Notícias em destaque

Encontro de Motorhomes reunirá turistas em Cocal do Sul

commentJornalismo access_time04/06/2026 13:23

Evento irá durar cinco dias e está marcado para julho

Caravaggio empata com o Hercílio Luz e se prepara contra o Juventus no domingo

commentEsporte access_time02/06/2026 11:16

Com o resultado, a equipe de Nova Veneza chegou aos 15 pontos e está na segunda posição.

Criciúma celebra 35 anos da conquista da Copa do Brasil com evento especial no Tigre Sports Bar

commentCriciúma EC access_time02/06/2026 11:08

A noite reunirá ex-atletas, ex-dirigentes e demais pessoas que fizeram parte da campanha que garantiu ao Tigre o maior título de sua história.

PSL REPELE ESPECULAÇÃO

access_time19/10/2018 - 00:34

O que pela ótica aqui da coluna de ontem seria um fato a ser comemorado pelo Sul, com uma indicação do deputado Ronaldo Benedet para a Secretaria de Segurança Pública no futuro governo, para alguns repercutiu diferente. Foi olhado, também, por alguns leitores como fato negativo. Creio que por quem ficou restrito à discussão simplista do “anti-partidarismo”. Parece-me que esta discussão está vencida. Até porque ninguém de sã consciência pode imaginar que algum governador governe sem apoio de siglas. Pela nossa legislação ninguém se elege sem partido e não é o partido que define o caráter ou capacidade de qualquer um. Insisto na tese de que o Sul deveria brigar pela vaga tendo alguém com as credenciais que tem. Concordo que isso pode, e deve ficar para depois do segundo turno.

POSIÇÃO
O PSL de Santa Catarina informou através de nota que o candidato Comandante Moisés, enfatiza que se mantém dirigido na proposta de “despolitizar” o Governo e, aliado a isso, se manterá firme em governar Santa Catarina com profissionais de carreira. Desta forma, não existe possibilidade de nomear deputados.

DESCARTADO
Em virtude da nota, cuja pretensão era apenas defender potenciais do Sul para compor governo, o próprio candidato a governador, Comandante Moises, gravou um vídeo rechaçando a possibilidade. Descarta qualquer possibilidade de aliança ou nomeação de personagens tradicionais da política. Assim, coerente, o PSL ratifica fidelidade com o eleitor que lhe proporcionou tão grande votação.

EQUIVOCADO
Parece-me fora da lógica o temor de alguns - que respeito, mas divirjo - de que uma nota de jornal tenha potencial para mudar o resultado de uma eleição. Quero crer que a reação é fruto da inexperiência dos que de fato são novos no processo e que por serem novos e que foram eleitos. Isso é tão óbvio quanto a percepção de que: “melhor já ir se acostumando” com opiniões e especulações divergentes.

CONVENHAMOS
Por experiência - ratificada nestas eleições – digo que notas ou comentários não são capazes de influenciar um eleitorado como este que deu extraordinária votação aos eleitos do PSL. Se nem fatos concretos e noticiados pelos maiores veículos tem esta capacidade, não é uma despretensiosa nota comentada que teria capacidade de mexer no cenário. Eu digo: “Não é uma prancha de esqui cravada na neve que vai segurar uma avalanche”.

ANÁLISE
Analiticamente falando, se há quem possa reclamar da especulação na nota, seria o próprio deputado Ronaldo Benedet, cujas circunstâncias podem tê-lo prejudicado. Nem a um, nem a outro a intenção foi ou é criar embaraços. Pelo contrário, segue minha opinião de que o Sul tem grandes nomes para compor governo.

VIGILÂNCIA
Em relação a nota o deputado eleito Jessé Lopes foi rápido e prático ao se dirigir à coluna. No tom adequado e conteúdo prático do que se imagina de um representante da sociedade, cobrou o que ele considera uma correção e que eu considero uma emenda, não que tenha qualquer dificuldade em fazer correção.

VOU NA RETÓRICA
Dada a polêmica que o fato ganhou e o respeito aos leitores, invoco a credibilidade acumulada para lembrar que a coluna mantém posição de transparência, seja de vínculos, opinião e liberdade de expressão. Não há vento ou qualquer outra força ou interesse, capaz de envergar a opinião que é o ofício.

PEDÁGIO SIM, MAS DEMORA
A audiência pública realizada ontem pela ANTT em Criciúma, para discutir a instalação das praças de pedágio no trecho sul da BR-101 resume-se à uma expressão comum aos criciumense: “vai acontecer mas demora”. Quer dizer: não será tão simples assim. Até que de fato este processo esteja concluído há muito a discutir. Questões como a falta de familiaridade dos técnicos com nossa região provocaram a primeira estranheza. A proposta apresentada parece desconsiderar a realidade, o que pode provocar equívocos como aqueles que obrigou a mudança de praças de pedágio depois de instaladas em várias cidades brasileiras, inclusive Palhoça que é do trecho sul. Situações como essa contribuíram para que os participantes que deram quórum quantitativo e qualificado satisfatório fossem deixando a reunião na certeza de que assim como está proposta não pode ser implantada.

COMPENSAÇÃO Uma das maiores estranhezas manifestadas na audiência pública de ontem é que passados muitos anos se constatou que o valor fixado no valor de pedágio no trecho norte ficou abaixo do que é considerado necessário. Como a concessão é por 30 anos correções não podem ser feitas e o trecho sul sendo da mesma obra haveria compensação.

BEM REPRESENTADA Não se pode negar que a representação na audiência pública de ontem foi boa, tanto em quantidade como em qualidade.

IMPRESSIONA A Feira CasaPronta que está acontecendo até domingo no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti em Criciúma é evento digno de visita. A estrutura montada pelos expositores e organização não deixa a desejar a nenhuma outra grande feira do país.

DEVOLUÇÃO Sai nesta semana a condenação do ex-prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, à devolução de R$ 35 mil reais em processo que a Câmara de Vereadores na época denunciou como carros abastecidos “em cima do toco”, isto é: que não estão rodando.

FRASE DO DIA
“Não é possível que a proposta de pedágios no Sul, que nos conhecemos hoje aqui, proponham que a nossa região que é a mais pobre do trecho compense equívocos cometidos no trecho norte, que é o da região mais rica.”
Murialdo Gastaldon, prefeito de Içara comentado a audiência pública sobre as praças de pedágio no trecho sul da BR-101, realizada ontem. Isso porque o valor das praças do sul será maior também para compensar valores cobrados a menor no trecho norte.


Argumento para transferir o desfile não "bate" com os fatos

 personJoão Paulo Messer
access_time29/08/2021 - 17:59

Desde que no domingo passado obtive a informação de que o prefeito desejava transferir o desfile de 7 de setembro para o dia 15 de novembro, insisto na tese de que esta é a melhor alternativa. Explico agora o que aconteceu para que no dia seguinda o desfile tenha sido mantido para o dia 7 e ainda na semana passada ter a data alterada. E deve se entender ainda a razão para isso.
O prefeito pensou no adiamento após receber a informação de que o Exército não participaria. Apesar de negada a razão para a retirada dos militares federais, me parece que a causa é mesmo o risco de ambiente tenso na avenida por conta do cruzamento de extremistas da esquerda e da direita. Não que haja risco à segurança, mas um ambiente tenso neste momento tiraria o brilho do evento.
Pessoalmente convicto disso o prefeito chegou à prefeitura segunda-feira e começou a ouvir apelos no sentido da realizsação do desfile. Foi à solenidade de hasteamento da bandeira em uma escola municipal, ficou impressionado e animado com o que viu e foi facllmente convencido de que o desfile deveria ser mantido.
E a decisão que não chegou a ser anunciada mudou. Desfile ficou mantido até sexta-fiera, um dia após a enorme repercussão do vídeo que ele gravou sobre o caso do professor demitido/demissionária. Sim, no mesmo instante em que o prefeito demitiu o professor ele pediu demissão. Ficou valendo a segunda.
Na sexta-feira o Secretário de Estado da Saúde esteve em Criciuma e falou do risco do aumento do numero de casos da Covid com a variante Delta. Para mim era o motivo que o prefeito precisava para fazer aquilo que deveria ter feito antes, cancelar o desfile para evitar correr mais riscos.
O desfile não será mais no dia 7 de setembro, mas sim no dia 15 de novembro. O argumento oficial é o risco do aumento de contágio da Covid, mas a real é a preocupação com o clima tenso inclusive por causa do vídeo da "viadagem", como ficou conhecido.
Decisão prudente. Antes tarde do que nunca. Decisão sábia desde que agora parem as frequentes "lacrações" nas redes sociais.
Se o prefeito Clésio Salvaro quiser que a cidade preste atenção no maior pacote de obras já anunciado para a cidade deveficar "sóbrio" do desagradável hábito da polêmica pelas redes sociais.
Em alguns casos as redes sociais são "alocinogeno", tem efeito curto e causam dependência que oferecem sensação de euforia enquanto durarem as visualizações perdurarem.

As entrelinhas de um evento apadrinhado por Carlos Moisés em Criciúma

 personJoão Paulo Messer
access_time28/08/2021 - 07:09

Se havia alguma dúvida sobre a possibilidade do prefeito de Criciúma disputar a eleição de 2022 na chapa majoritária, ela foi sanada na noite desta quinta-feira

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/politica-sc/as-entrelinhas-de-um-evento-apadrinhado-por-carlos-moises-em-criciuma/

Moisés apadrinha pacote de obras de Criciúma com investimento de R$ 400 milhões

 personJoão Paulo Messer
access_time26/08/2021 - 17:59

O governador Carlos Moisés é uma espécie de convidado de honra ou padrinho de um pacote de obras e campanha de divulgação do governo municipal de Criciúma. O ato será realizado à noite no Teatro Municipal Elias Angeloni, reservado a convidados. O mote da campanha é: “O Brasil que dá certo começa aqui”.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/politica-sc/cidade-do-sul-adota-campanha-o-brasil-que-da-certo-comeca-aqui/

Prefeito acaba com os últimos vestígios de famosa zona do meretrício

 personJoão Paulo Messer
access_time15/08/2021 - 16:49

As últimas construções abandonadas, que lembravam uma das mais famosas áreas de prostituição do sul do Estado, foram derrubadas na manhã deste domingo.

VEJA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/prefeito-acaba-com-os-ultimos-vestigios-de-famosa-zona-do-meretricio/

Menino escolhe coletores do lixo como motivo para festa de aniversário

 personJoão Paulo Messer
access_time10/08/2021 - 20:59

O garoto Miguel, da cidade de Forquilhinha no Sul do Estado, surpreendeu os coletores de lixo da cidade ao homenageá-los na sua festa de quatro anos de idade.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/cidadania/menino-escolhe-coletores-do-lixo-como-motivo-para-festa-de-aniversario/

Trecho Sul da BR-101 terá um radar a cada 10 km

 personJoão Paulo Messer
access_time07/08/2021 - 07:09

Depois de ganhar quatro praças de pedágio, agora o trecho sul da BR-101 deve ganhar 42 radares para controle da velocidade. Tudo isso faz parte do pacote de concessão da via. Por enquanto estes equipamentos estão em fase de instalação da base. A previsão é de que estejam funcionando e autuando até o final deste ano.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

Suspeita de Covid-19, agora, primeiro consulta pelo WhatsApp

 personJoão Paulo Messer
access_time01/08/2021 - 19:59

A partir desta segunda-feira (2) a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma passa a “desobstruir” as unidades básicas de saúde para atender pacientes com outras doenças. Para isso lança um modelo de atendimento digital para pacientes com problemas respiratórios. Antes as pessoas procuravam as unidades ante qualquer sintoma, com temor que fosse Covid-19. Isso não só afastava outras pessoas como gerava orientação de que as unidades só fossem procuradas em casos mais graves.
O secretário municipal Acélio Casagrande admite que estava ocorrendo uma dedicação quase exclusiva à Covid-19 gerando enorme fila de espera de outros casos.

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

PSDB da região carbonífera prepara ato para definir candidato

 personJoão Paulo Messer
access_time28/07/2021 - 17:00

O PSDB da região carbonífera não vive apenas a especulação e a pressão sobre o prefeito Clésio Salvaro, de Criciúma, para que dispute a eleição majoritária do ano que vem. A briga pela anunciada vaga única de candidato a deputado estadual, segue. São cinco nomes no páreo, entre eles dois ex-deputados, um ex-Secretário de Estado da Saúde e dois vereadores.
LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

Tony Marcos desejava ser padre antes de ir para o rádio

 personJoão Paulo Messer
access_time24/07/2021 - 11:09

Antes de entrar para o rádio o radilista Tony Marcos, que morreu nesta sexta-fiera à noite vítima de Covid-19, estudou para ser padre.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/tag/joao-paulo-messer/

Vereador sugere que município crie programa de controle ou planejamento de natalidade

 personJoão Paulo Messer
access_time20/07/2021 - 08:23

Um requerimento apresentado na Câmara de Vereadores de Criciúma volta a tocar na polêmica discussão sobre os métodos, legislação ou programas de controle ou planejamento familiar. Nesta segunda-feira o vereador Paulo Ferrarezi (MDB), apresentou requerimento para que o governo municipal crie o mais breve possível, alternativa para controlar o que ele considera problema social agravado nos tempos atuais em comunidades de vulnerabilidade social.

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/vereador-sugere-que-municipio-crie-programa-de-controle-ou-planejamento-de-natalidade/

Confirmada para novembro realização da Feira Agroponte

 personJoão Paulo Messer
access_time18/07/2021 - 18:59

Tão logo o governador Carlos Moises anunciou, semana passada, flexibilizações nas regras de enfrentamento à pandemia, setores dos grandes eventos se lançaram a programar o futuro. Em Criciúma organizadores de uma das maiores feiras do Estado, realizaram reunião para confirmar a data de 3 a 7 de novembro para a realização da edição deste ano da Feira Agroponte.

LEIA MAIS
https://ndmais.com.br/economia-sc/sul-confirma-para-novembro-realizacao-de-feira-do-agronegocio/

Criciúma se antecipa ao novo decreto e planeja desfile cívico no dia 7 de setembro

 personJoão Paulo Messer
access_time14/07/2021 - 15:00

Criciúma se antecipa ao novo decreto e planeja desfile cívico no dia 7 de setembro
Decisão acontece após o anúncio do governador Carlos Moises sobre novas flexibilizações nas regras de combate à Covid-19

LEIA MAIS:
https://ndmais.com.br/cidadania/cidade-do-sul-se-antecipa-a-novo-decreto-e-planeja-desfile-civico-no-dia-7-de-setembro/