Notícias em destaque

Prefeitura Cocal do Sul promete chegada surpreendente do Papai Noel

commentJornalismo access_time25/11/2023 18:50

Evento acontece neste domingo (26), e abrirá programação de Natal

Jogo de ida semifinal da LARM

commentEsporte access_time11/11/2023 08:33

Rádio Eldorado transmite jogo com caráter de decisão

Tigre volta à elite do futebol brasileiro

commentCriciúma EC access_time20/11/2023 10:35

Com o resultado, a equipe do técnico Cláudio Tencati soma 64 pontos na Série B e não pode ser alcançado no G4. O Tigre faz o último jogo da temporada no próximo sábado (25/11).

 
"Deus me ajudou e eu ganhei dinheiro"

Há 25 anos, então deputado federal João Alves (PPR-BA), cunhava a frase célebre na CPI do Orçamento

comment Jornalismo access_time22/10/2018 - 00:40

Reportagem: Antonio Colossi / Rádio Eldorado - Foto: Divulgação

Em um depoimento na comissão parlamentar de inquérito que começou às 10h15min e durou mais de oito horas, o então deputado federal João Alves, do PPR-BA, principal envolvido no escândalo do Orçamento, negou todas as denúncias, atribuindo-as a uma “trama monstruosa”, caiu em várias contradições, deixou perguntas sem resposta e atribuiu sua fortuna a auxilio divino.

Alves disse na oportunidade que depois de ter deixado o tal do orçamento, Deus lhe ajudou e ele começou a ganhar dinheiro.

O deputado respondia com evasivas sempre que os parlamentares lhe faziam perguntas sobre o tamanho do seu patrimônio. Vale frisar, que Alves esteve a frente da comissão do orçamento até o ano de 1992, ora como presidente, ora como relator.

A CPI do Orçamento representou um marco político para o país por ter sido a primeira vez que os parlamentares investigaram seus próprios colegas.

O esquema de corrupção desviava recursos do Orçamento da União destinados a obras de assistência social para entidades fantasmas controladas por parlamentares. Os Anões do Orçamento, como ficaram conhecidos os sete deputados da Comissão (coincidentemente, todos tinham baixa estatura física), também faziam acordos com empreiteiras para a inclusão de emendas para obras de infraestrutura. O líder do esquema, o deputado João Alves, para fazer a "lavagem" do dinheiro obtido ilegalmente, jogava na loteria. Apostando milhares de dólares em cada sorteio, ganhava vários prêmios. Perdia mais do que ganhava, mas conseguia assim legalizar parte do dinheiro das propinas.

De acordo com a CPI do Orçamento, o deputado baiano havia ganhado 24 mil vezes nas três modalidades de loteria (Sena, Loto e Loteca) desde o ano de 1988.

micÁudio da notícia

Ouça um resumo do escândalo de corrupção que envolvia o deputado João Alves e os "Anões do Orçamento"



content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Prefeitura Cocal do Sul promete chegada surpreendente do Papai Noel

commentJornalismo access_time25/11/2023 18:50

Evento acontece neste domingo (26), e abrirá programação de Natal

Gamape confirmada na Jornada Esportiva 2024 da Rádio Eldorado

commentJornalismo access_time21/11/2023 10:55

Empresa referência em manutenção, comercio e fabricação de peças para máquinas pesadas, formalizou a parceria antes mesmo da partida de acesso do Criciúma E.C à elite do futebol brasileiro.

RH Comunica promove talks com profissionais sobre Liderança Comunicadora e Saúde Mental nas Empresas

commentJornalismo access_time20/11/2023 14:38

O evento online e gratuito é destinado a todos os profissionais de RH com o objetivo de auxiliar as empresas no planejamento e desenvolvimento de suas ações internas.

Cermoful inaugura nova subestação com energia garantida para mais 30 anos

commentJornalismo access_time20/11/2023 10:30

Localizada no bairro Monte Verde, em Morro da Fumaça, a subestação teve mais de R$ 27 milhões em investimentos e vai ampliar a oferta de energia nos municípios atendidos pela cooperativa.

Acentra e Sistema Ailos promovem ação de Black Friday até o fim do mês

commentJornalismo access_time17/11/2023 13:23

Cooperativa oferece vantagens e descontos especiais para cooperados dos segmentos PF (pessoas físicas) e PJ (pessoas jurídicas).