Notícias em destaque

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Caravaggio conquista o Campeonato Catarinense Sub-21 B

commentEsporte access_time13/05/2024 08:38

Azulão da Montanha ficou com o título após derrotar o Juventus por 4 a 1.

Sub-15 e Sub-17 do Criciúma vencem o Hercílio fora de casa

commentCriciúma EC access_time13/05/2024 10:02

Os resultados garantiram as duas categorias do Criciúma na vice-liderança do Campeonato Catarinense.

BRASIL NO CAMINHO DA ÍNDIA

Texto de Willi Backes

comment Jornalismo access_time30/01/2020 - 08:20

A Índia com 1 bilhão e duzentos milhões de residentes, seis vezes superior à população brasileira, possui rebanho bovino de 310 milhões de cabeças, sendo o primeiro produtor mundial. O Brasil, na segunda posição, tem rebanho bovino de 240 milhões de cabeças. Estima-se que o rebanho mundial possua algo em torno de 1 bilhão de cabeças de bovinos.

A Índia é também o segundo maior produtor mundial de leite, sendo o EUA o primeiro e o Brasil ocupa a quarta posição. Em grande parte o leite produzido na Índia advém das fêmeas bubalinas.

Raças zebuínas puras criadas em todo o planeta como o Guzerá, Nelore, Gir Leiteiro, Sindi e Kaugayam são originários na Índia, assim como os bubalinos das raças Murrah e Niili Ravi, populares no Brasil.

É lenda afirmar que em toda Índia “as vacas são sagradas” e não fazem parte dos bovinos de corte. O status religioso bovino é tradição secular do hinduísmo que considera a fertilidade da fêmea animal associada a divindades e é cultuada em castas sociais específicas.

TROCA-TROCA BRASIL ÍNDIA.

Dentre os muitos acordos firmados entre o Brasil e a Índia, a comitiva brasileira liderada pelo Presidente Jair Bolsonaro e Ministra Teresa Cristina da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, firmaram com o Primeiro-Ministro Indiano Narenda Modi parceria para produção animal, cooperação em material genético, capacitação técnica e abertura dos mercados para exportações mútuas.

O Brasil fará na Índia Centro de Excelência em pecuária de leite. Do Brasil será transferido melhoramento genético dos bovinos da raça Gir leiteiro, incrivelmente originário da própria Índia.

Da Índia virá para o Brasil, além de outros benefícios técnicos, sementes de milho com alta produtividade e genética para melhoramento dos bubalinos, notadamente da raça Murrah criados em todo o Brasil, com maior concentração na Ilha de Marajó e estado do Pará. Os búfalos são excelentes para produção de carne e leite com alto teor nutritivo.

O BRASIL VAI PRA PONTA.

O Brasil tem na pecuária, predicados e diferenciais exponenciais que fazem concluir que em mais alguns anos irá pontear na produção animal no planeta. O Brasil tem imenso território, clima médio tropical, água em abundância, aptidão profissional e empreendedor, constante aperfeiçoamento genético das raças, controle sanitário presente e atuante, mercado consumidor interno e externo global.

RAÇAS BOVINAS PURAS (PO) E PURAS P/CRUZA (PC).

Inúmeras raças bovinas são criadas em fazendas e cabanhas no Brasil. Cada uma com sua história e desenvolvimento genético, puros por origem e ou puros por cruzas, os sintéticos. A raça bovina zebuína BRAHMAN, é resultado das cruzas do Nelore, Gir, Guzerá, Khrisna Valley, Sindi, Cangaian, Thorparkar e Indubrasil, e foi importado dos EUA por dois pecuaristas brasileiros, um deles o criador Mario Tiscoski, para sua fazenda em Forquilhinha/SC. Hoje os Brahman do litoral catarinense estão entre os melhores do Brasil.

Os bovinos GIR e GUZERÁ originários da Índia são raças bovinas mais antigas que se tem registro na história da humanidade. A raça HOLANDESA é Europeia, os JERSEY da Inglaterra, WAGYU do Japão, CARACU é cruza de tronco espanhol/português com taurino mouro, SENEPOL é cruza do N´Dma do Senegal com Red Poll das Ilhas Virgens, NELORE é o Ongole Indiano, o ANGUS ABERDEEN é Escocês, o TABAPUÃ é cruza do mocho brasileiro com os Indianos Nelore/Guzerá e Gir, BRAFORD é cruza do Brahman com touros Hereford, o BRANGUS é cruza do Brahman com touro Angus, o DEVON e o HEREFORD são oriundos da Inglaterra, o CHIANINA da Itália, o CHAROLÊS e o LIMOUSIN da França, o CAUCHIM é cruza do Charolês com o Indubrasil, o INDUBRASIL é cruza do Gir, Guzerá e Nelore, o SIMENTAL é Suíço, o SANTA GERTRUDES é cruza do Shorthon com o Brahman.

Um pouco disso tudo estará na Feira e Exposição AgroPonte 2020, de 19 a 23 de Agosto, em Criciúma/SC, inclusive com Julgamento Ranqueado da Raça Angus, mais Brangus e Brahman.

Reportagem: Redação Eldorado - Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

commentJornalismo access_time17/05/2024 16:20

Voluntárias produziram mais de seis mil bolachas caseiras que serão destinadas ao estado gaúcho.

Coopercocal envia equipe de eletricistas para ajudar comunidades no RS

commentJornalismo access_time15/05/2024 17:31

A iniciativa representa um esforço conjunto entre as cooperativas de Santa Catarina filiadas a FECOERUSC (Federação Catarinense das Cooperativas de Eletrificação Rural), que se uniram para oferecer suporte na restauração dessas estruturas vitais.

Chegada do frio pode trazer aumento na conta de energia; CasaPronta oferece soluções de economia

commentJornalismo access_time15/05/2024 16:58

Feira acontece de 5 a 9 de junho, no Farol Shopping, em Tubarão.

Baile de Gala abre as festividades de aniversário em Nova Veneza

commentJornalismo access_time13/05/2024 15:00

Evento será realizado no dia 1º de junho, no Palazzo Delle Acque.

Dia da enfermagem: profissionais são sinônimo de cuidado e atenção à saúde

commentJornalismo access_time10/05/2024 15:21

Neste dia 12 de maio, o HSJosé celebra seus enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares e agradece a dedicação que faz a diferença na vida de cada um que passa pela instituição.