Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

SOCORRO MÃÃÃEEE!!!!!

Willi Backes escreve texto sobre o desespero imediato de correr para o colo dos pais quando nos sentimos acoados. Vale a pena ler.

comment Jornalismo access_time30/05/2018 - 15:01

Texto – Willi Backes.

Na vida, quando nos sentimos em perigo, aflitos, desesperados, ao natural gritamos “Meu Deus”, “Mãããeee” e quando ainda possível, corremos para o colo dos pais, da família.
Na vida das comunidades, pequenas e médias cidades, a reação da coletividade quando em situação de periclitância econômica e social, buscam socorro nas portas das organizações e empreendimentos empresariais. Nos primórdios, os apelos eram na Igreja, ao Bispo, mas hoje estes estão com a pauta socorrista espiritual superlotada.
Na política não é diferente e é por isso a consideração da importância de se ter representantes no executivo e legislativo local e estadual.
Na última década, as cobranças e socorros solicitados aos seres representantes políticos do sul catarinense, tem sido favoravelmente atendidas. Sobremaneira.
Das empresas e organizações locais, as respostas institucionais e promocionais para o bem coletivo, basicamente dependem de quem é o ouvidor na corporação. Ouvidor, como se diz no popular, com raiz, da terra, que conheça a história do que comanda e da cidade em que produz riquezas e promove integração social através do endomarketing.
Em Criciúma e municípios circunvizinhos, também na última década, ocorreram transposições e modos de operação nas gestões das grandes e médias empresas, muito além do razoável.
Nas indústrias de revestimentos cerâmicas, no passado recente decisivas na vida comunitária, quase que na totalidade, a frieza das decisões são proteladas por executivos extraterrenos.
Grupos econômicos empresariais com nomes e sobrenomes nativos, como Gaidzinski, Freitas, Zanatta, Burigo, Guglielmi, Zanette, Cechinel, Rosso, Ribeiro, Benedet, Volpato, Barata e outros não menos importantes, fundamentais, trocaram de mãos proprietárias ou diminuíram suas atividades ou fecharam as portas temporariamente ou pior, definitivamente.
A indústria de extração mineral, antes e agora, foram e são, modestos quando o tema é relacionado à contribuição social coletiva.
Novas e recém iniciativas empreendedores estão se estabelecendo, mas, longe de substituir o que já fomos.
A ressaltar que os Angeloni, Giassi, Ghislandi, Althoff e mais alguns corajosas, ainda fazem do sul catarinense, um dos principais centros decisórios no setor supermercadista catarinense e brasileiro. Ainda.
Nada faz acreditar que o fluxo de troca de mãos controladoras e gestoras estancará proximamente. A venda e transferência de controles acionários de CNPJ´s são públicas e notórias.
As notas do dinheiro, as riquezas produzidas, impostos recolhidos e as oportunidades para o trabalho, dependem única e exclusivamente do potencial dos mercados consumidores locais, regionais, nacionais ou fora pátria. Entretanto, agilidade institucional e promocional, dependem sim do pensante ocupante da cadeira giratória no local da geração da produção. Infelizmente, o que se verifica é que as questões “locais” não fazem parte da agenda prioritária dos gestores alienígenas.
Agora, quando se cobra novos investimentos industriais e comerciais na região, muito bem atendida pelos investimentos do Estado quanto à infraestrutura, poucos são os ouvidos preparados para recepcionar e divagar sobre possíveis e próximos investimentos em diversificação e ampliação de suas atividades empresariais.
Qualquer iniciativa e projeto desenvolvimentista fica prejudicado quando poucos são os ouvintes e os potenciais são anônimos.
Restam poucos nomes e sobrenomes conhecidos com aptidão para o empreendedorismo local e regional.
É o que penso e verifico.

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024