Notícias em destaque

Mais de 99% dos visitantes e expositores recomendam a Feira CasaPronta Criciúma

commentJornalismo access_time28/10/2026 07:01

Evento recebeu 60 mil visitantes em cinco dias; pesquisa realizada pelo IPC ouviu 593 pessoas e apontou índices positivos de satisfação e intenção de retorno

Criciúma Futsal perde para a Chape na ida das quartas do Brasileiro

commentEsporte access_time25/10/2026 16:03

Jogando em casa, time criciumense foi superado por 2 a 1

Criciúma não perde para a Ponte Preta desde 2018

commentCriciúma EC access_time26/10/2026 20:51

Time carvoeiro tem uma invencibilidade de oito jogos contra a Macaca

 
Exército Brasileiro comemora 372 anos

Data remonta à Batalha dos Guararapes, iniciada em 19 de abril de 1648

comment Jornalismo access_time19/04/2020 - 00:30

Reportagem: Antonio Colossi / Foto: Divulgação

Hoje, 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648, na conhecida Batalha dos Guararapes, então Capitania de Pernambuco.

Os componentes da corporação treinam e lutam para defender os espaços e direitos do país.

O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas, o qual está vinculado ao ministério da defesa.

As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica. Além disso, o exército participa de diversas campanhas sociais.

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, apelidado de "O Pacificador" e "O Duque de Ferro", maior oficial militar da história do Brasil, é o patrono do Exército Brasileiro.

micÁudio da notícia

Mensagem em celebração ao aniversário do Exército Brasileiro



content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Mais de 99% dos visitantes e expositores recomendam a Feira CasaPronta Criciúma

commentJornalismo access_time28/10/2026 07:01

Evento recebeu 60 mil visitantes em cinco dias; pesquisa realizada pelo IPC ouviu 593 pessoas e apontou índices positivos de satisfação e intenção de retorno

Profissionais da saúde de Içara participam de capacitação sobre insulinoterapia

commentJornalismo access_time27/10/2026 23:01

Capacitação abordou a substituição da insulina NPH pela Glargina, os cuidados com pacientes de maior risco de hipoglicemia

Sala do Empreendedor fumacense orienta sobre nova Lei do MEI 2027

commentJornalismo access_time27/10/2026 22:32

Novas regras entram em vigor em janeiro do próximo ano; Sala do Empreendedor de Morro da Fumaça está à disposição para eventuais dúvidas

Criciúma passa a contar com ponto de apoio para motorhomes no Parque das Nações

commentJornalismo access_time27/10/2026 21:02

Novo espaço visa atrair e melhor acolher os visitantes e turistas na Capital Catarinense dos Parques Urbanos

Urussanga promove oficinas para ouvir a população sobre a revisão do Plano Diretor

commentJornalismo access_time27/10/2026 20:01

Os encontros vão acontecer nos dias 16, 18, 23 e 25 de novembro em diferentes comunidades