Postado em: 01/08/2017 10:30:00

Prêmio Acic de Matemática envolverá 12 mil alunos neste ano

Quarta edição do projeto será lançada nesta quarta-feira, 02 de agosto, na Acic

O Prêmio Acic de Matemática chega a quarta edição atingindo quase o dobro de estudantes do ano passado. O projeto da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) será lançado nesta quarta-feira, 02 de agosto, envolvendo 12 mil alunos do quinto, sexto, sétimo e oitavo anos das cidades de Criciúma, Siderópolis, Içara, Cocal do Sul e Nova Veneza. 

Em Criciúma, participarão do prêmio cerca de 80 escolas, 55 municipais, 17 estaduais e 8 privadas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O projeto também conta com a parceria da Gerência Regional de Educação (GERED).

O Prêmio Acic de Matemática é uma das ações da associação em prol da educação, promovendo a valorização da matemática na vida cotidiana da sociedade. “O Prêmio de Matemática é um projeto vencedor. Começamos com 1,8 mil alunos e hoje já estamos com 12 mil, ampliando também o número de municípios participantes. Observamos a empolgação por parte das escolas, dos pais e dos estudantes, e estamos conseguindo atingir o nosso objetivo que é disseminar a matemática e termos uma noção do ensino da disciplina. E para o próximo queremos ampliar ainda mais a participação das cidades”, reforça o presidente da Acic, César Smielevski. 

Ainda conforme o presidente, é importante destacar o envolvimento dos professores no projeto. “Tivemos um interesse muito grande por parte dos docentes, que resultou em uma capacitação onde os mesmos puderam ir além, repensando o olhar sobre a matemática”, acrescenta.

A secretária Municipal de Educação de Criciúma, Roseli de Lucca, enfatiza a atitude da Acic com a promoção do prêmio. “É uma iniciativa muito relevante para o ensino, que oportuniza uma grande participação dos nossos alunos. Juntamente com a Olimpíada de Matemática, o projeto tem feito a diferença com os estudantes. Vamos estimular as escolas a participaram do prêmio dada a importância”, coloca a secretária, reforçando que a unidade de ensino que apresentar o melhor desempenho neste ano também receberá uma premiação da Secretaria de Educação.

O lançamento da 4º edição do Prêmio Acic de Matemática acontecerá às 13h30min, no auditório Jayme Zanatta, na sede da Acic. Na oportunidade serão apresentados os resultados gerais de desempenho dos alunos nas edições anteriores do prêmio.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas somente pelas escolas por meio do site www.acicri.com.br no período de 02 a 10 de agosto.

Evolução do número de participantes:

2014 - 1.842 alunos

2015 - 4,5 mil alunos

2016 - 7 mil alunos

2017 - 12 mil alunos

Fonte: Texto: Deize Felisberto - Assessoria Acic