Tubarão, uma cidade em construção e reconstrução sempre
Cidade comemora 150 anos nesta quarta-feira (27)
No mês de Agosto de 1774, há 246 anos, no Brasil período colonial era fundada em área hoje conhecida por sul catarinense, a Vila Tubarão tendo à frente o Capitão João da Costa Moreira. A denominação derivada da linguagem indígena “Tuba-Nharõ”, Tubarão em 27 de Maio 1870, portanto a 150 anos, através da Lei Provincial n. 635, buscou emancipação político-administrativa da Província de Santo Antônio dos Anjos da Laguna.
Hoje com aproximadamente 115 mil habitantes, Tubarão está entre os 15 principais PIB´s (Produto Interno Bruto) dos municípios de Santa
Catarina, apresentando destaque importante nos quesitos “desenvolvimento humano” e “desenvolvimento econômico” no Estado e no Brasil.
Ao longo de sua jovem e vitoriosa história, Tubarão enfrentou intempéries de toda ordem e grandeza, que ceivaram vidas humanas e patrimônios individuais e coletivos. Quanto mais sacrificada, mais Tubarão aglutinou forças. De geração em geração, filhos e filhas Tubaronenses edificaram e edificam próspera comunidade catarinense e brasileira.
Dentre muitas, despontam em Tubarão entidades e organizações com ações que objetivam desenvolvimento com crescimento econômico, cultural e educacional coletivo. Assim é com a UNISUL – Universidade do Sul Catarinense, ACIT – Associação Empresarial de Tubarão, diferenciado e completo Complexo Médico, diversificados sistemas construtivos, comércio ativo em todas as áreas, notadamente no Farol Shopping, destaque entre os similares existentes em Santa Catarina.
Por todas as boas razões, Tubarão é centro econômico, cultural e social referência na AMUREL – Associação dos Municípios da Região da Laguna e em toda Santa Catarina.
Willi Backes
Mais notícias de Jornalismo
Profissionais da saúde de Içara participam de capacitação sobre insulinoterapia
Capacitação abordou a substituição da insulina NPH pela Glargina, os cuidados com pacientes de maior risco de hipoglicemia
Sala do Empreendedor fumacense orienta sobre nova Lei do MEI 2027
Novas regras entram em vigor em janeiro do próximo ano; Sala do Empreendedor de Morro da Fumaça está à disposição para eventuais dúvidas
Criciúma passa a contar com ponto de apoio para motorhomes no Parque das Nações
Novo espaço visa atrair e melhor acolher os visitantes e turistas na Capital Catarinense dos Parques Urbanos
Urussanga promove oficinas para ouvir a população sobre a revisão do Plano Diretor
Os encontros vão acontecer nos dias 16, 18, 23 e 25 de novembro em diferentes comunidades
Academia FIESC de Negócios promove imersões sobre captação de recursos e internacionalização no Sul do Estado
Encontros acontecem em novembro, em Tubarão e Criciúma, com atividades práticas e condições especiais para empresas que participarem das duas formações














