Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

FUTEBOL TRITURA PRESIDENTES

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time02/12/2018 - 18:51

Raros são os sobreviventes. Na Presidente de time/clube futebol amador, semi-amador, profissional ou clube-de-empresa, o destino é certo, ou seja: desprezo total pelo esporte pós-gestão ou, falência econômica pessoal e profissional ou, frequentador de clínica para recuperação psicológica ou, andarilho rancoroso em confinamento social.

Desconheço personagem que ao assumir a presidência de uma entidade com pratica esportiva, no caso o futebol, não tenha em mente conquistar, vencer, fazer boa figuração nas competições em que estiver inserido.

É público e notório que o futebol, do amador ao profissional em alto nível, não é autossustentável, notoriamente nas temporadas iniciais de um possível projeto elaborado. Como qualquer outro negócio, o futebol obrigatoriamente exige ideia do que e como fazer, tempo para implementação, conhecimento geral da atividade, das competições e do mercado, quem executará a gestão das coisas, quem serão os protagonistas praticantes, meios e formas das receitas, tamanho dos investimentos iniciais e conservadores, visibilidade da exposição, comunhão com os populares simpatizantes e consumidores.

Nadinha diferente se comparado a instalação de uma indústria cerâmica, uma confecção, um restaurante, um supermercado ou uma transportadora. Se o estabelecimento já é existente, não basta colocar comunicado de “Sob Nova Direção”. Tem que haver ideias e inovações, conhecimento de causa e acima de tudo, reserva financeira em bolso apropriado para atravessar e sobreviver aos invernos árticos e verões escaldantes.

A distância do pódio e o inferno astral, é uma linha tênue, sensível e dependente da competência, com muita sorte.

Não há projeto idealizado, certo e exequível do começo ao topo. Sempre haverá ajustes a fazer. E só reconhecerá tais necessidades se o gestor tiver simplicidade na modéstia, reconhecimento do alheio propositivo, equipe competente, equilibrada e motivada.

Infelizmente estes atributos são ausentes nas emocionadas e tresloucadas gestões nas presidências dos clubes para a pratica do futebol. Também por essa certeza, cada vez mais é possível testemunhar quantos são os andarilhos solitários a resmungar sempre o que é comum a todos: faltam recursos, críticas mediáticas e populares severas, ninguém me ama e, ninguém me quer.

A intensidade do fogo alto ou baixo na fritura de quem organiza e promove o futebol - amador e/ou profissional – depende do gestor que controla os botões do combustível. Autofagia.

Reportagem: Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024