Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

 
Via Gastronômica encaminha carta pública pedindo socorro ao segmento

Tema foi abordado durante o programa Tudo a Ver desta quinta-feira (11)

comment Jornalismo access_time11/03/2021 - 15:00

Reportagem: Redação Eldorado - Foto: arquivo / divulgação

A Via Gastronômica de Criciúma publicou nesta quinta-feira, dia 11, uma carta aberta ao público desaprovando as medidas de restrição determinadas pelo Governo do Estado. No documento, a associação destaca que está pedindo socorro ao segmento. Durante o programa Tudo a Ver, o presidente da Via Gastronômica, Joster Favero, ressaltou que são 12 meses que o setor está em lockdown.

Leia na íntegra:

“Gastronomia vive lockdow há 12 meses
A Associação Via Gastronômica Criciúma pautada pela defesa dos empregos e da vida, em meio a este momento ímpar de luta para sobrevivermos ao coronavírus, e as falências, sofre mais um ato restritivo.

Diante disso, vimos por meio desta carta pública, externar total desaprovação as medidas injustas e desiguais entre os segmentos econômicos no que tange as restrições de atuação determinadas pelo Governo do Estado.

Desde o início da pandemia estamos em lockdow. São 12 meses de queda livre nas vendas, 12 meses com crescente número de dívidas e baixa de receita e 12 meses de fiscalização rígida.

Ressaltamos a posição favorável à fiscalização, apoiamos e estamos preparados para seguir a lei. Determinação esta que deveria ser para todos os setores econômicos, porém é constante apenas no setor gastronômico. São 12 meses de dois pesos e duas medidas, setores da economia trabalhando livremente, sem respeitar as regras sanitárias, aglomerando sem controle, enquanto nosso segmento continua sendo o mais penalizado.

São 12 meses sem medidas adequadas de socorro financeiro ao setor gastronômico. Linhas de créditos ineficazes e inacessíveis a maioria das micro e pequenas empresas do setor. Impostos continuam a serem cobrados, sem nenhuma sinalização do Poder Público Municipal, Estadual e Federal de socorro financeiro aos nossos negócios.

Não sendo suficiente o que já estamos sofrendo, somos surpreendidos com este novo decreto 1.200, estadual, que limita a venda de bebida alcoólica até as 21 horas. Compreendemos ser uma forma leviana de decretar mais lockdown apenas para um setor.

Exigimos que os governantes atuem de forma igualitária em todos os setores: transporte, bancos, supermercados, comércio em geral, e mais importante; que todos os setores citados, sejam fiscalizados de forma rígida e imediata. Os ambientes da área gastronômica não são os principais vetores de contaminação do novo coronavírus e os mais suscetíveis ao contágio. O local de maior índice de contágio, comprovadamente são as festas clandestinas e particulares.

Com isso, exigimos que as autoridades competentes fiscalizem, de forma veemente, esses ambientes da mesma forma que nosso setor é fiscalizado.
Exigimos, urgentemente, uma linha de crédito específica para os setores de gastronomia e eventos, com um Refis amplo e imediato dos débitos pendentes com o Estado.

Esperamos receber no auxílio financeiro o mesmo tratamento diferenciado que recebemos na fiscalização e nas ações restritivas.

Por fim, não questionamos a gravidade do momento e a necessidade de salvarmos vidas. Mas, não podemos ser sempre os maiores penalizados.

Joster Favero- presidente/ Associação Via Gastronômica Criciúma”

OUÇA a entrevista no podcast abaixo:

micÁudio da notícia





content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024