Eldorado 98.5 FM: o início de uma nova era na comunicação do rádio
A data de 28 de outubro de 2024 será histórica. O Grupo Salvaro conclui a migração da AM para a nova faixa FM da Rádio Eldorado, em Criciúma.
Para muitas pessoas, o rádio é praticamente um membro da família. Chega a se ter uma relação quase que de amor. Não é somente um aparelho receptor de ondas magnéticas, um item do mobiliário, o rádio era e ainda é o símbolo do encanto, da poesia, do arrebatamento.
O rádio nos aproximou do mundo. Nos deu sonhos para sonhar.
O rádio marcou época, formou gerações, inspirou costumes.
Não há como falar de Criciúma sem falar do rádio. Mais especificamente da Sociedade Rádio Eldorado Catarinense LTDA., de prefixo ZYR-6, nascida à 13 de maio do ano de 1946.
Com o advento da Rádio Eldorado, tínhamos o prelúdio da grandeza de uma estação de radiodifusão que há 78 anos encanta gerações.
Desde os 580 kilociclos passando aos 570 kilohertz, através do prefixo ZYJ-735, a Rádio Eldorado testemunhou a pujança das riquezas minerais da cidade; o crescimento da economia; a constituição como pólo regional.
Presenciou bem de perto o surgimento de grandes lideranças político-empresariais; viu surgir o Esporte Clube Metropol e fez parte do processo de urbanização e da constituição de uma identidade cultural para o município.
Foi pelo rádio que os ouvintes tiveram contato com os fatos que se passavam lá fora, para além dos confins da nossa cidade.
Pelo rádio, foram ouvidos os hits e ritmos musicais que embalaram décadas.
A Rádio Eldorado de outrora, foi a trilha sonora da praça Nereu Ramos, onde muitos namoros iniciaram, casamentos foram constituídos e muitas histórias se estabeleceram.
O Comerciário Esporte Clube, hoje Criciúma E.C, que também nasceu em um 13 de maio, assim como a Rádio Eldorado AM 570 Khz, teve a sua trajetória gloriosa contada pela emissora.
Sob o comando dos precursores José de Patta, Hercílio Amante, Cláudio Schuller e Pedro Milanez, a Eldorado incrementou um padrão elevado em sua programação. Esse nível de excelência foi mantido pelos subsequentes proprietários Santos Guglielmi, Diomício Freitas e Dite Freitas e segue até os dias de hoje com o empresário Henrique Salvaro.
A Rádio Eldorado foi pioneira ao colocar no ar a primeira FM de Criciúma, em meados da década de 1980, quando a frequência 97.7 Mhz destinou-se à antiga Rádio Eldorado FM, que possuía característica musical adulto-contemporânea.
Quase 40 anos depois, a Rádio Eldorado será partícipe de uma nova era na comunicação.
Com a extinção do serviço de radiodifusão local por onda média, onde estão as emissoras AM, determinada pelo Decreto 8.139/13, a Eldorado AM migrará da sua tradicional sintonia de 570 Khz para a frequência 98.5 Mhz FM.
A data de 28 de outubro de 2024 será histórica. O Grupo Salvaro concluirá a migração para a nova faixa FM da Rádio Eldorado, em Criciúma. A partir de então, a emissora poderá ser ouvida em caráter definitivo no dial 98.5 FM. A transmissão em 570 AM será descontinuada.
O desligamento de uma operação em Amplitude Modulada, trás um pouco de tristeza por parte dos mais saudosistas, no entanto, significa modernização, redução de gastos, melhora e ampliação de sinal.
O que não muda é que o veículo rádio continuará sendo uma espécie de trilha, que confere alma e ritmo ao nosso cotidiano, desde a aurora até o crepúsculo.
E é através da Rádio Eldorado que há quase oito décadas despertamos para um novo dia e é com ela que continuaremos ser a grande referência jornalística de Santa Catarina.
Por Antônio Colossi, jornalista da Rádio Eldorado desde 2009
Mais notícias de Jornalismo
SC-442 sai do papel e deve tirar caminhões do centro de Cocal do Sul
Obra aguardada há mais de 10 anos começa após assinatura da ordem de serviço nesta quinta-feira
PRF realiza fiscalizações durante Tiradentes
Ação acontece entre sexta (17) e terça (21)
OAB Criciúma inicia campanha de conscientização contra golpes envolvendo falsamente o nome de advogados
Ação começa nesta quarta-feira, 15, com o lançamento de uma cartilha oficial com orientações e prevenção, peças nas ruas, mídia tradicional e campanha digital
Rodovia dos Mineiros é licitada em Urussanga
Projeto prevê investimento de certca de R$ 38 milhões
Criciúma terá nova via de ligação entre as rodovias Governador Jorge Lacerda e Antônio Just
Ato acontecerá nesta quinta-feira, no Centro Tecnológico Satc, no Bairro Universitário













