Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Blog João Paulo Messer

DESARTICULAÇÃO VAREJISTA

 personJoão Paulo Messer
access_time10/12/2018 - 00:22

A abertura do Natal dos Sonhos, sexta-feira à noite em Criciúma, revelou muito mais do que um centro da cidade bonito e preparado visualmente para celebrar a data mais importante do cristianismo e do comércio varejista. Revelou também que o comércio varejista está desarticulado e desunido. Tudo aconteceu na área central para atrair e motivar o público, mas o comércio deu as costas. As lojas estavam fechadas em plena celebração de abertura do Natal. O fato é decorrente de uma sabida desarticulação do setor. Hoje a atividade se resume ao esforço de alguns dirigentes da CDL. Não existe sintonia suficiente para agitar o setor. O comércio varejista de Criciúma envelheceu e por isso está condenado a sucumbir a práticas novas.

NOME DO SUL
Deve parar no nome do Secretário de Desenvolvimento Econômico, que reúne segmentos como tecnologia e turismo, entre outros, a vaga no Sul no futuro governo. O nome de Lucas Esmeraldino foi anunciado sexta-feira da semana passada pelo governador Comandante Moisés. Havia expectativa mais otimista para Criciúma.

SEM CONVERSA
O governador Comandante Moisés teve uma conversa com o deputado estadual eleito Júlio Garcia, que está no páreo para ser presidente da Assembleia legislativa, provavelmente nos dois primeiros anos. A julgar pelo que “vazou” da conversa, melhor não tivesse acontecido. Moisés insiste em fazer um governo sem o diálogo tradicional da política. A Assembleia Legislativa é uma casa essencialmente política.

PROVA DOS NOVE
Na semana passada o grupo de nove vereadores, que da sua montagem original no final de 2016 teve apenas uma alteração – saiu Daniel Freitas entrou Ângela Melo –, voltou a se reunir para reafirmar o compromisso da manutenção do acordo que garante a presidência da Câmara para o PP (Miri Dagostin) em 2019.

SÓ OITO
A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Criciúma acontece amanhã. Até lá vereadores do PSDB e PSD articulam a formação de uma chapa para “tentar vazar” o grupo dos nove. Necessitam de apenas um voto. Os líderes deste movimento são os vereadores Salésio Lima (PSD) e Dailton Feuser (PSDB), ambos da base de governo.

SÓ ASSISTE
O grupo dos nove, teoricamente oposição ao prefeito Clésio Salvaro, teria conversado com o prefeito na tentativa de provoca-lo a estancar a articulação para construção de uma chapa de oposição ao acordão de 2016. O prefeito rejeitou a possibilidade sob o argumento da independência dos vereadores.

SEM SINTONIA
Na Câmara de Vereadores de Criciúma os dois primeiros anos da atual legislatura ficaram marcados por um fato pouco comum, Foi o grupo dos nove, teoricamente oposição, quem menos deu trabalho ao Executivo. No grupo aliado houve tantas dificuldades que por provocação do prefeito o seu partido sugeriu liberar quem quiser se desfiliar para buscar outra sigla sem ameaça de perda do mandato. Quer dizer, os maiores adversários do prefeito estão dentro da sua base aliada.

E AGORA?
O vereador Júlio Kaminski chegou a consultar o Tribunal Regional Eleitoral sobre a possibilidade de deixar o partido sem riscos de perda do mandato. O TRE não deu esta garantia, mas o próprio PSDB fez una ata com garantias de que não iria se impor a nenhuma saída. Superado isso, agora o próprio vereador, que antes tinha interesse em sair, agora não sabe para onde vai.

ECONOMIA
Depois de muitos rumores de que alguns shoppings do Grupo Almeida Júnior estariam sendo negociados, entre eles o Nações Shopping de Criciúma, o grupo emitiu nota. Informa que foi procurado pelo Grupo BR Malls, recebeu proposta formal e que declinou.

SUL PERDE DEPUTADO FEDERAL

 personJoão Paulo Messer
access_time07/12/2018 - 00:22

Ricardo Guidi (PSD) ganhou num dia e perdeu no outro. Na quarta-feira julgamento no STF teve seis votos contra recurso do deputado federal João Rodrigues (PSD) o que sugere manutenção da sua inelegibilidade. Este fato garante a vaga na Câmara Federal para o parlamentar do Sul. Ontem o TRE reconsiderou decisão anterior e deu legitimidade à candidatura de Ivana Laís (PT), com isso contabilizou os seus votos. Isso alterou a conta do quociente eleitoral e o PT passa a fazer duas vagas na Câmara Federal e o PSD a perder uma vaga. Entra a deputada Ana Paula Lima (PT) e sai Ricardo Guidi (PSD). O TSE pode reverter esta decisão. A esperança do Sul se mantém viva, mas menos animadora.

NOVO CÁLCULO
O PSD só recupera a segunda vaga se o deputado federal João Rodrigues reverter a sua inelegibilidade, pois ele tem mais de 67 mil votos. Neste caso o PT volta a perder a vaga, pois altera o cálculo de cadeiras de novo. Atualmente o único deputado federal do PSD e Darci de Matos.

CHANCE MÍNIMA
A possibilidade do jogo reverter em favor de Ricardo Guidi é cada vez menor. Pode ocorrer se o TSE reverter o julgamento do PT no TRE. Ocorre que isso deve demorar e no dia 18 acontecem as diplomações. Assim, a partir deste dia muda inclusive o tipo de processo a ser adotado, pois o que hoje era dúvidas sobre o registro de candidatura vira cassação de diploma.

EXPORTAÇÃO
Santa Catarina não fez nenhuma articulação junto ao governo Jair Bolsonaro para manter o catarinense Vinicius Lummertz no Ministério de Turismo, como teria sido especulado no próprio futuro governo. O PSL catarinense poderia e deveria ter se mobilizado. Ontem o governador do Estado de São Paulo anunciou que Lummertz, cuja esposa é de Criciúma, será o Secretário de Estado de Turismo. Ele é o atual Ministro de Turismo.

EM DESPEDIDA
Assim como fez recentemente na ponte de Laguna, cuja denominação de Ponte Anita Garibaldi é de sua autoria, o deputado federal Ronaldo Benedet (MDB) – não reeleito – visitou ontem a obra do calçadão do Balneário Rincão. Foram aplicados na obra R$ 2 milhões de emenda do parlamentar.

NO RINCÃO
O prefeito Jairo Celoy Custódio promete uma transformação no Balneário Rincão a partir da temporada que vem – 2019 a 2020. Outubro do ano que vem é o prazo previsto para que tudo esteja normalizado. Refere-se às pendências financeiras e de ausência de obras herdadas. Até outubro do ano que vem será concluída a segunda etapa do calçadão.

BOLA CHEIA
A equipe do Diário de Notícias vive um momento ímpar. Vem ganhando prêmios, um a um, em destaque regional e estadual. O jornal é hoje o de maior circulação e abrangência regional firmando-se em uma das marcas mais respeitadas graças a resultados como os obtidos nesta semana. Vale os cumprimentos a todos.

NOVA LEI
Entre os vetos derrubados pela Assembleia Legislativa nesta semana estão dois assuntos que beneficiam Microempreendedores de Santa Catarina. Um dos projetos de lei que agora segue para a promulgação, isenta os pequenos empresários, também chamados de MEIs, das taxas de fiscalização cobradas pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros.

E MAIS
Os deputados estaduais também derrubaram veto ao projeto de lei que inclui a viticultura e a vitivinicultura na Lei Estadual que dá tratamento favorecido e simplificado para micro produtores primários.

SOLDADOS DO NOVO GOVERNO
Líderes partidários estão alertando servidores de carreira ligados ou não às suas siglas que aqueles que estão sendo escolhidos para ocuparem cargos do futuro governo, correm o risco de ficar apenas até “apagar os incêndios”. Quando a máquina estiver “azeitada” e as medidas já não forem mais tão amargas eles podem ser substituídos por nomes do partido do novo governador. Na atividade militar o papel destes agentes públicos seria o de um soldado de grupo itinerante que vai na frente abrindo caminho.


DESPEDIDA Na próxima semana a primeira dama Nicole Rocha Moreira virá para fazer entrega de mais material repassado a instituições de assistência. O evento terá espaço no Teatro Elias Angeloni.

POSSE Começaram a ser distribuídos ontem os convites para a posse de Nícola Martins na presidência da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Será segunda-feira, às 11h, no Salão Ouro Negro na prefeitura.

OS QUATRO Ontem os quatro Secretários já anunciados pelo futuro governador Comandante Moisés gravaram depoimentos rápidos – menos de um minuto. Nada de novo, apenas para movimentar a página que segue sem outras novidades.

FUTURO O deputado federal Ronaldo Benedet (MDB) deve constituir uma banca de advogados com serviços de consultoria a partir do ano que vem. Isso significa definitivamente o seu afastamento da carreira política.

PAPAI NOEL O prefeito Clésio Salvaro epenhou-se pessoalmente em percorrer os veículos de comunicação, ontem, para divulgar a abertura do Natal dos Sonhos, hoje à noite. Fez isso ao lado do presidente da CDL. Estivesse ainda no cargo quem faria este papel seria Serginho Zapellini.

O PARQUE Ontem a tarde foi apresentado à imprensa o Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina. Nota-se que ainda falta muita coisa. O prefeito garante, entretanto, que na inauguração no dia 6 de janeiro estará faltando pouca coisa.


FRASE DO DIA
“O deputado Guidi (Ricardo) não teve votos suficientes para assumir. Portanto, numericamente em votos no PSD sou eu o legítimo dono de uma cadeira na Câmara.”
João Rodrigues, deputado federal do PSD, falando ontem pela manhã na rádio Eldorado

GOVERNO TEM POSTO DESGUARNECIDO

 personJoão Paulo Messer
access_time06/12/2018 - 00:33

Por melhor que sejam as intenções do futuro governo, ele terá que jogar um jogo que é o da realidade política. O campo em que acontecem as discussões agora são os da Assembleia Legislativa. Mesmo antes de assumir, a futura base de governo – principalmente a liderança – deveria estar atenta. Ontem não esteve. Foram votados vários projetos que terão impacto imediato no novo governo. E não se trata de qualquer pegadinha armada para o futuro governo. Pelo contrário. As matérias já estavam lá muito antes das eleições. A diferença é que se fosse qualquer outro governo, sua base teria articulado naquelas matérias que não combinam com a sua proposta de gestão. É como se as sentinelas de um determinado posto de guarda do quartel tivessem cochilado.

TSUNAMI
A Assembleia Legislativa votou ontem uma série vetos. Todos eles foram derrubados. Se havia veto é porque o governo entendia que estas matérias provocariam um impacto na gestão. Quem vetou foi o governador Eduardo Moreira (MDB) e alguns casos de Raimundo Colombo (PSD), mas ontem os líderes das bancadas de ambos “liberaram” para votação. Quem deveria ter articulado era o futuro governo.

SEM CONVERSA
No argumento aceitável do futuro governo é que os deputados tiveram esta atitude porque fariam destas votações moeda de troca, o que o futuro governador garante não haverá. Mas é imperdoável que nem isso o governo foi saber se é ou não. Agora os vetos derrubados tornam lei os projetos que obrigarão o futuro governador a rever muitas das suas intenções.

NA SAÚDE
Uma destas matérias que mais trará impacto que desarruma planejamento do futuro governo, mas que aparentemente é extremamente salutar ao cidadão, está na saúde. Trata-se da lei que obrigado o Estado a corrigir para cima todos os meses, e não ano a ano, a verba repassada à saúde. Detalhe: se num mês houver sobra ou repasse a maior, este saldo não conta no mês seguinte para abater do repasse a ser feito.

NA SEGURANÇA
Veto derrubado na Assembleia Legislativa, ontem, garante abertura de mais duas mil vagas para a área de segurança pública. O projeto é de autoria do deputado estadual, ex-senador e ex-governador Leonel Pavan. A lei estabelece que todos os dois mil policiais em estágio probatório devem ser imediatamente promovidos. Isso feito abre a possibilidade do mesmo número de vagas para novo concurso.

ALERTA
Num exemplo típico inverso do descuido que os futuros parlamentares estaduais e o governo do Estado tiveram ontem na Assembleia Legislativa, em Brasília o deputado federal Daniel Freitas visitou o futuro Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Levou as pautas do setor carbonífero e da SATC.

DE PRONTIDÃO
Enquanto em Santa Catarina o futuro governador Carlos Moisés segue negando qualquer audiência com agentes políticos, inclusive os do seu partido, em Brasília o futuro presidente Jair Bolsonaro mantém alucinado ritmo de reuniões com as bancadas federais.

PELA SEGURANÇA
Com a derrubada de veto ontem à lei que obrigado o governo abrir mais duas mil vagas em concurso público para a segurança pública o deputado estadual Leonel Pavan se torna no político que mais fez pelo reforço de efetivo da segurança. Quando era governador abriu três mil vagas, agora como deputado acrescenta duas mil.

PERDE JOÃO, GANHA RICARDO
Embora ainda não tenha sido concluído o julgamento do recurso do deputado federal João Rodrigues, considerado inelegível, o Sul do Estado pode considerar desde ontem grande a probabilidade de ter um deputado federal a mais e o Oeste considera a perda de um. Tudo acontece dentro do PSD. O partido aparentemente nada perde. Exceto se uma revisão solicitada pelo PT refaça os cálculos sempre exatos do quociente eleitoral. O recurso apresentado por Rodrigues no Supremo Tribunal Federal, para retirar a condenação que o torna inelegível, teve seis votos contra: 6 a 3. Faltam dois. Houve pedido de vistas. Dos nove que votaram, após as vistas podem mudar, mas isso é raro. Neste caso Ricardo Guidi será deputado federal.

SEM AVIÇÃO O futuro governador Comandante Moisés decidiu que fará seus deslocamentos por terra ou em avião de carreira, quando necessitar. O Estado vai vender os dois aviões que possui. A medida vai gerar uma economia de R$ 4 milhões ao ano.

POIS ENTÃO... A coluna especulou em setembro que o Secretário de Estado da Segurança poderia ser Ronaldo Benedet. Muito mais do que uma informação, aquela foi uma especulação rebatida com veemência. Virou até oportunidade para chilique desvairado de colega.

POIS AGORA... Esta importante pasta não terá sequer secretário titular. Será que o governo sempre pensou assim, ou aquela especulação era mesmo uma informação, mas as circunstâncias tornaram-na inexequível. Sigo acreditando na minha fonte.

DESAPEGANDO O governador Eduardo Moreira não compareceu ontem à inauguração da Policlínica de Araranguá. A informação é que ele está “desapegando” do poder. Que vem diminuindo o ritmo de agenda do cargo para chegar no dia 31 desacelerado.

CELESC O engenheiro da Engie, Clésio Poleto Martins, que foi convidado pelo governador Comandante Moisés para assumir a presidência da Celesc, é homem de muito contato com o setor carbonífero.

COLOMBO Foi arquivada, ontem, pelo Conselho Superior do Ministério Público de Santa Catarina, o processo de improbidade administrativa contra o ex-governador Raimundo Colombo relativo ao caso da Odebrecht.

CHIMARRÃO Um paramento cultural não vai sair da Casa da Agronômica. Trata-se da cuia de chimarrão, hábito comum na casa nos últimos sete anos com Raimundo Colombo, deixado de lado em 2018 por Eduardo Moreira, mas que volta com o Comandante Moisés.


FRASE DO DIA
“Tá decidido! Em 2019, meus deslocamentos oficiais, dentro ou fora do Estado, serão preferencialmente em linhas comerciais. Os motivos são simples:...”
Governador eleito Comandante Moisés, alegando economia e anunciando que o dinheiro será destinado a áreas mais necessitadas.

ACÉLIO FORA DO GOVERNO

 personJoão Paulo Messer
access_time05/12/2018 - 00:23

A entrevista coletiva da última segunda-feira deixou alguns respingos da fala dos integrantes da equipe de transição à gestão de Saúde no Estado. Isso combinado ao anúncio de um novo nome para a pasta pode ser uma sinalização de que cai por terra qualquer perspectiva do atual Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande permanecer na pasta, mesmo que em cargo Adjunto, por exemplo. Outro ingrediente é a vinculação partidária de Acélio (MDB), já que são fortes as críticas de que o novo governador vem formando seu time com nomes técnicos ligados ao partido que está no governo, fato que ele repudiava como “fake news” quando explorado durante a campanha eleitoral.

SEM FÉRIAS
Acélio Casagrande comentou ontem que não tem nenhum plano encaminhado a partir de janeiro, senão a certeza de que não quer sair da saúde, nem parar, mesmo que seja por alguns dias. Descarou a possibilidade de fazer um período sabático. Pode assumir alguma Secretaria Municipal de Saúde.

O NOVO
O médico do Corpo de Bombeiros, Helton de Souza Zeferino, médico e especialista em administração de segurança pública será o novo Secretário de Estado da Saúde. Sua indicação é uma escolha pessoal do governador Comandante Moisés.

QUASE UNÂNIME
Em nenhum outro caso houve manifestação das principais entidades ligadas à saúde pública em favor da manutenção do atual Secretário na pasta. Acélio Casagrande já foi adjunto e desde o fim do ano passado assumiu a pasta provocando uma verdadeira transformação na área mais crítica do governo.

DO SUL
No apelo pela permanência de Acélio Casagrande existe um ingrediente bairrista do sul, sim. Nem poderia ser diferente. Ele conseguiu em menos de um ano destravar, por exemplo, o projeto do primeiro hospital público de Criciúma, o Materno Infantil Santa Catarina. Ontem entregou a Policlínica de Araranguá, entre dezenas de outras obras.

FORÇA DA ADA
Reconhecido por suas qualidades o atual Secretário de Estado da Administração Prisional, Leandro Lima, será reconduzido ao cargo pelo futuro governador. Este é o caso que mais repercutiu no ambiente político, já que ele foi tão estratégico no reconhecido sistema prisional quanto o foi na campanha da deputada estadual Ada Faraco De Lucca.

A EXPLORAÇÃO
Como todos previam que era impossível o governo cumprir o discurso de não teria pessoas vinculadas com “velhos” governos, a indicação dos reconhecidamente competentes técnicos Paulo Eli (ex-Paulo Afonso, ex-Luiz Henrique da Silveira e atual Eduardo Moreira – todos MDB) e de Leandro Lima, braço direito de Ada De Lucca (MDB), a repercussão das indicações foi grande. Fotos como a de Lima com Ada e MDB no peito correram as redes sociais.

NA ESUCRI
Na Esucri a chapa de oposição venceu a eleição do Diretório Central de Estudantes, realizada segunda-feira à noite. O novo presidente é o acadêmico Alexandre Pizzetti, do curso de Administração, Marketing e Publicidade. A Situação tinha como candidato a presidente o acadêmico Ney César, que perdeu por 142 votos a 69. Foi a primeira vez que houve disputa entre chapas para o DCE da Esucri.

ARARANGUÁ GANHA POLICLINICA
Inaugurada ontem em Araranguá uma moderna policlínica para atendimento de especialidades pelo SUS. Serviços de oftalmologia e cardiologia que provocam a “ambulancioterapia”, levando pacientes da região extremo sul à cpaital, cessam. De laguna até Passo de Torres estes casos passam a ser tratados em Araranguá. Havemos de lembrar que o então governador Raimundo Colombo anunciou a construção de 11 destas unidades em cidades estratégicas pelo Estado. A única que saiu do papel foi a de Araranguá. A unidade para atender a Amrec ganhou até terreno doado pelo empresário Zefiro Giassi, mas faltou comprometimento das autoridades da região.

PRIMEIRA FILA O suplente de deputado Édson Bez de Oliveira (MDB) estava na cadeira atrás do ministro Ricardo Levandowski, quando este foi xingado por outro passageiro. Foi no voo que saiu de São Paulo ontem às 11h30min com destino à Brasília.

DISSE O advogado Cristiano Caiado de Acioli, de 39 anos, filho de uma subprocuradora geral da república aposentada, dirigiu-se ao ministro e disse que se envergonhava dele (ministro) e do Supremo Tribunal Federal. Ainda em São Paulo o ministro ameaçou chamar a Polícia Federal, mas isso só ocorreu na chegada em Brasília. Ouvido, o advogado foi liberado.

NA PAUTA Está como item primeiro da pauta de hoje do STF o julgamento dos recursos que pode garantir ao deputado federal João Rodrigues a sua reeleição. Se perder vai continuar tentando, mas se obtiver ganho deve ser diplomado no dia 18 de dezembro. Neste caso Ricardo Guidi, de Criciúma, eleito deputado federal por Criciúma vai para a suplência.

DESAPEGANDO O governador Eduardo Moreira não compareceu ontem à inauguração da Policlínica de Araranguá. A informação é que ele está “desapegando” do poder. Que vem diminuindo o ritmo de agenda do cargo para chegar no dia 31 desacelerado.

CELESC O engenheiro da Engie, Clésio Poleto Martins, que foi convidado ontem pelo governador Comandante Moisés para assumir a presidência da Celesc, é homem de muito contato com o setor carbonífero.

CHIMARRÃO Um paramento cultural não vai sair da Casa da Agronômica. Trata-se da cuia de chimarrão, hábito comum na casa nos últimos sete anos com Raimundo Colombo, deixado de lado em 2018 por Eduardo Moreira, mas que volta com o Comandante Moisés.


FRASE DO DIA
“Que nada, a minha Europa é o Balneário Rincão...”
Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, respondendo à sugestão que lhe foi dada para descansar em viagem pela Europa a partir de janeiro, antes de decidir que futuro terá.

OS PRIMEIROS DE MOISÉS

 personJoão Paulo Messer
access_time04/12/2018 - 00:44

Num ambiente com ar de dúvidas o futuro governo de Santa Catarina deu as primeiras “pistas” de como será a gestão a partir de 1º de janeiro. Muitas perguntas ficaram sem respostas. O governador Comandante Moisés, por exemplo, não respondeu nenhuma. Restringiu-se a fazer um pronunciamento anunciando quatro de dez secretarias e passou a palavra à equipe de transição, que permitiu 20 minutos de perguntas, nem todas com resposta pronta – “casos que seguem sendo estudados”. O único momento em que a imprensa ficou mais à vontade foi com os quatro secretários nomeados e presentes. Neles a impressão de certa apreensão. Após pouco mais de um mês de mistério, o primeiro contato do novo governo com a imprensa, ontem, foi muito diferente do que nós jornalistas estamos acostumados. Vale aquela: “é bom já ir se acostumando”.

A TESE
O modelo de gestão anunciado ontem pela equipe de transição se propõe a ser teoricamente perto do ideal. O tempo dirá se é praticável.

MEIO A MEIO
Nos quatro nomes de Secretários anunciados, a observação de que cem por cento é de técnicos, sendo dois deles herdados do atual governo do MDB e dois da relação militar do comandante. Com agentes oriundos da área militar estão o Secretário da Administração, José Eduardo Tasca e o Secretário da Saúde, Helton de Souza Zeferino.

FICAM
Também técnico como os outros o secretário da Fazenda Paulo Eli permanece. Ele foi o nome aposta de Eduardo Moreira, quando o governador assumiu, em fevereiro. Na área de penitenciárias o atual secretário Leandro Lima, técnico, braço direito e cabo eleitoral de Ada De Lucca também fica.

EMEDEBEZADA
A repercussão no meio político foi imediata e pelas mesmas redes sociais que melhor tem animado o novo governo vieram algumas provocações de adversários que colam os nomes de Eli e Lima no MDB. Eli não vestiu “15”, mas Lima é figura carimbada nos atos de campanha de Ada De Lucca.

NATURAL
Embora a reação e exploração política dos adversários do Comandante Moisés e do MDB, há de se considerar que tanto Paulo Eli quanto Leandro Lima, são elogiados pela capacidade técnica. Não se sabe a resposta, mas provavelmente a indicação passou pela análise de que seus nomes poderiam dar munição à oposição, que hoje não é ainda muito bem identificada, mas há.

MUITO CEDO
Não há ainda como se analisar como será o governo, pois a prática deste que ai está é bem diferente do que se tinha até então. Aliás, é isso que o atual governador disse ter entendido como recado das urnas: que a sociedade pede um governo diferente do que havia.

NÚMEROS
Na entrevista coletiva faltaram muitas informações, principalmente números. Basicamente ficou reconhecido que a dívida a ser herdada do atual governo vai girar em torno de R$ 2,3 bilhões. Só no ano de 2019 deve ser economizado algo em torno de R$ 1 bilhão. Estes números estão sujeitos a ligeiras oscilações.

VOA BAIXO
É notada a agenda do deputado federal eleito Daniel Freitas (PSL), de Criciúma. Ele já articulou politicamente bem mais do que todos os outros líderes do seu partido no Estado. Trouxe dois futuros Ministros, fez em sua casa a única recepção a todos os parlamentares do partido e criou agenda até do governador com o ministro Paulo Guedes e o presidente Jair Bolsonaro. Lembramos que Freitas saiu direto da Câmara de Vereadores de Criciúma para a Câmara dos Deputados em Brasília.

DIFERENÇAS DE UM E OUTRO
Inevitável que se busque comparativos na prática de composição dos governos federal e estadual de Santa Catarina. Na questão política um nada tem a ver com o outro, embora o extrato seja o mesmo. Jair Bolsonaro dita o tom, sugere a pauta e faz o jornalismo correr atrás. Está sempre pronto para responder, mas isso acontece sempre que ele quer. Nem Paulo Guedes, da área que Bolsonaro admite não entender, tem autonomia de discurso. Já em Santa Catarina o principal líder ofereceu seus técnicos para explicar o projeto de governo. Moisés evita a imprensa de todas as formas. A explicação é simples: a origem de ambos. Bolsonaro é político, Moisés técnico.

SAIU LOGO O fato intrigante da entrevista de ontem é que o governador, que é quem deveria falar sobre a articulação política, alegou uma visita qualquer, para se retirar do local da coletiva.

AUSENTES Afora a deserção do ambiente da entrevista notada ainda a ausência de líderes políticos do PSL. Parece ser imaginado pelo futuro governo ser possível governador só com técnicos.

IMPRESSÃO. Ficou a impressão de que momentos antes da entrevista coletiva alguma coisa estranha ocorreu nos bastidores do encontro ou de sexta-feira até ontem.

CORPORAÇÃO. Ao mesmo tempo em que mantém o discurso do extremamente técnico, o governador Moisés é extremamente politico quando indica quatro chefes para a sua área de origem: Segurança Pública. A pasta não terá um secretário, mas sim quatro. Divide a área em quatro, nomeia um chefe para cada e a cada ano um será o secretário.

SE ENTENDI A fala que o governador Eduardo Moreira fez sábado em Criciúma parece ter sido um recado de que o futuro governador está pensando num mundo muito diferente do que é o rito do processo. Isso pode funcionar para algumas coisas, mas a teoria sem levar em conta a prática é ameaça. Faz sentido.

TEMPO A Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma está entre as últimas a serem extintas e pode levar de quatro a seis meses.

NADA AGORA Ao contrário do que era a expectativa a atual legislatura não irá votar nenhuma reforma administrativa. Tudo ficará para a nova legislatura a partir de 1º de fevereiro do ano que vem.

DISSE Ao comentar a expectativa em relação ao seu sucessor Moreira disse que o novo governador está cheio de boas intenções, mas que “a roda já foi inventa”.

JOGOS O prefeito de Criciúma saiu às pressas da inauguração do HMISC, sábado, e foi para Timbó participar da reunião técnica para definir a sede dos Jogos Abertos da 3ª Idade. Conseguiu aprovação por 9 votos a 6. É a edição de 2020.

O RETORNO Clésio Salvaro considera que os jogos da 3ª idade geram retorno melhor à cidade tendo em vista o falado “ticket médio” gasto na cidade pelos atletas, se comparado a outras competições.

POSSE Nícola Martins assume a Fundação Municipal de Esportes no dia 10 de dezembro.

INTERNADOS Dois personagens conhecidos do torcedor do Criciúma estão internados no Hospital São José. O ex-jogador Grizzo sofreu infarto. O ex-presidente Moacir Fernandes teve problemas respiratórios. Antônio Sérgio Fernandes, que era do departamento de futebol naquele memorável título de 1991, os visitou ontem e disse que ambos passam bem.

AGORA O HMISC É HOSPITAL

 personJoão Paulo Messer
access_time03/12/2018 - 04:40

O fato do ano e da gestão de Eduardo Moreira como governador é sem dúvida a inauguração do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, sábado. Trata-se do primeiro hospital de fato público de atendimento na região da Amrec. Além da maternidade o atendimento às mulheres vai agilizar a fila de espera. O município que bancava todos os meses R$ 1 milhão destina este dinheiro a outros setores da saúde, pois o Estado assume a despesa de R$ 3,2 milhões mensais. A inauguração foi apressada para evitar que um futuro governo alterasse o projeto que andou em tempo recorde nesta reta final pelo simples fator: vontade política. Tudo acontece porque o governador e o Secretário de Estado da Saúde são de Criciúma e estão em fim de mandato. Pelo município o mérito do prefeito foi a insistência e a lembrança a estas autoridades de que esta seria a maior marca de ambos nesta curta gestão.

DEPOIMENTO
O HMISC foi chamado de hospital por tanto tempo que ao ser inaugurado nem provoca o impacto que deveria. Tudo começou em 1997, de lá para cá se acumulam verdadeiros absurdos da gestão pública. Uma combinação de fatos que provocaram a vontade política revela que tudo isso poderia existir há mais de uma década.

PRESENÇA
A solenidade de inauguração do HMISC teve o prestígio de uma plateia muito representativa, sábado de manhã. Este deve ter sido o último ato do governador Eduardo Moreira em Criciúma nesta sua gestão. Por isso ele aproveitou para fazer um discurso em que relembrou outras obras conquistadas graças a representação política da cidade.

FUNCIONAMENTO
O Hospital Materno Infantil Santa Catarina começa a operar no dia 17 de dezembro. Até lá deve ser feita a higienização do local que ainda tem trabalhos de construção civil em fase final.

NA PAUTA
Hoje 11h na sede da FIESC na capital uma comitiva de Criciúma discute com, o presidente da entidade o corte de repasse de verbas ao Programa Jovem Aprendiz do Bairro da Juventude. O argumento é que o programa é regulamentado por lei que exige vínculo profissional dos estudantes com uma indústria. Os 400 alunos atendidos até então pela parceria entre o SENAI e o Bairro da Juventude devem se adequar, mas no momento só 34 por cento desses possuem o vínculo com empresas.

SIDERÓPOLIS
Em parceria com empresas o deputado Cleiton Salvaro entregou um veículo Gol para a APAE de Siderópolis. Em 35 anos de história é a primeira vez que a entidade recebe um veículo de pequeno porte que será utilizado para trabalhos administrativos e atendimento técnico aos que necessitam de atendimento em domicílio.

MOISES FALA HOJE
Na última sexta-feira o futuro governador Moisés recebeu a tábua com os mandamentos sugeridos por sua equipe de transição construída após um mês de estudos, no chamado processo de transição. Numa analogia ao profeta do mesmo nome, o Moisés catarinense não precisa abrir o mar vermelho, mas terá a missão de tirar o Estado do mar vermelho das contas. Por isso milagres são esperados. Finalmente hoje, às 14h, no auditório da sede da Defesa Civil, na capital, o futuro governador Carlos Moisés da Silva vai apresentar – pela primeira vez – parte dos seus primeiros movimentos e possivelmente nomes.

A POSSE A solenidade de posse do novo governador do Estado não será em nenhum auditório como foi pelo menos nos últimos 20 anos. Desta vez será num ato bem mais enxuto e na Assembleia Legislativa. Acontece no dia 1º de janeiro às 16h, após uma celebração religiosa.

A FRASE O que cerca o novo governo de Santa Catarina é muito mistério. Uma frase dita pelo governador Eduardo Moreira, durante entrevista em Criciúma, sábado, entretanto, abriu uma espécie de alerta. Ao comentar o silêncio do seu sucessor disse: “a roda já foi inventada”.

SE ENTENDI A fala de Moreira parece ter sido a anotação de que o futuro governador está pensando num mundo muito diferente do que é o rito do processo. Isso pode funcionar para algumas coisas, mas a teoria sem levar em conta a prática é ameaça. Faz sentido.

JOGOS O prefeito de Criciúma saiu às pressas da inauguração do HMISC, sábado, e foi para Timbó participar da reunião técnica para definir a sede dos Jogos Abertos da 3ª Idade. Conseguiu aprovação por 9 votos a 6. É a edição de 2020.

O RETORNO Clésio Salvaro considera que os jogos da 3ª idade geram retorno melhor à cidade tendo em vista o falado “ticket médio” gasto na cidade pelos atletas, se comparado a outras competições.

POSSE Nícola Martins assume a Fundação Municipal de Esportes no dia 10 de dezembro.

INTERNADOS Dois personagens conhecidos do torcedor do Criciúma estão internados no Hospital São José. O ex-jogador Grizzo sofreu infarto. O ex-presidente Moacir Fernandes teve problemas respiratórios. Antônio Sérgio Fernandes, que era do departamento de futebol naquele memorável título de 1991, os visitou ontem e disse que ambos passam bem.

FRASE DO DIA
“Ele (futuro governador Comandante Moisés) chega num momento de mudar, só que a roda já foi inventada. Tem que ter adaptação, tornar mais flexível, mas não pode engessar. Acho que ele está fazendo isso e torço que dê certo.”
Governador Eduardo Moreira, sábado em Criciúma, durante entrevista após inauguração do Hospital Materno Infantil Santa Catarina.

INAUGURA HOJE O HMISC

 personJoão Paulo Messer
access_time01/12/2018 - 00:23

Era visível a emoção do Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, nesta sexta-feira final da tarde acompanhando os últimos detalhes antes da inauguração do Hospital Materno Infantil Santa Catarina. A solenidade ocorre neste sábado às 10h. É o dia de aniversário de Acélio. Trata-se da maior obra do governo Eduardo Moreira para Criciúma. Por certo a população ainda não se deu conta do tamanho da obra. Falamos de um hospital novo na cidade. É novo, equipado com estrutura necessária para se igualar às maternidades mais bem equipadas do Estado. Até então o HMISC era chamado de hospital, sem nunca ter sido.

O MÉRITO
Há três personagens que podem dividir o mérito da concretização do HMISC. O governador Eduardo Moreira porque se não fosse a “caneta” dele de nada adiantaria. O secretário Acélio Casagrande porque foi quem driblou todas as dificuldades e obstáculos burocráticos. O mérito do prefeito Clésio Salvaro está no fato dele ter instigado a todo momento as autoridades estaduais que por serem de Criciúma deveriam deixar a sua marca.

O GANHO
Não é apenas a população que ganha diretamente ao ter agora sim um hospital materno infantil com toda estrutura, partindo de quatro salas de cirurgia, UTI Neonatal e até o melhor banco de leite de Santa Catarina. O governo de Criciúma ganha porque deixa de tirar do caixa pelo menos R$ 1 milhão todos os meses, pois a gestão será feita por uma empresa bancada integralmente pelo Estado.

AS AMARRAS
Neste sábado, na inauguração a obra não estará pronta para receber parturientes, mas isso deve ocorrer dentro de no máximo uma ou duas semanas. A pressa está relacionada à segurança administrativa do hospital. Sua responsabilidade pelo Estado ficou irreversível graças às manobras administrativas feitas pelo atual governo. Seja qual for a vontade do próximo governo, o hospital terá que ser mantido por ele.

VINTE ANOS
O projeto de um hospital materno infantil começou em 1997 quando o prefeito era Paulo Meller e o Secretário Municipal de Saúde era Acélio Casagrande. De lá para desperdiçou-se um tempo precioso e uma fortuna em investimentos que nunca levaram o projeto ao fim. Muito dinheiro gasto em equipamento que apodreceu nas caixas se perdeu.

CANETAÇO
Até então o único grande avanço que o HMISC teve foi quando o prefeito interino Sérgio Pacheco foi acionado pelo Ministério Público e buscou o Estado. O processo se concretizou logo depois com a intervenção do prefeito Anderlei Antonelli, mas foi “só” a UTI Neonatal. Parecia contraditório, mas o que não era um hospital tinha uma UTI.

CRIME
Tivessem os órgãos públicos como Ministério Público e outros, mantido a tenacidade daquela época, em cobrar a responsabilidade dos gestores, o hospital já teria sido inaugurado ou muita gente estaria inelegível e processada por improbidade administrativa. Fossem cobrados dos responsáveis os desperdícios teríamos recursos para manter o hospital por muito tempo.

NOVO GOVERNO
O comandante Moisés anunciou que na segunda-feira às 14h, na sala da Defesa Civil na capital, vai apresentar o que deve ser o governo a partir do primeiro dia do ano que vem. O projeto foi finalizado pela equipe de transição nesta quinta-feira e apresentado ao governador.

O PESO DO BIRO BIRO
Em toda a região não tem um vereador com o “peso” – de importância – que se iguala ao do vereador Eloir Minatto (PSD). E nem é tanto por mérito seu, mas por conta da aguerrida disputa local entre progressistas e tucanos. Alinhado com o governo Biro Biro como é mais conhecido, forma tabelinha com os quatro vereadores da base. Em contrapartida tem benefícios como o de nomear pelo tempo todo, mesmo quando não é presidente do Legislativo, os principais cargos de confiança deste Poder. Afora isso ele ganha 15 dias de chefia do Executivo. Assumiu nesta sexta-feira dentro do pacote feito pelo governo para dar a presidência da Câmara aos vereadores aos tucanso César Augusto Pazetto e Edalto Bortolotto.

CASA NOVA Em Içara os vereadores aprovaram a criação do Fundo Especial para construção da nova sede da Câmara Municipal. O fundo vai se formando com o dinheiro que a Câmara devolve ao Executivo no final de cada exercício.

JÁ TEVE A Câmara de Vereadores de Criciúma, que desde o ano 2000 tem por proposta sua transferência para outro local, já teve o seu fundo. Nele havia quantia razoável de recursos, mas em acordo com o Executivo estas economias foram usadas para quitar dívidas da prefeitura.

DE VOLTA Eduardo Milioli, preso por ação do Gaeco denominada de “Talentos”, acusado de desvio de recursos em projeto de recuperação de menores infratores, está de volta à sua atividade profissional. Retomou com sucesso os seus cursos de liderança com imersão dos participantes reclusos em hotel da região de Araranguá

INDIGNAÇÃO Nesta semana gerou polêmica e indignação anúncio do Senai de cortes no recurso de R$ 30 mil enviados todos os meses para o Bairro da Juventude. A decisão levou um bombardeio de críticas contra a FIESC, que é o guarda chuva das instituições de atendimento na indústria.

O MOTIVO Uma audiência segunda-feira na capital terá participação do prefeito, dirigentes locais da indústria e da instituição assistencial. Eles vão ouvir que o corte não foi medida tomada pela FIESC ou Sesi, mas porque o programa tem previsão legal que exige que só sejam destinados recursos para alunos que tenham vínculo com empresas industriais. Estava fora da lei.

PALE SOCIAL O Bairro da Juventude faz uma dos mais belos projetos sociais do Estado de Santa Catarina e para isso conta com a participação de várias instituições. A polêmica sobre o corte da verba do Sesi chamou atenção para o fato de que há vários outros convênios que mantém a instituição, embora isso não seja de conhecimento do grande público.

MINEIRINHO Criticado antes mesmo de ser conhecido pelos catarinenses o governador Comandante Moisés dá a impressão de que poderá surpreender positivamente. Esta foi a reação recolhida nesta sexta-feira quando ele concluiu uma etapa do estudo para montagem do seu governo. Até agora tudo feito em silêncio.

NÃO VAZA O detalhe é que a equipe de transição do futuro governo tem mais de uma dezena de pessoas e nestes mais de 30 dias não vazou sequer uma informação. O estilo militar parece estar dando certo até o momento.

CRICIÚMA DESIQUILIBRA NA OAB-SC

 personJoão Paulo Messer
access_time29/11/2018 - 00:45

Com 64 por cento dos votos a Chapa 81 venceu a disputa em Criciúma, enquanto no Estado o percentual foi de apenas 50,3 por cento dos votos. Este equilíbrio combinado à frustração de resultados em cidades como Joinville e Florianópolis, onde a Situação esperava vantagem maior, tornou a votação de Criciúma decisiva. Por isso o grande vencedor deste processo eleitoral é o advogado Fábio Geremias de Souza, atual presidente da Subseção Criciúma e agora eleito Conselheiro Federal na chapa presidida por Rafael de Assis Horn, que assume a OAB-SC no dia 1º de janeiro de 2019. Isso porque mesmo sem disputa na Subseção o trabalho de campanha foi intenso.

O PRESIDENTE
O resultado que confirmou a eleição de Rafael Búrigo Serafim presidente da Subseção OAB Criciúma é outro fato significativo. Embora tenha sido chapa única havia o “ingrediente” da disputa estadual que por isso poderia diminuir a sua votação. Mesmo com este cenário ele obteve 1.116 votos e foram apenas 69 brancos e 81 nulos. Isso revela que 60 por cento dos que votaram na Oposição estadual referendaram o nome de Búrigo na eleição local.

ESTRIBADO
Existe um fato cultural local relevante na eleição do advogado Rafael Búrigo Serafim. Ele é descendente de duas tradicionais famílias da cidade. Filho do já falecido e conhecido “Doca” Serafim e da “Peta” Búrigo, por consequência neto de Honório Búrigo. Fatores da tradição criciumense.

LUZ DE ALERTA
A votação expressiva da Oposição abre uma “clareira” na floresta de dúvidas para futuras eleições da OAB. A diretoria de Paulo Brincas não conseguiu manter a unidade herdada de Tullo Cavalazzi, além de fatores como os reflexos de uma eleição geral nacional que impactou na movimentação dos advogados de todo o Brasil. Em 2021 a eleição da OAB-SC tende ser ainda mais emocionante.

“ESSA BOBAGEM”
Depois de ganhar por 7 a 0 no Tribunal Regional Eleitoral e por 7 a 0 no Tribunal Superior Eleitoral, terça-feira, no caso em que o Ministério Público e o PSL pediam a perda do mandato por possíveis irregularidades na inscrição do seu segundo suplente, o senador eleito Jorginho Melo classificou a ação como “uma bobagem”. Leia-se uma “bobagem” provocada por quem tentou anular sua eleição.

PORQUE NÍCOLA
Na agenda que o prefeito Clésio Salvaro fez ontem em Brasília, buscando recursos no Ministério das Cidades e na Caixa Econômica Federal, a presença do futuro presidente da Fundação Municipal de Esportes, Nícola Martins. Ele só deve assumir dentro de duas semanas, mas sua presença serviu de “atalhos” em gabinetes. E não por ser o Nícola, mas por ser o representante do PR e do deputado Jorginho Melo. É do processo. Entendido?

TEM REFORÇO
A rádio Eldorado anuncia hoje seu mais novo reforço da equipe de esportes e jornalismo geral. Renato Semenssati, paulista de Presidente Prudente, radicado em Florianópolis desde o ano 2001 e que atuou no grupo RBS até 2017 estreia no dia 2 de janeiro no AM 57-0 e FM 89,5. Ex-âncora de jornadas esportivas da CBN Diário definu nesta semana seu endereço residencial em Criciúma e assinou contrato com a emissora.

NOITE DE HOMENAGEM
Hoje à noite acontece homenagem da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) à Unesc pelos 50 anos da instituição. A solenidade acontece às 19h30, em assembleia geral ordinária que acontece no auditório Ruy Hulse. A reunião deve reunir prefeitos e vice-prefeitos dos 12 municípios da região, além de lideranças politicas e empresarias de todos sul de Santa Catarina. A sessão será conduzida pelo presidente da AMREC e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa,

AVULSO O deputado estadual reeleito Valdir Cobalchini (MDB) que parecia confiante de que seria indicado pelo partido para ser o candidato à presidência da Assembleia Legislativa anda “soltando o verbo”. Ele perdeu de 7 a 0 para o colega Mauro De Nadal.

FICOU FORA Cobalchini sequer compareceu ao almoço de terça-feira em que a bancada fez a escolha. Não foi porque sabia que iria perder. O prognóstico era de que todos os nove deputados votassem, ele perderia por 6 a 3. Como não compareceu e só sete estiveram presentes sofreu a goleada.

A BOMBA Dirigentes estaduais do setor de postos de gasolina virá à Criciúma para reunião com o Procon. O motivo é o ranking criado pelo órgão de defesa do consumidor. A ferramenta disponível no site oficial do pesquisador sofre questionamentos velados. O coordenador do Procon, Gustavo Colle considera que a ferramenta atingiu o objetivo: fez os postos reduzirem o preço na bomba.

INCLINANDO No Oeste do Estado a imprensa especula a possibilidade de Gelson Merísio, atual presidente do PSD, deixar a sigla. É flagrante que não há mais ambiente entre ele e alguns líderes da sigla como João Rodrigues e Júlio Garcia. A diferença é que Merísio agora está sem mandato.

...PORÉM É sabido que Gelson Merísio constituiu-se mais forte que o próprio PSD em determinadas circunstâncias, mas a derrota na eleição o fragiliza. Resta saber se a liderança construída resiste a quatro anos fora do poder.

CORREÇÃO Ontem escrevi que o professor licenciado da Unisul, Felipe Felisbino, que atualmente ocupa o cargo de diretor de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação em Brasília poderia ser o Secretário de Estado de Comunicação. Leia-se: Secretário de Estado da Educação.

LIBEROU A decisão do TSE mantendo o registro de candidatura do senador eleito Jorginho Melo (PR) abre para o ex-vereador de Tubarão, Lucas Esmeraldino outro cenário. Antes mantinha a esperança de assumir o Senado, agora está cotado para assumir cargo de destaque no time do Comandante Moisés.

FRASE DO DIA
“A Justiça Eleitoral acabou logo com essa bobagem”.
Jorginho Melo, senador eleito pelo PR comentando a vitória de 7 a 0 no processo em que era reivindicada a cassação do registro de sua candidata por conta do que seria um problema no registro do seu segundo suplente.

ADVOGADOS VOTAM HOJE

 personJoão Paulo Messer
access_time28/11/2018 - 00:23

Acontece hoje a eleição da OAB, que na disputa estadual em Santa Catarina tem duas chapas. A oposição é formada por um grupo que abriu dissidência e agregou com o grupo que restava de oposição. Trata-se de uma vertente que pela última vez ocupou a Seccional Santa Catarina com Paulo Borba, empossado em 2007. Fiel a essa vertente em Criciúma está a candidata à vice-presidente estadual, a advogada Andréia Dota Vieira, esposa do último presidente que simboliza a oposição ao grupo local, Adriano Goudinho. Este cenário revela vestígios de uma liderança derrotada nos últimos anos, mas com força suficiente para reivindicar a oposição.

TENDÊNCIA
Antes mesmo de se conhecer o resultado da eleição de hoje na OAB, tanto estadual como no âmbito local, lê-se um recado que antecipa ameaças para a disputa que vai ocorrer daqui a três anos. Quer dizer, se não vencer agora a presidência estadual, a chapa de oposição se habilita para 2021. Há quem acredita que a sinalização é de que diferente de hoje em que não há chapa de oposição, em 2021 haverá.

CANDIDATO DO MDB
Confirmando uma tendência sugerida quarta-feira da semana passada em nota aqui na coluna, a bancada do MDB na Assembleia Legislativa confirmou ontem o nome do deputado Mauro De Nadal como candidato à presidência. À decisão faltaram dois deputados, entre eles Valdir Cobalchini, que também era pré-candidato. De Nadal é de excelente relacionamento.

GUERRA DA GASOLINA
Com o ranking do preço da gasolina o Procon de Criciúma chamou atenção. É o primeiro do Estado com esta prática. Gustavo Colle, coordenador do órgão, considera que a prática forçou os postos a baixar o preço ao limite mínimo, hoje na entrada da casa de R$ 4,00. O processo não agrada a muitos donos de postos, pois desconsidera algumas vantagens de programas de fidelidade e expõe o preço geral ao consumidor comum. Criciúma tem hoje 43 postos de combustíveis, sendo que dois estão em reforma.

SEM TABELA
A representação dos postos (Sindicato com base em Joinville) foi convocado pelo Procon para vir explicar porque a redução de 30 por cento concedido nas refinarias ainda não chegou às bombas. Devem dizer que a redução foi só na gasolina, mas que 27 por cento da base da gasolina é de álcool e este não teve redução de preço, logo não tem com atingir o valor anunciado pelas distribuidoras. Afora isso há questões como os tributos.

CAMPEÕES
Os maiores pagadores de multas no Procon seguem sendo os bancos. Um recente programa de refinanciamento tirou juros e correção monetária permitindo o Banco Itaú, por exemplo, a pagar R$ 160 mil de multas. Já o Bradesco deve pagar nos próximos dias cerca de R$ 1,5 milhão. São as multas por aquele tempo de espera além do permitido.

SIDERÓPOLIS
Willian Bonassa é o presidente da Câmara de Siderópolis até o final deste ano. Ele foi eleito durante sessão realizada nesta segunda-feira seguindo um acordo entre os vereadores. Ocupa a vaga após o vereador Franqui Salvaro renunciar à presidência. Os dois são considerados da ala jovem dos políticos e tem atuação conjunta e bem sintonizada.

FUMAÇA FACEBOOK OU...
Tem sido estranhada a postura do governador eleito Comandante Moisés em relação à imprensa, a ponto de alguns jornalistas calejados nesta labuta reagirem através dos seus canais. Falta comunicação ao governo e este pode ser o primeiro grande erro, mas há de se entender que vem ai uma liderança desacostumada com as lides tradicionais do seu novo ofício. Quando vai ao facebook para se comunicar copia o líder Bolsonaro e acha que isso basta. O governador não está, ainda, preparado para responder um bombardeio de perguntas que traduzem a dúvida da sociedade. A verdade é que o governador se credenciou a lidar com uma situação para o qual não estava preparado. Há de se dar um tempo. A missão não é responder à imprensa, mas governar para os catarinenses e é desta última parte que mais tenho medo. Não é da falta de respostas à imprensa.

RINCÃO O prefeito Jairo Celoy Custódio está prestes a dar uma “tacada de mestre”. Vai doar aos 1,3 mil alunos da rede pública municipal todo o material de aula, inclusive mochila. A informação foi confirmada em entrevista ao jornalista Anderson de Jesus, da rádio Difusora. Deve ainda entregar o uniforme.

MULTA O vereador Jair Alexandre (PSC) está inquieto com o fato de um posto de combustíveis, autuado pelo Procon em mais de R$ 400 mil por vender gasolina com preço abusivo durante a greve dos caminhoneiros, ter reduzido a multa para R$ 15 mil.

VENEZA A partir de hoje, por três dias, Nova Veneza sedia um evento estadual de Secretários Municipais de Saúde. Este tipo de evento escolhe cidades com características que tenha infraestrutura e apelo turístico. Mesmo com todas estas qualidades Nova Veneza ganha o evento porque tem “o dedo” do Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

PODE SER O professor licenciado da Unisul, Felipe Felisbino, que atualmente ocupa o cargo de diretor de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação em Brasília, pode ser o homem da Comunicação do governador Comandante Moisés. A especulação existe pela relação que ambos possuem desde os tempos de Tubarão.

DIPLOMAÇÃO Foi anunciado oficialmente ontem a data de 18 de dezembro para diplomação dos eleitos em Santa Catarina.

CASA NOVA Miri Dagostin (PP), próximo presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, deve começar e terminar o processo de transferência da sede do Poder Legislativo. Ontem os vereadores conheceram detalhes do projeto de instalação da Câmara no prédio onde funcionava o Ministério Público do Trabalho.

PROTAGONISTA Até agora quem tem sido o protagonista no PSL é o deputado federal eleito Daniel Freitas, de Criciúma. Não há um só eleito pela sigla em Santa Catarina que não conheça os movimentos do futuro parlamentar. Foi numa recepção que ele ofereceu em sua casa onde aconteceu a primeira e mais produtiva reunião do partido até o momento.

MDB DEFINE CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA ALESC

 personJoão Paulo Messer
access_time27/11/2018 - 15:42

Confirmando especulações que começaram a ficar mais fortes desde o almoço da terça-feira da semana na bancada do MDB na Assembleia Legislativa, o deputado reeleito Mauro De Nadal teve seu nome confirmado como candidato do partido á presidência do parlamento catarinense. No páreo estavam ele e o também reeleito deputado estadual Valdir Cobalchini. Este último não compareceu à reunião almoço de hoje. Credenciado pelo seu partido que tem nove dos 40 deputados, De Nadal está agora autorizado a sair atrás dos demais votos.

ACÉLIO CASAGRANDE "DE VOLTA ÀS ORIGENS"???

 personJoão Paulo Messer
access_time27/11/2018 - 04:40

Observe: trata-se um mero exercício de possibilidades, baseadas em hipóteses construídas um pouco pela lógica, pelo desejo dos personagens ou de quem os quer na condição especulada. Refiro-me a, pelo menos, três nomes de cargos estratégicos e importantes do MDB hoje. O primeiro é o da primeira dama Nicole Rocha Moreira que estaria sendo cogitada para ser candidata a deputada nas próximas eleições. Seu trabalho recente deixou um rastro de possibilidades. O outro é do atual Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, que pode ser convidado a ser Secretário Municipal de Saúde em Criciúma. Por fim o ex-prefeito Paulo Meller pode ser convidado para permanecer na Casan, dado a excelente resposta que o seu departamento tem dado. Seria uma escolha com apelo técnico, já que ele é engenheiro e atualmente o maior “descascador de abacaxis” da empresa. Se a Casan não mantiver a melhor relação com cidades estratégicas pode ficar ameaçada.

TÁ FORA
Lucas Esmeraldino era vereador de Tubarão quando começou toda a articulação para construção do PSL em Santa Catarina. Ele foi o principal articulador do partido. Quase se elegeu senador – ainda tem expectativa de assumir por conta de um processo contra a chapa de Jorgi8nho Melo. Na semana passada ele renunciou ao cargo de vereador para agora sim dedicar-se ao governo do Estado, se não for para o Senado.

NA MOSCA
O governador eleito Comandante Moisés parecer ter acertado na mosca ao convidar o delegado Paulo Koerich para assumir a Chefia da Polícia Civil de Santa Catarina. Atualmente ele é delegado de polícia na cidade de Gaspar. É respeitado pelos colegas e a corporação da Polícia Civil. Conhece as dificuldades de uma Delegacia de Comarca. Mereceu elogios do delegado Ulisses Gabriel, ex-presidente da associação de delegados.

MAS ESTRANHO
Embora o acerto na escolha da principal autoridade na categoria dos policiais civis existe um fator intrigante. Ele escolheu primeiro um cargo de segundo escalão, sem antes definir quem será o Secretário de Estado da Segurança.

ALHOS E BUGALHOS
A classe dos jornalistas emitiu nota, ontem, repudiando atitudes da deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL) que criou enorme confusão confundindo nota de opinião com matéria e disparando contra jornalistas da capital. Pelo perfil que parece chegar antes dela à Assembleia Legislativa, diríamos como disse a juíza federal Gabriela Hardt: “vamos ter problemas”.

VISITA
O deputado federal Daniel Freitas (PSL) fez visita ao prefeito Clésio Salvaro (PSDB) ontem. Chama atenção que foi acompanhado do vereador Júlio Kaminski (PSDB), aquele mesmo que coordenou a campanha de Daniel na região e que na semana passada obteve “passe livre” para sair do partido, mas até agora não disse ainda se sai ou não.

COISA AMERICANA
Foi publicada ontem no Diário Oficial de Criciúma a lei proposta pelo vereador Salésio Lima (PSD), segundo a qual o município é obrigado a contratar “seguro garantia” para obras orçadas em mais de R$ 3,5 milhões. Assim quando a obra não acontecer por qualquer razão, o seguro garante a sua execução. Nos Estados Unidos esta lei é muito comum.

MATEMÁTICA
Na entrega da primeira leva do Prêmio ACIC de Matemática, ontem, cenas emocionantes para os alunos que conquistaram os primeiros lugares. Este é hoje um dos mais belos projetos da área de educação na região.

ENGANAÇÃO CUBAMA
Em menos de uma semana todas as vagas que havia no Programa Mais Médicos foram preenchidas com sobras. A primeira interpretação que se tem para isso reforça a tese de que a vinda dos cubanos era mesmo um projeto ideológico. Reforça a tese de que o PT queria “aparelhar” a saúde com agentes cubanos em detrimento dos brasileiros. Para as prefeituras era mais cômodo contratar os cubanos, pois eram pagos pelo governo federal. Em alguns casos como em Içara foi uma questão flagrantemente ideológica. Até ontem todas as vagas ocupadas por médicos cubanos, que o governo dizia vieram por falta de mão de obra brasileira, foram preenchidas.

OFICIAL O prefeito Murialdo Gastaldon (MDB) minimiza o recomendado pedido de demissão coletiva do seu secretariado. Diz que se trata de uma prática que não surpreende porque esta equipe foi para cumprir uma etapa do governo e que todos sabiam disso.

EXTRAOFICIAL Já nos bastidores do Paço Municipal a versão é bem diferente. Primeiro chama atenção a forma como os secretários foram avisados. Tudo ocorreu em uma reunião que durou algo em torno de cinco minutos, quando lhes foi “sugerido” que deveriam colocar o cargo à disposição.

REAÇÃO A reunião sugerindo a renúncia coletiva ocorreu um dia após o prefeito ficar mais ou menos sozinho numa ato da prefeitura no bairro Presidente Vargas. O time de secretários, considerado muito técnico, não costuma acompanhar o chefe. Se for isso, vem ai uma versão mais política de governo.

REFORMA Na entrevista que concedeu à rádio Eldorado o prefeito Murialdo Gastaldon disse que vários colegas da Amrec devem tomar a mesma atitude em relação ao secretariado.

RENOVAÇÃO Em Florianópolis o prefeito Gean Loureiro (MDB) saiu de férias. Dizem que quando voltar vai passar “a caneta”, exonerando todo o secretariado.

TURISMO O vice-prefeito de Florianópolis, João Batista Nunes (PSDB), recebe por Florianópolis o título de destino prefeito no Brasil para os turistas. A entrega é em São Paulo hoje. Florianópolis é o destino preferido. Costão do Santinho, Fazenda Parque de Gaspar e Parque beto Carrero os equipamentos preferidos.

ESCULTURA O vereador pastor Jair Alexandre não é nenhum vereador da polêmica escandalosa, mas já é a figura mais conhecida no ambiente acadêmico da Unesc. Primeiro foi uma audiência púbica da Escola sem Partido, agora foi a reação à escultura de título “Gozo”, que derrubou o presidente da Fundação Cultural, Serginho Zapellini.

MARCA Chama atenção como o partido NOVO faz arrecadação. Anuncia ser o único a não usar dinheiro público e para manter-se mantém no comércio eletrônico venda de produtos que identificam a sigla. Terminou ontem a campanha de vendas de produtos como roupas, no que chamam de “Orange Friday” (a cor do partido). Entraram na onda da Black Friday.

COCEIRINHA As vezes uma doença grave só se descobre quando ela já está avançada sem chances de retroceder. Há quem diga que é o que pode estar acontecendo no Hospital São Marcos de Nova Veneza. Fontes do próprio governo garantem que já tem “tumor”, resta saber se benigno ou não.

FRASE DO DIA
“Como vai ocorrer uma ou outra alteração a partir de janeiro do ano que vem, sugerimos que todos colocassem o cargo à disposição. Isso nós dá liberdade de trabalhar sem criar constrangimento para um ou outro”.
Murialdo Gastaldon, prefeito de Içara, comentando sua decisão em sugerir que todos os seus Secretários apresentassem pedidos de exoneração.

SEMANA DE ELEIÇÃO NA OAB

 personJoão Paulo Messer
access_time26/11/2018 - 00:23

Nesta quarta-feira advogados vão às urnas para mais uma eleição de dirigentes locais, estaduais e federais. Em Criciúma, de novo sem disputa a chapa única é liderada pelo advogado Rafael Búrigo Serafim, que terá como candidato a vice Álisson Murilo Mattos. Desde a eleição de 2009 a oposição não consegue se articular com força suficiente ante ao grupo que ganhou com o advogado Robinson Conti Kraemer, passou por Luiz Fernando Michalak dos Santos e atualmente no mandato Fábio Geremias de Souza. Nas últimas duas eleições – incluindo a atual – nem surgiu oposição.

ESTADUAL
Na eleição estadual a oposição surgiu com a fórmula básica das eleições na OAB, isto é, a situação rachou e o grupo dela saiu para juntar-se a oposição que sozinha era frágil, mas ante um grupo dividido se estabelece. Candidato da situação Rafael Horn tem como vice Maurício Voos e enfrenta a oposição com Hélio Brasil candidato a presidente e a criciumense Andréia Dota Vieira como vice.

PERCEPÇÃO
À distância, nem tanto assim, a oposição estadual demorou a criar corpo. Mas não foi por falta de articulação e sim porque o ingrediente “número dois” de uma oposição, que é o racha na situação, demorou. Parece provável que a atual oposição trabalha o desafio de construir um cenário amplamente favorável para 2021 do que a esperança de vencer agora. Mais taxativo eu diria que a oposição está começando cedo e com os ingredientes que precisa para vencer a eleição de 2021.

NO LOCAL
Em Criciúma a situação mantém-se muito unida. E olha que teve que superar uma ameaça de crise que poderia ter aberto “um rombo casco”. Afinal, para os planos do grupo que assumiu a OAB em 2009, esta era para ser a eleição que marcasse a chegada de uma mulher à presidência, mas um problema particular da ex-vice-presidente Cristine Dagostin a tirou do processo. Ela renunciou logo no início do mandato.

DEMISSÃO COLETIVA
Todos os dez Secretários Municipais da administração municipal de Içara devem apresentar hoje seus pedidos de exoneração. Colocam o cargo à disposição e se o prefeito Murialdo Gastaldon entender assim, eles voltam ou até mesmo podem ser deslocados para outros postos. A decisão foi comunicada aos secretários em uma reunião de poucos minutos sexta-feira. “A orientação e esta, boa tarde e bom fim de semana”.

REPOSIÇÃO JÁ
Içara que tinha nove médicos do Programa Mais Médicos foi a cidade brasileira mais impactada com a retirada dos cubanos. Pois ainda na sexta-feira à noite o prefeito Murialdo Gastaldopn pode fumar um bom charuto cubano para comemorar. Em apenas três dias de inscrições abertas para repor os médicos que saíram, as vagas de Içara foram preenchidas. Eles assumem ainda neste ano.

PRÊMIIO
A ACIC começa hoje a entrega das premiações aos vencedores do 5º Prêmio de Matemática 2018. A partir das 9h, na sede da entidade, 127 estudantes de Criciúma receberão o prêmio. Dos quase 16 mil estudantes dos quintos, sextos, sétimos, oitavos e nonos anos das escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma, Siderópolis, Içara, Cocal do Sul e Nova Veneza que participaram da iniciativa, 229 foram classificados.

NOSSO ORGULHO
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) tem vários projetos reconhecidos em âmbito local e regional. Mas o reconhecimento pelo trabalho vem repercutindo lá fora, principalmente na área de educação e de desenvolvimento de pessoas. A ACIC recebeu o Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC) pelos projetos Prêmio ACIC de Matemática e Triple C – Espaço Corporativo, Colaborativo e Cultural.

CHEGANDO AO PARLAMENTO
Aqui no Sul do Estado não tem passado das redes sociais, mas na capital ganha contornos de personagem polêmico o deputado estadual mais votado em Criciúma, Jessé Lopes. Numa recente entrevista coletiva do governador Comandante Moisés ele foi perguntado por jornalistas da capital sobre os parlamentares eleitos pelo seu partido, Jessé Lopes e Ana Campagnolo. Do primeiro a imprensa da capital “pinçou” um possível projeto que proibisse o beijo gay em público e da segunda o fato dela ter pedido em redes sociais para que alunos gravassem professores com manifestações partidárias em sala de aula numa clara referência à ideologias de esquerda. Pelo visto os dois personagens chegam à Assembleia Legislativa no ano que vem sob o olhar atento da imprensa com atuação na editoria de política.

SISTEMA “S” Tenho insistido na pauta do Sistema “S” desde a semana passada. Trata-se de um segmento pouco conhecido pelos cidadãos contribuintes dele próprio. É salutar que ele se popularize. Trato comparativo entre este sistema e o dos sindicatos: se não se justificarem cada vez mais podem sim serem revistos, porque não?

TEORIAS I Uma anotação relevante sobre a comunicação eletrônica. Analistas de ponta de balcão de cafezinho interpretam que o whatsapp é hoje a ferramenta com capilaridade no seleto grupo de formadores de opinião. Desconsideram qualquer efeito provocado pelo facebook e desconhecem o twitter.

TEORIAS II Conclui-se pela tese do “cafezinho no capim criciúma” que a eleição brasileira se decidiu pelo whatsapp, assim como a eleição americana se decidiu pelo twitter. Quer dizer, não estamos nem no topo (twitter), nem na base (facebook).

ESCULTURA O vereador pastor Jair Alexandre não é nenhum vereador da polêmica escandalosa, mas já é a figura mais conhecida no ambiente acadêmico da Unesc. Primeiro foi uma audiência púbica da Escola sem Partido, agora foi a reação à escultura de título “Gozo”, que derrubou o presidente da Fundação Cultural, Serginho Zapellini.

MARCA Chama atenção a forma que o Partido NOVO faz. Anuncia ser o único partido a não usar dinheiro público e para manter-se mantém no comércio eletrônico venda de produtos que identificam a sigla. Terminou ontem a campanha de vendas de produtos como roupas, no que chamam de “Orange Friday” (a cor do partido). Entraram na onda da Black Friday.

SAIU UM O delegado Paulo Koerich para a Diretoria geral da Polícia Civil é o primeiro nome anunciado pelo governador Comandante Moises à sua equipe. Nesta semana devem ser anunciados outros nomes.

HOLOFOTES SOBRE O SISTEMA “S”

 personJoão Paulo Messer
access_time24/11/2018 - 00:23

A eleição do Sebrae, nesta semana, reascendeu holofotes sobre o Sistema “S”, que é o conjunto de instituições voltadas às diversas categorias profissionais mantidas com dinheiro descontado direto da folha de pagamento. São ao todo nove setores. Pois é de rascunhos do futuro governo a proposta de “desonerar” a folha de pagamento passando pelo corte constitucional deste modelo de arrecadação. Por enquanto são apenas rumores. A verdade é que esta não é uma operação tão simples a ser feita por qualquer governo. O impacto de qualquer mexida neste sistema não é apenas um movimento constitucional, mas também de forte impacto institucional. Mas que os dias que estão por vir devem ter novidade neste setor, isso deve.

SISTEMA “S”
A eleição do Sebrae, nesta semana, reascendeu holofotes sobre o Sistema “S”, que é o conjunto de instituições voltadas às diversas categorias profissionais mantidas com dinheiro descontado direto da folha de pagamento. São ao todo nove setores. Pois é de rascunhos do futuro governo a proposta de “desonerar” a folha de pagamento passando pelo corte constitucional deste modelo de arrecadação. Por enquanto são apenas rumores.

CASA CIVIL
O presidente estadual do PSL, Lucas Esmeraldino, ex-vereador de Tubarão, pode ser o Secretário de Estado da Casa Civil, gabinete contiguo ao do governador Comandante Moisés. Nunca antes na história deste Estado a palavra civil passou ter tanto peso, pois significa o segundo lado de uma moeda que tem na cara o “Militar”.

OPS! PÁRA AÍ
Lucas Esmeraldino é o político estratégico em Santa Catarina para o projeto Jair Bolsonaro, ou seja, o Comandante Moisés e todos os demais são de alguma forma consequência do movimento político articulado por ele. Logo após a eleição, Esmeraldino teria ficado ligeiramente afastado dos movimentos do futuro governo e teve que puxar o freio de arrumação para não perder totalmente as rédeas.
(( Foto ))

MIRA DO TSE
O TSE adiou de novo o julgamento do recurso do Ministério Público contra Beto Martins (PSDB), suplente do senador Jorginho Melo (PR). Se houver constatação de irregularidade abre-se a perspectiva do terceiro colocado, Lucas Esmeraldino (PSL) assumir o Senado.

DIVISOR DE ÁGUAS
Enquanto cuidam da contra argumentação do Ministério Público questionando possível ilegalidade no registro da candidatura do senador eleito Jorginho Melo, os advogados trabalham para protelar o julgamento de plenário. Isso porque se ele for diplomado, como está previsto para o dia 18 de dezembro, muda totalmente o processo, pois neste caso a articulação será pela cassação do diploma, não mais para cassar o registro de candidatura.

GUERRA DA GASOLINA
Os Procons resolveram divulgar o ranking dos postos com preços da gasolina e estão criando a maior onda nas redes sociais. Um dono de posto tradicional explicou que de fato o preço está baixando nas distribuidoras, mas que alguns postos ainda estão se recuperando de um período “maluco” em que chegaram a operar com prejuízo, mas a tendência é redução de preços até o fim do ano, gradativamente. E o ranking está sim forçando a redução.

PORÉM...
Nem todos os postos estão entrando na guerra da gasolina, preferindo manter uma política de lucro médio padrão para garantir a qualidade dos serviços que seria um tipo de fidelização do cliente. Consideram que com isso o ganho do consumidor se dá em longo prazo, inclusive com a preocupação na qualidade do combustível e o grau de confiança do cliente.

É DA ORIGEM...
No Rio Maina está uma das mais aguerridas comunidades do município de Criciúma, sem dúvida. Eleição alguma se decide se o processo não passar cuidadosamente pelo distrito que já teve movimento para se tornar município. Pois agora, na discussão sobre o Parque dos Imigrantes os bastidores fervem. Primeiro o governo teve que descartar logo de cara a possibilidade de dar qualquer outro nome ao parque, como por exemplo homenagear algum imigrante. Se figurasse um só nome a confusão estaria instalada. Os debates seguem e isso não é visto como fato negativo, pelo contrário, no distrito nada é perdoado, tudo se discute, mas pelo menos muito se conclui. Isso é só para ilustrar o sangue quente das veias o riomainense.

DIFERENCIAL O Parque dos Imigrantes no Rio Maina deve ser uma obra muito bonita, com a correção de erros cometidos no Parque das Nações, por exemplo. Só o túnel verde construído por uma empresa privada seria o suficiente para diferenciá-lo. A casa com a “Tafona” e a transformação de milho em farinha no local é outra.

TÁ FORA Depois de toda confusão da semana em torno da demissão do presidente da Fundação Cultural, Serginho Zapellini, o último capítulo é que ainda nesta sexta-feira ficou definido no governo que a placa de inauguração, tanto da Fundação Cultural Jorge Zanatta, quanto do Parque dos Imigrantes.

TROCA O modelo da placa para o Centro Cultural Jorge Zanatta já estava pronto. Terá que ser alterado. Sai o nome de Serginho Zapellini entra o de Arleu da Silveira, presidente da Fundação Cultural de Criciúma.

ESCULTURA Até então assunto não explorado, é fato que ao demitir Serginho Zapellini da Fundação Cultura de Criciúma o prefeito foi pela linha do conservadorismo, fator em alta. Por isso entende-se que o recado tem mais de um endereço. Não se dirige apenas ao dirigente da cultura, mas também ao curso de Artes Visuais da Unesc, onde a escultura foi confeccionada.

PÓRTICO O deputado federal Esperidião Amin (PP) fez questão de estar em Nova Veneza um dia antes da inauguração do Pórtico do Caravággio, construído com emenda viabilizada por ele na época em que o prefeito era Evandro Gava (PP). Ele visitou o prefeito Rogério Frigo (PSDB) adversário do PP.

LÓGICA Esperidião Amin parece ter agido com aquela máxima da disputa neoveneziana de que progressista não vai a palanque tucano em dia de festa e a inauguração do pórtico na noite desta sexta-feira desde sempre tinha tudo para ser um ato de brilho tucano.

VALE MENOS No PSDB a interpretação é que após o partido dar uma espécie de “passe livre” para quem quiser deixar o partido, como é o caso do vereador Júlio Kaminski, “seu passe” vale menos. Se antes havia mais interesse de outros partidos, o entendimento é que agora ele cai na cotação.

DEMITIDO DUAS VEZES

 personJoão Paulo Messer
access_time23/11/2018 - 00:23

A saída do presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Serginho Zapellini foi uma sucessão de erros. Primeiro porque lhe faltou assessoria no caso da escultura que foi o estopim. Os mesmos que agora lamentam a sua saída não o avisaram da polêmica, pois ele nem ficou sabendo da exposição, e quando soube agiu, mas ai já era tarde. O governo errou ao aconselha-lo a pedir demissão. Como não pediu – e neste caso Serginho acertou – foi demitido com prazo de validade. Novo erro do governo. Neste momento Serginho errou porque deveria ter saído logo. O que nasceu errado só poderia terminar errado. Todos erraram e perderam.

UM E OUTRO
O professor Sandro Araújo ficou sabendo pela imprensa que seria substituído na Fundação Municipal de Esportes, mas silenciou. Serginho Zapellini ficou sabendo na antessala do gabinete do prefeito que seria substituído e saiu dizendo pelo rádio o que pensava. Os dois foram “descartados” e ambos queriam ficar.

O ECO
Sandro Araújo não “botou a boca no trombone” pela fidelidade e amizade que tem com pessoas do governo. Serginho Zapellini apenas disse o que pensava com a mesma certeza de que aquilo não teria impacto como pensou que o episódio da escultura “do pinto” também não teria impacto. Pensou errado e pagou pela ausência de malandragem.

ISSO É FATO
No governo a avaliação de ambos não é das melhores. Acontece que o tipo de liderança que o prefeito entenda ser o certo é a de captador de recursos e que faça muito sem reclamar a falta destes recursos. Para o governo, tanto Sandro como Serginho são ótimos, não para o papel que vinham ocupando.

ERRAR DE NOVO
Serginho Zapellini envolve-se ao máximo com o que faz e ontem, mesmo após ser demitido “pela segunda vez” falava em continuar ajudando se necessário no anonimato. Ele organizou o Natal na praça, por exemplo, e parece acreditar em papai-noel, quer dizer, que pode continuar ajudando e que será reconhecido por isso.

VAI KAMINSKI
O aconselhamento jurídico para o vereador Júlio Kaminski é que pode deixar o PSDB sem medo de perder a vaga de vereador, mesmo que alguém entre na Justiça pedindo a vaga. Existe jurisprudência dizendo que nos casos em que o partido registrar em ata a liberação, ela se torna uma credencial que descarta interpretação de infidelidade.

A JOGADA
O que pode haver por trás da decisão do PSDB em liberar o vereador Júlio Kaminski para deixar o partido é a intenção do prefeito de tê-lo como adversário nas próximas eleições. Clésio Salvaro sempre foi hábil em conduzir o processo eleitoral a ponto de definir no jogo quem disputa como aliado e quem vem como adversário.

PELO DITO
O PSDB deu ao vereador Júlio Kaminski uma arma com potencial de liberá-lo sem o risco de alguém pedir o seu mandato. A presidente do partido, Roseli De Lucca Pizzolo admitiu no rádio que a decisão foi provocada pela dificuldade do partido com Kaminski. Assim sua assessoria jurídica tem novo argumento de “maus tratos” políticos.

O PORTAL
O governo de Nova Veneza inaugura hoje o portal de acesso ao município construído na chegada do distrito do Caravággio. A obra acontece com verbas do Ministério do Turismo destinadas pelo deputado federal Esperidião Amin atendendo apelo de progressistas do Caravággio como Genésio Spillere e o prefeito da época, Evando gava (PP). O casal Amin e Spillere visitam o prefeito ontem.

VAI BOTANDO NA CONTA
Decisão da Justiça, ontem, obrigado o Estado a começar a pagar já no próximo ano dívida de R$ 81 milhões que tem com as prefeituras por conta de verbas da saúde. O pagamento será feito em 35 parcelas e inicia em março. Isso é dinheiro para custear o Programa Saúde da Família, que até então tem recursos apenas dos municípios e União. O Estado sabia que um dia teria que pagar estes valores. Ontem a audiência fechou com acordo. Esta é mais uma bomba solta no colo do futuro governador. A falta de pagamento acarretará em sequestro do valor necessário das contas do governo.

FALTOU MIGUEL Ontem se concretizou a eleição do Sebrae, processo em que o governador Eduardo Moreira acabou surpreendido, pois tinha um acordo para escalar em um dos cargos estratégicos o seu fiel escudeiro Miguel Ximenes. Acontece que o acordo firmado no gabinete do governador não foi honrado pelos empresários envolvidos.

A CAUSA Se bem apurado o governador saberá que sua derrota foi uma resposta articulada no setor empresarial porque começou articulando de um lado e terminou de outro, mas perdeu pela reação da terceira via. Havia três segmentos.

A DISPUTA Esta disputa de ontem para o comando do Sebrae, assim como nos casos de federações da indústria e do comércio, principalmente, se trata de uma verdadeira guerra pois fala-se de muito dinheiro gestado por elas. É o dinheiro do chamado Sistema “S”, recurso que sai da folha de pagamento.

OS RECURSOS Só para ter uma ideia do tamanho da importância destas disputas, a FIESC recebe cerca de R$ 1 bilhão todos os anos. A Fecomércio em torno de R$ 350 milhões. Aqui, na ponta de linha, conhecemos a aplicação destes recursos através de órgãos como Sesi, Senai. Senac, Sebrae e outros.

PULA-PULA Não é só o vereador Júlio Kaminski (PSD) que estaria prestes a mudar de partido. Há outros, mas o momento é considerado inapropriado para troca de siglas, pois a mudança na legislação eleitoral pode fazer com que os que deixarem o seu “quadrado” agora, podem cair no mesmo “quadrado” lá na frente em virtude das fusões que devem ocorrer.

SEVERINO O Secretário de Governo, Arleu da Silveira é quem assume interina e cumulativamente a presidência da Fundação Municipal de Cultural de Criciúma. É assim sempre que o prefeito necessita de alguém. Por isso carinhosamente ele é chamado de “Severino quebra galho”, numa referência a um personagem de programa de humor da televisão.

AFINAÇÃO São poucos do governo de Criciúma que tem a sintonia perfeita com o prefeito Clésio Salvaro. Arleu da Silveira é sem dúvida o mais afinado.

FRASE DO DIA
“Não foi nada em função da escultura. Isso já vinha sendo avolumado em função da minha briga pela cultura de Criciúma. Acho que esse evento da escultura é apenas um pretexto para que eu pudesse ser mandato embora.”
Serginho Zapellini, ao comentar a sua saída na rádio Eldorado, ontem pela manhã. Este teria sido o momento em que o prefeito decidiu abreviar a permanência dele no cargo.

Governo exagera ao demitir Serginho Zapellinni

 personJoão Paulo Messer
access_time22/11/2018 - 00:23

DETALHES DE UMA ECONOMIA
Matéria de capa de ontem aqui no DN revela mais do que uma simples devolução de “economias” ou “sobras” da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça ao Executivo. Prefiro a expressão que a Câmara “gastou menos” do que a de “economia”, embora à prática recente a segunda expressão se adequa melhor. Virou prática gastos polpudos nas Câmaras, que regimentalmente possuem destinação demasiada. E esse vício tem origem no andar de cima do sistema político. Ao devolver R$ 650 mil só neste ano a Câmara de Morro da Fumaça assegura um dos melhores valores proporcionalmente falando. Basta olhar que se somarmos as somas das devoluções dos últimos cinco anos o valor é pouco mais do que a metade disso. O melhor de tudo está na resposta do presidente: “este é o modelo de gestão que a sociedade passou a exigir”, diz Miguel Zacaron.

ONDE HÁ FUMAÇA
Ainda mais relevante no caso das economias da Câmara de Morro da Fumaça é que a maioria é de oposição, inclusive o próprio presidente. Miguel Zaccaron é do PSD, partido que coligou com seu tradicional adversário MDB e perdeu as eleições de 2016 para o prefeito Noi Coral (PP). Por isso o presidente diz que o recado que o Brasil recebeu das urnas em 2018, em Morro da Fumaça aconteceu em 2016.

JÁ FOI ASSIM
De fato em Morro da Fumaça o sinal das urnas de 2018 aconteceu dois anos antes. O atual prefeito, Nói Coral (PP) era um ilustre desconhecido à cena política tradicional. Ganhou a eleição de surpresa, assumiu e não recuou do discurso. Incorporou a figura do gestor. Aos olhos de quem acompanha “de fora” mudou a imagem da cidade.

DEZ MEDIDAS
O tal projeto das 10 Medidas que ganhou espaço no noticiário no Sul do Estado, e até encorajou alguns a pensar fazer o mesmo, é caso restrito de Chapecó. Não é de adaptação a outras cidades. Bem investigado, vê-se que a ideia pode ter algum valor de boas intenções, mas parece ser mais um jeito que um grupo de ex-aliados do prefeito de Chapecó encontrou para criar fato.

ESCULTURA POLÊMICA
A escultura polêmica exposta na Fundação Cultural “derrubou” Serginho Zapellini da presidência do órgão. A saída vai ocorrer após as comemorações do aniversário da cidade no dia 6 de janeiro de 2019, mas foi anunciada ontem. Pela manhã ele foi chamado ao gabinete do prefeito e demitido. A tarde o governo expediu nota informando a demissão. Ao sair do gabinete Serginho foi ao telefone repetir a setores da imprensa o que disse a Clésio Salvaro. Que o material ficou alguns minutos exposto em local aberto, o suficiente para ser fotografado, mas logo recolhido e que não havia mais razão para polêmica.

NÃO É MOTIVO
O governo acaba de apagar incêndio jogando gasolina na fogueira. O assunto já não rendia mais, depois que a peça foi retirada do local. Serginho Zapellini pagou um preço alto para o caso. A exposição foi de uma instituição que tem parceria com a FCC há décadas e este tipo de parceria é comum. Ninguém esperava que surgisse uma peça que causaria tanta polêmica. Agora o assunto deve reascender com protestos em direção ao Paço Municipal. Aquela peça não representa o Serginho, pelo contrário.

UM HOSPITAL
Muita gente ainda não seu conta do que significa a transformação do Hospital Materno Infantil Santa Catarina. Há 20 anos chamado de “hospital” passou de um posto de atendimento infantil a uma unidade de pediatria com algumas internações e desde 2005 ganhou uma UTI Neonatal, mesmo sem ter maternidade. Só a partir do dia 1º de dezembro ele vira hospital materno “de verdade”. A data de inauguração foi confirmada ontem.

AVISO AOS DE PIJAMA
Nos bastidores do processo de sucessão, especialmente na Assembleia Legislativa – que é onde as coisas fervem – já existe gente incomodada botando “a língua de fora”. Sutilmente o silêncio dos primeiros dias pós-eleição vai sendo substituído por rumores. Um dos mais fortes é a reclamação de que o novo governo estaria começando a atravessar o samba no discurso pré-posse ao reclamar do que seria o orçamento baixo. O futuro líder do governo já ouviu que “sempre foi assim” e que eram os militares que mais reclamavam reforços. Outra coisa é o tal “pijama de ouro”, farda atual de boa parte do time do novo governador. Isso hoje é só rumor de cantos, vai virar bate boca de plenário já, já.

O PIJAMA Pijama de ouro é como foi apelidada a manobra legal, mas imoral, usada nos cargos militares onde o servidor chega ao tempo de aposentadoria num cargo, ganha promoção ao cargo superior, fica nele alguns dias ou meses e se aposenta com este último salário. É o caso do futuro governador.

DIVISÃO Outra inquietação prestes a se tornar num daqueles assuntos “travesseiro de pena” do debate político é o que seria a divisão do governo entre “civis” e “militares”. Quer dizer, pelo que se percebe nos bastidores, está acabando a lua de mel.

LEI KAMINSKI O PSDB confirmou ontem que está facultando aos vereadores que quiserem deixar a siga que podem fazê-lo sem risco de perda do cargo. O partido não pedirá o cargo. O recado é direto ao vereador Júlio Kaminski, que consultou inclusive o TER sobre esta possibilidade.

RECESSO Há servidores reclamando que nunca antes um governador cortou o “recesso” de fim de ano. Engano: Luiz Henrique da Silveira fez isso ao término do primeiro ano de mandato.

RACHOU Em Chapecó, por trás das tais “10 Medidas”, – um pacote sugerindo ações de governo – entregues por um grupo ligado ao deputado federal João Rodrigues (PSD) ao prefeito Luciano Bulligon – sem partido – revela uma briga de trincheira.

ORIGEM O grupo das 10 Medidas estaria deixando o prefeito “em saia justa” ao passar um manual de como gerir o município. E isso revela a divisão dentro do PSD, partido ao qual pertenceu o prefeito, mas que se dividiu no momento de apoiar Gelson Merísio para governador.

SUSPEITAS Se procurar no íntimo dos envolvidos neste conflito que agita Chapecó pode-se encontrar a suspeita de amigos de João Rodrigues de que a sua prisão teve “dedo” de amigos ligados aos deputados estadual Gelson Merísio.

FRASE DO DIA
“Esta economia nada mais é do que a resposta ao modelo de gestão pública que a comunidade passou a exigir. O eleitor não aceita mais práticas antigas. Nós já percebemos isso a partir da eleição de 2016 em Morro da Fumaça e se você olhar bem foi isso que aconteceu na eleição deste ano no país.”
Miguel Zaccaron, presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, ao comentar os valores de R$ 650 mil do orçamento do Legislativo devolvidos ao Executivo. Isso significa mais do que o dobro da soma de devoluções dos últimos cinco anos.