Postado em: 15/02/2016 08:00:00

Os 70 anos da Rádio Difusora de Laguna

Emissora do Grupo Salvaro vive data histórica nesta segunda-feira

"Você está na Rádio Difusora de Laguna, ZYJ-767, AM 1160 kHz, 1000 quilowatts de potência, uma emissora da Rede HS"

Todo dia ouvimos este prefixo em versões diferentes, mais você sabia que a história da ZYJ-767 começa a muito tempo, quando seu prefixo (ou indicativo de chamada) era: "ZYH-6 - Rádio Difusora de Laguna Sociedade Limitada, a mais potente do sul!"

Entre os anos de 1942 e 1943, depois de passar por rádios do sul, especialmente a PRB-2 Rádio Paranaguá de Paranaguá/PR, chega a Laguna Nelson Alves de Paula Almeida, ou como era conhecido no sul de Santa Catarina pelo seus feitos, Nelson Almeida.

Mais ao chegar na cidade juliana, já decidido queria criar nessa terra, um veículo para divulgar a cidade, porém encontrou um problema, como viver em Laguna, com poucos recursos que trouxe das suas passadas no sul. Seu primeiro e fiel amigo, Major Pompílio Pereira Bento, então agente do Lloyd Brasileiro, achou uma solução para o seu novo amigo, montou uma leiteira no centro da cidade, e a entregou para Nelson, que com o tempo conseguiu juntar dinheiro, e sobreviver em Laguna.

Continuando com o sonho de Nelson Almeida, após conseguir juntar fundos, conhece Carlos A. Horn, um dos primeiros rádio-técnicos na cidade, também conhece Erotides Guimarães e em 15 de fevereiro de 1943, em Laguna, a sociedade instala algumas cornetas de alto falantes, e criavam o "Serviço de Alto Falantes Tupã", que tocava música e informações para os populares, que passavam nas ruas onde, os alto falantes estavam instalados.

Leia o histórico completo clicando aqui. Na foto, os integrantes do Meio Dia Romântico, atração da Difusora em seus primeiros anos. A Rádio Difusora é, desde 2000, propriedade do empresário Henrique Salvaro e integrante da Rede Eldorado de Comunicação. Ouça, no podcast abaixo, o comentário de João Paulo Messer saudando os 70 anos da Rádio Difusora de Laguna.
Fonte: Texto: Luiz Cláudio Joaquim Abreu / Reprodução / As Mil e Uma Histórias de Laguna
Áudios