Equipes de robótica da Escola S de Criciuma participam de torneio na Inglaterra
Estudantes embarcam nesta quinta-feira, dia 7, para o mundial do torneio F1 In Schools que ocorre em Silverstone.
Os próximos dias serão de expectativa e muita emoção para os alunos da Escola S de Criciúma. Os representantes das equipes de robótica Spark e Alpha embarcam nesta quinta-feira, dia 7, para Silverstone, na Inglaterra, onde participam da etapa mundial do torneio World Finals da F1 In Schools. O Brasil contará com quatro equipes participando da competição (duas de Criciúma, uma do Espírito Santo e uma da Bahia). Ao todo, 53 times de todo o mundo estarão competindo no mundial que ocorre de 10 a 14 de julho.
“Estamos indo com duas equipes classificadas no nacional do ano passado (2021), a Spark, campeã nacional de 2021 e a Alpha como uma equipe colaborativa Brasil e Irlanda. Tivemos uma preparação boa, longa, cansativa mas muito prazerosa e bem aproveitada pelos estudantes e estamos com boas expectativas. Nos preparemos bastante. Como já é a segunda participação nossa no mundial, esperamos estar preparados e queremos brigar sim para ser campeão mundial”, explica o professor e técnico das equipes, Cleber José Marinho Júnior.
A prova deste torneio consiste em criar uma escuderia de F1, trabalhar com marketing, empreendedorismo, engenharia, gestão de projetos. As provas finalizam com a construção de um protótipo de carro de Fórmula 1.
“Minha expectativa pessoal é conseguir ser um destaque entre todos os engenheiros do evento, e quem sabe ser o primeiro Latino-americano a conseguir uma vaga para a academia de engenharia da Williams e/ou uma bolsa de estudos fora do país. Além disso, a expectativa do time é ser a melhor equipe colaborativa classificada no torneio, e alcançar o melhor resultado do Brasil na história da competição”, explica o estudante Victor Medeiros Bitencourt, da equipe Alpha, que participa da competição pela equipe "Volta Racing Brazil & Ireland".
Para a supervisora da Escola S de Criciúma, Gabrieli Borges Ugioni Felipe, a participação na competição internacional reforça a importância do método de ensino utilizado na Escola S. “Ter dois times entre os quatro que irão representar o Brasil neste mundial, para nós da Escola S é fantástico. É a confirmação de que nós estamos no caminho certo e que o STEAM e a metodologia MAKER durante o processo de aprendizado é o caminho. Ver, por exemplo, uma aluna que iniciou conosco lá na educação infantil e acompanhar ela agora no último ano do ensino médio se destacando e aplicando tudo o que aprendeu na escola, para nós como instituição é um sonho sendo realizado. É extrapolar as barreiras da escola e levar para o mundo o que eles conseguiram desenvolver até aqui”, garante a supervisora.
Saiba mais:
O mundial é uma idealização da Fórmula 1 para jovens entre 9 e 19 anos, com o objetivo de mudar as percepções de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Os times são formados por 3 a 6 pessoas e, diferentemente das emblemáticas competições de robótica, nessa modalidade os meninos precisam passar por desafios reais das corridas de F1. Além disso, como em qualquer empresa, é necessário assumir funções de marketing, gerenciamento, engenharia, design e todo o processo de projetar, modelar e testar os protótipos de carro de F1 (com informações do site: www.portaldaindustria.com.br).
Para saber mais sobre as equipes participantes do torneio, basta acessar: https://www.f1inschools.com/team-profiles-2022.html
Colaboração: Jéssica Pereira - Novo Texto Comunicação
Mais notícias de Jornalismo
Prefeitura de Criciúma orienta empresas sobre mudanças nacionais que entrarão em vigor
Alterações envolvem nota fiscal de serviços e novo formato do CNPJ
Cocal do Sul mobiliza população para doação de sangue
Ação será realizada no dia 11 de agosto, na Unidade de Referência em Saúde
Prefeitura de Nova Veneza intensifica cronograma de prevenção ao El Niño
Município realiza a limpeza e a desobstrução de córregos, rios e bocas de lobo
Forquilhinha abre a Festa do Colono e do Motorista
Cobertura especial da Rádio Eldorado destaca a força da agricultura e do transporte no Sul catarinense.
Prefeitura de Criciúma intensifica cronograma de prevenção ao El Niño
Frentes de trabalho estão voltadas à limpeza de rios e bocas de lobo













