Notícias em destaque

Urussanga identifica erro em lote do IPTU e prorroga o prazo de pagamento dos cadastros afetados

commentJornalismo access_time19/05/2026 15:45

Aproximadamente 20% dos 12 mil imóveis cadastrados tiveram a base de cálculo prejudicada durante a atualização do sistema

Maggiofest movimenta Morro da Fumaça

commentEsporte access_time14/05/2026 07:00

A tradição italiana volta a pulsar nos 64 anos de Morro da Fumaça.

Tigre intensifica preparação e mira vaga na Copa do Brasil 2027

commentCriciúma EC access_time18/02/2026 10:50

Equipe de Eduardo Baptista realiza treino técnico e tático no CT e trata Taça Acesc como prioridade após ausência inédita no torneio nacional

 
"Deus me ajudou e eu ganhei dinheiro"

Há 25 anos, então deputado federal João Alves (PPR-BA), cunhava a frase célebre na CPI do Orçamento

comment Jornalismo access_time22/10/2018 - 00:40

Reportagem: Antonio Colossi / Rádio Eldorado - Foto: Divulgação

Em um depoimento na comissão parlamentar de inquérito que começou às 10h15min e durou mais de oito horas, o então deputado federal João Alves, do PPR-BA, principal envolvido no escândalo do Orçamento, negou todas as denúncias, atribuindo-as a uma “trama monstruosa”, caiu em várias contradições, deixou perguntas sem resposta e atribuiu sua fortuna a auxilio divino.

Alves disse na oportunidade que depois de ter deixado o tal do orçamento, Deus lhe ajudou e ele começou a ganhar dinheiro.

O deputado respondia com evasivas sempre que os parlamentares lhe faziam perguntas sobre o tamanho do seu patrimônio. Vale frisar, que Alves esteve a frente da comissão do orçamento até o ano de 1992, ora como presidente, ora como relator.

A CPI do Orçamento representou um marco político para o país por ter sido a primeira vez que os parlamentares investigaram seus próprios colegas.

O esquema de corrupção desviava recursos do Orçamento da União destinados a obras de assistência social para entidades fantasmas controladas por parlamentares. Os Anões do Orçamento, como ficaram conhecidos os sete deputados da Comissão (coincidentemente, todos tinham baixa estatura física), também faziam acordos com empreiteiras para a inclusão de emendas para obras de infraestrutura. O líder do esquema, o deputado João Alves, para fazer a "lavagem" do dinheiro obtido ilegalmente, jogava na loteria. Apostando milhares de dólares em cada sorteio, ganhava vários prêmios. Perdia mais do que ganhava, mas conseguia assim legalizar parte do dinheiro das propinas.

De acordo com a CPI do Orçamento, o deputado baiano havia ganhado 24 mil vezes nas três modalidades de loteria (Sena, Loto e Loteca) desde o ano de 1988.

micÁudio da notícia

Ouça um resumo do escândalo de corrupção que envolvia o deputado João Alves e os "Anões do Orçamento"



content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Vaguinho avança com projeto de elevação dos trilhos em Brasília

commentJornalismo access_time19/05/2026 17:20

Termo de Cooperação Técnica foi formalizado em reunião no DNIT

Urussanga identifica erro em lote do IPTU e prorroga o prazo de pagamento dos cadastros afetados

commentJornalismo access_time19/05/2026 15:45

Aproximadamente 20% dos 12 mil imóveis cadastrados tiveram a base de cálculo prejudicada durante a atualização do sistema

Prefeito Vagner Espindola reforça pautas da saúde de Criciúma em Brasília

commentJornalismo access_time18/05/2026 17:52

Chefe do Executivo cumpriu agendas na capital federal nesta segunda-feira

  BR-101: Acesso a Pescaria Brava terá intervenção nesta terça

commentJornalismo access_time18/05/2026 17:35

Alça de acesso localizada no km 323 pista Norte recebe melhorias em atividades que devem acontecer durante todo o dia

Antigo vestiário é demolido e área da Vila Nova passa por revitalização em Cocal do Sul

commentJornalismo access_time18/05/2026 17:24

Estrutura abandonada começou a ser removida em ação da Administração para garantir mais limpeza, segurança e organização à comunidade