Notícias em destaque

Criciúma em rede: gestão pública no centro do debate nacional

commentJornalismo access_time24/04/2026 06:30

Conexão CNM reúne gestores e técnicos e reforça a força do municipalismo

Campeões do Catarinense Sub-21 são promovidos ao elenco profissional do Caravaggio

commentEsporte access_time13/04/2026 17:30

Crias da Montanha se preparam agora para a Série B do Catarinense

Tigre intensifica preparação e mira vaga na Copa do Brasil 2027

commentCriciúma EC access_time18/02/2026 10:50

Equipe de Eduardo Baptista realiza treino técnico e tático no CT e trata Taça Acesc como prioridade após ausência inédita no torneio nacional

Jesc: A fábrica de grandes atletas

A etapa estadual 2018 que está sendo disputada desde o dia 23 em Videira, para atletas de 15 a 17 anos, mantém essa tradição

comment Esporte access_time03/07/2018 - 18:00

Reportagem: Governo de Santa Catarina / Esporte / Rádio Eldorado - Foto: Antonio Prado/Fesporte

Os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) já revelaram muitos atletas de seleção brasileira e alguns até olímpicos como Sérgio Galdino, na marcha atlética, Luisa Matsuo, na ginástica rítmica, o nadador Xuxa e Darlan Romani, no arremesso de peso.

A etapa estadual 2018 que está sendo disputada desde o dia 23 em Videira, para atletas de 15 a 17 anos, mantém essa tradição. O time de futsal feminino da Escola Estadual Lourdes Lago, de Chapecó, por exemplo, tem 10 de suas 10 atletas na seleção brasileira de futebol e futsal.

Um time de estrelas formado por Camila, Laura, Carol, Manu e Nalon, que recentemente foram campeãs mundiais escolar na cidade israelense de Rischon Lesion. As cinco têm a companhia de Rafa, Isabela, Bruninha, Yasmim e Mariza, que em novembro de 2017 foram campeãs mundiais sub-17 pela Seleção Brasileira de Futebol no Uruguai.

Campanha invicta

Com tanto talento junto os resultados vieram. Em cinco jogos dos Jesc foram cinco vitórias. A última nesta sexta-feira, 29, na penúltima rodada da competição: 5x0 diante da Escola da Escola Estadual Maria da Glória Pereira, de Balneário Camboriú, com gols de Bruninha, Isabela, Emanuela, Nalon e Mariza.

A performance do grupo é o resultado de um trabalho de mais de cinco anos da Escola Lourdes Lago, que começou com o professor Cleto, e que nos últimos tempos recebeu a parceria da Chapecoense.

“Em 2015 este time foi campeão sul-americano e em 2017 foi campeão brasileiro escolar. Somando tudo são mais de 10 títulos estaduais desde 2014 nas diversas competições que disputamos”, destaca o auxiliar técnico, professor Amauri Geordan.

Jesc e o crescimento profissional

Amauri enfatiza que os Jesc são muito importantes para o crescimento da carreira de uma atleta. “Se muitas jogadoras do meu time estão na seleção é devido a eventos como este da Fesporte, os Jesc”, destaca. “Esta competição ajuda ao atleta a crescer no esporte e também proporciona experiência profissional de âmbito até internacional, pois muitas de nossas jogadoras conhecem algumas cidades no exterior graça ao esporte escolar”, complementa.

As palavras de Amauri ecoam na voz de Bruninha, uma das destaques e capitã do time: “os Jesc são uma competição muito grande que nos possibilita representar o Brasil no mundo inteiro e poder compartilhar essa experiência com minhas amigas é algo gratificante”, destaca.

Para o treinador Silvio da Rosa os Jesc têm um valor especial. “Sou natural do Rio Grande do Sul e estou no estado desde 2013, os Jesc já revelaram inúmeros atletas olímpicos. É um evento de qualidade, pois tem atletas de grande potencial, prontos para brilharem no Brasil e no mundo”, elogia.

Os Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Videira com o apoio da Secretaria Estadual de Educação.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Esporte

Campeões do Catarinense Sub-21 são promovidos ao elenco profissional do Caravaggio

commentEsporte access_time13/04/2026 17:30

Crias da Montanha se preparam agora para a Série B do Catarinense

STU National terá palco novamente em Criciúma

commentEsporte access_time10/03/2026 13:35

Competição acontece em abril e recebe atletas renomados internacionalmente

Heroísmo na enchente

commentEsporte access_time10/03/2026 10:10

Câmara de Criciúma homenageia policiais que salvaram vítimas arrastadas pela correnteza no bairro Laranjinha.

Vôlei Mampi encara o Sesi pela Superliga B

commentEsporte access_time13/01/2026 10:46

Partida ocorre nesta terça-feira (13) em Bauru (SP).

Criciúma brilha nos Jogos Abertos de Santa Catarina 2025

commentEsporte access_time01/12/2025 08:00

Na reta decisiva, Criciúma manteve presença constante entre os melhores