Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

FUBBALL-CLUB BAYERN MÜNCHEN, ALLIANZ ARENA

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time01/08/2020 - 03:33

A Rede Globo assim como a SportTV, não transmite o Campeonato Alemão (Bundesliga) e nem a Liga dos Campeões (Champions League). Fica assim a dúvida de como os narradores falariam na transmissão o nome do Bayern de Munique jogando no Allianz Arena. O basquete da NBA então nem pensar sendo jornalisticamente obrigatório falar todos aqueles nomes de clubes e arenas com denominações mercadológicas.
Aqui nas terras tupiniquins, devido até agora a imposição das exclusividades, diz e cita nomes oficiais de agremiações e seus estádios, ao seu gosto e vontade. Pura chantagem comercial indevida.

FUTEBOL, INVESTIMENTOS E MARCAS.
O futebol é um negócio com investimentos de toda ordem e valor. O que era apenas um desporto, a partir dos anos 70, se transformou em uma máquina de receitas e despesas. Além das tradicionais receitas relacionadas à ingresso aos jogos/estádios, associação de torcedores, direitos transmissões esportivas, merchandising nos uniformes e materiais esportivos, ações mercadológicas como franquia e licenciamento de produtos e, direitos de imagem dos praticantes e dos clubes, são formas exponenciais para sobrevivência e crescimento do futebol.

DESCONSTRUÇÃO DAS AÇÕES DO MARKETING.
Em 2001, com objetivos institucionais e promocionais definidos, a Malwee Malhas promoveu parceria com a Associação Desportiva Jaraguá com intuito de desenvolver o Futsal de Jaraguá, e consequentemente, do Futsal de Santa Catarina e do Brasil. Em apenas 10 anos, foi construída uma espetacular arena multiuso com capacidade para 10.200 espectadores, e, foram conquistados infindáveis títulos: Penta Campeão Estadual, Tetra Campeão da Liga Nacional, Heptacampeão Taça Brasil, 6 vezes Campeão Sul Americano, 4 vezes Vice Campeão do Mundial Interclubes, vencidos pelo Interviu Fadesa da Espanha.
Nos 10 anos, apesar do time, da tabela e regulamento tratar a agremiação regularmente como Malwee Futsal, os canais Globo e SportTV que transmitiam as competições, a citavam como Futsal do Jaraguá. Como consequência lógica, a Malwee desistiu do projeto mercadológico.

KYOCERA ARENA, OUTRA VÍTIMA.
Em março de 2005, o Atlético Paranaense contratou patrocínio para sua belíssima arena com a empresa japonesa Kyocera Mita América, por três anos, para adoção nominal de Kyocera Arena. No mundo organizado, a “Naming Rights” é ato e fato comuns, menos no Brasil.
Nos registros e regulamentos da Federação e Confederação, assim como nos realeses do clube organizador e promotor, constava a denominação Kyocera Arena. A mídia chantagista e hipócrita durante todo o período insistentemente continuou a chamar o local de Estádio Joaquim Américo Guimarães ou Arena da Baixada.

DESPREZO AO ENERGÉTICO.
Em 1.987, o austríaco Dietrich Mateschitz iniciou produção de bebida energética denominada Red Bull. Junto com a distribuição de bilhões de latas da bebida espalhadas no planeta, a Red Bull promoveu investimentos nos desportos. No futebol, já são muito conhecidos os clubes Red Bull Salzburg, RB Leipzig, New York Red Bulls, Red Bull Ghana e por aqui, em 19 de Novembro de 2007, o Red Bull Brasil.
O Red Bull Brasil adquiriu o futebol do Bragantino que estava na segunda divisão do campeonato paulista e terceira divisão do brasileiro, trocou CNPJ, denominação e uniformes. Em 2020, chegou nas quartas das finais do Paulista e conquistou vaga na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, sendo o campeão da Série B. Manda os seus jogos no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
O que antes era Bragantino, desde o início até agora é Red Bul Brasil. É absoluto absurdo, pilantragem jornalística o que a Rede Globo e a SportTV fazem em suas transmissões, quando simplesmente trocam o nome do Red Bull nas competições e jogos televisionados.

Reportagem: Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024