Postado em: 19/05/2016 20:00:00

Catarinenses nos caminhos da última divisão do Brasil

Inter de Lages, Metropolitano e Brusque representam Santa Catarina na Série D nacional

Começa no próximo dia 12 de junho, com 68 clubes participantes, a Série D do Campeonato Brasileiro de 2016. Será a oitava edição da história da quarta divisão nacional, iniciada em 2009. Nas duas primeiras edições, Santa Catarina conseguiu acessos. A Chapecoense, terceira colocada em 2009, e o Joinville, quarto em 2010, subiram da quarta para a terceira divisão. Hoje, a Chape está na Série A pelo terceiro ano seguido e o JEC na Série B, depois de ter passado pela Primeira Divisão em 2015.

O futebol catarinense terá, neste ano, três representantes: Internacional de Lages, Brusque e Metropolitano. No ano passado, foram dois: Metro e Inter, eliminados na primeira fase e, respectivamente, 27º e 31º entre 40 clubes.

BRUSQUE

O Brusque está na Chave A15, e conquistou sua vaga por intermédio do Campeonato Catarinense deste ano. A estreia do Brusque será fora de casa, contra o Madureira, rebaixado da Série C. Na segunda e terceira rodadas, joga em casa contra os gaúchos do Novo Hamburgo e os paranaenses do J. Malucelli, respectivamente. No returno, visita J. Malucelli e Novo Hamburgo, e fecha em casa contra o Madureira.

INTERNACIONAL

O colorado lageano parte para o segundo ano consecutivo na Série D. E o time anunciou reforço: a volta do experiente meia Marcelinho Paraíba, destaque do time na temporada passada, e que, aos 41 anos, vai comandar o Leão Baio no Brasileiro. A estreia do Inter será na Chave A16 em casa, dia 12 de junho, contra o Linense de São Paulo. Na sequência, joga em Rio Grande (RS) contra o São Paulo e no Paraná frente ao PSTC. No returno, recebe PSTC e São Paulo e fecha em Lins, contra o Linense.

METROPOLITANO

O clube de Blumenau é o único que disputou todas as edições da Série D. Vai, portanto, para a sua oitava participação. Fez sua melhor campanha em 2013, chegando em sétimo lugar e perdendo a vaga na Série C em um confronto direto com o Juventude. Chegou nas oitavas de final em 2012 e 2014, terminando em 11º e 15º lugar, respectivamente.

Nesta Série D, o Metropolitano está na Chave A17, e fará sua estreia fora de casa, contra o Caxias (RS). Na segunda e terceira rodadas, joga em casa contra Ituano e Maringá. Abre o returno no Paraná, contra o Maringá; vai a São Paulo visitar o Ituano; e fecha em Blumenau, frente ao Caxias.

Clique aqui e confira a tabela completa da Série D.

Fonte: Texto: Denis Luciano / Foto: Divulgação