Notícias em destaque

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Treino tático encaminha Caravaggio para enfrentar o Manchister

commentEsporte access_time01/04/2024 15:23

Duelo será disputado na próxima quarta-feira (3), em Nova Veneza.

Tarde de reapresentação no CT Antenor Angeloni

commentCriciúma EC access_time01/04/2024 17:23

A grande decisão do estadual ocorre no sábado (06/04), às 16h30min, no estádio Heriberto Hülse.

Chuva ameniza mas deixa rastro de estragos

Volume de chuva foi acima do esperado em Criciúma, mas as consequências são consideradas sob controle

comment Jornalismo access_time08/10/2023 - 08:33

Reportagem: Redação Eldorado

O volume de chuva em Criciúma foi acima do esperado, mas as consequências são consideradas sob controle. A principal cidade do Sul de SC também sofreu com o grande volume de chuva, mas está entre as menos afetadas no Sul de SC. Em Criciúma, nas últimas 48 horas choveram 125mm, segudo Fred Goes, da Defesa Civil.

A siutação mais crítica está em Tubarão, onde pelo menos 50 pessoas foram abrigadas na Catedral. Ao todo a cidade azul tem 118 pessoas que necessitaram de ajuda dos Bombeiros e Defesa Civil para serem removidas.. Tiveram que sair de suas casas. Em Araranguá a ata do nível do rio também preocupa e desaloja pessoas. Este cenário deve continuar agravando.

Os acessos a Forqulinha, como pela rodovia Jorge Lacrda, na região do Sangão, o volume de chuva diminuiu e já dá fluidez normal no trânsito.
Forquilhinha foi o primeiro município a decretar situação de emergência, ocorrendo o mesmo logo após com Orleans e Treviso.

Em virtude das chuvas o acesso norte de Araranguá teve que ser interditado. O acesso central deve ser usado para quem quiser acessar a cidade vindo do sentido norte.

Na BR-101 foi feito um desvio no quilômetro 404, no sentido Norte, em Araranguá. O trânsito está fluindo somente pelo elevado, mas não há bloqueio total da rodovia.

A previsão de tempo atualizada da Defesa Civil do Estado confirma instabilidade no tempo em todo estado neste domingo, 8, com a ocorrência de temporais acompanhados de chuva intensa e volumosa. Há risco alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

Os acumulados devem variar entre 30 e 50 mm entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. Os maiores acumulados devem ficar concentrados entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado, onde os volume variam entre 50 e 70 mm, podendo ser ultrapassados pontualmente. À tarde não se descartam temporais no norte catarinense, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. A partir do final do dia, as chuvas perdem força gradualmente e devem retornar na próxima semana.

Risco ALTO nas áreas em laranja e MODERADO nas áreas em amarelo com relação aos volumes de chuva e aos temporais, como alagamentos, enxurradas e destelhamentos. Ressalta-se que o risco permanece ALTO A MUITO ALTO para inundações e deslizamentos

As chuvas deste final de semana castigaram muito a região da Amurel. Os estragos ainda estão sendo contabilizados e teremos muito trabalho pela frente.

Diante dessa situação, alguns municípios já decretaram situação de emergência. Capivari de Baixo, Gravatal, Pedras Grandes, Tubarão e Grão-Pará já estão com seus decretos em vigor. O município de São Martinho ainda está analisando a situação.

Os outros municípios não decretaram situação de emergência até o momento.

Após reunião técnica com a Defesa Civil na tarde de sábado, 7, e coletiva de imprensa no final do dia, o governador Jorginho Mello determinou o fechamento da da comporta C4 da Barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí.

A decisão aconteceu após a avaliação técnica de que a barragem poderia perder a operação por conta do alto volume armazenado no equipamento, porém a decisão foi tomada tendo em vista a previsão de chuva e os impactos que poderão ser causados nas cidades do Vale do Itajaí.

“Estamos tomando a decisão. Uma decisão difícil, pois temos o risco de perder a operação da barragem, mas estamos aqui para tomar a decisão”, destacou o governador.

De acordo com o setor de engenharia da Defesa Civil de Santa Catarina, não há risco estruturante, pois o canal extravasor opera normalmente.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.

Infecção urinária recorrente: sintomas, causas e como evitar

commentJornalismo access_time01/04/2024 14:48

Doença causa desconforto e sintomas como ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro.

  Homenagem a Silmar Vieira.

commentJornalismo access_time27/03/2024 13:02

Tudo a ver, com Rúbia Ramos - Homenagem a Silmar Vieira. 19/03/2024