Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Leitura de Domingo: CRIMINOSOS CAEM NA REDE

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time23/09/2018 - 07:00

Longe de ser uma exata, a política é uma ciência. Ciência que numa democracia plena é prática usual do cidadão.

A falta da maior interação das coisas e fatos relacionados à política, faz da mesma uma ciência ainda capenga, deficitária. Em estado de plena consciência, não seria necessário o voto obrigatório. Seria voluntário.

Recém no Brasil, devagar mas com consistência, o marasmo popular diminuído eleva o grau e tom quando do embate político e mesmo em tempos não eleitorais. E a razão é uma só. A todos ora é permitido argumentar e defender teses próprias e ou coletivas. O púlpito é a internet e suas redes ditas sociais.

Antes, tudo vinha enlatado como sendo oficial e certo. Hoje é possível acompanhar uma eleição municipal no “cafundó do Judas” com o mesmo nível de percepção quanto a uma eleição no quintal de casa. A eleição para a Presidência da República agora em efervescência, não deveria permitir erro quando do ato cívico eleitoral. Sabe-se e é público a vida e modo vivente de cada candidato. Nos detalhes e com comprovação.

Definitivamente não é ato de cidadania, apoiar, propagar e votar em candidato julgado, provado criminoso e enjaulado. Com agravante que o mesmo indique para o posto representativo, alguém com ficha de vida igual e que é cardápio completo na pratica criminosa. Não só esse caso, outros muitos são insustentáveis eticamente, moralmente e sem admissão cívica.

Mesmo sendo a política uma ciência, repito, não exata, é constrangedor e asqueroso verificar que multidões, felizmente possivelmente a minoria, desfralda bandeiras apenas em defesa de nomes, sem considerar e até ignorar as práticas passadas nada exemplares.

Persistir, insistir e teimar em se associar em ideias e atitudes a elementos desclassificados moralmente, é tanto quanto pecaminoso.

As ditas redes sociais, palco público e democrático, expõe cada um do jeito que é em pensamento e atitude. A máscara cai a cada “dedada” no teclado. O sujeito sai do anonimato e passa a ser ator. Evidentemente que no meio eletrônico transitam informações e repiques, coladas na denominação de “Fake News”. Procedimento racional é simples: ignorar ou melhor, deletar.

Felizmente as boas informações, com conteúdo probatório que subjugam a deslavada mentira, é comprovadamente superior.

Muito pior do que essas manifestações populares na rede social, não fundamentadas e coincidentes com a verdade, são aquelas notícias, matérias e colunas ardilosamente produzidas por redação profissional. Nem a preocupação de produzir conteúdo subliminar subsiste. Simples assim: quem defende o ilícito, é bandido igual, provavelmente por associação e ganho particular.

Enfim, a popularidade e o melhor uso da comunicação nas redes sociais, está remendando os rasgos que surripiaram parte dos sonhos modelados na Bandeira Nacional, a Ordem e o Progresso.

É o que penso.

Reportagem: Jornalismo / Rádio Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024