Unidades de Saúde mobilizadas na Campanha de Multivacinação em Criciúma
Estratégia preconizada pelo Ministério da Saúde tem objetivo de conscientizar sobre a importância da vacinação e manter em dia as vacinas das crianças e dos adolescentes
A Secretaria de Saúde de Criciúma está mobilizada junto ao Ministério da Saúde com a Campanha de Multivacinação, que teve início no dia 1º de outubro e segue até o dia 29. A campanha tem como objetivo atualizar e manter em dia as vacinas das crianças e adolescentes e, principalmente, conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da vacinação. A mobilização é voltada para crianças de 0 anos a jovens de 14 anos, 11 meses e 29 dias.
O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, reforça que a atualização do calendário vacinal é fundamental. “A vacina concede proteção individual e coletiva, já que altas taxas de imunização podem levar a diminuição e, até, extinção de doenças imunopreveníveis”, explica.
Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) oferte imunizantes contra diversas enfermidades, o Ministério da Saúde tem alertado para uma queda na cobertura vacinal nos últimos anos. Preocupação que também é realidade em Criciúma. De acordo com a enfermeira do setor de imunização da Vigilância Epidemiológica do município, Deise Miotello, Criciúma não registrou, em 2021, falta de imunizante ou mão de obra nos postos de saúde para alcançar o objetivo do setor, que é atingir a meta de 90 a 95% da população. No entanto, a cobertura vacinal nessa faixa etária não chega, hoje, a 60%. “Por isso é tão importante a realização da Campanha de Multivacinação, reforçando a necessidade da atualização do calendário vacinal”, afirma Deise.
Para se vacinar, o pai ou responsável deve acompanhar a criança ou adolescente até uma das 46 salas de vacinação, portando documentos pessoais e caderneta de vacinação.
O dia D de vacinação
Para os pais que não conseguirem ir até uma unidade durante a semana, a campanha conta com o dia D de vacinação. No próximo sábado (16), todas as unidades de saúde do município com sala de vacinação vão atender o público das 8h às 17h.
Vacinas disponíveis
Crianças
BCG
Hepatite B
Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativa)
Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada)
Rotavírus humano G1P1 (VRH)
DTP+Hib+HB (Penta)
Pneumocócica 10 valente (PVC 10)
Meningocócica C (conjugada)
Febre Amarela (atenuada)
Sarampo, Caxumba, e Rubéola (SCR)
Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV)
Hepatite A (HA)
Difteria, Tétano e Pertussis (DTP)
Varicela
Adolescentes
Hepatite B (HB recombinante)
Diferia e Tétano (dT)
Febre Amarela (atenuada)
Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR)
Papilomavírus (HPV)
Meningocócica ACWY (conjugada)
Mais notícias de Jornalismo
Barragem do Rio São Bento é pauta em reunião na Casan de Criciúma
Laudo técnico da torre da igreja é principal ponto discutido
Morro dos Conventos é palco de 35º Encontro de Mulheres Policiais Civis de Santa Catarina
Evento acontece entre os dias 11 e 13 de setembro
Urussanga oferece novo aplicativo como canal da Sala do Empreendedor
Urussanga Digital é lançado nesta quarta-feira (09)
Sábado Mais em Criciúma tem edição marcada por ações em alusão ao Setembro Amarelo
Comércio tem horário estendido das 9h às 17h
Inscrições para eleição do Conselho Municipal de Saúde estão abertas em Morro da Fumaça
Entidades e movimentos sociais podem se inscrever até 17 de setembro. Fórum Municipal para escolha dos representantes ocorre em 1º de outubro














