Notícias em destaque

Maior feira de arquitetura e construção no Estado começa montagem da estrutura

commentJornalismo access_time26/09/2021 08:20

Casa Pronta chega à 18ª edição com regras de acesso modificadas em virtude da Covid-19, mas revela ansiedade do mercado em retomar a atividade

Caravaggio luta bastante, mas perde na estreia da Série C

commentEsporte access_time25/09/2021 17:00

Próximo compromisso será contra o Jaraguá no Balsinão

Tigre perde, mas entra no grupo de Paysandu, Botafogo-PB e Ituano

commentCriciúma EC access_time25/09/2021 19:00

O Time Carvoeiro não conseguiu pontuar diante do Figueirense na capital

CBMSC alerta para uso de isqueiros para detectar vazamentos em gás de cozinha

Ocorrência desta natureza deixou idoso ferido

comment Jornalismo access_time01/04/2021 - 07:39

Reportagem: Manuela Silva / Rádio Eldorado - Foto: CBMSC

Acidentes domésticos e incêndios envolvendo Gás GLP, popularmente conhecido como gás de cozinha, são registrados com frequência em Santa Catarina. Em Içara, no Sul do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado nesta terça-feira (30) para atender uma ocorrência em que um homem, ao trocar o botijão, foi verificar um possível vazamento e realizou o popular teste do isqueiro. Ele sofreu queimaduras em 20% do corpo.

Segundo o chefe do Serviço de Segurança Contra Incêndio de Criciúma e Içara, 1º tenente BM Eduardo Henrique Ribeiro, é preciso muita cautela para identificar possíveis vazamentos para que o caso não se torne uma grave ocorrência. “De maneira alguma deve se utilizar qualquer fonte de ignição, seja isqueiro ou fósforo. Isso porque há risco iminente de uma explosão, podendo causar ferimentos e queimaduras como ocorreu com a vítima atendida. A ocorrência pode ser até mais grave, levando a óbito, além de poder causar danos estruturais em edificações”, ressalta.

“É comum vermos situações onde o gás de cozinha acabou acumulando em um ambiente confinado e ao realizar o teste com isqueiro, aconteceu a explosão”, acrescenta.

De acordo com Eduardo, é importante destacar que em caso de residências o CBMSC aconselha que o botijão fique do lado de fora, em abrigo próprio para ele. Já em residências multifamiliares, como apartamentos, é importante sempre que se tenha uma rede que faça a distribuição do gás da central para os apartamentos, sendo proibidos os botijões de GLP no interior do imóvel.

“Em caso de edificações mais antigas, que foram construídas sem essa rede de gás, existe todo um problema estrutural envolvido, mas para novos projetos já é obrigatório uma rede que faça essa distribuição do gás”, destaca o tenente.

Para detectar um vazamento de gás, o único teste que o CBMSC indica é o uso de água e sabão na válvula do botijão. Caso borbulhe, é comprovado o vazamento. Nesses casos, a indicação é manter o ambiente ventilado, de preferência apenas com a abertura de portas e janelas, evitando qualquer fonte de ignição próxima, como ligar um ventilador ou acender um fósforo ou isqueiro.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Maior feira de arquitetura e construção no Estado começa montagem da estrutura

commentJornalismo access_time26/09/2021 08:20

Casa Pronta chega à 18ª edição com regras de acesso modificadas em virtude da Covid-19, mas revela ansiedade do mercado em retomar a atividade

Prefeitura fará leilão de máquinas e automóveis

commentJornalismo access_time25/09/2021 15:33

Depois de Içara, agora é Criciúma que limpa o pátio com a sucata que será substituída por veículos novos

Conscientização e prevenção no dia mundial de combate à raiva

commentJornalismo access_time25/09/2021 08:33

Ações são realizadas no Jardim Las Vegas, distrito de Rio Maina em Criciúma, com oferta de vacinas, vermifugação, castração, doação de mudas e doação de ração

HSJosé participa das ações da Semana ODS na Prática

commentJornalismo access_time25/09/2021 03:33

Ação especial será realizada neste sábado, das 9h às 11h, na Praça Nereu Ramos

Semana Nacional do Trânsito: ação beneficia mais de 800 motoristas na BR-101 Sul/SC

commentJornalismo access_time24/09/2021 19:33

Concessionária do trecho sul da BR-101 faz ação na principal rodovia do sul