Notícias em destaque

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

Willi Backes: “Vende-se Criciúma e o Sul Catarinense”

Criciúma é o maior município em população, movimento econômico e cultural entre as capitais Florianópolis e Porto Alegre

comment Jornalismo access_time23/04/2018 - 19:00

Reportagem: Willi Backes - Foto: Divulgação

A foto acima é da cerimônia oficial de posse do Professor Celito Heinzen Cardoso, na Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Criciúma, dia 20 de abril, no auditório Ouro Negro do Paço Municipal.
Nas manifestações do Secretário Celito e do Prefeito Clésio Salvaro, perante auditório lotado, o tema comum foi o necessário ordenamento das questões relacionadas ao desenvolvimento econômico municipal.
Penso que o básico para prosperar projeto desenvolvimentista passa por respostas à três questões: Quem somos? O que pretendemos? Quando e como faremos?
E mais, Criciúma é polo geográfico, cultural e econômico do sul catarinense. Entretanto, sentar em cima da história construída por gerações, não é garantia voluntária de contínuo crescimento.

QUEM SOMOS?
Criciúma é o maior município – população, movimento econômico e cultural – entre as capitais Florianópolis/SC e Porto Alegre/RS. Os 44 municípios das microrregiões da AMESC, AMREC e AMUREL, estão num raio menor a 100 km de distância, a maioria em distância de 10 a 30 km.
A população estimada do sul catarinense é de 1 milhão de residentes.
A produção industrial é absolutamente diversificada, despontando a cerâmica de revestimento e vermelha, vestuário, metalurgia e mecânica, agronegócios e agricultura familiar, geração de energia, extração mineral, dentre outros não menos importantes. Na mesma linha, o comercio se destaca em shoppings, centro comerciais e individuais tradicionais. A prestação de serviços acompanha a necessidade da produção industrial. Criciúma e Tubarão são importantes centros médicos com especializações. Educandários de toda ordem, tradicionais e técnicos, do infantil aos cursos superiores abundam no sul catarinense. As iniciativas para o turismo de lazer, gastronômico e religioso, apresenta no sul a mais completa diversificação no solo catarinense.
Todo o sul catarinense apresenta infraestrutura com acessos, vias, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, distribuição de energia elétrica e água potável, comunicação e segurança, onde a boa qualidade é o diferencial.

O QUE PRETENDEMOS?
Respeitar e incentivar o dom natural empreendedor da gente trabalhadora e ordeira do sul catarinense. Simplificar os meios e modos dos encaminhamentos para registros legais e operacionais. Prospectar junto às operações industriais, comerciais e de serviços, quais planos existentes para expansão e/ou diversificação. Quais os produtos, serviços ou insumos são deficientes na oferta regional. Inserir na concepção do projeto de desenvolvimento, regional, municípios circunvizinhos componentes da AMREC.

QUANDO E COMO FAREMOS?
De imediato, produzir banco de dados com o briefing captado junto às iniciativas industriais, comerciais, serviços e organizações privadas e públicas. Prospectar junto ao mercado imobiliário e particular, disponibilidade de área para edificação. Catalogar junto aos órgãos públicos, municipais, estadual e federal, bem como das organizações e entidades dos respectivos setores econômicos, ordenamento dos procedimentos, simplificados, cronologia dos investimentos e incentivos ofertados.
Criar de imediato, grupo de profissionais com a missão de pensar, elaborar, prospectar e “vender” Criciúma e região, no mercado regional, estadual e nacional. Menos e não um “faz de conta”, mas, missão profissional, com metas e objetivos, aproximando e descomplicando horizontes dos próximos 50 anos para o sul catarinense.

É o que penso.

Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.