Notícias em destaque

Criciúma conquista 20 medalhas nos Jasti e garante destaque estadual

commentJornalismo access_time21/04/2026 15:15

Atletas da Afasc e FME competiram em Joinville entre os dias 18 e 21 de abril

Campeões do Catarinense Sub-21 são promovidos ao elenco profissional do Caravaggio

commentEsporte access_time13/04/2026 17:30

Crias da Montanha se preparam agora para a Série B do Catarinense

Tigre intensifica preparação e mira vaga na Copa do Brasil 2027

commentCriciúma EC access_time18/02/2026 10:50

Equipe de Eduardo Baptista realiza treino técnico e tático no CT e trata Taça Acesc como prioridade após ausência inédita no torneio nacional

 
Criciúma terá memorial para comemorar 140 anos

A cidade de Criciúma completa, hoje, dia 4 de novembro, 94 anos de emancipação.

comment Jornalismo access_time04/11/2019 - 06:00

Reportagem: Redação Eldorado

No próximo dia 6 de janeiro, são comemorados os 140 anos de fundação. A Rádio Eldorado, com seus 73 anos de existência, participou de mais da metade dessa história. Visando provocar, estimular, convocar, incitar as memórias da história do Município, a emissora terá um acervo de som e imagem.

O Projeto Criciúma 140 anos: um breve relato foi lançado nesta segunda-feira (4) e até o dia 6 de janeiro, contará a história de Criciúma e da nossa gente.

Confira os destaques do projeto:

Criciúma 140 anos: um breve relato
Às 7h35min desta segunda-feira (4) um “programete” de três minutos contando o resumo da história de Criciúma, escrita por Joice Quadros, foi lançado, com a narrativa de cidadãos comuns da cidade. Criciumenses contando a história de Criciúma.

Criciúma 140 anos: marcas que constroem
Da mesma forma, todos os dias teremos, a partir das 9h o Programa Especial, marcas que Constroem Criciúma. Neste espaço, destacaremos as marcas que participaram e ainda participam da prosperidade econômica de Criciúma. Os diversos ramos, entre as marcas que ainda estão entre nós e aquelas que deixaram história que será buscada nos arquivos das próprias empresas, registros oficiais e o enriquecimento com a história contada por personagens que a ajudaram a construir.

Criciúma 140 anos: personagens
Serão programas de uma hora contando a história de personagens que ajudaram a construir Criciúma.
Personagens serão escolhidos por historiadores, pesquisadores, testemunhas vidas e principalmente a sugestão encaminhada pelos nossos ouvintes.
Das 16h às 17 - o programa especial

Criciúma 140 anos e suas praças:
Todos os sábados teremos o programa Eldorado na Praça, transmitido direto das praças do Município, o programa de duas horas contará fatos registrados nestas praças ao longo destes 140 anos. Começaremos pela Praça Nereu Ramos, onde quase tudo começou, inclusive a Rádio Eldorado.

No dia 6 de janeiro, quando se comemoram os 140 anos de fundação da cidade de Criciúma, teremos um dia inteiro de programação especial. Todos os programas terão um espaço especial no site radioeldorado.net e no portal Engeplus. Em 2020, todo o material desse projeto será reunido em um memorial. O Memorial do Som e Imagem da Eldordo reunirá tudo que foi produzido nesse projeto e disponibilizará ao público de forma itinerante por todo o estado.

Confira mais detalhes:

Criciúma 140 anos: um breve relato
• Serão mais de 40 programas
• De segunda à sexta, às 7h35min
• A história de Criciúma contata com texto de Joice Quadros e narrativa da sua gente.

Criciúma 140 anos: personagens
• Serão mais de 40 programas
• De segunda à sexta, das 16h às 17h
• Acompanhará a história do município

Criciúma 140 anos: marcas que constroem
• Serão mais de 40 programas
• De segunda à sexta, das 9h30 às 10h
• Destacará as marcas dos diversos ramos econômicos do município

Criciúma 140 anos e suas praças
• 09/11 - Praça Nereu Ramos - Centro
• 16/11 - Praça Sebastião Toledo dos Santos - Pinheirinho
• 23/11 - Praça Santos Salvador - Quarta-linha
• 30/11 - Praça Santa Bárbara - Santa Bárbara
• 07/12 - Parque das Nações ou Praça da Chaminé - Próspera
• 14/12 - Parque do Imigrante ou Paróquia Sto Agostinho - Rio Maina

Memorial do Som e Imagem: Criciúma 140 anos.
Será construído, inicialmente entre parceria da Rádio Eldorado e do Portal Engeplus.
Sob a coordenação de Joice Quadros e Antônio Colossi, com apoio do professor Márcio Beloli e tantos quantos historiadores desejarem fazê-lo. Tutores convidados para o projeto: Secretária de Educação Roseli De Luca Pizzollo, professoras Rose Reynaud, Silvana Bento, Lívia Silva e Jânio Conti.

micÁudio da notícia





content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Criciúma conquista 20 medalhas nos Jasti e garante destaque estadual

commentJornalismo access_time21/04/2026 15:15

Atletas da Afasc e FME competiram em Joinville entre os dias 18 e 21 de abril

Prefeitura de Criciúma alerta para casos gripais

commentJornalismo access_time21/04/2026 13:13

Medidas ajudam a prevenir a disseminação dos vírus

Victor Hugo é novo reforço do Caravaggio

commentJornalismo access_time21/04/2026 13:02

Atacante de 25 anos defenderá o Azulão na Série B do Catarinense

Camelódromo de Criciúma tem edital aberto para concessão de boxes

commentJornalismo access_time20/04/2026 16:30

Prefeitura quer valorizar e dar mais dinamismo ao Mercado Público Criciumense

Prefeitura de Criciúma divulga serviços do feriado

commentJornalismo access_time20/04/2026 13:03

Município não emendará feriado