Alguns dos principais assuntos desta terça-feira
Morre o ex-desembargador Lédio Rosa
Morreu aos 60 anos de idade, na madrugada de hoje em Florianópolis o ex-desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Lédio Rosa. Nas últimas eleições ele disputou vaga para o Senado.
Governos de Criciúma, Içara, Siderópolis, Maracajá, Forquilhinha e Nova Veneza anunciaram ontem rompimento de contrato com a agência reguladora do serviço de água e esgoto. Querem contratar um serviço próprio de fiscalização da qualidade e da tarifa. Este é o primeiro passo para que estes municípios criem um outro modelo de gestão para a água e esgoto. Podem estar rompendo em definitivo com a Casan.
No noticiário nacional a tragédia de Brumadinho tem números novos. Agora são oficialmente 65 mortos. Ontem, quatro dia de buscas, nenhum sobrevivente foi encontrado. A chance de encontrarem mais gente viva é praticamente nula. Número de morto só deve começar a crescer.
Informação mais recente dá conta de que dois engenheiros foram presos em consequência da tragédia. São os engenheiros que atestaram a segurança da Mina. Foram presos agora de manhã. Os dois engenheiros são de São Paulo e foram acordados pela Polícia Federal agora a pouco.
Aqui no Sul do Estado a carbonífera Catarinense divulgou nota ontem anunciando que a barragem divulgada como de risco em Lauro Müller já não está mais em operação e não mais qualquer risco. A Defesa Civil estadual, entretanto, alega que esta informação ainda não chegou ao órgão. Em Santa Catarina os maiores perigos com acidentes de barragens estão na região do Vale do Itajaí. Aqui no Sul a Defesa Civil garante que a situação da barragem de água do rio São Bento está segura.
Deu reação em Içara e no Rincão. A entrevista do prefeito Murialdo Gastaldon, ontem aqui na Rádio Eldorado provocou reação dos dirigentes derrotados na disputa pela presidência da Cooper Aliança. A insatisfação, entretanto, não deve ir além de posicionamento político. Hoje aqui vamos ouvir mais sobre o assunto, mas o resultado da eleição está consagrado e a chapa um venceu com larga margem de votos: Fez 70 por cento.
Na política: o ex-governador catarinense Esperidião Amin alimenta esperanças de ser o presidente do Senado. A briga, inicialmente, é com o desgastado Renan Calheiros, o todo poderoso político do nordeste. A eleição para o Senado acontece sexta-feira. Aliás, sexta-feira acontece a posse dos deputados estaduais, federais e dos senadores.
E saiu mais uma nomeação para cargos do governo do Estado em Criciúma. A nova gerente de Educação é Ronisi da Silva Guimarães. Foi nomeada ontem pelo governador. Já teve reunião com a gerente que sai. Está no diário oficial do estado. Hoje devem ser publicadas pelo menos outras cinco nomeações, entre elas, a de gerente regional de saúde e coordenador regional do Deinfra.
Governador Carlos Moises da Silva gera polêmica ao vetar projeto que pretendia proibir acumulo de vencimentos dos servidores públicos em cargo de confiança. Exemplo dele: o governador ganha mais de 30 mil de aposentadoria e outros 20 mil como governador. A lei dizia que não pode acumular os dois. O governador diz que pode. Estaria ele agindo como a velha política? Não é bem assim. A lei é que diz isso e legalmente o governador agiu certo. A questão é que quando foi eleito os eleitores tinham a esperança de que estas coisas mudariam. E tem lei que não muda. Mas se ele quiser pode mudar. Essa é a dúvida que fica.
O projeto que altera isso é do deputado Keneddy Nunes.
Reportagem: Jornalismo Eldorado
Mais notícias de Jornalismo
Criciúma conquista 20 medalhas nos Jasti e garante destaque estadual
Atletas da Afasc e FME competiram em Joinville entre os dias 18 e 21 de abril
Prefeitura de Criciúma alerta para casos gripais
Medidas ajudam a prevenir a disseminação dos vírus
Victor Hugo é novo reforço do Caravaggio
Atacante de 25 anos defenderá o Azulão na Série B do Catarinense
Camelódromo de Criciúma tem edital aberto para concessão de boxes
Prefeitura quer valorizar e dar mais dinamismo ao Mercado Público Criciumense
Prefeitura de Criciúma divulga serviços do feriado
Município não emendará feriado













