Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Opinião: Brasil, país do futebol

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time10/05/2020 - 07:44

A prática, a bola e as regras do futebol importadas da Inglaterra no início do Século XX, inicialmente pelejas entre empresas estrangeiras e grupos reservados, logo se disseminou entre todas faixas etárias e sociais no Brasil. É fácil compreender as razões para tal rápido alastramento.
Naqueles tempos o Brasil era uma nação em formação nas áreas econômicas e sociais, tinha áreas urbanas extensas disponíveis para formatar retângulo para o jogo na grama, pasto, chão batido, areia ou cimento. O futebol é absolutamente inclusivo, independe da condição social, estatura, origem étnica e, habilidade nata.

GLÓRIAS E FRASES EMOTIVAS.
Bastou pouco tempo para o Brasil se escalar e promover em 1.950 a Copa do Mundo de Futebol e claro, mostrar para todos a inauguração do maior estádio do planeta, mesmo que ainda em finalização. Fomos vice.
A seleção brasileira masculina de futebol já conquistou 5 títulos de Copa do Mundo FIFA (1958, 1962, 1970, 1994, 2002), 4 títulos de Copa das Confederações (1997, 2005, 2009, 2013), e 8 títulos de Copa América (1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004, 2007).
A seleção brasileira de futebol masculino é a única que participou de todas edições da Copa do Mundo. Clubes de futebol do Brasil somam dezenas de títulos sul-americanos e mundiais.
Frases e slogans se reproduzem, como “Brasil, Pais do Futebol”, “Síndrome de Vira-lata”, “Somos os Melhores do Mundo”, “Com nós, Ninguém Pode”.

DO INCIPIENTE AOS NEGÓCIOS.
Quando criado o futebol era mais um desporto para o lazer, exercício e congraçamento. Rapidamente virou semiamador, profissional e nas últimas décadas, um grande negócio. Antes, amador no sentido da palavra, virou lenda. Assim, como literalmente virou uma batalha econômica, o Brasil foi ultrapassado por nações e organizações muito mais abastadas, e por vezes, com desejos inconfessáveis. Fácil listar os países europeus e do leste, asiáticos e da américa do norte, onde vingam os tais investidores.
No mercado brasileiro tiveram mais agravantes. O que era evento com participação popular aos milhões nos locais dos jogos, o futebol virou grade na programação das emissoras de TV, e elas passaram a subsidiar os clubes e praticantes. Os sofás viraram arquibancada para os torcedores e simpatizantes. E mais, as ofertas concorrentes para o lazer abundam, mais participativas e baratas, o que não incentiva a formação de novas gerações de simpatizantes do futebol.

A PANDEMIA NO FUTEBOL.
Talvez será o futebol uma das últimas atividades econômicas a voltar para plena organização e promoção, após o mínimo de controle sobre a pandemia do vírus COVID 19. E quando voltar, estará virado do avesso.
O mais assustador dentre tudo que está ocorrendo, é perceber que o retorno do futebol é a menor das preocupações entre os populares, simpatizantes e fanáticos torcedores.
Pequenos e médios clubes promotores do futebol programam fechamento definitivo ou temporário de suas atividades, elencando justificativas defensáveis. Presidentes e gestores dos clubes com agenda futura mais-ou-menos garantida, as consideradas médias e grandes agremiações, perambulam individualmente na busca de mágica solução.
É público e notório que os clubes que promovem o futebol não possuem estoque financeiro. Como pagar a manutenção dos equipamentos e pessoal profissional da retaguarda? Como fazer para manter a produção e treinamento das equipes de base? Como pagar os disparates constantes na folha de pagamento dos jogadores profissionais? Como entregar o produto/futebol compromissado em contratos de patrocínios e transmissões? Como remotivar o torcedor consumidor do futebol?
Nada está assegurado e segurado. Aliás, “seguro da atividade” será o produto mais oferecido e procurado pós epidemia, não só no futebol.

Reportagem: Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024