Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

Reforço ao time da igreja católica

Três novos diáconos serão ordenados no próximo domingo

comment Jornalismo access_time03/12/2019 - 12:47

Reportagem: Redação Eldorado

Ordenação será celebrada no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara, com início às 15 horas. Seminaristas se encontram em retiro com Dom Jacinto, nesta semana.

A Diocese de Criciúma celebra, no próximo domingo, 08, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Missa com rito de Ordenação Diaconal de três seminaristas diocesanos. Pela imposição das mãos do bispo Dom Jacinto Inacio Flach, os jovens Élisson Custódio Borges, Fábio Fernandes Roque e Mateus Réus dos Reis serão ordenados diáconos para a Igreja sob o lema "Em Cristo, Deus nos escolheu para vivermos a caridade", extraído do livro da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 1,4). "Ao entregar nossas vidas ao serviço do Reino, São Paulo nos ajuda a mergulhar no mistério do diaconato e a fazer desta entrega um ato de amor e caridade, principalmente por aqueles que estão nas periferias existenciais. Viver a caridade, eis a nossa missão como diáconos!", afirma o seminarista Mateus.

Foram anos de estudo e experiências pastorais junto ao povo de deus, que, agora, resultam na alegria do sim ao serviço a Deus pelo diaconato. Para o jovem Élisson, 27 anos, o tempo de preparação para a ordenação tem sido muito especial. "É um tempo de novidades do Espírito Santo. Respondendo ao chamado de Cristo, meu coração se enche de alegria por poder servir ao povo de Deus, no ministério diaconal. Tem sido um tempo de oração, agradecimento e louvor a Deus, pois Ele 'fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome!' (Lc 1, 49). Gratidão ao povo de Deus pelas orações, aos familiares e amigos, e ao Bispo Diocesano, por confiar em mim. Que o Bom Pastor me fortaleça na missão de evangelizar a serviço dos irmãos", pede o jovem.

O seminarista Fábio, 35 anos, afirma que nestes poucos dias que restam para a ordenação, a alegria se mistura com a ansiedade, transformando tudo num único louvor de gratidão. "Gratidão pelo povo, que torce e reza junto, gratidão pela Igreja, na pessoa de Dom Jacinto que nos acolhe, gratidão por tudo e todos. O sim que dou, é um sim pelas misericórdias de Deus em Cristo Jesus que, em minhas misérias, me chamou e me convida para a caridade. Em tudo desejo viver no ministério aquilo que recebi, a misericórdia e a caridade. Peço que rezem por mim e contem com minhas orações. Deus abençoe!", pede Fábio.

Já para o jovem Mateus, 34 anos, os dias que antecedem a ordenação estão sendo vividos com muita alegria, expectativa e gratidão. "Eu não chego ao altar sozinho, mas com minha família, meus amigos e muitos benfeitores. São dez anos de caminhada, onde foi possível experimentar as alegrias e desafios que fazem parte do seguimento a Jesus. Meu coração rejubila em se consagrar ao serviço do Reino, e pede a Deus forças para viver com seriedade e profundidade essa vocação a qual fui chamado", pontua.

Ordenações presbiterais ocorrem no ano que vem

Os três seminaristas integram o grupo de oito vocacionados que, no próximo ano, receberão o ministério sacerdotal na Diocese de Criciúma. No dia 21 de março, Mateus será ordenado padre na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Içara. No dia 28 de março, será a vez de Fábio, na Paróquia Nossa Senhora da Salete, em Criciúma. E no dia 09 de maio, também na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Içara, será celebrada a ordenação presbiteral de Élisson. Todas as missas terão início às 15 horas. Demais diáconos e presbíteros que serão ordenados na Diocese no próximo ano terão suas datas anunciadas em breve.

Mais sobre os candidatos ao diaconato

Élisson Custódio Borges
O seminarista Élisson nasceu em Içara, em 04 de dezembro de 1991. Filho de Santina Antônio Custódio e Marilei Laudelino Borges, deu seus primeiros passos na fé na comunidade São Judas Tadeu, no bairro Poço Oito, pertencente à Paróquia São Miguel Arcanjo, em Içara. Em 2009, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, onde ficou até 2010. De 2011 a 2013, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. De 2014 a 2018, estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias Santa Terezinha (Escola Agrícola - Blumenau), São Pedro Apóstolo (Gaspar), Nossa Senhora da Natividade (Cocal do Sul) e São Paulo Apóstolo (Criciúma). Atualmente, Élisson faz estágio pastoral Paróquia Nossa Senhora da Salete, na região do bairro Próspera, em Criciúma.

Fábio Fernandes Roque
O seminarista Fábio nasceu em Criciúma, em 05 de setembro de 1983. Filho de Dilma Fernandes e Dilnei Antônio Roque (em memória), é irmão de Saionara e Alexsandro (em memória). Deu seus primeiros passos na fé na comunidade Nossa Senhora Aparecida, do bairro Nossa Senhora da Salete, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Salete, em Criciúma. Em 2009, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. De 2010 a 2012, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. De 2013 a 2014 e no ano de 2018, estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelo Santuário Nossa Senhora de Navegantes (Navegantes) e pelas paróquias Santo Antônio de Pádua (Piçarras) e São José (Criciúma). Atualmente, Fábio faz estágio pastoral na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio.

Mateus Réus dos Reis
O seminarista Mateus nasceu em 23 de maio de 1985, em Içara. Filho de Ana José Réus e Eraldo Joacy dos Reis, é irmão de Aline e Maria Alice. Deu seus primeiros passos na fé na comunidade Santa Paulina, no bairro Barracão, pertencente à Paróquia São Miguel Arcanjo, em Içara. De 2000 a 2002 e no ano de 2010, estudou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, onde ficou até 2010. De 2011 a 2012, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. De 2013 a 2014 e de 2017 a 2018, estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias São José Operário (Blumenau), Santa Bárbara (Criciúma), Imaculado Coração de Maria (Lauro Müller) e Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis). Atualmente, Mateus faz estágio pastoral na Paróquia São José, em Criciúma.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024

  Ganoderma: Aprenda como usá-lo e também seus benefícios.

commentJornalismo access_time27/03/2024 11:59

O assunto foi tratado pela farmacêutica Alexsandra Tonetto da Nativelle Pharma junto a jornalista Rúbia Ramos no programa Tudo a Ver, do dia 18/03/2024

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Faculdade Esucri: há 23 anos formando profissionais no Sul Catarinense

commentJornalismo access_time18/03/2024 14:58

Neste mês de março, a instituição de ensino completa 23 anos de história.

Cermoful tem Chapa única para o Conselho Fiscal

commentJornalismo access_time17/03/2024 11:03

A AGO será realizada no dia 22 de março, com primeira chamada marcada para às 17h30min, 18h30min a segunda chamada e a última, às 19h30min, na sede da cooperativa, em Morro da Fumaça.