Notícias em destaque

Mais de 99% dos visitantes e expositores recomendam a Feira CasaPronta Criciúma

commentJornalismo access_time28/10/2026 07:01

Evento recebeu 60 mil visitantes em cinco dias; pesquisa realizada pelo IPC ouviu 593 pessoas e apontou índices positivos de satisfação e intenção de retorno

Criciúma Futsal perde para a Chape na ida das quartas do Brasileiro

commentEsporte access_time25/10/2026 16:03

Jogando em casa, time criciumense foi superado por 2 a 1

Louzer testa duas formações e promove mudanças no Criciúma para enfrentar a Ponte Preta

commentCriciúma EC access_time28/10/2026 17:02

Treinador iniciou a preparação com três zagueiros, mas utilizou uma equipe com dois defensores no treinamento desta quarta-feira

MITOLOGIA BANDIDA, ENTERRADA

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time10/07/2019 - 17:15

Desconhecimento, preguiça e distância da boa literatura e interpretação de fatos históricos, ou simplesmente obstrução mental que produz toupeiras ideológicas, são elementos presentes em viventes que idolatram figuras que construíram vida bandida, subversiva.

A questão não é ser de direita ou de esquerda, ideologicamente. É perceber, entender e praticar o que é certo ou errado. Ídolos, verdadeiras excrecências, tiveram suas vidas bandidas modeladas mitologicamente. Foi assim com guerrilheiro e combatente profissional italiano Giuseppe Garibaldi (+02/06/1882), sua concubina e mais tarde esposa Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi (+04/08/1849).

Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião (+28/07/1938), assaltante, ladrão, assassino e bandoleiro, até hoje é cantado e declamado em prosa e verso. O assassino executor argentino Ernesto Che Guevara (+09/10/1967) é modelo no meio universitário e deseducador.

O catarinense João Acácio Pereira da Costa, vulgo bandido da luz vermelha (+1998), autor de 4 assassinatos e 77 assaltos, condenado a 351 anos de prisão, quando saiu após 30 anos, pena máxima no Brasil, foi tema para manchetes, capas editoriais e especiais televisivos. O inglês Ronald Biggs (+18/12/2013) que em 1963 na Inglaterra participou de um dos maiores assaltos da história, foi alojado por anos no Brasil como celebridade.

Fidel Castro (+25/11/2016) por 50 anos subjugou de forma violenta e assassina o povo cubano, morreu sem dar chance de ser julgado por seus conterrâneos e pela humanidade. É mito para os com poucos neurônios.

MITOLOGIA BANDIDA, VIVA.

Em janeiro de 2019, após fuga do Brasil para a Bolívia, o italiano Cesare Battisti, comunista, quadrilheiro, comprovado e julgado multi assassino, foi preso e deportado para a Itália. Lá, debochado, reconheceu os crimes cometidos. Nenhuma manifestação dos bobos do circo tupiniquim. Aqui chegou em 2004. Enquanto esteve no Brasil, foi deportado pelo STF, mas, foi agasalhado pelo então presidente Lula. Durante os 13 anos que por aqui esteve, usufruiu idolatraria do governo brasileiro, parte da mídia e pelo meio universitário. Publicou livros patrocinados, fez conferencias e palestras em universidades públicas. Vivo continua ídolo, na morte virará mito para uma minoria teimosa e ridícula.

MITOLOGIA BANDIDA À BRASILEIRA.

Combate direto e público à corrupção, formatada nos conluios entre grupos econômicos, indivíduos, partidos políticos e principalmente lideranças políticas do executivo e legislativo, botou em cárceres dezenas de bandidos, quadrilheiros, ladrões e corruptos & corruptores nos últimos anos. Pedigree de toda ordem e importância, de baixo pra cima, de cima pra baixo. O alicerce que garantiu e garante a continuidade da investigação e punição vem dos populares, das ruas, dos brasileiros de bem na sua imensa maioria.

Portentosos de antes, julgados e presos, “mofam com as pombas na balaia”. O arrependimento e colaboração poderá, como já estão, significar menor tempo de sol nascendo quadrado.

Diferentemente, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, o mais famoso líder representante 171 nas execuções penais, alvo notório das investigações, provas e colaborações dos demais recolhidos, teima imaginar que está acima de tudo e de todos. Se acha inexpugnável, contrário à famosa frase “O Lula está preso, babaca”.

Mais babacas que o próprio, são seus ainda fiéis seguidores, notadamente a cada dia em menor número. Restam aqueles que acreditam ainda ser possível transformar um sapo em um príncipe, apenas com um toque de varinha mágica do STF. Ainda em vida, o mito na mitologia à brasileira está se exaurindo, o líder é de estrume, com data de validade vencida.

Reportagem: Jornalismo Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Mais de 99% dos visitantes e expositores recomendam a Feira CasaPronta Criciúma

commentJornalismo access_time28/10/2026 07:01

Evento recebeu 60 mil visitantes em cinco dias; pesquisa realizada pelo IPC ouviu 593 pessoas e apontou índices positivos de satisfação e intenção de retorno

Profissionais da saúde de Içara participam de capacitação sobre insulinoterapia

commentJornalismo access_time27/10/2026 23:01

Capacitação abordou a substituição da insulina NPH pela Glargina, os cuidados com pacientes de maior risco de hipoglicemia

Sala do Empreendedor fumacense orienta sobre nova Lei do MEI 2027

commentJornalismo access_time27/10/2026 22:32

Novas regras entram em vigor em janeiro do próximo ano; Sala do Empreendedor de Morro da Fumaça está à disposição para eventuais dúvidas

Criciúma passa a contar com ponto de apoio para motorhomes no Parque das Nações

commentJornalismo access_time27/10/2026 21:02

Novo espaço visa atrair e melhor acolher os visitantes e turistas na Capital Catarinense dos Parques Urbanos

Urussanga promove oficinas para ouvir a população sobre a revisão do Plano Diretor

commentJornalismo access_time27/10/2026 20:01

Os encontros vão acontecer nos dias 16, 18, 23 e 25 de novembro em diferentes comunidades