Notícias em destaque

Faculdade Esucri: há 23 anos formando profissionais no Sul Catarinense

commentJornalismo access_time18/03/2024 14:58

Neste mês de março, a instituição de ensino completa 23 anos de história.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

A CNH nos EUA

access_time22/01/2019 - 12:33

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem validade em todo território nacional, mas, além disso, tem sido aceita nos Estados Unidos. Em Massachusetts a CNH sempre facilitou na hora de se abrir um seguro obrigatório para carros. Na Flórida, a CNH tem força de lei, enquanto a Permissão Internacional não é obrigatória.

A Permissão Internacional deve ser acompanhada da CNH em qualquer país que você visitar. Se você declarar que mora no país que estiver visitando a autoridade de trânsito exigirá a carteira daquele país ou daquele estado (as carteiras de habilitação nos EUA são estaduais).

Segundo o site do Detran de Santa Catarina, a PID (Permissão Internacional para Dirigir) é uma “cópia” da CNH, com a validade máxima de três anos da data de sua emissão ou até a data de validade da CNH, o que ocorrer primeiro.

Para requerer o documento, o interessado deve comparecer à Ciretran com jurisdição sobre o município de seu domicílio ou residência, preencher o formulário do RENACH e apresentar cópia de sua CNH (que deve estar dentro do prazo de validade) e de comprovante de residência. O órgão de trânsito vai gerar a guia para o pagamento da taxa de expedição da PID.

(Envie comentários sobre essa matéria para abreuandre25@yahoo.com.br.)


Da Ucrânia à formação da Rússia: uma relação histórica de conflitos e identidades

 personAndré Abreu
access_time29/12/2022 - 10:19

Para entender o presente é preciso estudar o passado entre a Ucrânia e a Rússia. Na história entre os dois países há inúmeros momentos em que os destinos dos dois se cruzam. A Ucrânia está ligada à Rússia desde a origem do povo Rus. O momento atual de guerra vivido pela Ucrânia com os russos já teve antecedentes. A grande diferença está em que agora entram grandes atores internacionais: EUA, União Europeia e OTAN.

Clique abaixo e ouça o podcast com a participação do jornalista Antonio Colossi que responde a pergunta: A Ucrânia sempre teve uma relação histórica com a Rússia?

Há possibilidade de cessar-fogo na Guerra da Ucrânia?

 personAndré Abreu
access_time20/12/2022 - 14:22

O professor Ricardo Leães aborda no podcast desta semana sobre a Guerra na Ucrânia duas questões.

Primeiro, ele aborda se há realmente uma possibilidade de paz ou de, pelo menos, um cessar-fogo entre russos e ucranianos.

Por final, ele esclarece as dificuldades dos russos em derrotar os ucranianos e qual pode ser a resposta do presidente Vladimir Putin aos avanços ucranianos dos últimos dias.

Podcast da Guerra na Ucrânia - 2

 personAndré Abreu
access_time05/12/2022 - 22:38

Doutora em Ciências Políticas pela UFRGS, a professora de Relações Internacionais da ESPM, Eveline Vieira Brigido, faz uma análise do cenário atual das sanções europeias contra o petróleo russo.

Podcast da Guerra na Ucrânia - 1

 personAndré Abreu
access_time28/11/2022 - 21:53

Este é o primeiro podcast sobre a Guerra na Ucrânia. Uma guerra promovida pelo presidente russo Vladimir Putin desde o final de fevereiro. Como é um tema complexo outros podcasts serão feitos sobre o mesmo tema até pela importância econômica e geopolítica do tema.

Boris Johnson deixa disputa por cargo de primeiro-ministro

 personAndré Abreu
access_time23/10/2022 - 18:10

O ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson, depois de reunir mais de 100 assinaturas para concorrer ao cargo, decidiu sair da disputa neste domingo (23).. Em seu discurso Johnson disse que seria muito difícil governar sem ter os conservadores unidos na base. Ele disse ainda que certamente seria vitorioso na eleição para o cargo na sexta-feira (28).

Ao sair da disputa, Johnson não garante apoio a Sunak ou a candidata conservadora de 45 anos, Penny Mordaunt. O ex-primeiro-ministro diz ainda que acredita que os conservadores mantenham o poder em 2024.

Com a saída de Johnson, Rishi Sunak se torna o favorito. O ex-ministro das Finanças está na disputa oficialmente, pois obteve mais de 100 assinaturas.

Direto de Londres, o criciumense Valdemir Francisco também passa as últimas informações antes de Johnson sair da disputa.

Agendamentos do visto para EUA podem demorar um ano

 personAndré Abreu
access_time04/08/2022 - 08:09

Quem busca por um visto para os Estados Unidos pode enfrentar uma espera que pode chegar a um ano, segundo Bruna Fernandes da Ícaro Turismo em Criciúma. A espera para uma entrevista em outros consulados do país pode demorar até mais.

Após o cenário de fechamento de consulados por todo o mundo durante a pandemia de Covid-19, o agendamento de entrevista foi um dos mais atingidos uma vez que entrevistas já marcadas na época tiveram que ser remarcadas.

Apesar da demora nos vistos para turismo, os vistos de estudante têm um tempo de processamento menor, conforme informaçõs no site do Departamento de Estado que informa o tempo para caada visto.

Identificado o problema de agendamento, os consulados vêm tentando resolver a situação desde a reabertura em novembro de 2021. O Consulado dos EUA em Porto Alegre, contactado pelo Contexto Internacional, enviou as seguintes recomendações para quem necessita obter seu visto para o país:

"As consultas estão disponíveis e reconhecemos que os tempos de espera podem ser longos. Verifique https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv frequentemente, pois vagas adicionais podem ser abertas sem aviso prévio. Se você encontrar uma data mais próxima, você poderá reagendar sua entrevista em nosso sistema on-line.
Estamos trabalhando diligentemente para aumentar a disponibilidade de consultas para todas as classes de vistos. À medida que a situação da Covid-19 no Brasil continua a melhorar, adicionaremos novas vagas sempre que pudermos. Acompanhe o site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv frequentemente, pois novos agendamentos podem ser abertos sem aviso prévio. Se você encontrar um vaga mais cedo, pode remarcar para a nova data usando nosso sistema online. "

A nota do Consulado ainda informa que é necessário planejamento para quem deseja viajar e os solicitantes devem agendar seus vistos e dos demais acompanhantes da família logo que possível para evitar eventuais problemas de viagem.

Guerra na Ucrânia sem perspectiva de fim

 personAndré Abreu
access_time03/05/2022 - 07:30

Para a professora de Relações Internacionais da ESPM, de Porto Alegre, Eveline Brígido essa guerra começou em 2014 com a anexação da Crimeia pela Rússia. Para ela não há perspectiva de cessar fogo. Ainda que Zelenskyy abra mão de alguns pontos os dois líderes não chegam a um acordo, pois a disputa pelo leste da Ucrânia continua fortte. O apoio da OTAN vem aumentando em rrelação à Ucrânia: o que a princípio era armamento para defesa agora passa a ser armamento pesado para ataque aos russos.

Confira o áudio abaixo.

Biden anuncia liberação de 60 milhões de barris de petróleo da Reserva Estratégica

 personAndré Abreu
access_time02/03/2022 - 07:39

Trecho de discurso de Biden no Congresso dos EUA

"É por isso que a Aliança da OTAN foi criada para garantir a paz e a estabilidade na Europa após a 2ª Guerra Mundial.

Continua após anúncio

Fim do anúncio

Os Estados Unidos são membros, juntamente com outras 29 nações.

Isso importa. A diplomacia norte-americana importa. Os norte-americanos resolvem as coisas.

O último ataque de Putin à Ucrânia foi premeditado e não provocado.

Ele rejeitou repetidos esforços na diplomacia. "

"Passei incontáveis horas unificando nossos aliados europeus. Compartilhamos com o mundo com antecedência o que sabíamos que Putin estava planejando e precisamente como ele tentaria justificar falsamente sua agressão.

Juntamente com 27 membros da União Europeia, incluindo França, Alemanha, Itália, bem como países como Reino Unido, Canadá, Japão, Coreia, Austrália, Nova Zelândia e muitos outros, até mesmo a Suíça.

Juntamente com nossos aliados – estamos agora aplicando poderosas sanções econômicas.

"Estamos cortando os maiores bancos da Rússia do sistema financeiro internacional.

Impedindo o banco central da Rússia de defender o Rublo Russo tornando o "fundo de guerra" de Putin de US$ 630 bilhões inútil.

Estamos sufocando o acesso da Rússia à tecnologia que irá diminuir sua força econômica e enfraquecer seus militares nos anos seguintes.

Esta noite eu digo aos oligarcas russos e líderes corruptos que perderam bilhões de dólares deste regime violento não mais. "Estamos nos juntando com nossos aliados europeus para encontrar e apreender seus iates seus apartamentos de luxo seus jatos particulares. Estamos vindo para seus ganhos mal gerados.

E esta noite anuncio que nos juntaremos aos nossos aliados para fechar o espaço aéreo americano para todos os voos russos – isolando ainda mais a Rússia – e adicionando um aperto adicional em sua economia. O Rublo perdeu 30% do seu valor.

O mercado acionário russo perdeu 40% de seu valor e a negociação permanece suspensa. A economia russa está cambaleando e só Putin é o culpado.

Juntamente com nossos aliados, estamos apoiando os ucranianos em sua luta pela liberdade. Assistência militar. Assistência econômica. Assistência humanitária.

Estamos dando mais de 1 bilhão de dólares em assistência direta à Ucrânia.

E continuaremos a ajudar o povo ucraniano enquanto defendem seu país e ajudarão a aliviar seu sofrimento. "

"Esta noite, posso anunciar que os Estados Unidos trabalharam com outros 30 países para liberar 60 milhões de barris de petróleo de reservas ao redor do mundo.

Os EUA irão liderar esse esforço, liberando 30 milhões de barris da nossa própria Reserva Estratégica de Petróleo. E estamos prontos para fazer mais, se necessário, unificados com nossos aliados.

Essas etapas ajudarão a reduzir os preços da gasolina aqui em casa. E eu sei que as notícias sobre o que está acontecendo podem parecer alarmantes.

Mas quero que saiba que vamos ficar bem. "

"Putin pode circular Kiev com tanques, mas ele nunca ganhará os corações e almas do povo ucraniano.

Ele nunca extinguirá seu amor pela liberdade. Ele nunca enfraquecerá a determinação do mundo livre. "

24 horas decisivas para a Ucrânia

 personAndré Abreu
access_time28/02/2022 - 07:17

As próximas 24 horas serão cruciais para a Ucrânia, segundo o presidente ucraniano Zelensky

Em uma ligação telefônica com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson esta noite, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky disse que acredita que as próximas 24 horas serão um período crucial para a Ucrânia enquanto o combate continua pelo país.

Durante a conversa, o primeiro-ministro britânico elogiou a liderança de Zelensky desde a invasão russa, de acordo com informações do porta-voz do goerno do Reino Unido.

Johnson ressaltou que o Reino Unido fará tudo que estiver ao seu alcance para que ajuda defensiva chegue à Ucrânia do Reino Unido e de seus aliados.

Os dois líderes concordaram ficar em contato próximo nas próximas horas.

As tropas russas entraram Kharkiv, a segunda maior cidade do país, e os ataques continuam ao redor da capital Kiev enquanto 368 mil ucranianos deixaram o país em direção à Polônia, segundo dados das Nações Unidas que foram divulgados na manhã de hoje.

As images compartilhadas online mostraram chamas e nuvens de fumaça após mísseis russos atingirem os arredores da cidade durante a noite.

Na cidade de Vasylkiv, sudoeste da capital, um míssel atingiu um terminal de petróleo.

"O inimigo quer destruir tudo," disse a prefeita da cidade, Natalia Balasinovich.

As autoridades de Kiev ordenaram que os cidadãos fiquem dentro de suas casas até segunda-feira pela manhã enquanto as forças russas cercam a cidade.

Novo sistema de agendamento para passaporte italiano

 personAndré Abreu
access_time01/02/2022 - 07:15

A partir desta terça-feira (01/02), o agendamento para a obtenção de passaporte junto ao Consulado Geral da Itália em Curitiba será através de videochamada pelo aplicativo Whatsapp. O novo sistema substitui o atual, que é feito através do Prenot@mi, em funcionamento desde julho do ano passado, por sua vez sucessor do Prenota Online.

A informação foi fornecida aos conselheiros do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ da circunscrição consular, reunidos em Laguna-SC no sábado (29/01), pelo cônsul geral Salvatore Di Venezia.

Segundo Di Venezia – explica Petruzziello – a mudança, já pensada há algum tempo, ocorre “para responder à demanda da comunidade italiana e realizar um sistema de agendamento justo e personalizado que evite intromissões de terceiros”. O novo sistema de agendamento será utilizado exclusivamente para o setor de passaportes e as chamadas devem ser pessoais, pelo número +55 41 98784-9869. A ativação do serviço é “a título experimental”.

No momento da videochamada o interessado deverá apresentar, também em vídeo, documento de identificação com foto em vigor (menos de 10 anos de emissão), RG ou passaporte brasileiro, além de comprovante de endereço atualizado. O novo serviço estará disponível, num primeiro momento, de segunda a quinta-feira, das 9 às 12 horas.

Assange mais próximo de ser extraditado para os EUA

 personAndré Abreu
access_time11/12/2021 - 10:18

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, se aproximou mais uma vez nesta sexta-feira (10) de enfrentar acusações criminais nos Estados Unidos por um dos maiores vazamentos de informações confidenciais depois que o governo dos EUA ganhou um recurso sobre sua extradição em um tribunal inglês.

As autoridades norrte-americanas acusam Assange, 50 anos, nascido na Austrália, de 18 acusações relacionadas à liberação do WikiLeaks de vastas séries de registros militares confidenciais dos EUA e comunicações diplomáticas que, segundo eles, colocaram vidas em perigo.

Os partidários de Assange defendem o ativista como um herói anti-sistema que foi perseguido pelos Estados Unidos por expor as irregularidades do país e as contradições nas relações diplomáticas e na prática em todo o mundo, cobrindo os casos do Afeganistão, do Iraque e as relações com Washington.

No Tribunal Real de Justiça de Londres, os Estados Unidos ganharam um recurso contra uma decisão de um juiz distrital de Londres de que Assange não deveria ser extraditado porque ele provavelmente cometeria suicídio em uma prisão dos EUA.

O juiz Timothy Holroyde disse que estava satisfeito com um pacote de garantias dadas pelos Estados Unidos sobre as condições da detenção de Assange, incluindo uma promessa de não mantê-lo em uma chamada prisão de segurança máxima "ADX" no Colorado e que ele poderia ser transferido para a Austrália para cumprir sua sentença se condenado.

Outros obstáculos permanecem antes que Assange possa ser enviado para os Estados Unidos após uma odisseia que o levou de hacker adolescente em Melbourne a anos escondido na embaixada equatoriana em Londres e depois encarcerado em uma prisão de segurança máxima no Reino Unido.

A disputa legal irá para a Suprema Corte, a última corte de apelação do Reino Unido.

Reino Unido flexibiliza entrada de brasileiros vacinados

 personAndré Abreu
access_time08/10/2021 - 11:28

O Reino Unido facilitará a chegada de pessoas de países como Índia, Brasil e Turquia e descartará os rígidos requisitos de quarentena para a covid-19 para 47 destinos, incluindo a África do Sul, na próxima segunda-feira (11), no último estágio de relaxamento das regras.

O setor de turismo no Reino Unido perdeu essencialmente dois verões inteiros depois que as restrições de viagens impostas para conter a disseminação da covid-19 impediram muitas pessoas de sair de férias.

Companhias aéreas como a Ryanair e a EasyJet disseram que testes caros e restrições que mudam com frequência atrasaram qualquer recuperação, deixando o setor no país atrás de seus pares europeus.

Na quinta-feira (30), o ministro dos Transportes, Grant Shapps, disse que removeria 47 destinos da lista vermelha que exigia que os viajantes ficassem dez dias em quarentena em um hotel. Sete países permanecem na lista, incluindo Colômbia, Equador, Panamá e Venezuela.

"Restaurar a confiança das pessoas nas viagens é a chave para reconstruir nossa economia e nivelar este país", disse. "Com menos restrições e mais pessoas viajando, todos nós podemos continuar avançando com segurança em nosso caminho de recuperação."

A necessidade de quarentena continua para brasileiros vacinados com a Coronavac.

A permissão é válida somente para pessoas imunizadas com vacinas aprovadas no Reino Unido: AstraZeneca, Janssen, Pfizer e Moderna. Brasileiros que tomaram a Coronavac ou que não estão vacinados ainda vão precisar cumprir o período de isolamento.

Para os vacinados, continua sendo obrigatório testar negativo em um teste três dias antes de viajar e passar por outros dois testes no território britânico, no segundo e no oitavo dias após a chegada, além de cumprir uma quarentena de dez dias em lugar escolhido pelo viajante.

*Com informações da Agência Brasil.

O poder dos EUA questionado

 personAndré Abreu
access_time12/09/2021 - 12:25

O Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais, professor Roberto Uebel, faz uma análise sobre o poderio dos EUA após os ataques de 11 de setembro.
Confira abaixo o áudio da entrevista com o professor da ESPM-Porto Alegre, que foi ao ar no Edição Extra deste domingo (12).

Minuto a minuto - 11 de setembro

 personAndré Abreu
access_time11/09/2021 - 10:25

Era uma terça-feira com um dia claro muito bonito. Os céus azuis anunciavam um dia muito agradável de outono na região de Boston.

Saí para trabalhar. Nós costumávamos ouvir o rádio no trabalho. Enquanto eu estava me deslocando para o trabalho jamais imaginaria que dois dos aviões que se chocaram com as torres partiriam do Logan, o aeroporto que serve toda a região de Boston e boa parte do nordeste dos EUA.

Assim quando o primeiro avião bateu às 8h46 o rádio deu um boletim rápido sobre o possível acidente. Era o voo 11, da American Airlines. O pessoal com quem eu trabalhava já comentava que parecia um ataque terrorista. Enquanto o dia transcorria as pessoas se prendiam às telas de TV nos pequenos cafés pela cidade.

Quando o segundo avião se chocou com a Torre Sul, atingindo os andares 77 a 85, às 9h03, a certeza de um ataque terrorista era total. Um avião se chocando com uma torre poderia ser até um acidente, mas dois aviões se chocando com o que seria mais tarde o Marco Zero da cidade de Nova York, só poderia ser resultado de uma ação planejada.

Mais pessoas se juntavam em frente às TVs em várias lojas e cafés. Havia agora um clima de ameaça sobre o país e se falava que o presidente Bush estava em uma visita em uma escola em Sarasota na Flórida quando foi informado do ataque. O vice-presidente Dick Cheney estava na Casa Branca e seria levado a um bunker 30 minutos depois. Os EUA estavam diante de um cenário novo. Às 9h45 o espaço aéreo do país era fechado.

As ruas foram esvaziando ao longo do dia. As pessoas foram indo para casa. Os carros pararam de circular. Não se tinha ideia de que as torres iriam cair. Às 9h53, um avião atinge o Pentágono. Às 10h, a Torre Sul cai. Às 10h03 o voo 93 é derrubado num campo no interior da Pensilvânia pelos próprios passageiros em luta contra os terroristas a bordo.

As pessoas assistiram incrédulas quando a primeira torre desabou. Antes das 10h30 a segunda torre caía diante dos telespectadores.

Um clima de tristeza se estendeu por todo aquele dia. Dias sombrios seguiram-se por todo ano. A esperança de legalização de milhões de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos morreu também naquele dia. As embaixadas e consulados no mundo inteiro endureceram mais nos processos de vistos. Muitas pessoas tiveram as portas fechadas. Estrangeiros começaram a ser vistos como uma ameaça ao país.

O dia terminou com as imagens das Torres Gêmeas caindo na memória dos norte-americanos.
Confira abaixo o 11 de setembro - minuto a minuto.

Biden não atinge meta de vacinação

 personAndré Abreu
access_time04/07/2021 - 17:39

Dois meses depois do Presidente dos EUA, Joe Biden, ter anunciado a meta de vacinar 70% dos adultos nos Estados Unidos com pelo menos uma dose da vacina até hoje, 4 de julho, dia em que o país celebra o Dia da Independência, a conclusão é uma: o fim da pandemia ainda não chegou para os norte-americanos.

O número foi definido por Biden, que prometeu que neste domingo (04) os norte-americanos celebrariam a sua “independência” do vírus, numa tentativa de reunir esforços entre uma população que deseja o fim das restrições para dar resposta à pandemia da COVID-19. Mas os 70% não foram atingidos a tempo, com os Estados Unidos a registrarem atualmente, segundo dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) 67% da população com mais de 18 anos vacinada com pelo menos uma dose da vacina.

No total, até ao momento, aproximadamente 157 milhões de norte-americanos estão já totalmente vacinados contra a doença, o que corresponde a 58,1% dos maiores de 18 anos e a 47,3% da população total.

No sentido oposto ao idealizado, há mesmo algumas cidades norte-americanas como Los Angeles e St. Louis que, perante a crescente propagação da variante Delta, estão dando alguns passos atrás no nível das restrições, apelando até mesmo às pessoas vacinadas para que continuem a usar a máscara.

Além disso, as autoridades de saúde estão alertando para o aumento das internações nos hospitais em estados como o Missouri e Utah, onde grande parte da população ainda não foi vacinada, segundo a ABC News.

Em março os EUA atingiram 100 milhões de doses de vacina administradas. Em abril conseguiram atingir 100 milhões de pessoas vacinadas com duas doses. O Brasil chegou a 135 milhões de doses distribuídas no final de junho de acordo com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga.

No Brasil a primeira pessoa a ser vacinada contra a COVID-19 foi em 19 de janeiro de 2021. Foi a enfermeira Maria José Monteiro, 66 anos. A primeira pessoa a ser vacinada nos EUA, uma enfermeira de Nova Iorque, foi em 15 de dezembro de 2020.