Notícias em destaque

Morre Eno Steiner

commentJornalismo access_time17/02/2020 12:00

Após mais de três anos com doença pulmonar o ex-deputado faleceu em casa

Brusque reassume a liderança do Estadual

commentEsporte access_time17/02/2020 11:00

Tubarão sofre goleada em Concórdia

Empate em Chapecó

commentCriciúma EC access_time15/02/2020 19:05

Com um gol de cada equipe, o Tigre permanece na quinta posição da tabela no Campeonato Catarinense

Israel autoriza visita de deputada dos EUA

access_time16/08/2019 - 09:11

Revertendo uma decisão inicial em que negava visto para duas deputadas democratas dos EUA, que criticam fortemente o governo Trump e seu apoio ao país, o governo de Israel resolveu autorizar a visita da deputada Rashida Tlaib.
A deputada escreveu ao Ministro do Interior de Israel pedindo autorização humanitária para visitar seus parentes que vivem no país e, destacou especificamente a questão de sua avó na faixa dos 90 anos de idade. Rashida afirmou que não usaria a visita para fins políticos, sendo que seria uma visita de caráter pessoal. As informações foram publicadas pela imprensa de Israel hoje (16).
O governo de Israel, comandado por Benjamin Netanyahu, proibiu a visita de duas deputadas, entre elas Rashida, depois de uma mensagem no Twitter do Presidente Trump.


O legado de Bush

 personAndré Abreu
access_time02/12/2018 - 12:03

No dia 2 de dezembro de 1989, o então Presidente Bush (falecido ontem aos 94 anos) se encontrou com o líder soviético Mikhail Gorbachev para discutir o desarmamento nuclear e o fortalecimento das relações entre os EUA e a Rússia (URSS). Os dois chefes de Estado declararam o fim da Guerra Fria.
O legado de George H.W. Bush nas relações internacionais entre os dois países permanece até hoje. No encontro do G20, a chanceler alemã Angela Merkel destacou o papel de Bush na condução de uma política internacional que levou à reunificação alemã.
Na área militar, o Presidente Bush se posiciona como o único ocupante da Casa Branca que declarou acertadamente o fim de uma guerra. Para Bush, a missão no Iraque estava cumprida com a retirada das tropas iranianas do Kwait.
A maior lição de Bush foi ensinar aos futuros presidentes que uma guerra tem uma missão e um fim. Uma lição que não foi aprendida pelos líderes que o seguiram.

Os encontros e desencontros dos líderes do G20 em Buenos Aires

 personAndré Abreu
access_time30/11/2018 - 19:57

Os países divergem em questões como comércio, clima e política de segurança, e não se sabe ainda se a cúpula vai conseguir sequer chegar a uma declaração conjunta. Conversas bilaterais também não avançam em Buenos Aires.
Antes de a cúpula do G20, grupo que reúne os 19 países industrializados e emergentes mais importantes do planeta mais a União Europeia, iniciar a sua primeira sessão de trabalho, nesta sexta-feira (30/11) em Buenos Aires, os chefes de Estado tiveram a oportunidade de bater um papo numa relaxada mesa de café.

Câmeras e microfones não foram permitidos durante a conversa informal. No entanto, um porta-voz do presidente russo, Vladimir Putin, disse que seu chefe iria aproveitar a oportunidade para trocar algumas palavras com o presidente Donald Trump, embora este tenha cancelado uma esperada reunião com o chefe do Kremlin, ainda antes de sua partida de Washington para Buenos Aires nesta quinta-feira. O motivo seria a agressão russa contra a Ucrânia no Mar de Azov ocorrida durante o último final de semana.

Pelo menos oficialmente, os presidentes falariam na reunião sobre a ameaça de Trump de sair do acordo de controle de armas, que proíbe que mísseis de médio alcance sejam equipados com ogivas nucleares. Trump acusa a Rússia de violar o acordo, o que Putin nega veementemente.

Buenos Aires recebe cúpula do G20

 personAndré Abreu
access_time30/11/2018 - 10:32

Buenos Aires está blindada pelo recebimento da cúpula do G20, o encontro das 20 maiores economias mundiais. OUÇA:

Quanto ganha um professor na Alemanha?

 personAndré Abreu
access_time24/11/2018 - 11:35

Na Alemanha, a imagem de estabilidade profissional e financeira costuma atrair pessoas para a profissão de professor ou professora. Em geral, o docente é funcionário público e, por isso, ocupa um posto praticamente imune a crises, os horários de trabalho e o direito a férias podem facilitar muito a administração da carreira e da vida em família, e há formas variadas para se exercer a função.

Mas, o principal motivo para começar uma carreira na área da educação no país europeu costuma ser o salário. Conforme o relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado em setembro, profissionais alemães que atuam no ensino secundário recebem 54 mil euros anuais – quase o dobro da média da OCDE e o equivalente a uma renda mensal bruta de 4.500 euros (ou quase R$ 19 mil). O salário líquido tem leves variações dependendo do estado federado onde o professor atua, mas em geral totaliza 2.600 euros por mês (o equivalente a mais ou menos R$ 11 mil).

Contudo, a boa colocação em estudos comparativos internacionais não revela se um professor é bem pago na comparação com categorias profissionais equivalentes dentro de seu país. "Muitos docentes de exatas no ensino médio podem migrar para o setor privado", constata Heinz-Peter Meidinger, presidente da Associação Alemã de Professores.

Comparando dentro do contexto europeu, os professores alemães também estão entre os que mais gastam tempo para preparar as aulas. Condições de trabalho difíceis e a atuação em escolas em áreas economicamente desfavorecidas acabam desmotivando muita gente a ingressar na carreira, afirmam especialistas ouvidos pela rádio alemã DW.

Tempestade de neve atinge a Costa Leste dos EUA

 personAndré Abreu
access_time16/11/2018 - 13:05

Uma tempestade de neve de outono causou transtornos no trânsito na Costa Leste dos EUA na quinta-feira (15). A tempestade causou o cancelamento de voos, derrubou fios de energia e forçou crianças a ficarem nas escolas durante a noite. No estado de Connecticut, um homem estava limpando a neve de seu veículo quando um outro motorista perdeu o controle do carro e o atropelou. Mais de 300 acidentes de carro foram registrados no estado de Maryland até o momento, segundo as informações oficiais.
A região de Boston também foi atingida pela neve. Foto: Rose Sousa/Acton-MA.

Morre Stan Lee, criador de diversos heróis da Marvel

 personAndré Abreu
access_time12/11/2018 - 17:57

Morreu hoje, aos 95 anos, o criador de diversos heróis do Universo Marvel, Stan Lee. Ele sofria de pneumonia e problemas na visão. OUÇA:

Democratas precisam conquistar 23 cadeiras para garantir maioria na Câmara

 personAndré Abreu
access_time06/11/2018 - 20:42

Os democratas precisam conquistar 23 cadeiras para garantir maioria na Câmara. No Senado precisam conquistar mais duas cadeiras. Na Câmara a tarefa é vista como possível no final da noite, mas no Senado as projeções não indicam uma maioria democrata. Os estados começam a fechar as urnas às 19h no horário local (22h em Brasília) e continuam durante toda a noite. A cobertura dos canais CNN e Fox News está centralizada na cobertura das eleições desde as primeiras horas da manhã. Fechadas as urnas, começam as definições dos resultados nos distritos para a composição da Câmara e do Senado.
As atenções estão voltadas também para a apuração das corridas para governador em cada estado.
Os analistas políticos divergem no tamanho da onda democrata, mas os primeiros números dirão a tendência.

Trump pretende acabar com cidadania norte-americana para filhos de imigrantes indocumentados

 personAndré Abreu
access_time30/10/2018 - 14:36

Garantida pela 14ª emenda da Constituição, a cidadania norte-americana para todos aqueles que nascem nos EUA, é o assunto do dia em Washington. O presidente Trump pretende assinar uma ordem executiva (decreto) para acabar com o direito dos filhos de imigrantes indocumentados de serem considerados norte-americanos de nascimento.
Sem passar pelo Congresso, a ordem executiva de Trump, se assinada, deverá gerar uma corrida aos tribunais de imigração.
Trump pode estar abrindo caminho para uma votação maior para os republicanos na próxima semana.

Consulado de Boston se prepara para receber grande número de eleitores em cinco cidades

 personAndré Abreu
access_time27/10/2018 - 21:09

Em Massachusetts, 35.029 eleitores inscritos irão às urnas, o dobro do registrado na eleição há quatro anos. No primeiro turno na região do Consulado de Boston, 13.757 votaram nas cidades de Brighton, Stoughton, Fall River, Framingham, e Nashua, no estado de New Hampshire.

Para o segundo turno, o Consulado emitiu um comunicando afirmando que, devido ao alto comparecimento no primeiro turno em 7 de outubro e a previsão de chuva para domingo na região de Boston, foram abertas duas novas entradas para facilitar o fluxo de eleitores.

Explosivos enviados a ator Robert DeNiro e a ex-vice-presidente Joe Biden

 personAndré Abreu
access_time25/10/2018 - 18:40

Pacotes suspeitos foram interceptados nesta quinta-feira (25) endereçados ao ator Robert De Niro e ao ex-vice-presidente Joe Biden. Os pacotes são similares aos enviados ao ex-presidente Obama, à Hillary Clinton e à rede CNN.

Nenhum dos dispositivos explodiram e ninguém foi ferido. Os pacotes, enviados a críticos do governo Trump, demonstram as tensões existentes duas semanas antes das eleições legislativas nos EUA.

Explosivos endereçados a Obama e Hillary Clinton são descobertos por Serviço Secreto

 personAndré Abreu
access_time24/10/2018 - 12:32

O Serviço Secreto dos EUA interceptou pacotes contendo dispositivos explosivos endereçados para o ex-Presidente Barack Obama e para Hillary Clinton.

No comunicado a agência norte-americana informa que nem Obama nem Hillary receberam os pacotes, devido aos procedimentos de inspeção seguidos regularmente pelos agentes do Serviço Secreto.

Os dispositivos foram descobertos há poucas horas. Um dispositivo explosivo foi encontrado na residência do casal Bill e Hillary Clinton.

Novos processos de cidadania portuguesa estão suspensos

 personAndré Abreu
access_time22/10/2018 - 16:00

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo divulgou que estão suspensos novos pedidos de nacionalidade. A nota destaca que o Consulado tem feito todos os esforços para atender uma demanda de pedidos crescente. A demanda tem gerado demoras no processamento, análise e conclusão dos novos pedidos apresentados.

Com o objetivo de processar e concluir os pedidos já solicitados, a suspensão de novos pedidos faz necessária temporariamente.

O Consulado informa ainda que deverá reabrir no site as informações sobre os processos de nacionalidade no dia 2 de janeiro de 2019.

Para os solicitantes que por algum motivo não queiram aguardar, o Consulado informa que os pedidos podem ser feitos diretamente na Conservatória dos Registos Centrais. Para isso deverão procurar as instruções e demais informações, clicando em http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-da/).

Reino Unido, França e Alemanha pressionam sauditas sobre caso Kashoggi

 personAndré Abreu
access_time21/10/2018 - 16:48

O Reino Unido, a França e a Alemanha denunciaram o assasssinato do jornalista Jamal Khashoggi, exigindo uma explicação urgente da Arábia Saudita sobre sua morte.

Uma declaração em conjunto dos três países afirma que a morte do jornalista após "uma briga de socos" no consulado da Arábia Saudita em Istambul precisa ser comprovada por fatos críveis.
O Presidente Donald Trump tem declarado que a narrativa não lhe satisfaz.
O presidente turco afirmou ainda hoje que deverá revelar a verdade sobre a morte.

Recep Tayyip Erdogan declarou que fará uma pronunciamento sobre o assunto no parlamento na próxima terça-feira (23)

Bolsonaro: imprensa europeia e norte-americana repercutem favoritismo

 personAndré Abreu
access_time17/10/2018 - 11:14

O New York Times destaca hoje que a eleição brasileira "dará forma não somente ao maior país da América Latina, mas também é um referendo sobre o destino da Amazônia, os pulmões do planeta". Bolsonaro, favorito nas pesquisas, tem declarado que a política ambiental do Brasil está sufocando o setor do agronegócio, que precisa de mais espaço para produzir carne e soja.
O Independent, britânico, destaca o crescimento do candidato do PSL nas pesquisas nos últimos dias. Bolsonaro é descrito como o candidato populista que defende a ditadura militar de 1964-1985.
E o francê Le Monde destaca em editorial que o apoio que Bolsonaro tem recebido do Wall Stree Journal faz sentido dentro do contexto de que o jornal norte-americano apoiou Pinochet no Chile nos anos 80, o argentino Videla e Fujimori no Peru.

Arábia Saudita se prepara para admitir que jornalista foi morto em interrogatório

 personAndré Abreu
access_time15/10/2018 - 17:12

A Arábia Saudita está preparando um relatório em que reconhecerá que o jornalista Jamal Khashoggi foi morto durante um interrogatório que "deu errado", afirmaram fontes à rede de TV CNN. A Turquia acusou neste sábado (13) a Arábia Saudita de não cooperar nas investigações em torno de Jamal Khashoggi, o jornalista dissidente que desapareceu no consulado da Arábia Saudita em Istambul
O desaparecimento sem explicações do jornalista Jamal Khashoggi, crítico do governo da Arábia Saudita, está se transformando em pesadelo para a economia do país. A monarquia saudita afirmou no domingo (14) que responderia com fortes represálias caso continuem as sanções econômicas, impostas pelos outros Estados depois que o caso veio à tona.
A reação do governo saudita mostra que o príncipe Mohammed ben Salman não esperava por todas as críticas que seu reino vem recebendo. O caso Khashoggi fez com que vários empresários norte-americanos anulem sua participação no próximo "Davos no deserto", a grande reunião anual do negócio na região.
A edição desse ano não terá, por exemplo, a presença de Jamie Damon, chefe do banco JP Morgan, nem os patrões da marca Ford e do aplicativo Uber. Jornalistas de língua inglesa também decidiram boicotar o evento, previsto para a semana que vem. A bolsa saudita perdeu no domingo 7% de seu valor.