Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Librelato investe na criação da primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural em Laguna

Parte do terreno abrigará um condomínio empresarial e nova unidade da empresa

comment Jornalismo access_time15/12/2021 - 17:07

Reportagem: Redação

A Librelato, uma das três maiores empresas de implementos rodoviários do Brasil, investe na criação de uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural –, dentro de uma área de sua propriedade, de 25,98 hectares, localizada na cidade de Laguna, Santa Catarina. A área transformada em RPPN representa 55% da área total do terreno, onde será construído um Parque Ecológico para o replantio sustentável do Butiá, planta que faz parte da paisagem e da cultura da região Sul do País.

O restante da área, cerca de 45% do total, será destinada à implantação de um loteamento para futuras instalações industriais e empresariais, além de nova unidade da empresa para produção de implementos rodoviários. Inicialmente, a empresa investe três milhões de reais, com previsão de chegar a 10 milhões de reais no total. Agora, a Librelato aguarda aprovação do projeto de replantio dos butiás, que deve acontecer no segundo semestre de 2022. Para os anos seguintes, a Librelato prevê a aplicação de mais recursos para melhorias contínuas e finalização das obras.

Para José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato, a criação de uma RPPN traz várias vantagens ambientais importantes para a região, pois trata-se de mais uma área que passará a ser protegida no País. Além do transplante de Butiás, haverá reposição florestal com espécies nativas que serão definidas qualitativa e quantitativamente no Projeto de Reposição Florestal.

O executivo explica que, em relação à outras unidades de conservação, as RPPN’s apresentam maior facilidade para sua criação e inserem a iniciativa privada no esforço nacional de conservação do meio ambiente. “Contribuiremos de forma direta para a proteção de parte da biodiversidade dos biomas brasileiros. Há ainda a possibilidade de cooperação com entidades privadas e públicas na proteção, gestão e manejo da unidade”, explica.

O início das obras está marcado para 2022. A previsão é que o Parque Ecológico ficará pronto em 2023. O prazo de conclusão considera os trâmites da legislação ambiental envolvidos no processo.

O parque estará localizado na região da entrada da Praia do Sol, na BR-101. A área destinada para o plantio de mudas de butiás está estimada em cinco hectares e serão definidas e inseridas na RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural - após definição do Projeto do condomínio empresarial.

“Com a criação da RPPN, além de possibilitar um ganho ambiental incalculável, com a conservação de várias espécies de flora e fauna, teremos o correto manejo dos Butiás, prevendo não só o cultivo como a exploração sustentável junto às populações ribeirinhas, além de incentivarmos o desenvolvimento de pesquisas científicas e educação ambiental para a região, que não apresenta nas proximidades nenhuma RPPN. “Isso torna a iniciativa altamente sustentável e positiva com relação à preservação do meio ambiente, impactando de maneira direta toda a região”, afirma José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

Condomínio empresarial e empregos para a região
Além do parque Ecológico, a Librelato elabora junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento de Laguna um projeto para atração de empresas à região. Deste terreno, serão 11,5 hectares de terras destinadas à divisão de lotes industriais.

Sprícigo adianta que serão lotes com o mínimo de três mil metros quadrados de área. A implantação está prevista para 2023.

De acordo com o executivo, já foram iniciados os estudos topográficos e demais elementos para elaboração do anteprojeto. O loteamento contemplará aproximadamente 25 lotes industriais, podendo, portanto, atrair 25 novas empresas para a região, além de mais empregos e renda ao município e entorno.

Educação ambiental para crianças
Com a criação de uma RPPN são permitidas atividades de pesquisas científicas e visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais na área.

“A partir das regras de criação da RPPN, prevemos a construção de uma escola para crianças, onde elas poderão ter acesso a uma programação completa sobre educação ambiental. Haverá ainda uma passarela construída em madeira sustentável para permitir visitações públicas ao parque”.

A criação da RPPN oferece a possibilidade de aproveitamento adequado para a comunidade local, valorizando a tradição e o cultivo de espécies nativas e a realização de atividades extrativistas do Butiá, obtendo-se um resultado altamente positivo no sentido econômico, social e ambiental para a região.

Para isso, a Librelato já prevê uma parceria com os próprios moradores da região para realizar o replantio da espécie de maneira sustentável. Os moradores poderão colher as frutas para, depois, comercializá-las. “A RPPN também trará a possiblidade de conscientização da sociedade sobre a importância do meio ambiente, por meio de visitações de creches, APAE, ONGs, universidades, asilos, entre outros”, prevê o CEO.

Colaboração: Comunicação Librelato S.A

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024