A PRISÃO DO PRÍNCIPE DE ASTÚRIAS
Texto de Willi Backes
Sou do tempo em que haviam precauções éticas e morais quanto a conceder premiações, titulações, diplomações e homenagens especiais, a figurantes em vida. A cultura do puxa-saquismo e do tirar algo do homenageado e ganhar notoriedade, vulgarizou e difamou as inúmeras homenagens.
No meio empresarial e de comunicação, é comum premiações tipo “Top” ou “Case” de marketing, ou sucesso comercial e industrial, ou sucesso na gestão do seu negócio como um todo. Tão conhecidos quanto às premiações são as depois derrocadas pessoais e empresariais antes exaltadas. O sacrifício financeiro cobrado do homenageado não é mínimo.
Mas estão no meio político as maiores aberrações cometidas. Abundam. Títulos de toda ordem são espalhadas e entregues nas Câmaras Municipais, Câmaras Altas e Instituições Públicas, desmerecendo àquelas fundamentadas.
Em 08 de maio de 2008, a ALESC após duas votações unânimes, aprovou título de Cidadão Catarinense ao então Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva. Em 23 de março de 2018, ainda solto e em campanha presidencial, Lula foi a Florianópolis e recebeu a homenagem das mãos de apenas dois deputados do PT. A vergonha e arrependimento escondeu os demais.
O condenado e aprisionado Lula da Silva é sem dúvidas o exemplo maior de que é necessária muita precaução para que um sujeito em vida seja homenageado. Em Barretos/SP, existe entidade particular mas que atende pelo SUS, o Hospital de Câncer Infanto-juvenil Luís Inácio Lula da Silva. A prática viola princípios da administração pública, em especial o da impessoalidade.
O Lula da Silva, comprovadamente líder da quadrilha que praticou o maior crime de corrupção do planeta, antes, foi condecorado com 17 medalhas Grã-Cruz que é a classe mais alta em Ordens de Cavalaria, no México, Cabo Verde, Portugal, Gabão, Argélia e outros mais. A partir de um julgamento moral, recebeu outras quatro Medalhas do Mérito.
Parece deboche mas não é. Lula recebeu os prêmios Príncipe de Astúrias e Don Quixote de la Mancha, na Espanha e Indira Gandhi, na Ásia.
Não satisfeitas, as muitas Universidades Federais Brasileiras, da Espanha, Bolívia e Argentina, reuniram reitores e professores para homenagear Lula da Silva com o título de Doutor Honoris Causa.
Após a explícita deflagração das investigações, provas e condenação do homenageado Lula da Silva, a sua sucessora Dilma Rousseff, foi “abandonada” pelas Entidades arrependidas e ao que se saiba, não recebeu homenagem alguma. Restou a homenagem popular de “Anta”.
Essa profusão de titulações é similar as votações radiofônicas do melhor jogador de futebol em campo. Rasgam elogios momentâneos sem saber o amanhã. No jogo seguinte, o eleito faz dois gols-contra e perde três pênaltis. Aí quem vota é a torcida e simpatizantes do time do seu coração.
Reportagem: Jornalismo Eldorado
Mais notícias de Jornalismo
Afasc completa 53 anos transformando mais de 14 mil realidades por mês em Criciúma
Instituição atua da primeira infância ao envelhecimento, com uma rede completa de serviços que promove cuidado, acolhimento e transformação social em diferentes bairros da cidade
Nações Shopping lança Arena Centauro com experiências interativas e brindes durante a Copa do Mundo
Ativação temática conta com desafios esportivos e distribuição de brindes no empreendimento.
Clima de festa: tradicional Baile de Gala acontece neste sábado em Nova Veneza
Recursos arrecadados são destinados ao projeto ‘Cuidar para Nascer Bem’
Cinco tendências que o visitante encontra nos corredores da Feira CasaPronta Tubarão
Arquiteta visitou os estandes e apontou novidades que os expositores trouxeram ao evento
Gruta Nossa Senhora de Lourdes fomenta o turismo religioso em Criciúma
População pode visitar o local de segunda-feira a sábado, das 8 às 18 horas













