Notícias em destaque

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

SANTA CATARINA, NADA É ACASO

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time02/09/2019 - 10:45

O Estado Catarinense, território com 95.443 km2, apenas 1,1% da área nacional, é geograficamente dividido em 06 mesorregiões. O OESTE Catarinense, com 118 municípios, Chapecó principal cidade, tendo no agronegócio sua referência econômica. NORTE Catarinense, com 26 municípios, Joinville principal cidade, metalurgia e mecânica como principal economia. Região SERRANA, com 30 municípios, Lages como principal referência, agronegócio na sua economia. VALE DO ITAJAÍ, com 54 municípios, Blumenau como principal referencia, setor têxtil, setores portuários e madeireira exponenciais. GRANDE FLORIANÓPOLIS, com 21 municípios, Florianópolis na referência, turismo e tecnologia de ponta na economia. SUL CATARINENSE, com 46 municípios, Criciúma como principal município, tem na indústria cerâmica, extração mineral, confecções e agronegócio suas principais atividades econômicas.

SANTA CATARINA, SEM EXAGEROS.

Mesmo tão pequena no território, Santa Catarina é líder ou disputa liderança nacional quando os temas econômicos tratados são o agronegócio e seus derivados, indústria têxtil, metalurgia e mecânica, turismo, tecnologia de ponta, cerâmica de revestimento e estrutural, serviços portuários, e, indústria extrativa do carvão energético.

No “Brasil Que Deu Certo”, Santa Catarina nos primórdios e na trajetória de sua construção, teve e tem no empreendedorismo cultural de sua gente, pilares opcionais na boa ética e relação social. A miscigenação étnica contribui silenciosamente, fundamentada nos princípios do respeito à família, educação e trabalho.

SANTA CATARINA, PÚBLICO E NOTÓRIO.

As representações políticas e representativas, para funções públicas e privadas, nada mais são que extrato espelho da sociedade como um todo. Comprovadamente, ao longo de toda a sua história, Santa Catarina colocou nos púlpitos públicos e privados, representantes conservadores nos costumes e ordenamentos, fundamentos para ordem e progresso social da coletividade.

Diz o ditado popular que “nos pequenos frascos estão os melhores perfumes”. O Estado Barriga Verde está edificado em pequenas propriedades na extensão. As dimensões resumidas determinam que o empreendedorismo faça uso do conhecimento, ciência, bons insumos e tecnologias apropriadas para alcançar produtividade e rentabilidade.

Nada diferente nas iniciativas industrias, comerciais e de serviços. Ninguém atinge grandiosidade, nascido grande. Do açougue, nasce o frigorífico. Do aparelho de solda e forja, a indústria metalomecânica. Do barro, a indústria de revestimento. Da hulha, a geração de energia. Do peixe frito, da gastronomia e alojamento, a indústria do turismo. Exemplos aos milhares.

SUL CATARINENSE, DIVERSIFICAÇÃO E OPORTUNIDADES.

Está na diversificação da produção, o maior dos predicados da mesorregião do sul catarinense. Somos um rosário de realidades e oportunidades, instalados ou em possibilidades.

Desenvolvimento econômico e social, pressupõe condições básicas, como: energia elétrica segura, água em abundância, áreas físicas para instalação, oferta de mão de obra qualificada, disponibilidade de insumos para a produção, comunicação, acessos e vias rodoviárias, aéreas e ferroviárias, mercados consumidores local e próximos.

Nos parece apenas que duas questões estão defasadas no tempo e na premência. Ideias e projetos para prospecção e animação, e, notadamente, segurança jurídica para o empreendedorismo.

Reportagem: Jornalismo Eldorado

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.