Conheça as mudanças nas certidões de nascimento, casamento e óbito
Novas regras já estão valendo desde ontem
Os cartórios de todo o Brasil começaram nesta terça-feira (21) a emitir novos modelos de certidões. A partir de agora, as certidões de nascimento, casamento e óbito ganham cara nova. Todas terão o número do CPF por exemplo. Quem já tem alguma das certidões pode incluir o número do CPF nos cartórios de forma gratuita.
Uma outra possibilidade é além do local de nascimento inserir o item naturalidade. O registro pode vir no nome da cidade onde a criança nasceu ou onde a mãe mora. Também passa a existir um espaço para juntar no futuro informações como RG, passaporte, título de eleitor e até tipo sanguíneo. A expectativa é diminuir a burocracia, os custos e as fraudes.
As novas regras facilitam ainda, o reconhecimento de novos modelos familiares como a chamada paternidade ou maternidade socioafetiva. Na certidão de nascimento, a mudança abre caminho para que uma criança seja registrada, em cartório, por uma mãe ou um pai não-biológico sem necessidade de autorização judicial.
Mudanças também aconteceram nas certidões de óbito, o lançamento de todos os documentos permitirá agora, o cancelamento automático dos documentos do falecido pelos órgãos públicos, contribuindo para a diminuição de fraudes.
A Oficial do Registro Civil de Içara, Cristina Minatto, comentou as mudanças. Ouça no podcast abaixo:
Mais notícias de Jornalismo
Júlio Bittencourt avalia vitória de Lula e futuro do PT
Presidente do partido em Criciúma destaca a participação dos jovens, a mudança na estratégia eleitoral e os reflexos políticos do segundo turno.
TUDO A VER: Meliponicultura, produção artesanal, solidariedade e direitos trabalhistas foram os assuntos desta sexta-feira
Natália Chaves recebeu Amanda Ludwig, Daniel Loch, Cida Bernardo, Letícia Ghisi, Almir Fernandes e a Dra. Ana Paula Mariana
Prefeitura de Tubarão entrega UPA ao IMAS em novembro, e unidade abre ainda este ano
A empresa responsável pela cobertura está concluindo a troca do telhado e a impermeabilização da laje
Prefeitura de Tubarão vai economizar R$ 1,2 milhão por ano com fim de fundações
A Fundação Municipal de Educação será a única fundação mantida pela Administração Pública, preservando sua autonomia administrativa e financeira
Setor de serviços lidera ranking de geração de empregos em Santa Catarina
Mais de 30 mil vagas foram preenchidas nos oito primeiros meses do ano














