garante que está fora.

HOMENAGEM E DESPEDIDA

 personJoão Paulo Messer
access_time13/12/2018 - 00:22

Em sessão solene ontem à noite na Sociedade Recreativa Mampituba a Câmara de Vereadores de Criciúma encerrou as suas atividades ordinárias do ano. Ao final o discurso de despedida do presidente Júlio Garcia se resumiu a um agradecimento ao que ele considera que foi o mais importante: “o reconhecimento da sociedade, que viu na Câmara uma instituição disposta a seguir a tendência revelada nas runas, a da transparência e gestão vigiada”. A fala agradou porque foi contundente e breve. O alvo eram os 24 homenageados com o título de cidadão criciumense, mas foi bem aproveitado pela Câmara.

NAS HOMENAGENS
Entre os homenageados estava o ex-deputado estadual Narciso Parizotto, presidente estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular em Santa Catarina. Ele foi indicado pelo vereador pastor Jair Alexandre (PSC). A lista de homenageados foi bastante abrangente e teve poucos políticos e muito mais empresários e profissionais liberais, com destaque ainda à instituição do SAER.

SEM REFLEXOS
O clima de eleição da Mesa Diretora na Câmara de Vereadores de Criciúma não ultrapassou o dia da votação. Apesar de ter sido inscrita chapa de oposição ao grupo que lidera o comando do legislativo, não houve quebra da sintonia. Os 17 vereadores, apesar de uma votação de 9 a 7 na eleição de Miri Dagostin, não dão demonstração de que a eleição pode ter criado qualquer cisão.

DA PREFEITURA
Os vereadores eleitos para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Criciúma, na última terça-feira à noite, miram as críticas no prefeito Clésio Salvaro. Consideram que ele poderia ter impedido a formação de chapa de oposição. Apesar dele ter afirmado que tentou convencer a base aliada a não inscrever chapa, os vereadores entendem que pelo fato da líder do governo ter sido inscrita na chapa 2, foi uma demonstração de que aquele grupo tinha o aval do prefeito.

DEU LEGITIMIDADE
Ao mesmo tempo em que criticam a formação de uma chapa de oposição, débito colocado na conta do prefeito Clésio Salvaro, vereadores do Grupo dos Nove comemoram. Consideram que ao vencer no voto e com adversário forte, fica legitimada a eleição.

TEM “BOMBA”
O futuro governo do Estado não vai escapar de uma pauta bomba armada para explodir no próximo ano. Trata-se de um pacote de medidas que estavam na Assembleia Legislativa e que ainda entram em pauta nas próximas sessões. Por falta de vigilância e atuação da futura liderança e governo muitas matérias tendem a engessar o governo.

SALÁRIO DUPLO
Uma das matérias que deve ser aprovada nos próximos dias pelos Deputados Estaduais é a que estabelece proibição do servidor receber dois salários de forma cumulativa, como acontecerá com o governador que além da aposentadoria de mais de R$ 30 mil, receberá os vencimentos de governador. Na sua equipe existem vários outros nesta mesma situação. Se a lei for aprovada o servidor terá que fazer opção.

DESENVOLVIMENTO
O futuro Secrtário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Esmeraldino, teve ontem um encontro visando o fortalecimento, ampliação de contatos e parcerias empresariais, com foco em transformar Mikonos e Florianópolis em “ilhas irmãs”. Este foi o objetivo do encontro que ele teve, ontem, com uma comitiva grega, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis.

COSIP SOBE 30 POR CENTO
Em Nova Veneza está indo à Câmara de Vereadores um projeto que aumenta a contribuição da iluminação pública em 31 por cento. A informação foi confirmada pelo governo que alega existir uma defasagem muito grande entre o que arrecada e o que gasta para a manutenção do serviço. Como tem maioria na Câmara, o governo não dever dificuldades em aprovar a matéria. Por enquanto não há maior polêmica. O assunto ainda é de consumo muito restrito na cidade. A falta de “holofotes” sobre o trabalho legislativa neste período de fim de ano favorece a aprovação da matéria.

PARLAMENTO A deputada federal reeleita Geovania de Sá (PSDB/SC) é a relatora de um projeto que foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). O texto dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação dos estoques dos medicamentos presentes nas farmácias que compõem o Sistema Único de Saúde - SUS.

RODOVIA Foi aprovado na Assembleia Legislativa o projeto que prevê a estadualização, por responsabilidade do Governo do Estado, a PGR-443, conhecida como Rodovia dos Imigrantes, no município de Pedras Grandes, via distrito de Azambuja. A proposta foi do deputado estadual Valmir Comin (PP).

ABRE MÃO O vereador Toninho da Imbralit (MDB), atual segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Criciúma e que chegou a ser cogitado como futuro candidato a presidente – em 2020 – antecipou que não é. Pelo acordo do chamado Grupo dos Nove a presidência em 2020 é do MDB. Toninho garante que está fora.

FRASE DO DIA
“Esse grupo de vereadores do Grupo nos Nove me faz lembrar o time do Palmeiras de Morro Estevão, quando disputava o campeonato do Praião. Fechadinho e coeso não perde porque é unido. Fico até emocionado quando falo isso.”
Miri Dagostin, vereador do PP, eleito presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma em virtude de um acordo firmado em 2016 e mantido mais uma vez neste ano.

COMEÇA A APARECER O PERFIL JÚLIO

 personJoão Paulo Messer
access_time12/12/2018 - 00:22

Reunião da bancada estadual do PSD, ontem, na capital, começou a revelar a plena vigência da habilidade política do ex-presidente da Assembleia Legislativa por dois mandatos seguidos eleito por unanimidade. Hoje a principal representação do Sul, se conduzido à presidência do Poder Legislativo será enorme ganho à região. O seu partido o indicou para “compor a Mesa Diretora” a ser construída preferencialmente em consenso. Em “consenso” ele é mestre. A principal explicação para isso é que ele não vende esperanças, nem termina conversas com promessas duvidosas.

PRÓXIMA ETAPA
A partir de agora o próprio Júlio Garcia e o colega Milton Hobus, que abriu mão da briga pela vaga, irão construir entendimentos com as demais bancadas. Hobus será o líder da bancada na Assembleia Legislativa. Mesmo o MDB que já definiu o seu candidato à presidência é fortemente cotado para apoiar Júlio Garcia à presidência. Velado ou não, o certo é que entre os que conhecem a política o nome de Garcia é unanimidade.

ENFIM DIÁLOGO
O governador Comandante Moisés finalmente começou a chamar os agentes que farão a política de Santa Catarina com ele a partir do ano que vem. Na próxima segunda-feira e terça-feira ele se reúne com os 40 deputados. Até então nem os seus deputados – PSL – foram ouvidos, ainda.

HOMENAGEM
A Câmara de Vereadores de Criciúma realiza hoje às 19h, na Sociedade Recreativa Mampituba sessão solene de homenagem a 24 personalidades. A tradicional entrega dos títulos honoríficos tem uma seleta relação de personalidades indicadas pelos vereadores. Esta legislatura tem se destacado pela escolha de personalidades com rico histórico de serviços prestados à cidade.

DEU MIRI
Sem surpresas, mas alguma expectativa, a votação da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Criciúma terminou como foi acordado no mês de novembro de 2016: Miri Dagostin (PP) foi eleito presidente, Jair Alexandre (PSC) vice-presidente, Aldinei Potelecki (PRB) primeiro secretário e Toninho da Imbralit (MDB) segundo secretário.

DESCONFIANÇA
Todos sabiam que daria “chapa 1”, inclusive os integrantes da “chapa 2”, nem por isso um ar de suspense deixou de pairar no ar da sede do Poder Legislativo ontem à tarde. O ruído da plateia, na hora da votação, parece revelar sobre quem recaia dúvidas sobre o voto: quando o vereador Jair Alexandre votou em Miri Dagostin houve um misto de aplauso e alívio. Ele garante que nunca pensou diferente.

PRAXE
O Ministério Público Eleitoral apresentou ontem pedido para o Tribunal Superior Eleitoral rever decisão do Tribunal Regional Eleitoral que considerou o registro da candidata a deputada federal pelo PT, Ivana Laís da Conceição. Isso reascende a possibilidade de Ricardo Guidi ganhar vaga na Câmara Federal.

O FATO
A decisão do TRE, semana passada, tirou uma cadeira do PSD (que seria de Ricardo Guidi) e a deu à bancada do PT (fica com Ana Paula Lima). Se a justiça somar os votos da suplente são duas vagas para o PT e uma para o PSD. Se não considerar os votos de Ivana Laís da Conceição é o PSD que tem duas vagas e o PT uma. Coisas do quociente eleitoral.

MESTRE NO MERGULHO
Campeão brasileiro de apneia o futuro governador Comandante Moises já é motivo de análise cada vez mais frequentes dos poucos personagens com que ele tem se encontrado. Nesta semana ele visitou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck, que não se reelegeu. A conversa não teve uma hora e foi sem testemunhas. Aliás, esta é uma das características percebidas por aqueles que conversam com ele. Nunca há “testemunhas”. Isso vale para as conversas que ele tem com o governador Eduardo Moreira. Diz-se que ele fala pouco e ouve muito. Adianta praticamente nada sobre o que vai fazer e pergunta menos do que os visitados imaginam ter que responder. Não há muito, o presidente estadual do PSL, futuro Secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Esmeraldino lembrou o estilo de vida do governador que é exímio mergulhador com recorde de apneia. É assim nas reuniões: segura a respiração ao extremo. Nem por ela se pode tirar qualquer conclusão.

REBATENDO O deputado estadual eleito Jessé Lopes reagiu ontem nas redes sociais ao bombardeio que vem recebendo. Revela estilo de que “não leva desaforo para casa”. Isso no ambiente da política tradicional é tiro no pe, mas como se ouve: “melhor já ir se acostumando”.

CAPÍTULO Um dia antes da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Criciúma, ontem, o vereador Dailto Feuser (PSDB) deu entrevista explicando porque acreditava numa surpresa – que não aconteceu - na votação de ontem. “Deus vai nos ajudar”, disse duas vezes.

VERSÍCULO Para entender a mensagem indireta repassada pelo vereador Dailto Feuser, quando disse que esperava ajuda de Deus para ganhar a eleição da Mesa Diretora mesmo sabendo que tinha apenas oito votos contra nove, pode ter se referido ao fato de os dois votos que foram “tentados” eram dos pastores Aldinei Potelecki e Jair Alexandre.

NÃO GOSTOU O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Júlio Colombo, mostrou-se chateado com o que garante ser a “distorção” dos fatos relativos à proposta de transferência da sede da Câmara de Vereadores. Diz que o assunto ganhou versões equivocadas. Tudo deve parar.

IÇARA Na próxima segunda-feira a Câmara de Vereadores de Içara fará eleição para escolha da Nova Mesa Diretora. O MDB, que por acordo firmado no a ano passado deve indicar o presidente agora, tem pelo menos três candidatos. A disputa vai se dar dentro do partido do prefeito.

TEM MAIS A informação de que um grupo de empresários se articula para disputar a presidência da Cooper Aliança se confirmou nesta semana. O empresário Júlio De Lucca anunciou o nome do também empresário Marcelo Giassi como candidato à vice-presidência da chapa.

DO PARTIDO No encontro do PSL com o presidente eleito Jair Bolsonaro o deputado Daniel Freitas foi quem puxou a frente. O parlamentar foi quem apresentou o governador, numa demonstração de que ele incorporou o papel da liderança catarinense junto ao governo federal.

DUAS CHAPAS NA DISPUTA

 personJoão Paulo Messer
access_time11/12/2018 - 00:22

Foi registrada ontem pela bancada governista a chapa de oposição à eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Criciúma. PSDB e PSD, partidos do prefeito e do vice, respectivamente, integram a chapa liderada pelo vereador Daito Feuser que tem como candidato a vice Zairo Casagrande, a primeira secretária Geovana Zanette e segundo secretário Salésio Lima. A eles somam-se outros quatro votos de bancadas totalizando oito. A situação vem com chapa formada desde um acordo costurado em final de 2016. Por aquele acordo foi inscrita na semana passada a chapa que tem Miri Dagostin (PP) candidato a presidente, Jair Alexandre (PSC) vice, Aldinei Potelecki (PRB) como primeiro secretário e Toninho da Imbralit (MDB) segundo secretário. Este grupo tem mais cinco votos assegurados. A eleição da Câmara de Vereadores de Criciúma será hoje.

PELA IDADE
Um voto que sai do grupo dos nove, seja para votar na oposição ou um vereador dos nove que faltar à eleição de hoje dá vitória à oposição na Câmara e que significa base do governo. Isso porque a soma de idade dos vereadores de oposição é de 211 anos, enquanto na chapa do grupo dos nove a soma é de 210 anos. O artigo 14, parágrafo 2º do Regimento Interno tem como regra de desempate a média de idade da chapa.

SE UM FALTAR
O resultado da eleição de Criciúma está sacramentado se os nove vereadores comparecerem à sessão de hoje. Se um só do grupo dos nove não comparecer, seja por qual for o motivo, a chapa do grupo dos oito ganha, justo por que “joga” com o fator “idade” como item de desempate a seu favor.

AS APOSTAS
Ao comentar as apostas em reversão do jogo em seu favor, o vereador Dailto Feuser disse acreditar que a vereadora Ângela Melo (MDB), que se elegeu suplente pelo PP e que assumiu a vaga do vereador Daniel Freitas (PP), possa diminuir o grupo dos nove porque ela não assinou o acordo em 2016. Outra aposta de Feuser é o vereador Jair Alexandre, que apesar de ser do grupo dos nove, foi líder do governo.

PROVA DOS NOVE
Relembrando que o acordo dos nove, como ficou conhecido, foi formado com o compromisso de assegurar os dois primeiros anos para o vereador Júlio Colombo (PSB), o ano de 2019 para o PP e 2020 para um vereador do MDB. O compromisso parece mantido.

FIO DO BIGODE
A palavra também está sendo honrada em Siderópolis onde o MDB liderado pelo prefeito Hélio Cesa Alemão manteve acordo firmado logo após as eleições municipais de 2018. Ontem, uma semana antes da eleição que acontece no dia 17, segunda-feira, foi inscrita a chapa que reafirma isso.

A CHAPA
A chapa inscrita em Siderópolis – as inscrições podem ser feitas até duas horas antes da eleição – tem como candidato a presidente: Lilo Remor (PSB), vice: Janete Trento (MDB), primeiro-secretário: William Bonassa (PSD) e segundo-secretário: Rodrigo Peterle (MDB). O mesmo documento é assinado ainda pelo vereador Franqui Salvaro.

FORÇA DA CHAPA
Na chapa inscrita para disputar a presidência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Siderópolis nota-se a presença dos três maiores líderes da política no município: o empresário Henrique Salvaro (PSB), o prefeito Helio Cesa Alemão (MDB) e o ex-prefeito Douglas Guinga Warmling (PSD).

QUANDO DEVER É BOM NEGÓCIO
A dívida da administração municipal com o sistema de previdência dos servidores é um bom negócio para a prefeitura. Desde que existe o CriciúmaPrev existe dívida dos prefeitos. Por força e brechas da lei, todos os fins de ano os prefeitos encaminham à Câmara de Vereadores o parcelamento dos débitos o que os torna gestores adimplentes perante o sistema de fiscalização. Acontece que da forma como os fatos se sucedem é um bom negócio o prefeito atrasar o repasse, pois a multa paga é bem inferior aos valores arrecadados com a aplicação deste dinheiro. Se a prefeitura pagasse a conta este dinheiro seria aplicado pelo sistema de previdência reforçando o seu caixa. Como é dívida do Executivo, quem aplica o dinheiro é a prefeitura. Hoje de novo a prefeitura e Câmara de Vereadores analisam detalhes da lei que vai aprovar novo parcelamento da dívida.

PARCELA Ontem os vereadores de Criciúma estiveram reunidos com os representantes do CriciumaPrev. Ouviram que da forma como esta a lei a parcela a ser paga pela prefeitura todos os meses salta dos atuais pouco mais de R$ 200 mil para R$ 1 milhão.

SEDE NOVA Existe uma proposta estranha na Câmara de Vereadores de Criciúma. Trata-se da possibilidade da descentralização dos serviços. A proposta do vereador Júlio Colombo é levar a sede atual para três endereços até que fique pronta a nova sede.

PARTE UM O plenário e a parte administrativa central da Câmara ficaria na antiga sede do Ministério Público do Trabalho e os gabinetes em um ou dois outros endereços, todos alugados nas proximidades da prefeitura. A ideia parece absurda, mas é o que se discute nos bastidores.

FIO DESENCAPADO Em Nova Veneza “tem fio desencapado”. Trata-se do projeto do governo que pretende aumentar a contribuição da taxa de iluminação pública em 33 por cento. A matéria não deve ser cotada hoje provocando sessão extraordinária.

COMUNICAÇÃO A área de comunicação do futuro governo do Estado perdeu status de Secretaria, pois ficará ligada diretamente ao gabinete do governador, mas já tem titular. Foi anunciado o jornalista Ricardo Dias, âncora da NSC de Criciúma, como titular.

DE TUBARÃO Ricardo Dias é paulista mas radicado há muito tempo em Santa Catarina, formado pela Unisul e morador de Tubarão por muito tempo. Foi lá que conheceu o hoje governador Comandante Moisés e o presidente estadual do PSL, Lucas Esmeraldino. Eles frequentam a mesma igreja.

FRASE DO DIA
“Nós não inscrevemos a chapa só por inscrever. Tem a Ângela (Melo), o pastor Jair que já foi líder do governo e o Potelecki. Qualquer um destes ou até outro pode votar com a gente. Não vamos desistir de convencê-los.”
Dailto Feuser, vereador do PSDB que liderou o grupo que apresenta chapa de oposição à atual Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Criciúma.