Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Rede de Farmácias São João entre as 300 maiores varejistas do Brasil

São João aparece na 4ª posição no varejo farmacêutico brasileiro e na 41ª posição geral entre as varejistas do país no Ranking da SBVC/2023.

comment Jornalismo access_time23/08/2023 - 21:39

Reportagem: Redação

O varejo é um dos setores mais importantes da economia brasileira, com posição estratégica na distribuição de produtos, serviços, proximidade com os consumidores finais e faturamento de mais de R$ 1 trilhão, quase 20% de crescimento nominal, no ano passado em relação a 2021. Estes são dados que foram divulgados na última segunda-feira (14), pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBCV), na edição 2023 do ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”.

Esta edição do Ranking mostra a Rede de Farmácias São João novamente na 41ª posição geral entre as varejistas do país e na 4ª posição entre as varejistas do setor farmacêutico brasileiro. O ranking com os 300 maiores grupos do varejo tem 29 marcas gaúchas, uma a menos que a versão anterior, e mostra a São João na 3ª posição geral no RS. Presente nos três estados da região Sul do Brasil, a São João conquistou, no início de 2023, a marca de 1 mil lojas, dois Centros de Distribuição (Passo Fundo/RS e Gravataí/RS) e atualmente gera mais de 18,9 mil empregos diretos.

“Com este crescimento das empresas varejistas quem ganha é a comunidade. Cada vez que abrimos uma nova loja estamos gerando emprego e renda, desenvolvimento local e com isso a oportunidades de fazer a diferença na vida das pessoas. Não há projeto social mais impactante para a sociedade do que empreender. É um instrumento capaz de transformar vidas a partir da geração de oportunidades, do trabalho e do estímulo ao crescimento pessoal”, destaca o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Brair.

Vale ressaltar que o setor de comércio, organizado em atacado e varejo de mercadorias, é o maior empregador brasileiro, constituindo um importante pilar da economia nacional com a soma de 9,67 milhões de trabalhadores, mais de 22,8% dos trabalhadores formais brasileiros.

“Os últimos dois anos foram de inúmeros desafios no varejo farmacêutico brasileiro. No último ano da Covid-19, ainda lidamos com os impactos da crise sanitária, com instabilidade na cadeia de suprimentos, impactada pela variante ômicron, e com o mais baixo nível de serviço em anos, por parte dos principais fornecedores. Ainda assim, com um grande trabalho baseado na operação logística própria e no uso intensivo de dados, vivemos um período de ótimos resultados. A farmácia brasileira, hoje uma das melhores do mundo, sai fortalecida do episódio e pronta para avançar ainda mais no seu propósito de ser um hub de resolutividade na saúde brasileira”, afirma o CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias – ABRAFARMA, Sérgio Mena Barreto.

Outro aspecto importante levantado por esta edição do Ranking foi a ampliação das análises sobre diversidade e inclusão. Ao fazer o levantamento sobre a presença feminina no corpo das empresas, nas posições de liderança e no Conselho de Administração, os dados revelam que a participação das mulheres representa 56% dos colaboradores das empresas que reportaram os números.

O desafio é conseguir levar a diversidade para níveis de liderança, já que 84% das empresas possuem mais de 30% de cargos de liderança ocupados por mulheres, mas apenas 44% possuem mais de 50%. Na São João os dados são positivos, a presença feminina no quadro de colaboradores representa 73% e a participação de mulheres nas funções de liderança supera os 74%, colocando a Rede no top 5 entre as empresas do varejo brasileiro no quesito presença feminina em cargos de liderança.

“Em um período em que debates e ações práticas sobre diversidade, equidade e inclusão (DE&I) se tornam mais fortes e decisivas no comportamento dos consumidores, trazemos nossa contribuição para mostrar quem, de fato, tem feito acontecer no mercado nacional”, afirma o presidente da SBVC, Eduardo Terra.

Metodologia do Ranking
Para a confecção do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) organizou um grupo de trabalho composto por especialistas em varejo. Esse grupo produziu uma extensa relação de empresas atuantes no setor de varejo brasileiro, abrangendo empresas com operações em âmbito local, regional e nacional, cujo faturamento estaria potencialmente colocado entre as maiores 300 empresas de varejo brasileiro.

As empresas identificadas foram segmentadas de acordo com os principais ramos de atuação, procurando ratificar e/ou retificar a lista original, a partir de informações de entidades e associações setoriais, quando existentes e com informações publicamente disponibilizadas. O objetivo deste Ranking é retratar a representatividade das redes no varejo brasileiro. Com isso, os dados de algumas empresas podem divergir de números contábeis e/ ou publicados em balanços, em função da estrutura de canais.

O Ranking completo está disponível:

sbvc.com.br/9a-ed-ranking-300-maiores-empresas-do-varejo-brasileiro-2023-sbvc/

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024