Notícias em destaque

Prefeitura de Criciúma orienta populção sobre reciclagem e descarte de materiais

commentJornalismo access_time27/07/2026 19:00

Ecoponto está localizado na Rodovia Governador Jorge Lacerda, no bairro Sangão

Caravaggio inicia preparação para o último jogo da Série B

commentEsporte access_time23/07/2026 17:30

Azulão enfrentará o Juventus no sábado (24), no Estádio da Montanha

Criciúma Esporte Clube divulga Serviço de Jogo para Criciúma X Náutico

commentCriciúma EC access_time23/07/2026 18:00

Partida é valida pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

'Dia D': UBSs de Criciúma estarão abertas para vacinação contra sarampo e testes rápidos para sífilis

Ações serão feitas no próximo sábado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)

comment Jornalismo access_time17/10/2019 - 14:20

Reportagem: Esporte / Rádio Eldorado - Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Criciúma, por meio do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS (Pamdha), realizará no sábado (19) o ‘Dia D’ de Vacinação contra o Sarampo e o Dia Nacional de Combate a Sífilis. Para atender melhor a população, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Pamdha estarão abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A Campanha é dividida em duas etapas. A primeira tem foco em crianças de seis meses a menores de cinco anos e termina dia 25 de outubro. A segunda vai do dia 18 ao dia 30 de novembro, centrada em adultos de 20 a 29 anos. "Nesta primeira etapa compareceram 1.417 crianças e foram vacinadas 237 crianças. Até o fim esperamos que 4.616 crianças compareçam e tenham suas carteiras verificadas e, caso necessário, a dose será aplicada", diz a coordenadora do Programa de Imunização, Kelli Barp Zanette.

Até o momento, não há registros de casos de sarampo em Criciúma. "Na infância são aplicadas duas doses. Com um ano é aplicada a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e com um ano e três meses é aplicada a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Pessoas entre 1 e 29 anos devem ter duas doses e de 30 e 49 anos uma dose. Se tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, tem que completar o esquema vacinal com a segunda dose. Acima de 49 anos não é necessário, pois esta pessoa já pode ter contraído a doença ou entrado em contato com pessoas infectadas se tornando imune a doença”, explica Kelli.

Gestantes ou mulheres com suspeita de gravidez não podem receber a vacina, pessoas imunodeprimidas, sistema imunológico fraco, necessitam de avaliação médica para receber. "Os principais sintomas são febre, manchas vermelhas pelo corpo, coriza e olhos avermelhados. A doença é transmitida através de contato direto", comenta Kelli.

Sífilis

O Dia Nacional de Combate a Sífilis, é realizado todo terceiro domingo de outubro. O Dia D será um dia antes, com realização de testes rápidos e orientações nas UBSs e no Pamdha. A infecção é causada pela bactéria treponema pallidum e não possui nenhum sintoma, sendo uma doença silenciosa. "Se o tratamento com antibióticos for feito corretamente a chance de cura é de 100%, por isso é de extrema importância fazer testes rápidos", comenta a coordenadora do Pamdha, Patrícia Rodrigues.

Desde o início desse ano já foram registrados 328 casos, sendo 49 em gestantes. Em mulheres grávidas, a infecção pode ser transmitida para o bebê se transformando em sífilis congênita. "Pode trazer sequelas como aborto, má formação, e até levar o falecimento do bebê e da mãe", conta Rodrigues.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Prefeitura de Criciúma orienta populção sobre reciclagem e descarte de materiais

commentJornalismo access_time27/07/2026 19:00

Ecoponto está localizado na Rodovia Governador Jorge Lacerda, no bairro Sangão

Balneário Arroio do Silva promove testagem para Hepatites Virais em Julho Amarelo

commentJornalismo access_time27/07/2026 18:30

Ação acontece entre os dias 28 e 31 de julho

Centro Especializado em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente é inaugurado em Criciúma

commentJornalismo access_time27/07/2026 18:00

Equipamento está localizado na rua Cônego Anibal Maria Difrância, no bairro Santa Bárbara

Nova Veneza celebra Semana da Agricultura com ações de valorização ao setor rural

commentJornalismo access_time27/07/2026 17:30

Programação especial e gratuita tem início nesta terça-feira (28)

Urussanga viabiliza mais de 90 castrações de animais com o Programa Pet Levado a Sério

commentJornalismo access_time27/07/2026 17:00

Ação foi realizada no último sábado (25), no Bairro Estação