Notícias em destaque

Aeroporto de Porto Alegre permanece fechado por tempo indeterminado

commentJornalismo access_time06/05/2024 15:04

Terminais de quatro cidades gaúchas ainda estão em operação.

Caravaggio anuncia a contratação de Henik

commentEsporte access_time06/05/2024 14:25

Volante revelado pelo Criciúma defenderá o Azulão na SérieB do Campeonato Catarinense.

Com jogos-treino agendados, Criciúma inicia a semana de trabalho

commentCriciúma EC access_time06/05/2024 14:47

A partida contra o Palmeiras pela 7ª rodada ocorre no próximo dia 19 de maio, às 11 horas, no estádio Heriberto Hülse.

Outubro Rosa: o que é este movimento que mobiliza pessoas em todo o mundo?

Médica especialista em saúde da mulher relembra a história e explica o objetivo da data

comment Jornalismo access_time02/10/2019 - 17:00

Reportagem: Cyntia Amorim - assessora de imprensa Itesc Card

Começa nesta terça-feira, dia 1, e segue durante todo este mês, uma das campanhas de prevenção à saúde mais famosa do mundo. Intitulado como ‘Outubro Rosa’, o movimento de alcance internacional é celebrado anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero.

De acordo com a médica ginecologista e obstetra Juliana da Rosa, que é uma das credenciadas ao Itesc Card, a campanha vai muito além de apenas distribuir exames de mamografia. O propósito central é proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento precoce, e contribuir para a redução da mortalidade da doença.

“Surgem 60 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil. Ao contrário do que acontece em países desenvolvidos, aqui a mortalidade por ele continua aumentando. Isso se dá pela falta de informação sobre as técnicas de diagnóstico e divulgação de informações falsas, como o mito de que a mamografia ou realizar biopsia podem desenvolver o câncer”, ressalta a profissional.

Conheça um pouco da história: O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90 americana para conscientização do câncer de mama. O laço rosa foi distribuído aos participantes da primeira corrida pela Cura em Nova York e virou o símbolo da campanha no mundo todo. No Brasil, excluindo os canceres de pele não-melanoma, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e a principal causa de morte por tumor.

A sociedade Brasileira de Mastologia e Radiologia recomendam exame de mamografia anual entre 40-75 anos. O autoexame da mama detecta tumores mais avançados e não há estudos que comprove diminuição significativa da mortalidade pelo tumor, muitas vezes deixando a mulher ansiosa por não saber o que é normal encontrar na mama.

Medidas como redução de peso, atividade física, diminuição de tabagismo e alcoolismo demostraram diminuição na incidem do câncer de mama.

De acordo com a doutora Juliana, o médico ginecologista, se tornou o clínico geral da mulher e pode ajudar na prevenção, tirar as dúvidas referente as doenças, solicitar exames periódicos e examiná-la regularmente.

“Crie um tempo só para você, busque um estilo de vida mais saudável, procure dormir bem e, principalmente, faça avaliação médica regularmente. A promoção da saúde é a melhor forma de viver bem sem doenças cancerígenas”, destaca.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Aeroporto de Porto Alegre permanece fechado por tempo indeterminado

commentJornalismo access_time06/05/2024 15:04

Terminais de quatro cidades gaúchas ainda estão em operação.

Cooperativas de crédito são alternativas às altas taxas de juro do mercado financeiro

commentJornalismo access_time06/05/2024 14:38

Na Acentra, por exemplo, cooperados podem realizar financiamentos com taxas a partir de 1,39% ao mês.

Em parceria com escolas, Cooperja promove a 1ª Gincana Colaborativa Sustentável

commentJornalismo access_time12/04/2024 08:49

Na oportunidade foi doado as escolas quatro lixeiras para separação adequada dos resíduos.

Campanha “Solidariedade em Dobro” busca triplicar doações de alimentos

commentJornalismo access_time12/04/2024 07:25

Iniciativa que chega a sua 7ª edição é da empresa UNQ Import&Export. A cada quilo recebido, a empresa doará mais dois para Cruz Vermelha, que distribuirá entre as famílias carentes.

Em parceria com patrocinador, Criciúma prepara distribuição gratuita de copos de água na decisão do Catarinense

commentJornalismo access_time05/04/2024 14:16

Cristalcopo fará distribuição de copos na partida contra o Brusque para amenizar efeitos das altas temperaturas.