Criciúma registra saldo positivo em abertura de empresas
Município supera ritmo de Santa Catarina durante primeiro semestre
Criciúma registrou a abertura de 5.407 empresas entre janeiro e junho de 2026, crescimento de 21,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 4.441 aberturas. Com 2.733 fechamentos ao longo dos seis primeiros meses do ano, o Município encerrou o semestre com saldo positivo de 2.674 empresas.
O saldo também apresentou crescimento. Na comparação com o primeiro semestre de 2025, quando Criciúma terminou o período com 2.225 empresas a mais, o avanço foi de 20,2%. Os dados foram extraídos da Receita Federal pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
“Criciúma é uma cidade que acredita no trabalho e em quem empreende. Os dados mostram que tivemos praticamente duas empresas abertas para cada uma fechada no primeiro semestre. São mais negócios, mais circulação de renda e novas oportunidades sendo criadas. A Prefeitura continuará trabalhando para construir um ambiente seguro, ágil e favorável para quem deseja investir”, destaca o prefeito Vagner Espindola.
O ritmo de crescimento de Criciúma ficou acima do registrado em Santa Catarina. No estado, o número de empresas abertas passou de 155.474 no primeiro semestre de 2025, para 177.199 em 2026, aumento de 14%. Em Criciúma, a elevação foi de 21,7%. O saldo estadual cresceu 5,6%, enquanto o saldo criciumense avançou 20,2%.
Saldo positivo também entre empresas não MEI
Entre as empresas não enquadradas como Microempreendedor Individual (MEI), Criciúma registrou 1.262 aberturas e 791 fechamentos, alcançando saldo positivo de 471 empresas no primeiro semestre. A taxa de crescimento para a abertura de empresas foi de 6,1%, comparado com o primeiro semestre de 2025. O desempenho local também foi superior ao catarinense nesse segmento. Em Santa Catarina, as aberturas de empresas não MEI cresceram 4,9%, passando de 40.754 em 2025 para 42.744 em 2026.
“Quando observamos os seis primeiros meses completos, Criciúma apresenta saldo positivo também entre as empresas não MEI: foram 1.262 aberturas e 791 baixas, resultando em 471 empresas a mais. É um resultado objetivo e que demonstra expansão para além do universo dos microempreendedores individuais”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Thiago Rocha Fabris.
Os microempreendedores individuais também contribuíram para o resultado. Criciúma teve 4.145 MEIs abertos e 1.942 fechados no primeiro semestre, com saldo positivo de 2.203. Em relação a 2025, as aberturas cresceram 27,5% e o saldo avançou 32,6%. No estado, os crescimentos foram de 17,2% nas aberturas de MEIs e de 13,2% no saldo.
A evolução também aparece na comparação com 2024. Em dois anos, o número total de empresas abertas em Criciúma passou de 3.728 para 5.407, crescimento de 45%. No mesmo intervalo, o saldo positivo aumentou de 1.820 para 2.674 empresas, avanço de 46,9%.
Mais notícias de Jornalismo
Festa do Agricultor em Lauro Müller tem início nesta quinta-feira (23)
Melhora no tempo traz tranquilidade para quem pretende participar do evento
Formação para servidores é promovida pela Prefeitura de Meleiro durante férias de julho
Formação continuada é voltada aos profissionais da rede municipal de ensino
Portaria que regulamenta trabalho em feriados entrará em vigor nesta semana
Norma será publicada no Diário Oficial da União
Saúde de Cocal do Sul passa a contar com segundo médico em fins de semana
Plantonistas atenderão das 14h às 21h













