Notícias em destaque

Rua Coberta de Criciúma recebe ação de limpeza e conservação

commentJornalismo access_time03/09/2026 20:00

Iniciativa da Prefeitura foi realizada nesta quinta-feira (03)

Içara: inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futsal

commentEsporte access_time02/09/2026 21:30

A competição terá início no mês de setembro

Tigre pega o Fortaleza em casa neste domingo

commentCriciúma EC access_time22/08/2026 11:31

Sete pontos separam o Criciúma do seu adversário

Coluna de Segunda-feira

access_time20/11/2017 - 00:08

O teorema de Júlio Garcia
A fórmula base de cálculo do teorema de Júlio Garcia é (1+1+1=X). O resultado desta equação não é exata e consequentemente não é “3”. É mais, jamais pode ser menos. Neste caso a ordem dos fatores altera sim o produto. Político faz muita conta e embora na matéria deles tudo haja lógica, ao eleitor comum tudo pode parecer ilógico. Traduzindo a equação: para ganhar a eleição de governador em Santa Catarina necessita de três grandes partidos (1+1+1). Esta soma, porém, não será “3” porque inevitavelmente outras siglas, que só contam tempo de televisão em troca de espaço no governo, são atraídas por gravidade. Por isso uma “tríplice" nunca tem só três partidos, logo: “tríplice” é igual (=) a “poli”.
(1+1+1+1=3)

Fatores na ordem
Contrariando o axioma matemático de que a ordem dos fatores não altera o produto, no teorema de Júlio os valores dos fatores, leiam-se as siglas, são decisivos. A fórmula original mais provável é: (PMDB+PSD+X=Tríplice). Para o cálculo do gabarito de Júlio o “X” corresponde a PSDB.

Traduzindo
Como Júlio Garcia não é Pitágoras, nem o leitor quer quebrar a cabeça numa segunda-feira – quando, aliás, deveria ser proibido ter aula de matemática - vamos dar letras aos algarismos. Ora, é simples. Na cabeça do articulador está a consciência de que para garantir vitória na eleição precisa formar a tríplice aliança e que se PSD e PMDB estão alinhados, o PSDB é quem não só completa a fórmula ideal, como subtrai da oposição o elemento chave.

Assim...
Na primeira eleição sem Luiz Henrique da Silveira a herança, do poder e da habilidade de construção de fórmulas de cálculos de difícil equação, parece ser do ex-deputado e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Garcia.

Outra
Existe outra tese, esta que substituindo o PMDB pelo PSDB na cabeça de chapa e neste caso acresce o PP na fórmula. Tudo indica que PP ou PMDB, um deles ficará isolado no processo. Neste caso o articulador também seria o mesmo. Por este último detalhe, e outros tão ou mais relevantes, a tese é pouco provável. Só quem pode alimentá-la é Mauro Mariani, senão aceitar deixar a vaga.

Vaga ao quadrado (1²)
Já a matéria é matemática, estaria em construção outra forma. É a de elevar uma das vagas a valer por duas, isto é: (1²). Assim eleger-se-ia Raimundo Colombo para o Senado colocando Paulinho Bornhausen como seu primeiro suplente. Empossado, Colombo seria guinado pela presidência da república a embaixador e Bornhausen assumiria o Senado.

Já veio
Da última vez que o Secretário de Estado da Articulação Nacional, Acélio Casagrande trouxe alguém do Ministério da Saúde à Criciúma, garantiu verba de R$ 1,2 milhão, dinheiro imediatamente liberado para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina. E olha que quem veio foi um assessor do gabinete do Ministro.

Virá
Sexta-feira, depois de visitar as obras de ampliação do Hospital São José, Acélio Casagrande constatou que é possível convidar o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para a inauguração de parte da ala de novos leitos do SUS. Isso deve ocorrer na metade de dezembro. E observe que é inauguração de parte da ala. Ocorre que o restante só será inaugurado em 2018, mas ai o Ministro já pode ser outro.

Segunda opinião
A primeira interpretação da sociedade à notícia de que o Governo Federal mandou congelar a abertura de novos cursos de medicina por cinco anos é de que funcionou o corporativismo do jaleco branco e que cada vez será mais difícil acha médico em posto de saúde e que os procedimentos que salvam vidas ficarão mais caros. De outro lado há de se enxergar que as faculdades, novas ou antigas, andam capengando nas finanças e que a estruturação de novos cursos nesta área seria um risco ao cidadão, pois tende serem cursos mais pobres, logo, menos aparelhados seja em laboratórios ou intelectualmente falando. Se bem que a população parece ter ficado satisfeita com os médicos cubanos.

HOMENAGEM Sábado à noite, durante encerramento do encontro estadual dos Despachantes em Criciúma, além da palestra do governador Raimundo Colombo, destaque para a homenagem recebida pelo deputado federal Ronaldo Benedet.

ANTIGO Verdadeira idolatria que os Despachantes do Estado tem para com o deputado Ronaldo Benedet vem dos tempos em que ele era Secretário de Estado da Segurança, por sete anos. Foi quando o setor melhor andou e desburocratizou.

TRIBUTO Criciúma já tem definido o percentual de ISS cobrado sobre o serviço de Netflix, Spotify: três por cento. Na coluna de sábado tratei do assunto mostrando o quando novas fontes de ISS e maior fiscalização levará o município a incrementar faturamento de R$ 10 milhões nesta rubrica, em 2018.

DIVERGÊNCIA Divergem ou usam estratégias diferentes. O prefeito Clésio Salvaro se diz preocupado porque ainda não tem o dinheiro para o 13º salário dos servidores. Já o Secretário de Fazenda, Robson Gutuzzo, fala que salários de novembro, dezembro, 13º salário e até férias e indenizações de ACTs estão guardados.

EXAGEROU Quando da visita do ex-senador Pedro Simon à Tubarão, sexta-feira da semana passada, o vice-governador Eduardo Moreira rasgou elogios para o líder “emedebista”. Alguns acharam que ele exagerou quando ao citar os maiores nomes da história do partido incluiu Cacildo Maldaner.

NO VOTO Nesta semana o ambiente acadêmico da Unesc esquenta por conta de mais uma eleição. Agora é o Centro Acadêmico de Direito. São dois candidatos, um deles nada menos que o suplente de vereador do município Marcos Meller (PSDB). O adversário é Gustavo Cypriano, filho do peemedebista Enaldo dos Santos.

DE RELHO O deputado Luiz Fernando Cardoso Vampiro parece mesmo disposto a dar de relho nas eleições do ano que vem. Está montando um time de pesos pesados em termos de cabos eleitorais. São todos nomes disputadíssimos em tempos de fazer voto. A última adesão é de Lauro Pirolla, que ficou conhecido como o “o homem do relho”.

RESTA UM De olho no que restará ao PT para construir aliança em 2018, há petistas falando em coligar com o PP e ter Esperidião Amin candidato ao governo e o petista Décio Lima de vice. NO sul os progressistas dizem que Amin só aceitará isso se além dos cabelos, perdeu também o juízo.

FRASE DO DIA
“É hora de Brasília seguir o exemplo de honra e trabalho de homens públicos como Pedro Simon, Luiz Henrique e Cassildo Maldaner, entre outros. Só assim o brasileiro vai voltar a ter orgulho de seu país”.
Eduardo Moreira, em Tubarão, na última sexta-feira, durante visita do peemedebista ex-senador Pedro Simon.


Difícil acreditar que Jaguaruna decole

 personJoão Paulo Messer
access_time30/11/2024 - 00:34

Apesar da comemoração do governador Jorginho Mello com o leilão que definiu a empresa que vai administrar o aeroporto Humberto Ghiso Bortoluzzi pelos próximos trinta anos, não vejo otimismo algum. Valida sim a iniciativa da Parceria Público Privada, mas o resultado não foi o esperado tenho certeza. A vibração e comemoração do governador é uma forma que ele encontra para todas as suas ações de comemorar, afinal preciso mostrar-se confiante. Foi boa a intenção, mas o aeroporto de Jaguaruna não nos tráz nenhuma animação.
Primeiro não houve empresas interessadas, na segunda tentativa duas empresas e a vencedora nada mais do que aquela que já está na administração que já foi criticada pelo próprio governdor. Quer dizer, trocaram seis por meia dúzia. Se antes era ruim o que seria positivo agora, senão a necessária vibração para o jogo da cena política.
O fato é que ao negociar com a administradora do aeroporto Hercílio Luz, a Zurich Airport o governador gastou todas as suas fichas. A reciprocidade foi uma empresa aliada na luta por grandes conquistas como os voos internacionais e isso sim Jorginho pode comemorar. Além disso a aviação do interior continuará sendo tratada a mingua. Não porque seja o desejo do governo, mas porque contra esta realidade não tem luta.

Bancada do PP declara apoio a Júlio Garcia

 personJoão Paulo Messer
access_time27/11/2024 - 13:34

Os três deputados do Progressistas anunciaram nesta quarta0feira (27) que apoiam a candidatura do colega Júlio Garcia (PSD) na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa. Os parlamentares Pepê Collaço, Altair Silva e Ze Milton estiveram com Garcia durante atividade do parlamento catarinense em Chapecó, no Oeste do Estado.
Garcia saiu fortalecido do processo eleitoral em Criciúma e pode chegar à presidência da ALESC mas terá que exercer toda a sua habilidade já que o governador Jorgiho Melo (PL) tem maioria do parlamento. Garcia e Melo teriam tido pelo menos duas conversas fechadas. Sabe-se pouco sobre o teor destas conversas, mas ambos medem foraças de líderes. No parlamento Júlio é tido como uma espécie de unanimidade.

Na reta final da eleição

 personJoão Paulo Messer
access_time23/09/2024 - 13:34

Além das pesquisas eleitorais um dos dos desdobramentos aguardados para esta semana é o de um possível recurso a ser impetrado pelos advogados do prefeito Clésio Sal junto ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília. Depois do voto de divergente na Quinta Câmara do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, semana passada, abriu-se a possibilidade de buscar recurso em instância superior, segundo a avaliação da defesa do prefeito preso. Além deste desdobramento aguarda-se para esta semana a divulgação de novas pesquisas que deverão aferir qual o impacto que a presença de Jair Bolsonaro provocou na candidatura de Ricardo Guidi.
A próxima pesquisa será divulgada no dia 27 pela rádio Jovem Pan. Esta pesquisa foi realizada pelo Instituto Niul e na sua edição anterior colocou Ricardo Guidi com 10 pontos percentuais à frente do candidato Waguinho. Já nas pesquisas contratadas pelo IPI a vantagem é do candidato Vaguinho com 12 por cento a frente do seu concorrente.
Uma coisa está definida na eleição de Criciúma ela está bip polarizada entre Vaguinho e Ricardo Guia guerra pelo voto em Criciúma está entre os candidatos apoiados pelo governador Jorginho Mello, leia seguir, e Clésio salvar, leia-se Vaguinho.

Triste capítulo das funerárias

 personJoão Paulo Messer
access_time12/09/2024 - 14:16

O adiamento do julgamento do pedido de recurso do prefeito Clésio Salvaro, buscando a liberdade uma semana após ser preso na operação que investiga irregularidades no serviços funerários em Criciúma, frustra os cabos eleitorais. Havia expectativa de que ocorresse um desfecho favorável ao prefeito. Com o desdobramento da sessão desta quinta-feira ele deverá permanecer preso por pelo menos mais uma semana.
A operação Caronte, que investiga irregularidades no processo de licitação das empresas que atuam na central funerária, tem vícios desde a sua origem, mesmo assim a justiça não mandou interromper o serviço que continua sendo prestado nos mesmos moldes que são considerados criminosos segundo a justiça.
O prefeito em exercício Ricardo Fabris disse hoje pela manhã na rádio Eldorado que não existe condições para suspensão deste serviço pois a região ficaria sem a assistência dos óbitos. O assunto continua dominando a pauta da região sul e com respingos em todas as outras regiões de Santa Catarina. Como estamos em período de eleições a Câmara de Vereadores de Criciúma também não tem feito nenhum movimento que seria o de fiscalização desses trabalhos. Vivemos portanto num período da inércia política administrativa.

Não há inocentes

 personJoão Paulo Messer
access_time10/09/2024 - 13:34

Nova intervenção agora da Polícia Federal e desta vez em Forquilhinha reacende a discussão sobre o uso das forças policiais como mecanismo nas eleições municipais. Pelo menos é isso que se percebeu na reação do prefeito José Cláudio Gonçalves o neguinho Ele chegou a citar o delegado Ulisses Gabriel durante uma entrevista aqui na rádio Eldorado classificando o de ferramenta para ajuda dos candidatos do PL. Lembrou que o motivo da busca e apreensão de documentos da manhã desta terça-feira São de processo que transcorreu em 2021 e foi arquivado pelo Ministério Público. Neguinho foi além, dizendo que o governador Jorginho Mello está por trás das orientações para a polícia civil. Os atacados têm se defendido com alegação de que se trata de uma ferramenta política, já os Aliados do governador garantem que tudo não passa de caso de polícia.
Concluo o que já dizia Francisco Agamenon Godinho que foi candidato a prefeito em Criciúma nas eleições de 2004 e 2008:tudo farinha do mesmo saco “.

Começou a propaganda eleitoral

 personJoão Paulo Messer
access_time30/08/2024 - 07:40

No primeiro dia de propaganda eleitoral no rádio, exibida na manhã desta sexta-feira (30), nenhuma novidade. O primeiro espaço, do candidato Vaguinho, o destaque foi o prefeito Clésio Salvaro como padrinho da candidatura e chamando a atenção para o fato do candidato ser especialista em gestão pública com digital nos projetos executados pela cidade nos últimos anos. Já o espaço da propaganda da candidatura de Ricardo Guidi reforçou o fato dele ser filho de Altair Guidi e ter como candidato a vice-prefeito Acélio Casagrande a quem ele chamou de um dos melhores gestores de saúde do país.
A candidatura do MDBV mostrou quem trabalhando a doação de Paulo Ferrarezi pela cidade, referindo-se ao tempo em que atua como vereador e líder comunitário.
Três partidos, PT, PP e Solidariedade, não enviaram o material para exibição no espaço principal. O prazo para a entrega do material terminou na qui9nta-feira (29) às 16h.

Mais duas semanas de prisão aos presos no caso da Central Funerária

 personJoão Paulo Messer
access_time27/08/2024 - 07:12

Notícia preocupante para o ex-secretário de Ação Social do município de Criciúma, Bruno Ferreira e o advogado e suplente de vereador Jefferson Monteiro. Seus advogados apresentariam na próxima quinta-feira um pedido de relaxamento ou revisão da prisão determinada pela desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Cynthia Schaefer. Entretanto, faleceu nesta segunda-feira a sogra da desembargadora e com isso toda a agenda de julgamentos do seu gabinete ficou adiada para por duas semanas. Com isso o entendimento é de que ambos terão mais duas semanas no presídio Santa Augusta em Criciúma. Os advogados de ambos garantem ter argumentos suficientes para convencer a desembargadora para dar liberdade aos dois presos no último dia 5 de agosto por conta da operação que investiga possíveis irregularidades na contratação de serviço Funerário em Criciúma.

Quinta-feira (29) dia D

 personJoão Paulo Messer
access_time22/08/2024 - 16:16

O Tribunal de Justiça de Santa catarina julga quinta-feira da semana que vem, dia 29 de agosto, pedido de liberdade para os presos na operação que investiga irregularidades na Central Funerária em Criciúma. Está em pauta a liberdade do Secretário de Ação Social, Bruno Ferreria e do advogado Jeferson Monteiro. Eles foram presos no mesmo processo em que o prefeito Clésio Salvaro figura como suspeita de participação em um esquema de superfaturamento dos serviços funerários.
Consultando especialistas do Judiciáario constata-se que existem dois caminhos. Um deles é os presos ganharem a liberdade por conta da fragilidade das porvas, a outra é a manutenção da prisão com base no que está apurado até este momento. Neste caso entendem os consultados que o prefeito Clésio Salvaro será preso ou no mínimo afastado de suas funções no órgão público.
Por ora esta é uma suposição apurada pelo blog. Considera-se, entretanto, que a suposição está baseada na lógica jurídica.

Uma enxurrada de debates

 personJoão Paulo Messer
access_time20/08/2024 - 05:45

O debate da rádio Eldorado, nesta segunda-feira (19) é apenas um dos pelo menos 14 marcados ao longo desta campanha em Criciúma. Com mais do mesmo, porém com uma estrutura muito boa, o debate ficou amrcado pela repetição de alfinetadas e tentativas feitas pelos candidatos na busca de visibilidade. Não consigo ver como um candidato pode ganhar eleitores nestes debates, mas acredito que pode perder votos ou ser descartado da lista de porvávis do eleitor.
Segundo a assessoria dos candidatos existem 14 debates marcados, sendo que quatro deles já foram realizados e a cmapanha recém iniciou. Nesta segunda-fiera os assessores conseguiram evitar um debate no Conselho Municipal de Saúde transformando o momento em entrevista.

O sumiço da "oposição"

 personJoão Paulo Messer
access_time13/08/2024 - 07:12

Os tempos são mesmo outfros na política. Líderes pescados por partidos oliticos sõa logo absorvidos pela política moderna, aquela que faz do clietelismo a estratégia mais eficiente. Assim, líderes são logo "Sistuação", mesmo quadno entram com a missão de ser "Oposição". Na região carbonífera evidências disso estão em cidades como Forquilhinha e Içara. O prefeito José Claudio Gonçalves (Forquilhinha) por detalhes não ficou sem adversário. Em Içara a prefeita Dalvânia Cardoso (PL) tambpem vê oposição diminuida apesar do histórico na cidade. Já em Nova Veneza temos um cenário muito diferente. Nesta cidade é a "Situação" quem encolheu e quase ficou sem candidatoi. A oposição manteve-se viva e ativa.

Reféns de um mesmo caminho

 personJoão Paulo Messer
access_time08/08/2024 - 07:12

Nesta quiarta-feira (8) de novo a BR-101 ficou inrterditada por 7h na região do Morro dos Cavalos. Desta vez um acidente com um caminhão, na pista sentido sul, parou tudo. Sem alternativa de desvio não restou alternativa aos usuários senão esperar. Formaram-se filas de mais de 20 quilômetros. Este tipo de cena não é tão raro. O que me intriga é que autoridades e especialistas em tráfego falem apenas em construir o o túbel do Morro dos Cavalos. No caso desta semana o túnel não teria nenhuma influência. Não aliviaria o tráfego congestionado. POrque então não se fala em construir uma via alternativa como a rodovia SC-435 que liga o Sul a Florianópolis a partir de Tubarão. Trata-se de uma rodovia estadual que hoje tem estrada de chão em precárias condições. Uma vez asfaltada, mesmo em pista simples, serviria para desafogar congestionamentos. Mesmo assim parece que ninguém olha para esta alternativa.

Criciúma terá seis candidatos a prefeito

 personJoão Paulo Messer
access_time03/08/2024 - 00:34

De quinta-feira a domingo os partidos politicos de Criciuma decidem o seu futuro em relação as eleições de outubro próximo. Com seis candidatos a prefeito o processo eleitoral surpreende, já que se imaginava PP e MDB coligados com PL ou PSD. Estas alianças só não aconteceram porque tanto PL como PSD não aceitaram as condições impostas pelos possíveis futuros aliados. Amboas queriam a vaga de vice.
O PSD até que aceitava entregar a vaga de vice ao PP desde que não fosse o vereador Júlio Kaminski. O PP insistiu e Kaminski irá sair como candidato a prefeito com o médico Irani Alberton de vice. Já o PL foi mais enfático não abrindo mão da vaga de vice que ficou com Acélio Casagrande.
Assim teremos:
PT - Arlindo Rocha para prefeito com Mariana Sartor de vice, já homolgados.
PL - Ricardo Guidi a prefeito com Acélio Casagrande de vice, jáhomologados.
MDB - Paulo Ferrarezi a prefeito com Anibal Dário de vice, já homologados.
PP - Júlio Kaminski a prefeito com Irani Alberton de vice, já homologados.
SOLIDARIEDADE - Jorge Godinho para prefeito com Graziela Fraga de vice, já homologados
PSD - Vágner Espíndola de candidato a prefeito com nome ainda indefinido para vice, a definir em convenção neste domingo 18h30min.

A decisão acertada do MDB

 personJoão Paulo Messer
access_time24/07/2024 - 08:32

A decisão do MDB de Criciúma em apostar na candidatura própria a prefeito e vice é acertada. A sigla que já foi a maior do município e já governou Criciúma corre o risco de diminuição a cada nova eleição. No momento em que fica fora da majoritária encolhe ainda mais.
No debate interno a opinião ficou dividida entre os que defenderam chapa pura e os que pretendiam surfar a onda de Ricardo Guidi, visto por estes como favorito na eleição. Fica evidente que aqueles que apostaram surfar a onda estão de olho em futuros e possíveis cargos em um governo do que propriamente tenha a perspectiva de se eleger vereador. O jogo da política deve começar pelo fortalecimento da sigla, pois o encolhimento dela significa o encolhimento do cidadão que se dispõe a participar de disputas eleitorais. Na política é pequeno pensar no próprio umbigo apenas

Criciúma respira política

 personJoão Paulo Messer
access_time11/07/2024 - 16:16

Criciúma é uma cidade onde a política está efervescente durante os 365 dias do ano. Prova é o movimento atual das siglas que seguem em pré-campanha Como se campanha estivessem. A realização de debates com pré candidatos, encontros de siglas partidárias com movimentos que animam a sua militância mostram que a política de Criciúma é diferente de outras regiões no Estado.
Em situações normais seria exagero a realização de debates com pré candidatos como os que estão acontecendo no momento, mas não é. Afinal, Criciúma vive a política como nenhuma outra cidade. É histórica esta mobilização em torno do processo eleitoral. Neste ano temos razões ainda mais intensas para viver esse cenário de política, pois depois de uma década e meia teremos um processo eleitoral sem a presença do prefeito Clésio Salvaro. Pelo menos não de maneira direta.
Sendo assim, os nossos próximos dias vão continuar sendo de muita especulação e pouca conclusão. Os partidos políticos só irão definir, de fato, os seus candidatos do último prazo, 5 de agosto. É neste dia que termina o prazo para realização de convenções partidárias. Até lá muitas especulações, principalmente com relação ao nome dos candidatos à vice-prefeito. Está valendo milhões a resposta à pergunta de quem será o vice de quem.