Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Merisio faz mega evento para lançar pré-candidatura

Cerca de 10 mil pessoas participaram sábado de comício no Parque de Exposições Efapi de Chapecó

comment Jornalismo access_time10/06/2018 - 10:00

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado

O primeira grande evento político da corrida eleitoral de Santa Catarina, neste ano, aconteceu sábado (9 de junho) em Chapecó, no extremo-oeste do Estado. Organizadores falam em mais de dez mil pessoas que participaram do lançamento da pré-candidatura a governador do deputado estadual Gelson Merísio, presidente estadual do PSD. Ele lidera um grupo de dez partidos, que tem hoje na Assembleia Legislativa somados metade dos 40 deputados.
O ato de Gelson Merísio impressionou não apenas pela multidão que foi à Chapecó, partindo de todas as regioes do Estado, inclusive do extremo-sul, como a regional de Araanguá. Quem saiu desta região viajou 10 horas de viagem, permaneceu quatro horas no local e fez mais dez horas para retornar. Isso signficou um dia inteiro de estrada para os representantes de várias siglas que decidiram fazer a viagem.
No evento estavam representantes do PSD, PSB, PP, PDT, PRB, PRP, PHS, Pros, Solidariedade e PSC que integram a coligação, cuja representaão significa 120 prefeitos, 1.170 vereadores e 117 vice-prefeitos. Se somados os eleitores dirigidos pelos partidos da coligação soma-se 2,8 milhões de catarinenses.
No ambiente que chamou atenção pela organização e tamanho estavam militantes uniformizados devários partidos. Os discursos comearam com a fala do prefeito de Chapecó, Luciano Bulligon e terminou com Gelsn Merísio, sendo que antes dele o ex-governador Raimundo Colombo falou. Ele é pré-candidato a senador.
Para o âncora da rádio Eldorado, João Paulo Messer, que acompanhou o evento o resumo é o seguinte:
O evento de Sábado em Chapecó não só demonstrou força e organização como parece ter tornado irreversível a candidatura de Gelson Merísio ao governo do Estado. O ato pode ser resumido com aqueles adjetivos que se costuma usar para descrever algo impactante. Mesmo o mais cético em relação à candidatura não deixará de observar a força com que ele entra na disputa. Enquanto os demais partidos seguem em dúvida sobre quem será o seu candidato, Merísio apresentou um evento com a campanha pronta e capaz de levar à região extrema do Oeste uma multidão com pelo menos oito mil – lá disseram que foram mais 10 mil – pessoas. Teve gente, como do sul do Estado, que viajou 10 horas para ir, ficou quatro horas no evento e outras 10 horas de volta.
Deputados
Antes de se considerar qualquer resultado de eleição é preciso “combinar com o eleitor”. É verdade, mas há de se considerar que quem faz votos numa campanha eleitoral são os deputados e seus cabos eleitorais. No evento de Merísio estavam 19 dos 40 deputados estaduais. Retirando os parlamentares do PMDB, do PSDB e do PT, que têm candidato a governador, a conta é de 19 de 20 deputados possíveis. Faltou Ricardo Guidi (PSD), do Sul.
Etapa atual
Não são as pesquisas eleitorais que decidem quem será o candidato de cada partido. Fosse assim metade dos eleitos nunca nem teria sido candidato. Esta é a linha de raciocínio do PSD de Gelson Merísio. Fica evidente que a candidatura trabalha de acordo com as etapas e a atual é de conquistas de votos dos convencionais dos partidos aliados. O eleitor vem na próxima fase.
Pesquisa
Hoje se for feita uma pesquisa para governador do Estado deve ter: Décio Lima, Eduardo Moreira, Gelson Merísio e Paulo Bauer pré-candidatos governador.
Progressistas
Pela presença e o discurso dos progressistas no evento de Gelson Merísio, sábado, fica evidente que Esperidião Amin é candidato a governador dele mesmo.
Improvável
Só há um jeito de Esperidião Amin ser candidato a governador. É se o PSDB vier a se atrapalhar com essas denúncias contra Paulo Bauer e resolver apoiar Amin, oque convenhamos é quase inimaginável. Se este improvável cenário ocorrer e mesmo assim a força pró-Merísio ganhar dentro do PP, terá sido uma dupla derrota. Neste caso perderiam Amin e o PSDB. Por isso é prudente que se risque das alternativas esta possibilidade.
Nas redondezas
Bem perto de onde Gelson Merísio fez o lançamento de sua pré-candidatura o senador Paulo Bauer e o deputado estadual Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB, aguardavam a hora do voo de volta à Florianópolis. Estavam na região desde quinta-feira, cumprindo agenda em municípios do extremo oeste.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024