Prefeito de Forquilhinha assume presidência da AMREC
José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), sucede o atual presidente e prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB).
Nesta quinta-feira (27/01) o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), assumirá a presidência da Associação de Municípios da Região Carbonífera, sucedendo o atual, o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB). A cerimônia está marcada para às 14h30, na sede da Associação, e terá transmissão ao vivo no facebook da AMREC e pelo canal do Youtube da UNESC TV.
Neguinho será o 39º presidente da AMREC e o quarto prefeito de Forquilhinha que assume a presidência, que já teve Vanderlei Luiz Ricken, em 2000; depois Paulo Hoepers, em 2005; e Vanderlei Alexandre em 2013 e 2016.
O prefeito de Orleans, e atual presidente da AMREC, Jorge Koch, afirma que foi um prazer e uma honra estar à frente da Associação. Segundo ele, todo o esforço e energia em 2021 foram empregados em medidas no combate a pandemia. “Tínhamos diversas pautas positivas, mas tivemos que focar no combate e prevenção do Covid. Na abertura de novos leitos, nas vacinas, na volta às aulas de forma presencial e nas medidas para evitar a proliferação a pandemia”, avaliou Koch.
O prefeito ainda enumerou o plano de desenvolvimento econômico regional, o plano de mobilidade urbana feito em nove municípios de forma consorciada e o selo SISBI. “Cansamos de falar das melhorias da infraestrutura das nossas rodovias estaduais. Concluímos o Plano de desenvolvimento regional, mas agora precisamos trabalhar para colocá-lo em prática. Tirar o plano do papel, para melhorar a nossa economia. Mas foi um ano positivo, principalmente se pensarmos que conseguimos o selo de equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). E que agora nossos produtos de origem animal vão poder ser comercializados em todo o país”, analisa.
Eleição na AMREC
A eleição na AMREC funciona num rodízio entre os partidos. No primeiro ano de mandato o partido com maior número de prefeitos. No caso o MDB, com cinco (Orleans, Balneário Rincão, Treviso, Lauro Muller e Cocal do Sul). No segundo ano o partido com maior número de prefeitos e assim sucessivamente. No caso PSDB e PP tem três prefeituras de casa, mas a soma da população favorece ao PSDB (Criciúma, Nova Veneza e Siderópolis). Um acordo entre os prefeitos viabilizou que o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, assumisse esse ano. No terceiro ano será do PP (Morro da Fumaça, Urussanga e Içara) e depois será o PSDB.
Histórico da Associação
A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com sete municípios: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Depois, os municípios de Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso passaram a fazer parte da AMREC. Em 18 de maio de 2004, a entidade oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans e, no dia 9 de abril de 2013, o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a AMREC. Hoje, a Associação conta com 12 municípios e tem uma população superior a 446 mil habitantes.
Colaboração: Antônio Rozeng - Comunicação AMREC
Mais notícias de Jornalismo
Criciúma completa um mês sem mortes pela Covid-19
Secretaria de Saúde reforça a importância da vacina na proteção da população
Rádio Eldorado estreia novo programa
Atendendo demanda colhida em recente pesquisa a emissora colocou no ar nesta segunda-feira um programa em que prioriza a opinião da equipe de comentaristas
Conselho de Desenvolvimento Municipal elege novo presidente
Nícola Martins foi o escolhido para conduzir o órgão
Quarta Linha ganha piscinão para evitar enxurradas em Criciúma
Bacia de detenção faz parte do complexo de obras de infraestrutura que vêm sendo executadas pelo município
Governo de Forquilhinha entrega Unidade Móvel de Saúde
Evento realizado marca avanço no atendimento de saúde