Notícias em destaque

Site ajuda a reunir pessoas separadas durante enchentes no RS

commentJornalismo access_time09/05/2024 12:45

Grupo busca voluntários para enviar fotos e alimentar o sistema

Caravaggio completa 54 anos de fundação nesta sexta-feira

commentEsporte access_time10/05/2024 09:11

Time de Nova Veneza busca primeiro título após o ingresso no futebol profissional.

Serviço de Jogo para Criciúma X Palmeiras

commentCriciúma EC access_time08/05/2024 12:00

O confronto inicia às 11h, com a abertura dos portões sendo às 9h.

Agropecuária sofre efeitos da estiagem

access_time02/05/2020 - 17:21

Fonte: Produção

Desde meados do ano passado o volume de chuva na região ficou abaixo dos níveis considerados normais e satisfatórios. Os primeiros a sentir os efeitos foram os rizicultores, que tiveram dificuldades para abastecer as canchas no decorrer da safra. A região da AMESC foi a mais atingida, uma vez que não há uma barragem que possa auxiliar no abastecimento, o que resultou também em problemas até para abastecimento humano durante o verão.

Normalmente os meses de outono e inverno são os de menor índice de chuva na região o que complica ainda mais a situação, pois já encontra um solo seco e manaciais comprometidos. Desde o início do ano, com a previsão do retorno do fenômeno La Niña, resultado do resfriamento das águas do Oceano Pacífico, já se temia que a situação fosse se deteriorando emtermos de abastecimento na região.

Infelizmente as previsões estão se concretizando e vários setores produtivos já começam a sentir os efeitos da estiagem. A produção de milho, feijão e soja já vinha sofrendo quedas em virtude da pouca umidade do solo. Há poucos dias fumicultores começaram a relatar que já encontram dificuldades para irrigar os canteiros de muda e sentem insegurança com a possibilidade de faltar chuva na hora de transferir as mudas para a lavoura.

Hoje pela manhã, no Eldorado na Praça, recebemos a informação do avicultor Guilherme Destro, da comunidade de Picadão, em Nova Veneza, que teve que adaptar um tanque ao trator para conseguir abastecer o aviário. Segundo relato de Guilherme, o galpão abriga aproximandamente 60 mil aves que devem ser entregues na meio da próxima semana. Nesta fase o consumo de água é mais acentuado e chega a praticamente 10 mil litros por dia. Isso obriga ao avicultor investir tempo e dinheiro para garantir o básico para abastcer as aves.

Segundo Ronaldo Coutinho, há indicativo de chuva na terça e quarta-feira, mas o volume é baixo e não traria nenhuma alteração para os mananciais já compromtidos. A expectativa é que o volume seja suficiente pelo menos para ajudar nos preparativos das pastegns de inverno, uma vez que criadores de gado leiteiro da região já começam amargar prejuízos com perda de qualidade nas pastagens remanescentes do verão e não há umidade para inicar os preparativos para forragem de inverno.


Criciúma sedia curso de empreendedorismo para médicos veterinários

 personSilmar Vieira
access_time22/09/2017 - 13:12

Encontro acontece neste sáabdo (23), aberto à médicos veterinários e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária.

Duas empresas estão interessadas na compra da unidade da JBS em Morro Grande

 personSilmar Vieira
access_time21/09/2017 - 08:40

Representantes de uma empresa do Oeste de Santa Catarina terão reunião com diretores da JBS em São Paulo na próxima terça-feira(26) para tratar sobre compra da unidade da JBS em Morro Grande. Outra empresa, aqui da região, também continua interessada na compra.

Santa Catarina projeta safra recorde de soja

 personSilmar Vieira
access_time20/09/2017 - 16:52

Santa Catarina projeta safra 2017/18 com queda na produção de milho e colheita recorde de soja.
O crescimento das lavouras de soja chega a uma média de 6% ao ano e nesta safra deve ser o dobro da área destinada ao milho em grão.

Industria arrozeira acorda para necessidade de exportar mais

 personSilmar Vieira
access_time19/09/2017 - 17:10

Setor produtivo do arroz parece finalmente ter acordado para a necessidade de exportar mais o produto. A medida ajuda a desafogar o mercado local que dá mostrars de estar super abastecido. Preços caíram neste ano e a perspectiva não é boa para a próxima safra, caso não se encontrem alternativas de venda. Países da América Latina, como Peru, já começam a se consolidar como mercados promissores. Programa chamado "Brazilian Rice" (arroz brasileiro), está levando o produto para divulagação em diversos países pelo mundo.

Ainda não convidaram suinocultores para a "festa"

 personSilmar Vieira
access_time19/09/2017 - 14:03

Desde a semana passada várias notícias dão conta de recordes de exportação de carne suína em Santa Catarina e alta significativa no consumo de carne suína no Brasil. As mesmas notícias dão conta também na alta do faturamento das empresas do setor. Mas, em entrevista com o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivaneo Luiz De Lorenzi, ficou claro que os suinocultores ainda aguardam uma melhora nos preços.

Santa Catarina tem recorde na exportação de carne suína

 personSilmar Vieira
access_time15/09/2017 - 17:56

Foram mais de 28 mil toneladas, o melhor resultado já registrado num único mês em Santa Catarina.

A partir de outubro inicia o censo agropecuário na região

 personSilmar Vieira
access_time15/09/2017 - 14:01

A partir do próximo mês o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza mais um censo agropecuário nas regiões rurais do Sul do Estado. O último censo do tipo foi realizado dez anos atrás.