Nesta quinta-feira uma paciente do bairro Aurora em Içara necessitava de UTI. Nove dos 10 leitos deste tipo no Hospital São Donato, em Içara, estavam vagos, mas a Central de Regulação do Estado mandou a paciente para o hospital de Timbó (400 quilômetros). Graças a um médico cirurgião que “gritou socorro” através de uma mensagem do whastapp que o absurdo não aconteceu. Mas porque acontece um absurdo destes, como já houve recentemente em que uma paciente de Içara foi levada à Chapecó, quando havia vaga na sua cidade?
Ocorre que o Hospital São Donato já está habilitado pelos órgãos do Estado, mas ainda não recebeu a credencial federal, que deve ser fornecida pelo Ministério da Saúde. Assim, os leitos existem para o Estado, mas não para a União. Desta forma, quando surge a necessidade de internar o paciente o Estado “lava as mãos” e quer que o governo federal pague a conta. Se internar em Içara o Estado paga, se internar num hospital já credenciado nacionalmente o governo federal é quem paga. Simples assim.
Isso leva à conclusão de que para economizar dinheiro e para evitar futuros aborrecimentos com a responsabilização por pagar a conta a autoridade do Estado desconsidera os leitos de Içara. Foi o que ocorreu.
Diante da gravidade do caso o Secretário de Estado da Saúde telefonou ao diretor do Hospital São Donato anunciando que “vai rever” estes casos. Quer dizer, enquanto ninguém grita o paciente de UTI vai sendo jogado para dentro de uma ambulância e colocado a rodar pelas rodovias catarinenses. Se houver um médico como este de Içara a mulher é salva. Este médico salvou a paciente sem tocar a mão nela, apenas berrando pelo whatsapp.
Mais notícias de Jornalismo
Urussanga oferece novo aplicativo como canal da Sala do Empreendedor
Urussanga Digital é lançado nesta quarta-feira (09)
Sábado Mais em Criciúma tem edição marcada por ações em alusão ao Setembro Amarelo
Comércio tem horário estendido das 9h às 17h
Inscrições para eleição do Conselho Municipal de Saúde estão abertas em Morro da Fumaça
Entidades e movimentos sociais podem se inscrever até 17 de setembro. Fórum Municipal para escolha dos representantes ocorre em 1º de outubro
Giro Integratur Amrec prepara municípios para apresentar produtos turísticos na Festuris 2026
A proposta é trabalhar, a partir do próprio território, experiências com potencial turístico
Agendamento de transporte passa a contar com novo ponto de atendimento no Facilita Tubarão
Durante este período, os usuários poderão utilizar os dois pontos de atendimento














