Notícias em destaque

  TUDO A VER: Antiguidades e Inteligência Artificial foram os assuntos desta sexta-feira

commentJornalismo access_time16/10/2026 18:30

Natália Chaves recebeu Edu Barato e Fernando Ferreira

De virada, ACF Futsal garante vaga na semifinal da Copa SC

commentEsporte access_time15/10/2026 20:47

Briga por vaga na final será contra a Chapecoense Futsal

Criciúma e São Bernardo se enfrentam pela quarta vez na história

commentCriciúma EC access_time16/10/2026 10:30

O Tigre soma duas vitórias e um empate nos três confrontos anteriores

Coluna de Sexta-feira

access_time02/03/2018 - 00:09

Quanto o DEM vai crescer
Uma das grandes dúvidas do momento é sobre quanto o partido Democratas vai crescer em Santa Catarina. Se as previsões dos primeiros a “se bandearem” para a sigla se confirmar, transforma-se no chamado quinto grande nas composições: PMDB, PSDB, PSD, PP e DEM. É tese segura de que dos quatro grandes hoje, ganha a eleição quem levar três. Por isso se especulam composições de PMDB com PSD e PSDB de um lado ou de PP com PSDB ou PSD de outro. Se o DEM crescer mesmo, tudo indica que ele irá para onde já estejam três, ou seja, o partido não vai bancar aventura. Mesmo assim pode entender que deve ter uma vaga na majoritária. E dá, pois são quatro as vagas: governador, vice e duas para senador.

Foi antes
O deputado federal João Paulo Kleinubing foi o primeiro do PSD a anunciar mudança para o DEM. Especula-se que sua antecipação foi para garantir alguma posição de destaque como brigar pela vaga na majoritária ou a presidência do partido. Se for isso, outros que estão cogitados podem desistir da ideia de migrar.

Na janela
Figuram na lista de possíveis migrantes para o DEM nomes como o próprio governador Raimundo Colombo e o ex-deputado estadual Júlio Garcia. Eles e todos os que pretendem mudar tem prazo até o dia 7 de abril.

Ponto fraco
Líderes dos grandes partidos entendem que um dos grandes problemas do PMDB é que ele é o único partido que ainda não definiu o seu candidato. Enquanto isso o PP lançou Esperidião Amin, o PSDB tem Paulo Bauer e o PSD vai de Gelson Merísio.

Aliança
Quem casa quer saber com quem vai casar. É pouco saber de qual família, mas com quem é que vai conviver. O PMDB oferece aos seus pretendentes as dúvidas sobre Eduardo Moreira, Udo Döhler, Mauro Mariani e até Dário Berger.

Influências
Sobre a eleição presidencial que influencia muito na composição das alianças da eleição estadual, os líderes do PSDB de Santa Catarina trabalham com a certeza de que Geraldo Alkmin será o candidato a presidente da república e que João Dória Júnior será candidato ao governo. Seu vice será do PSD e o DEM vai estar na aliança.

Comerciários
A demora no acordo salarial dos comerciários em Criciúma está passando a impressão de um conflito entre os líderes sindicais que está respingando na vida dos trabalhadores. O desgaste na repetição dos envolvidos na discussão pode ser uma das causas. A outra é a fragilização dos Sindicatos com a recente reforma trabalhista. O trabalhador está pagando caro sem nunca ter contraído esta dívida.

Economia
Hoje uma das melhores conversas que se pode ter para entender o cenário econômico, associando a tese à prática, é com o professor e executivo do setor carbonífero Édson Hertel. No ano passado ele roubou a cena em evento estadual sobre o setor carbonífero ao desenvolver o raciocínio sobre a inserção do mineral na economia. Sua fala sobre economia tem o tom dos mestres de palestras na área. E trata-se de personagem do nosso convívio.

Mau cheiro
A empresa de adubo orgânico do interior de Nova Veneza, que vem provocando indignação da comunidade pela produção de odor muito forte ganhou mais prazo do órgão ambiental do Estado (FATMA), para resolver o problema. Apresentou um cronograma que vai até julho com sucessivas opções para resolver o problema. Se a técnica de março não funcionar, tentarão a de abril e assim até o meio do ano.

Concessão
Chama atenção o fato da empresa responsável pela poluição em Nova Veneza estar “embargada” pela Justiça e funcionando. Mesmo assim, após sucessivas reuniões, as autoridades por vezes tão rigorosas abriram mais prazo para que o problema seja resolvido.

A “pataquada” no PMDB
O “sai e fica” do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, João Fabris, foi uma “pataquada” que se pode debitar na conta dos deputados Luiz Fernando Cardoso Vampiro e Ronaldo Benedet. Os dois estiveram na casa de Fabris, segunda-feira à noite, convencendo-o a abrir a vaga. Teriam comentado que ela seria para o ex-prefeito de Içara, Gentil Da Luz. Acertado na base o caso seria levado para o governador Eduardo Moreira. Nenhum dos deputados deve ter se dado conta de que estariam plantando uma pedra no sapato de governo, pois especula-se que pode sair a qualquer momento resultado da Operação Moralidade, do Gaeco, que tem em Gentil um dos investigados. Em caso de qualquer condenação o prejuízo respingaria num governador candidato à reeleição em ano eleitoral.

PATAQUADA A expressão “pataquada” é do linguajar popular e usada em algumas localidades da região. Significa “trapalhada”. No contexto político não raras vezes vemos alguma pataquada. Aliás, ultimamente a campeã das pataquadas tem sido a prefeitura de Criciúma em se se tratando de IPTU.

MOBILIZOU Foi só a intenção dos deputados peemedebistas mudarem o comando da secretaria regional que o PMDB de Criciúma se mobilizou. Seria mais uma vaga que o partido de Criciúma estaria perdendo para Içara.

NAS INTERNAS O deputado federal Mauro Mariani tem revelado aos que o procuram que vai manter sua pré-candidatura até a convenção. Fala em disputar no voto a indicação interna para ser o candidato do PMDB a governador

NÃO CAI Depois de um novo ensaio para a substituição do Secretário Regional, João Rosa Fabris, ele segue firme no cargo. Ontem comandou solenidade com entrega de R$ 17 milhões para reformas na rede estadual de ensino. Um dia antes sua saída do cargo era dada como certa.

BARRIGADA Induzido pelos fatos que de fato ocorreram, ontem informei na coluna que João Fabris estava se despedindo do cargo. Ele mesmo havia admitido isso um dia após receber em casa a notícia. Fazia outros planos. Pois as coisas mudaram e a coluna errou ao dizer ele estaria se despedindo ontem.

FRASE DO DIA
“O país precisa recuperar a sua credibilidade. Não temos problemas com nosso sistema de arrecadação que é um dos melhores do mundo, mas temos sérios problemas na aplicação deste dinheiro.”
Professor e executivo do setor carbonífera em Criciúma, Édson Hertel comentando o atual momento econômico. Chama atenção especial à necessidade de uma definição do tamanho de Estado que o Brasil quer e da imediata priorização à produção (indústria e agricultura).


Argumento para transferir o desfile não "bate" com os fatos

 personJoão Paulo Messer
access_time29/08/2021 - 17:59

Desde que no domingo passado obtive a informação de que o prefeito desejava transferir o desfile de 7 de setembro para o dia 15 de novembro, insisto na tese de que esta é a melhor alternativa. Explico agora o que aconteceu para que no dia seguinda o desfile tenha sido mantido para o dia 7 e ainda na semana passada ter a data alterada. E deve se entender ainda a razão para isso.
O prefeito pensou no adiamento após receber a informação de que o Exército não participaria. Apesar de negada a razão para a retirada dos militares federais, me parece que a causa é mesmo o risco de ambiente tenso na avenida por conta do cruzamento de extremistas da esquerda e da direita. Não que haja risco à segurança, mas um ambiente tenso neste momento tiraria o brilho do evento.
Pessoalmente convicto disso o prefeito chegou à prefeitura segunda-feira e começou a ouvir apelos no sentido da realizsação do desfile. Foi à solenidade de hasteamento da bandeira em uma escola municipal, ficou impressionado e animado com o que viu e foi facllmente convencido de que o desfile deveria ser mantido.
E a decisão que não chegou a ser anunciada mudou. Desfile ficou mantido até sexta-fiera, um dia após a enorme repercussão do vídeo que ele gravou sobre o caso do professor demitido/demissionária. Sim, no mesmo instante em que o prefeito demitiu o professor ele pediu demissão. Ficou valendo a segunda.
Na sexta-feira o Secretário de Estado da Saúde esteve em Criciuma e falou do risco do aumento do numero de casos da Covid com a variante Delta. Para mim era o motivo que o prefeito precisava para fazer aquilo que deveria ter feito antes, cancelar o desfile para evitar correr mais riscos.
O desfile não será mais no dia 7 de setembro, mas sim no dia 15 de novembro. O argumento oficial é o risco do aumento de contágio da Covid, mas a real é a preocupação com o clima tenso inclusive por causa do vídeo da "viadagem", como ficou conhecido.
Decisão prudente. Antes tarde do que nunca. Decisão sábia desde que agora parem as frequentes "lacrações" nas redes sociais.
Se o prefeito Clésio Salvaro quiser que a cidade preste atenção no maior pacote de obras já anunciado para a cidade deveficar "sóbrio" do desagradável hábito da polêmica pelas redes sociais.
Em alguns casos as redes sociais são "alocinogeno", tem efeito curto e causam dependência que oferecem sensação de euforia enquanto durarem as visualizações perdurarem.

As entrelinhas de um evento apadrinhado por Carlos Moisés em Criciúma

 personJoão Paulo Messer
access_time28/08/2021 - 07:09

Se havia alguma dúvida sobre a possibilidade do prefeito de Criciúma disputar a eleição de 2022 na chapa majoritária, ela foi sanada na noite desta quinta-feira

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/politica-sc/as-entrelinhas-de-um-evento-apadrinhado-por-carlos-moises-em-criciuma/

Moisés apadrinha pacote de obras de Criciúma com investimento de R$ 400 milhões

 personJoão Paulo Messer
access_time26/08/2021 - 17:59

O governador Carlos Moisés é uma espécie de convidado de honra ou padrinho de um pacote de obras e campanha de divulgação do governo municipal de Criciúma. O ato será realizado à noite no Teatro Municipal Elias Angeloni, reservado a convidados. O mote da campanha é: “O Brasil que dá certo começa aqui”.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/politica-sc/cidade-do-sul-adota-campanha-o-brasil-que-da-certo-comeca-aqui/

Prefeito acaba com os últimos vestígios de famosa zona do meretrício

 personJoão Paulo Messer
access_time15/08/2021 - 16:49

As últimas construções abandonadas, que lembravam uma das mais famosas áreas de prostituição do sul do Estado, foram derrubadas na manhã deste domingo.

VEJA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/prefeito-acaba-com-os-ultimos-vestigios-de-famosa-zona-do-meretricio/

Menino escolhe coletores do lixo como motivo para festa de aniversário

 personJoão Paulo Messer
access_time10/08/2021 - 20:59

O garoto Miguel, da cidade de Forquilhinha no Sul do Estado, surpreendeu os coletores de lixo da cidade ao homenageá-los na sua festa de quatro anos de idade.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/cidadania/menino-escolhe-coletores-do-lixo-como-motivo-para-festa-de-aniversario/

Trecho Sul da BR-101 terá um radar a cada 10 km

 personJoão Paulo Messer
access_time07/08/2021 - 07:09

Depois de ganhar quatro praças de pedágio, agora o trecho sul da BR-101 deve ganhar 42 radares para controle da velocidade. Tudo isso faz parte do pacote de concessão da via. Por enquanto estes equipamentos estão em fase de instalação da base. A previsão é de que estejam funcionando e autuando até o final deste ano.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

Suspeita de Covid-19, agora, primeiro consulta pelo WhatsApp

 personJoão Paulo Messer
access_time01/08/2021 - 19:59

A partir desta segunda-feira (2) a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma passa a “desobstruir” as unidades básicas de saúde para atender pacientes com outras doenças. Para isso lança um modelo de atendimento digital para pacientes com problemas respiratórios. Antes as pessoas procuravam as unidades ante qualquer sintoma, com temor que fosse Covid-19. Isso não só afastava outras pessoas como gerava orientação de que as unidades só fossem procuradas em casos mais graves.
O secretário municipal Acélio Casagrande admite que estava ocorrendo uma dedicação quase exclusiva à Covid-19 gerando enorme fila de espera de outros casos.

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

PSDB da região carbonífera prepara ato para definir candidato

 personJoão Paulo Messer
access_time28/07/2021 - 17:00

O PSDB da região carbonífera não vive apenas a especulação e a pressão sobre o prefeito Clésio Salvaro, de Criciúma, para que dispute a eleição majoritária do ano que vem. A briga pela anunciada vaga única de candidato a deputado estadual, segue. São cinco nomes no páreo, entre eles dois ex-deputados, um ex-Secretário de Estado da Saúde e dois vereadores.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

Tony Marcos desejava ser padre antes de ir para o rádio

 personJoão Paulo Messer
access_time24/07/2021 - 11:09

Antes de entrar para o rádio o radilista Tony Marcos, que morreu nesta sexta-fiera à noite vítima de Covid-19, estudou para ser padre.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

Vereador sugere que município crie programa de controle ou planejamento de natalidade

 personJoão Paulo Messer
access_time20/07/2021 - 08:23

Um requerimento apresentado na Câmara de Vereadores de Criciúma volta a tocar na polêmica discussão sobre os métodos, legislação ou programas de controle ou planejamento familiar. Nesta segunda-feira o vereador Paulo Ferrarezi (MDB), apresentou requerimento para que o governo municipal crie o mais breve possível, alternativa para controlar o que ele considera problema social agravado nos tempos atuais em comunidades de vulnerabilidade social.

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/vereador-sugere-que-municipio-crie-programa-de-controle-ou-planejamento-de-natalidade/

Confirmada para novembro realização da Feira Agroponte

 personJoão Paulo Messer
access_time18/07/2021 - 18:59

Tão logo o governador Carlos Moises anunciou, semana passada, flexibilizações nas regras de enfrentamento à pandemia, setores dos grandes eventos se lançaram a programar o futuro. Em Criciúma organizadores de uma das maiores feiras do Estado, realizaram reunião para confirmar a data de 3 a 7 de novembro para a realização da edição deste ano da Feira Agroponte.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/economia-sc/sul-confirma-para-novembro-realizacao-de-feira-do-agronegocio/

Criciúma se antecipa ao novo decreto e planeja desfile cívico no dia 7 de setembro

 personJoão Paulo Messer
access_time14/07/2021 - 15:00

Criciúma se antecipa ao novo decreto e planeja desfile cívico no dia 7 de setembro
Decisão acontece após o anúncio do governador Carlos Moises sobre novas flexibilizações nas regras de combate à Covid-19

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/cidade-do-sul-se-antecipa-a-novo-decreto-e-planeja-desfile-civico-no-dia-7-de-setembro/