Prefeitura de Criciúma chega a 25 quilômetros de limpeza de rios e afluentes
Trabalho preventivo já alcançou 14 bairros neste ano e terá sequência em outros dez pontos do município
A Prefeitura de Criciúma tem atuado diariamente na limpeza de rios e afluentes. Somente neste ano, o trabalho preventivo já alcançou 25 quilômetros de limpeza, incluindo também canais e valas. A medida de prevenção a alagamentos chegou a 14 bairros e será ampliada para mais dez pontos da cidade, dobrando o número já executado. A ação envolve a retirada de sedimentos e a desobstrução de trechos que interferem no escoamento da água.
“Estamos tratando a prevenção como uma atividade contínua. Não é um trabalho que começa apenas quando temos uma previsão de chuva forte. A manutenção dos rios, canais e estruturas de drenagem foi reforçada há vários meses, justamente para que o município esteja mais preparado quando esses eventos ocorrerem”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
A ação é desenvolvida em conjunto pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e pela Defesa Civil de Criciúma. A definição dos pontos de intervenção considera o mapeamento das bacias hidrográficas e o levantamento das regiões mais suscetíveis a alagamentos, priorizando os cursos d’água com maior volume de fluxo e influência sobre a área urbana.
As equipes atuam de forma preventiva, identificando trechos que necessitam de intervenção e realizando a limpeza conforme as condições de cada local. A limpeza é executada com o uso de escavadeiras de braço longo, permitindo alcançar pontos mais profundos e recuperar a capacidade de vazão dos rios.
Para o vice-prefeito de Criciúma, Salésio Lima, a manutenção da infraestrutura hídrica precisa acompanhar o crescimento e a ocupação da cidade. “Quando trabalhamos na limpeza e na manutenção desses pontos, estamos cuidando de uma estrutura que interfere diretamente na drenagem urbana. É uma ação que precisa ser planejada e mantida de forma permanente”, destaca.
Desobstrução de bocas de lobo
A Prefeitura de Criciúma também atua diariamente na manutenção do sistema de drenagem do município. O serviço inclui a limpeza e a desobstrução de bocas de lobo, com uma média de 50 a 60 estruturas atendidas por dia pelas equipes. As bocas de lobo são responsáveis por captar a água das chuvas e direcioná-la para a rede de drenagem, contribuindo para o escoamento adequado nas vias da cidade.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Obras de Criciúma, João Paulo Casagrande, a manutenção das bocas de lobo é uma das etapas necessárias para preservar a eficiência do sistema.
“A drenagem urbana funciona a partir de um conjunto de estruturas interligadas. Quando uma boca de lobo está obstruída, a capacidade de captação naquele ponto fica comprometida e isso pode interferir no funcionamento de toda a rede. Por isso, a limpeza preventiva é necessária para manter a capacidade hidráulica do sistema”, explica.
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, os trabalhos de manutenção consideram, entre outros fatores, os possíveis impactos associados ao fenômeno El Niño, previsto para os próximos meses.
“Em um cenário de El Niño, o monitoramento das condições meteorológicas precisa estar associado a ações práticas de preparação. A limpeza dos cursos d’água e das estruturas de drenagem reduz pontos de obstrução e melhora a capacidade de escoamento, enquanto o acompanhamento dos níveis dos rios e dos volumes de chuva nos permite identificar mudanças e direcionar as equipes para os locais rapidamente”, completa.
Mais notícias de Jornalismo
Ponte no bairro Barracão, em Içara, é interditada para recuperação da cabeceira
As equipes responsáveis acompanham a situação e trabalham na recuperação do trecho
Tubarão reforça combate à dengue após registrar mais de 600 focos
A orientação é reservar alguns minutos por semana para revisar quintais, calhas, vasos de plantas, pneus, garrafas e qualquer recipiente que possa acumular água
Dinheiro rastreado
Orgãos financeiros e polícia seguem o rastro de dinheiro movimentado em tempos de eleição
Endividamento cresce, mas inadimplência recua em Santa Catarina, aponta Fecomércio
O percentual de famílias com contas em atraso recuou para 22,2% em agosto, uma redução de 1,4 ponto percentual em relação ao mês anterior














