Notícias em destaque

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

Willi Backes: O relho do campo e da roça

A bula de uma simples analogia, com histórico comportamental da gente brasileira, antevê o que será da e na política nas próximas temporadas

comment Jornalismo access_time26/03/2018 - 09:12

Reportagem: Opinião de Willi Backes / Rádio Eldorado

Após a queda de Getúlio Vargas, governo interventor e populista, no período de 1945 a 1964, três agremiações partidárias subsistiram no Brasil. O PTB Partido Trabalhista Brasileiro – de esquerda populista, o PSD Partido Social Democrático – de centro e a UDN União Democrática Nacional – de direita e tradicionalista.
De 1966 a 1979, durante o regime militar, formaram-se duas agremiações, a ARENA - situação e o MDB - oposição.
Nos dois períodos, nas eleições municipais em Criciúma, ocorria fato determinante. Forquilhinha, ainda Distrito de Criciúma, tinha a abertura das urnas eleitorais e contagem dos votos, sempre no final do escrutínio de todo o município. Grandes viradas nas contagens parciais e confirmações de candidaturas ocorreram no período. Tudo era questão de pura soma matemática, oriunda do interior do município. Não é que Forquilhinha tinha muitos votos, mas, votava unida e em candidaturas com perfil a direita, ordeira, tradicionalista nos usos e costumes, sem prontuário.
É público e notório que nas eleições de 2018, o prestígio da votação será para o “direita volver”. As grandes aglomerações urbanas, nas principais capitais estaduais, apresentam “babel” de interesses, morticínio voluntário ou proporcionado, e, propósitos nada republicanos, cívicos e morais.
Fatos e atos de anônimos e organizações voluntárias estão dizendo aos brados: chega de roubalheira, chega de corrupção, prendam as quadrilhas, prendam o chefe dos chefes de ladrões. Se não for na justiça protocolar, vai ser na moral e cívica popular. Força crescente a cada hora, a cada dia.
A partir de Bagé e do relho no Rio Grande do Sul, nada mais será igual a antes. A indolência peculiar dos trópicos foi substituída pela indignação da boa gente ordeira, produtora, decente.
Certamente virá das pequenas e médias cidades, do campo e da roça, de forma unida e consensual, a opção quase que unanime para as eleições presidenciais.
Será do jeito da gente do interior. Se o transeunte roubar uma laranja, deixa prá lá, deveria estar com sede. Roubar uma bolsa de laranja, faz desconfiar das intenções do larápio. Se roubar sacos de laranja a cada safra, embrutece. Agora, além de roubar a produção, querer fazer da árvore frutífera madeira para consumo inapropriado, é ir longe demais.
As cores da Bandeira Brasileira são o verde, amarelo, azul e branco. É melhor já ir se acostumando. E mais, decorem o lema que nela consta: Ordem e Progresso.
É o que penso.

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.

Iniciada quarta turma do programa Mulheres Cooperativistas da Cermoful

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:19

Ao longo do projeto os encontros serão realizados semanalmente, das 19h às 22h.