Notícias em destaque

Profissionais da saúde de Içara participam de capacitação sobre insulinoterapia

commentJornalismo access_time27/10/2026 23:01

Capacitação abordou a substituição da insulina NPH pela Glargina, os cuidados com pacientes de maior risco de hipoglicemia

Criciúma Futsal perde para a Chape na ida das quartas do Brasileiro

commentEsporte access_time25/10/2026 16:03

Jogando em casa, time criciumense foi superado por 2 a 1

Criciúma não perde para a Ponte Preta desde 2018

commentCriciúma EC access_time26/10/2026 20:51

Time carvoeiro tem uma invencibilidade de oito jogos contra a Macaca

O PORCO SÓ ENGORDA À VISTA DO DONO

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time27/02/2021 - 06:33

O ditado popular - bem popular – “o porco só engorda à vista do dono”, reproduz experiência de vida em palavreado de fácil entendimento. Na pura interpretação, contradiz a frase de Pero Vaz de Caminha que escreveu ao Rei de Portugal em 1500: “nas terras do novo mundo, em se plantando, tudo dá”. Um é ditado realista, outra, uma frase emotiva.

Na flora e fauna, a reprodução é sobrevivência natural. A intervenção humana controla e qualifica a genética natural, acelera e intensifica a produção, e, rentabiliza por maior produtividade.
Preparar o solo, adubar e corrigir, selecionar a semente e mudas, regar, proteger à exaustão, colher, armazenar e comercializar. Muitos verbos para definir o conhecimento, dedicação e cuidados científicos prementes nas atividades no campo.
Na pecuária é de igual forma e intensidade. Melhoramento genético contínuo, medicina preventiva e curativa, equipamentos modernos para manejo e alojamento, alimentação balanceada, identificação individual e de lotes para acompanhamento veterinário, olhar e tato vigilantes.
Em se plantando e criando tudo dá, desde que sob vigilância, atuação e dedicação do dono.

A CHAVE DO EMPREENDEDORISMO.
Empreendedorismo é expressão longa e desafiadora. A vida é um empreendimento, vencido na corrida do espermatozoide na fecundação e concepção. A busca do conhecimento também o é. Formatar, constituir, educar, conviver e liderar taba familiar, é forte e constante desafio ao empreendedorismo. Os fracos, fraquejam.
Cuidar da atividade profissional individual ou em meio a um coletivo, empreender na conquista de conhecimentos e prosperar, ousar investir em uma porta comercial ou galpão industrial, é ter sonho, ousadia e coragem, características de vida do empreendedor.
O resultado positivo do empreendedorismo sempre cresce quando fica sob vigilância e prática do autor original, o dono da concepção.

UM OLHO NA HORTA VIZINHA.
A vida nos permitiu ver o recuo empresarial e social de muitos empreendedores que no princípio haviam edificado amplo sucesso nas suas atividades pessoais. O ato é fato. Quando o dono do seu negócio é requisitado para liderar, ordenar e fazer funcionar a contento setor sindical e ou associativo de onde prosperou, arrisca e se aproxima de derrocada do próprio empreendimento. A responsabilidade e o bom caráter faz o empreendedor cuidar mais do negócio do coletivo sindical ou associativo, para que estes prosperem, do que do seu próprio negócio.

Tempo é o maior e necessário capital do empreendedor. Para dividir o tempo – entre o seu empreendimento e em favor de terceiros - é preciso ser sóbrio para poder e saber somar os fatores que ultrapassem a própria atividade. Voluntariedade, capacidade para o autofinanciamento e consequente dedicação ao alheio, com recepção de conhecimentos e troca de experiências, pode ser formula para progressão e sustentação empresarial empreendedora.
Pois é. Nada mais real e verdadeiro: “O porco só engorda à vista do dono”.

Reportagem: Redação Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Profissionais da saúde de Içara participam de capacitação sobre insulinoterapia

commentJornalismo access_time27/10/2026 23:01

Capacitação abordou a substituição da insulina NPH pela Glargina, os cuidados com pacientes de maior risco de hipoglicemia

Sala do Empreendedor fumacense orienta sobre nova Lei do MEI 2027

commentJornalismo access_time27/10/2026 22:32

Novas regras entram em vigor em janeiro do próximo ano; Sala do Empreendedor de Morro da Fumaça está à disposição para eventuais dúvidas

Criciúma passa a contar com ponto de apoio para motorhomes no Parque das Nações

commentJornalismo access_time27/10/2026 21:02

Novo espaço visa atrair e melhor acolher os visitantes e turistas na Capital Catarinense dos Parques Urbanos

Urussanga promove oficinas para ouvir a população sobre a revisão do Plano Diretor

commentJornalismo access_time27/10/2026 20:01

Os encontros vão acontecer nos dias 16, 18, 23 e 25 de novembro em diferentes comunidades

Academia FIESC de Negócios promove imersões sobre captação de recursos e internacionalização no Sul do Estado

commentJornalismo access_time27/10/2026 18:33

Encontros acontecem em novembro, em Tubarão e Criciúma, com atividades práticas e condições especiais para empresas que participarem das duas formações