Hoje é o dia nacional de órgãos e tecidos
Em 27 de setembro é lembrado o Dia Nacional de Órgãos e Tecidos
Doação de órgãos, um gesto de amor ao próximo. Em 27 de setembro é lembrado o Dia Nacional de Órgãos e Tecidos, uma data importante para garantir a conscientização e ressaltar a importância deste ato. A doação de órgãos é um gesto de amor que muda o destino, traz a saúde de volta e faz a diferença na vida de muitas pessoas. Por ser um gesto de amor tão importante, neste dia 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Órgãos e Tecidos, um momento importante para incentivar e promover cada vez mais a conscientização da importância deste ato.
De acordo com o médico, uma das poucas maneiras de alguém receber um órgão é pela doação de um doador morto. A Comissão Hospitalar de Transplante do HSJosé é composta atualmente por cinco enfermeiras e dois médicos.
De acordo com os dados do Sistema Estadual de Transplantes (SC Transplantes), no primeiro semestre de 2020, mesmo com a situação de emergência em saúde pública devido à pandemia da Covid-19, foram registradas no estado, 145 doações efetivas de múltiplos órgãos e tecidos, acima do mesmo período no ano anterior, quando houve 137 doações.
No Hospital São José de Criciúma, em 2020 ocorreu a abertura de 34 protocolos de pacientes com suspeita de morte encefálica e, destes, 13 tiveram a doação efetivada.
Segundo os dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Santa Catarina está em segundo lugar em doações de órgãos no primeiro semestre deste ano, atrás apenas do Paraná. O Estado atingiu o índice de 40,5 doações de órgãos efetivas por milhão de população (pmp), sendo que a média nacional foi de 15,8 pmp.
O Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, foi instituído pela Lei nº 11.584/2.007, e visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. Apesar da ampliação da discussão do tema nos últimos anos, trata-se ainda de um assunto polêmico e de difícil entendimento, resultando em um alto índice de recusa familiar.
Mais notícias de Jornalismo
Nova Veneza inicia arrecadações para a Campanha do Agasalho
Ação social será realizada até o dia 5 de julho
Afasc completa 53 anos transformando mais de 14 mil realidades por mês em Criciúma
Instituição atua da primeira infância ao envelhecimento, com uma rede completa de serviços que promove cuidado, acolhimento e transformação social em diferentes bairros da cidade
Nações Shopping lança Arena Centauro com experiências interativas e brindes durante a Copa do Mundo
Ativação temática conta com desafios esportivos e distribuição de brindes no empreendimento.
Clima de festa: tradicional Baile de Gala acontece neste sábado em Nova Veneza
Recursos arrecadados são destinados ao projeto ‘Cuidar para Nascer Bem’
Cinco tendências que o visitante encontra nos corredores da Feira CasaPronta Tubarão
Arquiteta visitou os estandes e apontou novidades que os expositores trouxeram ao evento













