Notícias em destaque

  Silmar Vieira: o adeus ao ícone do rádio no Sul

commentJornalismo access_time19/03/2024 18:52

O jornalista e comunicador da Rádio Eldorado faleceu na manhã desta terça-feira (19), após lutar por três anos contra um câncer.

Caravaggio empata pelo Catarinense Sub-21

commentEsporte access_time18/03/2024 11:29

Azulão da Montanha segue liderando a competição.

Criciúma vence e está nas semifinais do Catarinense

commentCriciúma EC access_time18/03/2024 10:55

O Tigre recebeu o Hercílio Luz na noite deste domingo (17) no estádio Heriberto Hülse e venceu, de virada.

Poder feminino: número recorde de mulheres no Congresso dos EUA

access_time03/03/2019 - 11:59

Um número recorde de 128 mulheres atualmente exercem mandato eletivo no Congresso dos EUA: 23 no Senado (23%) e mais de 100 na Câmara (mais de 20%, a Câmara tem 435 deputados). A representação feminina vem crescendo desde a legislatura passada.

A primeira mulher eleita no Congresso foi a deputada Jeannette Rankin (R-MT, 1917-1919, 1941-1943). A primeira senadora foi Rebecca Latimer Felton (D-GA). Ela foi nomeada em 1922 e foi senadora por apenas um dia (mandato tampão). Hattie Caraway (D-AR, 1931-1945) foi a primeira senadora a suceder seu marido e a primeira a ser eleita para um mandato de seis anos (a regra atual).

No Brasil, 12 mulheres são senadoras (de um total de 81) e representam 15% do Senado, enquanto na Câmara há 77 deputadas (15% do total).

Matéria do New York Times traz os nomes e as faces das mulheres no atual Congresso dos EUA. Leia aqui: https://www.nytimes.com/interactive/2019/01/14/us/politics/women-of-the-116th-congress.html


Encontro entre presidentes norte-coreano e chinês abre portas para "desnuclearização"

 personAndré Abreu
access_time28/03/2018 - 11:15

Um avanço diplomático importante ocorreu no início da semana com a aproximação ainda maior do líder norte-coreano Kim Jong-Un e o presidente chinês Xi Jinping. Kim chegou à China para uma visita considerada "secreta" quando ocorreu, mas agora divulgada pela agência oficial de notícias da China.
Mais importante ainda foi o fato de que Kim assumiu o compromisso de "desnuclearizar" a Coreia do Norte. O gesto de aproximação norte-coreano está inserido na mesma estratégia diplomática de abertura que a Coreia do Norte adotou no convite entregue ao presidente Donald Trump na Casa Branca por um diplomata sul-coreano no início de março.

Ex-presidente da Catalunha é detido na Alemanha

 personAndré Abreu
access_time25/03/2018 - 00:00

O ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont foi detido na Alemanha. As informações foram passadas por seu advogado, Jaume Alonso-Cuevillas, neste domingo (25). Líder do movimento separatista da Catalunha e foragido na Espanha por sedição e rebelião, Puigdemont, que deixou a Finlândia, foi detido após cruzar a fronteira da Dinamarca com a Alemanha por conta de um mandato de prisão europeu.
Puigdemont deverá permanecer detido e esperar pelo desenrolar da negociação de extradição entre a Alemanha e a Espanha, pois, ao que tudo indica, existe um nível de cooperação maior entre os dois países do que o existente entre a Bélgica e a Espanha.
A detenção do líder separatista levou à manifestação de milhares de pessoas em Barcelona.

Xi Jinping consolida liderança vitalícia na China

 personAndré Abreu
access_time11/03/2018 - 14:50

O presidente chinês Xi Jinping conseguiu ter aprovada, neste domingo (11), no Congresso Nacional sua proposta constitucional para mudar o limite de mandato presidencial. Com a mudança Xi Jinping passa aos anais da história da China como um líder da mesma altura que Mao Tse Tung.
A medida tem impacto político considerável, pois consolida a liderança de Xi Jinping diante dos quase 3 mil delegados, com apenas três abstenções e dois votos contrários.

Futuro do governo da Itália está nas mãos do Presidente

 personAndré Abreu
access_time10/03/2018 - 09:35

O presidente Sergio Mattarella, 76 anos, está esperando pela articulação entre os partidos vencedores da eleição italiana, ocorrida no domingo passado (4). As eleições não garantiram a maioria suficiente para formação de um governo por nenhum partido político. A Liga, de Matteo Salvini, ficou em primeiro lugar com 265 assentos na Câmara, seguido pelo Movimento Cinco Estrelas com 227 assentos. O Partido Democrático, do ex-primeiro-ministro Matteo Renzi ficou como fiel da balança com 122 assentos.
Analistas políticos estimam que até abril a Itália deva ter um novo governo. Caso as negociações não prosperarem, o presidente pode convocar novas eleições.

Cenário incerto nas eleições da Itália, mas com liderança da direita, indicam pesquisas de boca de urna

 personAndré Abreu
access_time04/03/2018 - 20:16

Segundo os primeiros dados, divulgados pela RAI, as pesquisas de boca de urna, mostram que a coligação de direita e extrema-direita, liderada por Silvio Berlusconi, lidera com 33,5 a 36,6% no Senado e 33 a 36% na Câmara dos Deputados; seguida pelo Movimento 5 Estrelas, com 31 a 32% no Senado e 29,5% a 32,5% na Câmara.

Em terceiro, como antecipado pelas sondagens antes da ida às urnas, aparece a coligação de centro-esquerda, liderada pelo Partido Democrático, de Matteo Renzi, que deve obter 22,5 a 28% no Senado e 24,5% a 27,5% na Câmara.

Se os resultados reais, que são esperados só para a madrugada, forem parecidos com estes, nenhum bloco vai obter a maioria em nenhuma das câmaras do Parlamento. O que significa, ao mesmo tempo, que tudo é possível, mesmo o cenário de uma coligação entre a Liga, de Matteo Salvini (que é de extrema-direita e surge praticamente empatada com o Força Itália de Berlusconi nas duas câmaras), e o Movimento 5 Estrelas, dois partidos populistas e antieuropeus.

Contados os votos, os partidos não devem fidelidade às coligações criadas anteriormente.

Domingo de eleições na Itália

 personAndré Abreu
access_time04/03/2018 - 08:38

As seções eleitorais foram abertas a partir das 7h de hoje (3h, horário de Brasília). A votação deverá ocorrer atés às 23h (19h, horário de Brasília). Os eleitores convocados para as eleições da Câmara são mais de 46 milhões Os eleitores para o Senado, com pelo menos 25 anos de idade, são mais de 42 milhões. Para a eleição da Câmara dos Deputados, a cédula é rosa, parao Senado é amarela. Os eleitores italianos residentes no exterior, como os brasileiros com passaporte italiano, já votaram por correspondência.

Mandado de prisão contra Assange continua válido, afirma juíza

 personAndré Abreu
access_time13/02/2018 - 20:53

Uma juíza britânica manteve a ordem de prisão contra Julian Assange pela segunda vez nesta terça-feira (13). A derrota na Corte de Westminster prolonga a sua estadia na Embaixada do Equador, que já dura mais de cinco anos.
A juíza Emma Arbuthnot rejeitou os argumentos da defesa afirmando que a Embaixada não é uma prisão e que Assange não é um prisioneiro. Além disso, declarou que Assange pode sair a qualquer hora de lá para encontrar seu destino legal.
O mandado de prisão contra Assange continua válido e o governo do Equador deve continuar tentando uma solução para o caso com o Reino Unido.

Julian Assange pede novamente cancelamento de mandado de prisão

 personAndré Abreu
access_time13/02/2018 - 10:34

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, busca novamente, depois de uma negativa na semana passada, o cancelamento do mandado de prisão britânico, com o objetivo de deixar a embaixada do Equador em Londres. Assange está refugiado na embaixada desde 2012, evitando um mandado de prisão europeu e a extradição para a Suécia devido a uma investigação de alegações de assédio sexual e estupro.

A Suécia arquivou sua investigação ano passado, mas o mandado de prisão britânico continua em vigor após a decisão pela manutenção pela juíza Emma Arbuthnot na semana passada na Corte de Westminster. Os advogados de Assange tentam uma nova investida.

Merkel acerta coalizão para manter governo

 personAndré Abreu
access_time07/02/2018 - 12:27

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou nesta quarta-feira (7) a formação de um governo de coalizão com o Partido Social-Democrata (SPD), após quatro meses da eleição que a reconduziu ao poder da maior economia da Europa. A decisão ainda precisará ser aprovada pelos membros do SPD.
Para manter-se à frente da Alemanha, a chanceler Merkel teve que ceder dois dos ministérios mais importantes, Finanças e Relações Exteriores, para o SPD e o Ministério do Interior para o CSU (União Socialista Cristã).
A chanceler é do CDU, Partido Democrata Cristão e com o acordo se tornará a líder que governará por mais tempo na Europa na atualidade: 12 anos. Concorrente nas eleições passaas, Martin Schulz, presidente do SPD, se tornará ministro das Relações Exteriores

Parlamento da Catalunha adia sessão de votação do Presidente

 personAndré Abreu
access_time30/01/2018 - 11:13

O Parlamento catalão adiou a sessão de votação do presidente. O único candidato até o momento é o ex-presidente Carles Puigdemont, que está exilado em Bruxelas. Como Carles Puigdemont tem um mandato de prisão em aberto e a medida cautelar do Tribunal Constitucional exige a presença física com autorização judicial para posse, a sessão foi adiada.
Enquanto isso o Tribunal Constitucional está julgando o recurso do governo em Madri.

Semana decisiva na Espanha com eleição de novo presidente da Catalunha

 personAndré Abreu
access_time29/01/2018 - 14:21

Ouça no comentário de André Abreu.

Merkel busca formar coalizão para sobreviver

 personAndré Abreu
access_time16/01/2018 - 11:12

Desde as eleições de setembro do ano passado, a chanceler Angela Merkel busca formar uma maioria no Parlamento alemão para garantir seu quarto mandato. Na última sexta (12) Merkel selou um acordo com o presidente dos Sociais Democratas, Martin Shulz. Os próximos passos agora serão a consulta aos membros do partido para aprovação ou não da coalizão Merkel/Sociais Democratas.
Shulz concorreu nas eleições de setembro contra Merkel em busca de uma voz independente do partido na política nacional e agora vê a oportunidade de participar do governo ao lado da chanceler.
Do ponto de vista partidário, o partido de Shulz elaborou junto com o governo uma proposta de 28 páginas que garantem pensões, equalização da contribuição de empregados e empregadores para a saúde, e maior gasto com escolas.
Se as conversas falharem, Merkel pode se enfraquecer muito politicamente com a possibilidade de novas eleições. Se ganhar, se projetará como a chanceler de maior tempo no poder e, no caso da Alemanha, à frente da maior força econômica europeia.

Trump apoia aproximação das Coréias

 personAndré Abreu
access_time11/01/2018 - 07:30

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar disposto a negociar com a Coréia do Norte, sob os termos certos. Ouça:

Boston na expectativa de nevasca amanhã

 personAndré Abreu
access_time03/01/2018 - 11:40

A primeira nevasca do ano deverá cair amanhã na região de Boston. Há um sistema de tempestade de neve se aproximando da Nova Inglaterra que deverá trazer cerca de 30 cm de neve. Deve nevar durante toda a quinta (04), e na sexta (05) até o final da tarde, conforme informações da NPR (National Public Radio).
A forte onda de frio terá apenas um intervalo durante a tempestade, mas deve voltar à região nos dias seguintes. A temperatura circulava por volta dos 8 graus abaixo de zero no início da manhã.

Previsão do tempo: Natal em Londres sem neve, mas Boston com chances

 personAndré Abreu
access_time22/12/2017 - 15:19

O Natal em Londres é uma data especial em uma das cidades mais bonitas da Europa no inverno. O frio na cidade deverá ser ameno no dia de Natal com temperaturas por volta dos 10ºC, mas sem possibilidade de neve.
O meteorologista Chris Bulmer declarou no site City A.M. que no dia de Natal deve chover muito em partes da Escócia e da Irlanda do Norte, e há chance de neve no norte da Escócia, mas em geral deve predominar o tempo seco, com bastante nuvens e brisa.
Em Boston, nos EUA, a previsão traz a possibilidade de neve para o dia de Natal. A neve deve iniciar perto da meia-noite na véspera de Natal e durar as primeiras horas da manhã de Natal em regiões de Massachusetts. O centro de Boston não estará tão frio, ali a chuva chega primeiro para depois virar neve, de acordo com o Boston.com.