Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

A FALTA QUE FAZ O BARULHO

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time10/06/2019 - 08:29

Chateia e até indigna quando certos arautos oficiais anunciam no final de cada ano fiscal - foi assim nas últimas temporadas - que o sul catarinense é a região mais “pobre” de Santa Catarina.

O IBGE, mesmo que com incompreensível atraso, divulga o PIB e renda per capita anualmente do Brasil, Estados, Regiões e Municípios. Santa Catarina disputa as principais colocações entre os membros da Federação, substancialmente com média superior ao desempenho nacional, nas duas questões.

O Sul Catarinense, considerando a renda per capita e familiar, tem desempenho superior à média nacional e mantém equilíbrio na comparação com a média do Estado de Santa Catarina.

O SUBSOLO EM CIO.

A história econômica e cultural do sul catarinense se fez e ainda se constrói, inicialmente e ora notadamente sob o auspício da indústria de extração mineral do carvão, e, terra para os revestimentos cerâmicos e peças estruturais para a construção.

O uso e usufruto do barro e terra é tão antiga quanto à humanidade. O carvão mineral e vegetal foi o principal insumo para a revolução industrial na virada do século XIX. Hoje, ocupa e se mantém como um dos insumos principais nas indústrias de transformação e geração de energia nos países mais desenvolvidos no mundo.

O sul catarinense mantém imenso estoque mineral, identificado, no subsolo em toda a região. A despreocupação ambiental condenada no passado, somada a histeria oficial e de agentes avulsos, sempre desproporcionais, estão impedindo para progresso visível e possível.

A SOMA DO QUE FAZEMOS.

A diversificação empreendedora do sul catarinense, a partir do aproveitamento da extração mineral, fez aparecer a geração de energia elétrica – principal insumo desenvolvimentista - as indústrias do vestuário, metalurgia, mecânica, química, plástica, construção, alimentos, turismo, agronegócio, pecuária, agricultura familiar, serviços em geral, educandários, centro médico referencial. Despontam no sul, centros comerciais, shoppings e avulsos. O sul catarinense é “dona” das principais redes supermercadistas de Santa Catarina, com significativa presença também no vizinho Paraná.

BOTAR O OVO E CANTAR.

É público e notório que na última década, o sul catarinense viu a gestão e propriedade de inúmeras empresas e conglomerados, mudarem de comando. Empresas e organizações que lideravam ações institucionais e promocionais em seu benefício, mas também, de toda coletividade, sumiram do marketing regional e estadual. Imagino até que a produção industrial e comercial sob as novas gestões, tenha até aumentada, pela ampliação e maior produtividade. Porém, a mudez e o silencio mercadológico, cria calos no espírito.

No popular é o tal de “botar o ovo e não cantar”. Quando a ave produtora está chocando o ovo, fica quieta, na muda.

Fazer “barulho” é e sempre foi de fundamental importância para animar o todo, provocar autoestima própria e da coletividade.

Reportagem: Jornalismo Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024

  Ganoderma: Aprenda como usá-lo e também seus benefícios.

commentJornalismo access_time27/03/2024 11:59

O assunto foi tratado pela farmacêutica Alexsandra Tonetto da Nativelle Pharma junto a jornalista Rúbia Ramos no programa Tudo a Ver, do dia 18/03/2024

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Faculdade Esucri: há 23 anos formando profissionais no Sul Catarinense

commentJornalismo access_time18/03/2024 14:58

Neste mês de março, a instituição de ensino completa 23 anos de história.

Cermoful tem Chapa única para o Conselho Fiscal

commentJornalismo access_time17/03/2024 11:03

A AGO será realizada no dia 22 de março, com primeira chamada marcada para às 17h30min, 18h30min a segunda chamada e a última, às 19h30min, na sede da cooperativa, em Morro da Fumaça.