Notícias em destaque

Profissionais da saúde de Içara participam de capacitação sobre insulinoterapia

commentJornalismo access_time27/10/2026 23:01

Capacitação abordou a substituição da insulina NPH pela Glargina, os cuidados com pacientes de maior risco de hipoglicemia

Criciúma Futsal perde para a Chape na ida das quartas do Brasileiro

commentEsporte access_time25/10/2026 16:03

Jogando em casa, time criciumense foi superado por 2 a 1

Criciúma não perde para a Ponte Preta desde 2018

commentCriciúma EC access_time26/10/2026 20:51

Time carvoeiro tem uma invencibilidade de oito jogos contra a Macaca

Pela primeira vez, Santa Catarina será sede nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais

comment Esporte access_time04/04/2019 - 08:00

Reportagem: Governo de SC / Esporte / Rádio Eldorado - Foto: Divulgação Fesporte

Depois de rodar o Brasil e visitar 10 cidades candidatas, o COB definiu Blumenau como a sede dos JEJs. Além disso, Cascavel (PR), Natal (RN) e Palmas (TO) receberão, em setembro, as três fases classificatórias regionais da competição. Os principais critérios para a definição das sedes foram as garantias governamentais de atendimento ao caderno de encargos, sessão dos locais de competição e centro de convenções (etapa nacional) e disponibilidade e tarifa da rede hoteleira.

Além de Blumenau, Palmas e Cascavel receberão pela primeira vez o evento. “É um feito histórico para Santa Catarina, em especial para Blumenau, ser escolhida como sede nacional da competição escolar mais importante do Brasil. Nos últimos anos, nosso Estado tem sido referência para o COB e para o Brasil e esta escolha, sem dúvida, vem corroborar com este reconhecimento”, destaca o presidente da Fesporte, Rui Godinho.

Em 2018, na edição nacional da competição, em Natal (RN), Santa Catarina ficou entre as três primeiras colocações entre todos os estados brasileiros ao conquistar 72 medalhas sendo 13 de ouro, 36 de prata e 23 de bronze.

Os representantes da delegação catarinense que disputarão os Jogos em Blumenau sairão da etapa estadual, que são os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, que serão disputados de 14 a 22 de junho em São Miguel do Oeste.

Os Jesc e a delegação de Santa Catarina na etapa nacional serão gerenciados pelo Governo do Estado por intermédio da Fesporte.

“Os Jogos Escolares 2019 serão realizados mais uma vez de Norte a Sul do país. O que é um motivo imensa satisfação para o COB e reforça nossos objetivos de aumentar a abrangência desta importante competição para a identificação de talentos para o esporte nacional. O novo formato dos Jogos Escolares vem se mostrando muito bem sucedido, além de mais atrativo e acessível para as cidades”, ressaltou Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB.

Desde o ano passado, a maior competição estudantil do país é disputada em um novo formato. Agora, são três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados mais o Distrito Federal.

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Da delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, 33 atletas entre 59 possíveis em 11 modalidades são da maior competição escolar do país.

Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Esporte

Criciúma Futsal perde para a Chape na ida das quartas do Brasileiro

commentEsporte access_time25/10/2026 16:03

Jogando em casa, time criciumense foi superado por 2 a 1

Içara promove primeiro Campeonato de Futsal Feminino

commentEsporte access_time22/10/2026 19:00

Competição tem início neste sábado (24) e conta com sete equipes

Estadual de 2027 pode ter pontos corridos e jogos únicos na semifinal e na decisão

commentEsporte access_time21/10/2026 21:04

Campeonato Catarinense deve iniciar no dia 10 de janeiro

André Gaidzinski chega à decisão da Porsche Cup na briga pelo título da Master

commentEsporte access_time20/10/2026 16:30

Piloto catarinense ocupa a terceira colocação do campeonato e disputa a etapa final da temporada, em Interlagos, na programação do GP de São Paulo de Fórmula 1

Criciúma: Campeonato Municipal de Futebol 50+ tem 14 gols na primeira rodada

commentEsporte access_time19/10/2026 16:45

Destaque foi a goleada de 11 a 0 do São Luiz sobre o Amigos do Leka